O Apóstolo Paulo claramente ensinou que recebemos o Espírito Santo no momento em que cremos em Jesus Cristo como nosso Salvador. I Coríntios 12:13 diz: “Pois todos nós fomos batizados em um Espírito, formando um corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” Romanos 8:9 nos diz que se uma pessoa não tem o Espírito Santo, não pertence a Cristo: “Vós, porém, não estais na carne, mas no Espírito, se é que o Espírito de Deus habita em vós. Mas, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele.” Efésios 1:13-14 nos ensina que o Espírito Santo é o selo da salvação para todo aquele que crê: “Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.”

Estas três Escrituras deixam claro que o Espírito Santo é recebido no momento da salvação. Paulo não poderia dizer que nós todos fomos batizados por um Espírito e que a todos foi dado um Espírito para beber se todos os crentes de Corinto não tivessem o Espírito Santo. Romanos 8:9 é ainda mais forte. Se uma pessoa não tem o Espírito, esta não pertence a Cristo. Por esta razão, possuir o Espírito é fator de identificação em ter ou não a salvação. Além disso, o Espírito Santo não poderia ser o “selo da salvação” (Efésios 1:13-14) se Ele não fosse recebido no momento da salvação. Inúmeras Escrituras deixam muitíssimo claro que a salvação é assegurada no momento no qual recebemos a Cristo como Salvador.

Esta discussão é polêmica porque há bastante confusão entre dois dos ministérios do Espírito Santo. Receber o Espírito Santo (ou seja, passar a ser por Ele habitado) ocorre no momento da salvação. Estar cheio do Espírito é um processo contínuo na vida Cristã. Enquanto defendemos a posição de que o batismo do Espírito também ocorre no momento da salvação, alguns Cristãos não veem assim. Isto às vezes resulta em confusão entre o Batismo do Espírito Santo e “receber o Espírito” como um ato subsequente à salvação. Concluindo, como recebemos o Espírito Santo? Recebemos o Espírito Santo simplesmente crendo no Senhor Jesus Cristo como nosso Salvador (João 3:5-16). Quando recebemos o Espírito Santo? O Espírito Santo se torna nossa posse permanente no momento em que cremos.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/receber-Espirito-Santo.html

Bom final de semana, pessoal.

A paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Leticia disse:

    Germano, gostaria de pedir autorização para publicar alguns de seus posts, pois gostei muito deles. No meu blog, muitas pessoas me perguntam em relação a isso e creio que você enviou uma resposta de Deus para mim.
    Obrigada pela compreensão.

  2. germano disse:

    Oi Leticia,

    Fique à vontade. Pode publicar qualquer post que você quiser. Recomendamos a citação da fonte, ok? Paz! :)

  3. lieberty disse:

    Muito bom seu blog, sempre recorro para aprender um pouco mais sobre a biblia.

  4. gostei muito de ter lido e de ter ido te seguir no twiter sempre sempre vou dar uma passadinha pra ler uma palavra , pra aprender um pouquinhu a mais de Deus .

  5. Robson Elpidio disse:

    Parabéns pelo comentário Germano… Realmente eu gostei, pois há fundamento bíblico. Inclusive era essas referencias bíblicas que eu estava procurando… Que Deus continue te usando.

  6. Anaa Julia disse:

    Mto bom!!Aprendi mtas coisas e me ajudou mto nas atividades de catequese…

  7. JOSE NILSON disse:

    Germano, muitas igrejas falam que o selo da promessa vem com evidencias de novas línguas, você tem algum post que mim esclareça melhor?

  8. Thaís disse:

    Não é assim, nós temos que buscar o Espírito Santo, uma pessoa pode crer mas demorar para receber o Espírito Santo. Temos que pedir em oração e seguir o caminho certo

    Ats 8:12-19 “Mas, como cressem em Filipe, que lhes pregava acerca do reino de Deus, e do nome de Jesus Cristo, se batizavam, tanto homens como mulheres. E creu até o próprio Simão; e, sendo batizado, ficou de contínuo com Filipe; e, vendo os sinais e as grandes maravilhas que se faziam, estava atônito. Os apóstolos, pois, que estavam em Jerusalém, ouvindo que Samaria recebera a palavra de Deus, enviaram para lá Pedro e João. Os quais, tendo descido, oraram por eles para que recebessem o Espírito Santo (Porque sobre nenhum deles tinha ainda descido; mas somente eram batizados em nome do Senhor Jesus). Então lhes impuseram as mãos, e receberam o Espírito Santo. E Simão, vendo que pela imposição das mãos dos apóstolos era dado o Espírito Santo, lhes ofereceu dinheiro, Dizendo: Dai-me também a mim esse poder, para que aquele sobre quem eu puser as mãos receba o Espírito Santo.”
    “Ats 8:20-21 O teu dinheiro seja contigo para perdição, pois cuidaste que o dom de Deus se alcança por dinheiro. Tu não tens parte nem sorte nesta palavra, porque o teu coração não é reto diante de Deus.”
    Ats 8:22 “Arrepende-te, pois, dessa tua iniquidade, e ora a Deus, para que porventura te seja perdoado o pensamento do teu coração;”
    Ats 8:24 “Respondendo, porém, Simão, disse: Orai vós por mim ao Senhor, para que nada do que dissestes venha sobre mim. ”

    Obs.: Simão era um mago

  9. Eveli disse:

    Eu busco o Espírito Santo mas aida tenho problemas espirituais como faço para me libertar frequento uma denominação conhecida e não consigo. Me libertar

  10. tânia maria disse:

    Paz do senho,gostaria de saber:se só recebemos o espirito santo quando cremos,porque lá em atos 8:v17 Paulo impoei as mão na cabeça para que a pessoa receba o espirito santa?

  11. Junior leal disse:

    Quando aceitamos Jesus como salvador o espirito automaticamente habitara em nossas vidas mt 10:32,33

  12. Ivan disse:

    Oi Thaís, tudo bem?

    Você disse que uma pessoa que crê em Jesus Cristo como Salvador, demora para receber o Espírito Santo.

    E você disse que temos que buscar e pedir em oração e seguir o caminho certo.

    Queria saber, como que uma pessoa carnal ou seja que não tem o Espírito Santo, consegue buscar, pedir e seguir o caminho certo sem a porção de Deus nele, que é o Espírito Santo? Veja 1Coríntios 2.14 e se a própria Bíblia afirma que o Espírito Santo é o sinal de que recebeu Jesus, como Salvador.

    Ver tópico dois (2) do estudo postado do Germano…

  13. Ivan disse:

    No texto que você usou para afirmar que o Espirito Santo vem depois da Salvação por Cristo Jesus, você observou a própria Bíblia que é a Palavra de Deus, respondendo porque foi feito isto pelo apóstolo Pedro?

    Ouça o que o Espirito Santo, diz as Igrejas.

    Eles só haviam sido batizado em nome de Jesus ou seja somente com o batismo de João e a Igreja estava apredendo sobre a doutrina do Espírito Santo.

    E só observar porque os quase 3000 que se converteram com a pregação de Pedro, em Atos 2 se arrependeram foram batizados em nome de Jesus e receberam o dom do Espirito Santo. Tudo isto foram acontecimentos imediatos e os textos a seguir não descreve em nenhum momento que os quase 3000 novos crentes que foram acrescentados a Igreja, foram batizados com o Espírito Santo e tiveram que falar em línguas. Você não crê que algo que seria a marca da Igreja o serem batizados com o Espirto Santo e ter como sinal disso o falar em línguas, ter sido registrado com as primeiras conversões de novos crentes?


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório