O relacionamento pessoal mais importante que um homem pode ter, além de seu relacionamento espiritual com Deus através de Jesus Cristo, é o seu relacionamento com sua esposa. No processo de procurar por uma esposa, o princípio mais importante é procurar por alguém com fé pessoal em Jesus Cristo. O Apóstolo Paulo nos diz para não nos prendermos em “jugo desigual” com os infiéis

2 Corintios 6:14 – “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?”

A menos que um homem e uma mulher estejam em total acordo nesse ponto tão importante, um casamento feliz e que agrada a Deus não pode acontecer.

No entanto, casar com um outro Cristão não garante uma experiência completa de estar em “jugo igual”. O fato de que uma mulher é Cristã não significa que ela é uma boa combinação para você espiritualmente. Ela tem os mesmos objetivos espirituais que você? Ela tem as mesmas crenças doutrinárias que você? Ela tem a mesma paixão por Deus que você? A pergunta de quais qualidades uma possível “candidata” para ser sua esposa deve ter é muito importante. Muitos e muitos homens se casam apenas por causa de atração emocional e física, e isso pode ser uma receita para o fracasso.

O Senhor perguntou a Israel: “Porventura andarão dois juntos, se não estiverem de acordo?” (Amós 3:3). Esse é o ideal, mas a realidade é que casais nem sempre concordam em tudo. No entanto, podemos concordar em discordar dentro da estrutura de ordem que Deus estabeleceu. Portanto, ter uma atitude mental clara sobre nossas expectativas e comunicação um com o outro sobre essas expectativas é muito importante, e isso deve acontecer antes do casamento, não depois. Negociações são fáceis antes do contrato ser assinado e selado. Nunca devemos nos casar com a idéia de que podemos mudar nosso cônjuge depois do casamento.

Quais são algumas qualificações que agradam a Deus que um homem deve procurar em uma mulher que pode se tornar sua esposa? A Bíblia nos dá alguns princípios que podemos usar para criar um retrato de uma mulher que talvez possa se tornar uma boa esposa. O Apóstolo Paulo diz que a mulher deve se submeter ao seu marido como ao Senhor (Efésios 5:22-24). Se uma mulher não entregou-se a Deus, ela provavelmente não vai enxergar submissão ao seu marido como algo necessário para o seu bem-estar espiritual. Não podemos realizar as expectativas de ninguém se não deixarmos Deus encher-nos primeiro com Ele mesmo. Uma mulher com Deus no centro de sua vida é uma boa candidata para ser uma esposa.

O apóstolo Paulo também nos dá as qualidades de uma mulher em suas instruções para as qualificações de um líder da igreja local (1 Timóteo 3). Podemos achar essas qualidades em 1 Timóteo 3:11: “Da mesma sorte as esposas sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”. Em outras palavras, essa é uma mulher que não é super orgulhosa, sabe quando falar e quando ficar calada, e é capaz de estar ao lado de seu marido com confiança. Ela é uma mulher cujo foco principal é seu relacionamento com o Senhor e o seu crescimento espiritual.

As responsabilidades do casamento são maiores para o marido, pois a ordem de Deus o coloca como o cabeça de seu esposa e família. Essa liderança é baseada no relacionamento entre Cristo e a igreja (Efésios 5:25-33). É um relacionamento baseado em amor. Assim como Cristo amou a igreja e Se entregou por Ela, o marido deve amar a sua esposa como ama o próprio corpo. Portanto, o relacionamento pessoal e espiritual do homem com Deus é de grande importância no sucesso de seu casamento e família. Sacrifício voluntário e força para escolher ser um servo para melhorar o seu casamento são as características de um homem espiritual que está amadurecendo e que honra a Deus. Fazer uma escolha sábia de uma esposa baseada em qualidades bíblicas é muito importante, mas de igual importância é o crescimento espiritual e contínuo de tal homem e o processo de entregar sua vida à vontade de Deus. Um homem com seus olhos fixados em Deus e que quer ser o homem que Deus quer que ele seja vai poder ajudar sua esposa a ser a mulher que Deus quer que ela seja e vai poder levar o seu casamento a ter a união que Deus, ele e sua esposa querem que seu casamento possua.

Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/qualificacoes-esposa.html

Deus os abençoe e aos seus relaconamentos.

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Jennifer disse:

    Mto bom este texto para ler e refletir sobre aquilo que Deus quer pra nós, até mesmo casais de namorados, para olhar e pensar na Vontade dele :)

  2. Bruna disse:

    Glória a Deus! Encontrei no meu namorado, o homem que busca primeiramente a Deus e aos seus mandamentos. Dessa forma, creio que o nosso relacionamento irá gerar bons frutos e constituirá um casamento conforme a vontade de Deus.

  3. Excelente Texto. No começo do dia, eu pedi uma resposta pro Senhor sobre esse assunto. E é incrível com ele me respondeu nesse texto. Deus é maravilhoso! Deus abençoe a todos! :D

  4. Leonardo disse:

    Interessante esse texto e de grande valia pois não passa opiniões humanas mais princípios de Deus. Que nós homens tenhamos ouvidos para ouvir a voz do Pai a nos ensinar.

  5. Tiago Lima disse:

    É muito difícil encontrar uma boa esposa. Mas alguém disposto a aprender pode qualquer coisa.

  6. Concordo sim em buscar uma pessoa de ideologias parecidas, com o desejo permanente de ser “um homem ou mulher de Deus” !

  7. Anne disse:

    Gostei muito do texto, agradeço a Deus pelas pessoas que editam esse blog, pois os posts são muito edificantes. Não tenho namorado, e nunca namorei, mas teve um tempo da minha vida que eu tava louca por um, louca mesmo, era uma necessidade. Irreal claro! Hoje agradeço a Deus por ele esta trabalhando em meu coração e deixar que Ele me dê um namorado, e na hora que Ele quiser. Que eu e todos nós e o marido que está resevado/esposa que esta reservado para cada um de nós, deixemos que nossas vidas sejam guiadas pelo Senhor. E que a vontade Dele seja crumprida nela! bjs

  8. Anne disse:

    EITAH, ERREI EM UMA PARTE NO POST ANTERIOR. [ Que eu e todos nós e o marido que está resevado/esposa que esta reservado para cada um de nós, deixemos que nossas vidas sejam guiadas pelo Senhor] CONSERTADO: Que eu e todos nós e o marido/esposa, que esta reservado para cada um de nós, deixemos que nossas vidas sejam guiadas pelo Senhor.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório