A capacidade de desenhar uma linha no tempo que volte ao passado até a “primeira igreja” através da “sucessão apostólica” é um argumento usado por várias igrejas diferentes para afirmar que sua igreja é “a única igreja verdadeira”. A Igreja Católica Romana faz tal alegação. A Igreja Ortodoxa Grega faz esta alegação. Algumas denominações protestantes fazem esta alegação. Alguns dos cultos “cristãos” fazem esta alegação. Como saberemos que igreja é a correta? A resposta bíblica é: isto não importa!

A primeira igreja, seu crescimento, doutrinas e práticas foram registradas para nós no Novo Testamento. Jesus, assim como Seus apóstolos, previram que falsos mestres se levantariam, e sim, é visível em algumas epístolas do Novo Testamento que estes apóstolos tiveram que lutar contra falsos mestres ainda no passado. Ter um pedigree de sucessão apostólica ou ser capaz de encontrar as raízes de uma igreja no passado, na “primeira igreja”, não é algo que esteja dito em lugar algum das Escrituras como um teste para ser a verdadeira igreja. Mas as Escrituras registram repetidas comparações entre o que um falso mestre ensina e o que a primeira igreja ensinava. Se uma igreja é a “igreja verdadeira” ou não, é determinado se compararmos seus ensinamentos e práticas com os da igreja do Novo Testamento, como registrado nas Escrituras.

Por exemplo, em Atos 20:17-38, o Apóstolo Paulo tem uma oportunidade de falar aos líderes da igreja na grande cidade de Éfeso uma última vez, face a face. Nesta passagem, ele os adverte que falsos mestres não somente surgirão entre eles, mas também DENTRE eles (versos 29-30). Paulo não expressa o ensino de que eles deveriam seguir a “primeira” igreja organizada como segurança para a verdade, mas ele os encomenda a segurança de “Deus e à palavra de Sua graça” (verso 32). Por esta razão, a verdade poderia ser determinada ao se depender de Deus e da “palavra de Sua graça” (ou seja, as Escrituras; veja João 10:35).

Esta confiança na Palavra de Deus, ao invés de seguir certos “fundadores” individuais, é vista mais uma vez em Gálatas 1:8-9, onde Paulo afirma: “Mas, ainda que nós mesmos ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema. Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema.” Por isto, a base para se diferenciar a verdade da mentira não é baseada em QUEM está ensinando, “nós mesmos ou um anjo do céu”, mas se é o mesmo evangelho que eles já receberam: e este evangelho está registrado nas Escrituras.

Outro exemplo desta confiança na Palavra de Deus é encontrado em II Pedro. Nesta epístola, o Apóstolo Pedro está em luta contra falsos mestres. Fazendo isto, Pedro começa mencionando que nós temos “mui firme palavra” para confiar, mais do que até ouvir a voz de Deus dos céus como aconteceu na transfiguração de Jesus (II Pedro 1:16-21). Esta “mui firme palavra” é a escrita Palavra de Deus. Pedro diz a eles novamente para serem cuidadosos “das palavras que primeiramente foram ditas pelos santos profetas, e do nosso mandamento, como apóstolos do Senhor e Salvador” (II Pedro 3:2). Tanto as palavras dos santos profetas quanto os mandamentos que Jesus deu aos apóstolos estão registrados nas Escrituras.

Como determinamos se uma igreja está ensinando a correta doutrina ou não? O único padrão infalível que temos, segundo as Escrituras, é a Bíblia (Isaías 8:20; II Timóteo 3:15-17; Mateus 5:18; João 10:35; Isaías 40:8; I Pedro 2:25; Gálatas 1:6-9). A tradição faz parte de qualquer igreja, mas esta tradição deve ser comparada com a Palavra de Deus, sob pena de ir contra o que é verdadeiro (Marcos 7:1-13). Mesmo sendo verdade que os cultos e às vezes as igrejas ortodoxas torçam a interpretação das Escrituras para apoiar suas práticas, as Escrituras, quando tomadas em contexto e estudadas com fé, são capazes de guiar-nos à verdade.

A “primeira igreja” é a igreja que está registrada no Novo Testamento, especialmente no Livro de Atos e nas Epístolas de Paulo. A igreja do Novo Testamento é a “igreja original” e “a igreja verdadeira”. Podemos saber disto porque ela está descrita, em grandes detalhes, nas Escrituras. A igreja, como registrada no Novo Testamento, é o padrão de Deus e base para Sua igreja. Sobre esta base, vamos agora examinar a alegação dos católicos romanos de que constituem a “primeira igreja”. Em nenhum lugar do Novo Testamento encontraremos a “única igreja verdadeira” fazendo qualquer das seguintes coisas: orando a Maria, orando aos santos, venerando Maria, submetendo-se ao papa, tendo um sacerdócio selecionado, batizando um bebê, observando as ordenanças do batismo e a Ceia do Senhor como sacramentos ou passando a autoridade apostólica a sucessores dos apóstolos. Todos estes são elementos centrais da fé católica romana. Se a maioria dos elementos centrais da Igreja Católica Romana não são praticados pela Igreja do Novo Testamento (a primeira e única igreja verdadeira), como então pode a Igreja Católica Romana ser a primeira igreja? Um estudo do Novo Testamento claramente revelará que a Igreja Católica Romana não é a mesma igreja descrita no Novo Testamento.

O Novo Testamento registra a história da igreja desde aproximadamente 30 d.C. a aproximadamente 90 d.C. No segundo, terceiro e quarto séculos, a história registra várias doutrinas e práticas católicas romanas entre os cristãos primitivos. Não é lógico que fosse mais provável que os cristãos primitivos entendessem o que os apóstolos queriam realmente dizer? Sim, é lógico, mas há um problema. Os cristãos do segundo, terceiro e quarto séculos não eram realmente os primeiros. Repetimos, o Novo Testamento registra a doutrina e prática dos primeiros cristãos… e o Novo Testamento não ensina o Catolicismo Romano. Qual é a explicação para que a igreja do segundo, terceiro e quarto séculos tivesse começado a mostrar sinais do Catolicismo Romano?

A resposta é simples: a igreja do segundo, terceiro e quarto século (e em diante) não possuía o Novo Testamento completo. As igrejas tinham partes do Novo Testamento, mas o Novo Testamento (e a Bíblia completa) não estava comumente disponível até depois da invenção da imprensa em 1440 d.C. A igreja primitiva fez o melhor que pode em passar adiante os ensinamentos dos apóstolos através da tradição oral, e através de uma disponibilidade extremamente limitada da Palavra na forma escrita. Ao mesmo tempo, é fácil ver como as falsas doutrinas puderam se infiltrar em uma igreja que tinha acesso apenas ao Livro de Gálatas, por exemplo. É muito interessante observar que “A Reforma Protestante” se seguiu logo depois à invenção da imprensa e tradução da Bíblia nas linguagens comuns às pessoas. Uma vez que as pessoas começaram a estudar a Bíblia por si mesmas, tornou-se muito claro quão longe a Igreja Católica Romana tinha se afastado da igreja descrita no Novo Testamento.

As Escrituras nunca mencionam “que igreja veio primeiro” como a base para determinar qual a “verdadeira” igreja. O que elas ensinam é que se deve usar as Escrituras como o fator determinante para sabermos qual igreja está pregando a verdade e desta forma é fiel à primeira igreja. É especialmente importante comparar as Escrituras com os ensinamentos de uma igreja em termos dos assuntos centrais, como a total divindade e humanidade de Cristo, a expiação pelo pecado através de Seu sangue no Calvário, a salvação do pecado pela graça por meio da fé e a infalibilidade das Escrituras. A “primeira igreja” e “a igreja verdadeira” estão registradas no Novo Testamento. Esta é a igreja que todas as outras igrejas devem seguir, tentar igualar ou superar e ter como modelo.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/igreja-original-primeira.html

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. As pessoas erram porque não buscam conhecimento. Na Bíblia (Atos 3:18-26) fala que nos últimos dias a Igreja de Jesus Cristo seria Restaurada, ou seja, voltaria a Terra com a mesma organização e autoridade.
    O interessante é que a Igreja Verdadeira de Cristo foi Restaurada no dia 06 de Abril de 1830, interessante vcs tocarem neste tema hoje.
    Nunca esqueçam que nenhuma igreja feita por homens se igualará a Igreja criada por Deus.
    Busque a verdade e tenha o coração sem orgulho para aceitar a verdade quando receber a resposta.

  2. Obrigado pelo texto e a boa informação!
    Deus os abençoe!
    Abraços,
    Att. Vini

  3. Gustavo Paulo disse:

    ma Nosso Senhor Jesus Cristo: “Sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” (Mt 16,18). “Se não escutar a Igreja, seja ele para ti como gentio e publicano” (Mt 18,17). Cristo fala de um único rebanho e de um só pastor (Jo 10,16), de uma única videira (Jo 15), do reino dos céus na terra (Mt 13,24.47).
    Os Apóstolos falam de uma única Igreja, que Cristo amou e pela qual se entregou (Ef 5, 25.27.32), de um único corpo de Cristo (l Cor 12,20; Cl 1,18), de uma só esposa (Ap 21,9). Os coríntios se tinham dividido em partidos. São Paulo exclama: “Estará por ventura Cristo dividido?” (l Cor 1,13).
    Comenta Clemente de Alexandria: “Há um só Pai de todos, um único Verbo para todos e um só Espírito Santo que está em toda parte. E há, outrossim, uma só e única virgem mãe que eu chamo a Igreja”.

  4. Jackson Lima disse:

    Introdução à Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

    Quando Jesus Cristo vivia sobre a Terra, Ele organizou Sua Igreja para que todas as pessoas pudessem receber Seu evangelho e voltar um dia a viver novamente com Deus, nosso Pai Celestial. Depois que Jesus Cristo subiu aos céus, Seus Apóstolos continuaram a receber revelações Dele sobre como deviam cuidar do trabalho de Sua Igreja. Entretanto, depois que eles foram mortos, alguns membros modificaram os ensinamentos da Igreja que Ele havia estabelecido. Embora muitas pessoas bondosas e algumas verdades permanecessem, essa Apostasia, ou afastamento generalizado da verdade, teve como conseqüência a retirada da Igreja da face da Terra. O Apóstolo Pedro profetizou que Jesus restauraria Sua Igreja antes da Segunda Vinda (Atos 3:19-21).
    Jesus Cristo começou a restaurar a plenitude de Sua Igreja na Terra por meio do Profeta Joseph Smith em 1820. Esta veio a tornar-se uma Igreja mundial, com mais de 11 milhões de membros. Ela contém os mesmos ensinamentos e a organização básica da Igreja estabelecida por Jesus nos tempos do Novo Testamento.

    Convidamos todos a aprenderem mais a respeito desta Igreja

  5. Beatriz disse:

    não concordo com você, principalmente nessa parte “Em nenhum lugar do Novo Testamento encontraremos a “única igreja verdadeira” fazendo qualquer das seguintes coisas: orando a Maria, orando aos santos, venerando Maria, submetendo-se ao papa, tendo um sacerdócio selecionado, batizando um bebê, observando as ordenanças do batismo e a Ceia do Senhor como sacramentos ou passando a autoridade apostólica a sucessores dos apóstolos.” olhe novamente a bíblia e estude ela, e verás que tudo que há na igreja Católica está na bíblia, abraço

  6. germano disse:

    Pois é, Bia. Acontece que é tudo verdade. Para tentar lhe ajudar, segue aí abaixo uma lista das heresias da Igreja Católica. Não se preocupe, eu sei como você se sente. Eu já me senti assim. Estava já com a vaga reservada para ir para o seminário quando, graças a Deus, me afastei da Igreja Católica. Dá uma olhada:

    1. DE TODAS AS TRADIÇÕES HUMANAS ensinadas e praticadas pela Igreja Católica Romana, que são contrárias à Bíblia, as mais antigas são as preces para os mortos e o sinal da Cruz. Ambas surgiram 300 anos após Cristo – ano 310.
    2. As Velas de parafina foram introduzidas na igreja por volta do ano 300.
    3. A Veneração aos anjos e santos mortos por volta do ano 375.
    4. A Missa, como uma celebração diária, adotada em 394.
    5. A Adoração a Maria, mãe de Jesus, e o uso do termo, “Mãe de Deus”, como aplicado a ela, teve origem no conselho de Efésios em 431
    6. Os Padres passaram a se vestir diferentemente dos leigos em 500
    7. A doutrina do Purgatório foi estabelecida primeiro, por Gregório o Grande, ano 593.
    8. O Latim, como língua das orações e dos cultos nas igrejas, foi também imposto pelo Papa Gregório I. 600 anos após Cristo (A Palavra de Deus proíbe a oração e a pregação em uma língua desconhecida). (1 Cor. 14:9). Ano 600.
    9. A Bíblia ensina que oremos a Deus apenas. Na igreja primitiva, nunca houveram orações dirigidas a Maria, nem aos santos mortos. (Mateus 11:28; Lucas 1:46; Atos 10: 25-26; 14: 14-18). Esta prática começou na Igreja Romana cerca do ano 600.
    10. O Papado é de origem pagã. O título papa ou bispo universal, foi dado ao bispo de Roma, pelo cruel imperador Phocas. Ele deu este nome a ele com o objetivo de causar um descontentamento ao Bispo Ciriacus de Constantinopla, quem justamente o excomungou por ter causado a morte de seu antecessor, imperador Mauritus. Gregório I, o então bispo de Roma, recusou o título, mas seu sucessor, Bonifácio III, foi o primeiro a assumir o título de “papa.” Jesus não apontou Pedro ao comando de seus apóstolos, e proibiu qualquer um a tal posto. (Lucas 22: 24-26; Efésios 1:22-23; Colossenses 1:18; I Coríntios 3:11). Nota: – Nem há qualquer menção nas Escrituras, nem na história, que afirma que Pedro em algum momento esteve em Roma, tampouco que ele fora papa lá por 25 anos; Clemente, 3º Bispo de Roma, ressalta que não há nenhuma evidência real do século I, de afirmar que Pedro em algum momento esteve em Roma. Ano de 610.
    11. O ato de beijar os pés do Papa começou no ano de 709. Era um costume pagão beijar os pés de imperadores. A palavra de Deus proíbe tais práticas. (Leia Atos 10: 25-26; Rev. 19:10; 22:9).
    12. O poder Temporal dos Papas começou no ano de 750. Quando Pepin, o usurpador do trono da França, dirigiu-se a Itália, convocado pelo Papa Stephen II, para a guerra contra os Longobards Italianos, ele os dizimou, e deu a cidade de Roma e suas vizinhanças ao papa. Jesus expressamente proíbe tal coisa, e Ele mesmo recusou ser posto rei do mundo. (Leia Mateus 4: 8-9; 20: 25-26, João 18:38).
    13. Veneração da cruz, de imagens e relíquias foi autorizada em 788. Isto foi por ordem da Imperatriz Irene de Constantinopla, quem causou a extirpação dos olhos de seu próprio filho, Constantino VI, e então chamou um conselho da igreja, por solicitação do papa de Roma Hadrian I, naquele tempo. Tal prática é simplesmente chamada de IDOLATRIA na Bíblia, e é severamente condenada. (Leia Êxodos 20:4; 3:17; Deuteronômio 27:15: Salmos 115).
    14. A Água Benta, misturada com uma pitada de sal e abençoada pelo padre, foi autorizada em 850.
    15. A Veneração a São José começou em 890.
    16. O Batismo dos sinos foi instituído pelo papa João XIV, no ano de 965.
    17. A Canonização dos santos mortos, foi feita pelo Papa João XV no ano de 995. Todos os crentes e seguidores de Cristo, são chamados de santos pela Bíblia. (Leia Romanos 1:7; I Coríntios 1:2).
    18. Jejuar as sextas-feiras e durante as Quaresmas, foram tradições impostas no ano de 998 pelos papas, que se disseram interessados pelo comércio de peixe. (bula papal, ou permitir que se coma carne), algumas autoridades dizem, que começou no ano de 700. Isto é contra o claro ensino do Evangelho. (Leia Mateus 15:10; I Coríntios 10:25; I Timóteo 4:1-3).
    19. A Missa foi desenvolvida gradualmente como um sacrifício; passou a ser obrigatória no Século XI. O Evangelho ensina que o sacrifício de Cristo foi oferecido uma vez para todos, e não é para ser repetido, mas apenas lembrado na Ceia do Senhor. (Leia Hebreus 7:27; 9:26-28; 10:10-14).
    20. O celibato do sacerdócio foi decretado pelo Papa Hildebrand, Bonifácio VII, no ano de 1079. Jesus não impôs nenhuma regra parecida, nem os seus apóstolos. Pelo contrário, São Pedro foi um homem casado, e São Paulo diz que convém que os bispos tenham mulher e filhos. (Leia I Timóteo 3:2,5, e 12; Mateus 8: 14-15).
    21. O Rosário, ou o terço de oração, foi introduzido pelo Pedro o Eremita, no ano de 1090. Copiado dos Hindus e Muçulmanos. A diversidade de orações é uma prática pagã, e é expressamente condenada por Cristo. (Mateus 6 :5-13).
    22. A Inquisição dos hereges foi instituída pelo Conselho de Verona, no ano de 1184. Jesus nunca ensinou o uso da força para difundir Sua religião.
    23. A venda de Indulgências, usualmente considerada como a compra do perdão que permite indultar o pecado, começou no ano de 1190. O Cristianismo, conforme o que ensina o Evangelho, condena tal comercio, e foi o protesto contra este tráfico que trouxe a tona a Reforma Protestante no Século XVI.
    24. O Dogma da Transubstanciação foi decretado pelo Papa Inocêncio III, no ano de 1215. Através desta doutrina, o padre pretende fazer um milagre diário, de transformar uma hóstia no próprio corpo de Cristo, e então, ele finge come-lO vivo na presença do povo durante a Missa. O Evangelho condena tais absurdos; a Ceia do Senhor é simplesmente um memorial do sacrifício de Cristo. A presença espiritual de Cristo está implicada no Sacramento. (Leia Lucas 22: 19-20; João 6:35; I Coríntios 11:26).
    25. A Confissão dos pecados ao padre, uma vez ao ano, foi instituída pelo Papa Inocêncio III, no Conselho de Lateran, no ano de 1215. O Evangelho nos ordena que confessemos nossos pecados diretamente a Deus. (Leia Salmos 51: -10; Lucas 7:48; 15:21; I João 1:8-9).
    26. A adoração à Hóstia, foi decretada pelo Papa Honório, no ano de 1220. Deste modo, a Igreja Romana adora um Deus feito pelas mãos do homem. Isto é grossa idolatria, e absolutamente contrária ao espírito do Evangelho. (Leia João 4:24).
    27. A proibição da Bíblia aos leigos, e a sua inclusão na lista de livros proibidos pelo conselho de Valência em 1287. Jesus ordena que as Escrituras sejam lidas por todos. (João 5:39; I Timóteo 3:15-17).
    28. O Escapulário foi inventado por Simon Stock, um monge inglês, no ano de 1287. Trata-se de uma tira de tecido marrom, com o desenho da Virgem, que supõe conter virtudes sobrenaturais para proteger de todos os perigos, aqueles que as vestirem sobre a pele nua. Isto é feiticismo.
    29. A Igreja Romana proibiu o cálice aos fiéis, pela instituição de um tipo só no Conselho de Constância em 1414. O Evangelho nos ordena que celebremos a Ceia do Senhor com pão e fruto da vide. (Leia Mateus 26:27; I Coríntios 11: 26-29).
    30. A Doutrina do Purgatório foi proclamada como dogma de fé, pelo Conselho de Florença em 1439. Não existe nenhuma palavra na Bíblia que ensina o purgatório dos padres. O sangue de Jesus Cristo nos purifica de todos os pecados. (Leia I João 1:7-9; 2:1-2; João 5:24, Romanos 8:1).
    31. A doutrina dos 7 Sacramentos foi afirmada em 1439. O Evangelho diz que Cristo instituiu apenas duas ordenanças, o Batismo e a Ceia do Senhor. (Leia Mateus 28:19-20; 26:26-28).
    32. A Ave Maria, parte da última metade de 1508. Cinqüenta anos depois, e então, foi finalmente aprovado pelo Papa Sixtus V, ao final do Século XVI.
    33. O Conselho de Trento, ocorrido no ano de 1545, declarou que a Tradição tivesse autoridade igual à Bíblia. Pela tradição quer dizer os ensinamentos dos homens. Os Fariseus creram do mesmo modo, e Jesus amargamente os condenou, pois por ensinar tradições humanas, eles negaram os mandamentos de Deus. (Leia Marcos 7:7-13; Colossenses 2-8; Apocalipse 22:18).
    34. Os livros apócrifos também foram incluídos à Bíblia pelo Conselho de Trento, em 1546. Estes livros não foram reconhecidos como canônicos pela Igreja primitiva (Leia Apocalipse 22: 8-9).
    35. O Credo do Papa Pius IV, foi imposto como credo oficial 1560 anos após Cristo e os Apóstolos, em 1560. Os verdadeiros Cristãos mantêm as Escrituras Sagradas e o Credo dos Apóstolos, como seus únicos credos. Sendo assim, o credo deles é 1.500 anos mais antigo do que o credo dos Católicos Romanos. (Leia Gálatas 1:8).
    36. A Concepção Imaculada da Virgem Maria foi proclamada pelo Papa Pius IX no ano de 1854. O Evangelho diz que todos os homens, com a única exceção de Cristo, são pecadores. A própria Maria, necessitou de um Salvador. (Leia Romanos 3:23; 5:12; Salmos 51:5; Lucas 1:30; 46-47).
    37. No ano 1870 após Cristo, o Papa Pius IX proclamou o dogma da Infalibilidade Papal. Isto é uma blasfêmia, e um sinal da apostasia e do anticristo, previstos pelo apostolo São Paulo. (Leia II Tessalonicenses 2:2-12; Apocalipse 17:1-9; 13:5-8, 18). Muitos estudiosos da Bíblia vêem o número da besta 666 (Apocalipse 13:18), nas letras Romanas do título Papal: “VICARUS FILII DEI.” ! V-5, I-1; C-100, I-1; V-5, I-1; L-50, I-1; D-500, I-1 ! Total, 666.
    38. O Papa Piu X, no ano de 1907, condenou junto com o “Modernismo”, todas as descobertas da ciência moderna, as quais não eram aprovadas pelas Igreja. Pius IX fez a mesma coisa no Sílabo de 1864.
    39. No ano de 1930, Pius XI condenou as Escolas Públicas.
    40. No ano de 1931, o mesmo Papa, Pius XI, reafirmou a doutrina a qual Maria era “a Mãe de Deus”. Esta doutrina foi primeiramente inventada pelo o Conselho de Efésios, no ano de 431. Isto é uma heresia, que contradiz as próprias palavras de Maria. (Leia Lucas 1:46-49; João 2:1-5).
    41. No ano de 1950, o último dogma foi proclamado pelo Papa Pius XII, a Assunção da Virgem Maria.
    Recomendo que você leia a Bíblia crendo no que disse Jesus Cristo em João 5:39 – “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam;”

    A Paz de Cristo!

    Germano Luiz Ourique

  7. Helder disse:

    Germano, sua lista de calúnias contra a Una e Santa Igreja Católica e Apostólica é enorme Todas já foram devidamente refutadas, das mais variadas formas. Quem for realmente sincero de coração e intelecto pode facilmente encontrar as respostas para estas falsas acusações em vários sítios na internet.

    Nem sei a qual denominação da Babel protestante você pertence, mas me diga aí de onde vem a Bíblia que você alega usar. De onde veio o cânon bíblico, principalmente do Novo Testamento, que fala mais especificamente de Nosso Senhor Jesus Cristo? A lista dos livros inspirados demorou 4 séculos para ser construída pela Igreja (Católica, é lógico, pois as “igrejas” protestantes só passaram a existir no século XVI) e durante todo esse tempo e mais 12 séculos, os cristãos viveram sobretudo através do Sagrada Tradição e Magistério. Por falar nisso, saiba que você examina erroneamente as Escrituras e ao invés de lhe dar a vida eterna, o seu livre-exame das Escrituras envenena o seu espírito, pois, “a letra mata” (II Cor. III,6), “como um espinheiro que nascesse na mão de um bêbado, assim é a parábola na boca do insensato” (Prov. XXVI, 9), “a ciência dos insensatos se reduz a palavras mal digeridas” (Ecto, XXI,22), “a glória de Deus está encobrir a palavra, e a glória dos reis é investigar o discurso” (Prov. XXV, 2), “nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular”(II Epís. de São Pedro, I, 20), e por fim, “a fé vem pelos ouvidos” (Epístola de S. Paulo aos Romanos 10,17)

    Ao invés de citar versículos isolados da Escritura, ao seu bel-prazer, para justificar suas falsas crenças, como o do evangelho de S. Jo, que na verdade depõe contra o livre-exame da Bíblia, seja sincero consigo mesmo e com Deus e procure a verdadeira e única doutrina que Cristo ensinou e confiou a seus apóstolos, que se encontra preservada integralmente somente na Una e Santa Igreja Católica e Apostólica. Foi Ela quem evangelizou os povos, construiu toda a civilização ocidental, glorificou o nome de Cristo, Deus, Nosso Senhor e preservou a Palavra de Deus, quer seja ela ensinada oralmente por Nosso Senhor, quer seja escrita, através das Sagradas Escrituras. Por falar nisso, já que você acredita que a Igreja apostatou, por que você continua a usar a Biblia que a própria Igreja Católica definiu??

  8. germano disse:

    Helder,
    1. São calúnias? Mostre que são calúnias, porque senão você estará dando uma de babaca e afirmando sem base.
    2. Para quem alega ter a ICAR “produzido” a Bíblia, você demonstra pouca credibilidade nela, pois diz para procurarmos respostas na internet. Fala sério…
    3. Não pertenço a nenhuma denominação, religião, seita, grupo ou o que quer que seja. Sou um cristão. Só um cristão que prega a Palavra de Deus.
    4. Não sei se você é ignorante ou mal-intencionado, mas se quiser saber como verdadeiramente foi compilado o cânone da Bíblia, leia o post: http://leiaabiblia.blog.br/como-foi-compilado-o-canone-da-biblia
    5. Você me diz para não citar versículos isolados da Bíblia logo após fazer exatamente isso? Se liga, meu!
    6. A ICAR evangelizou? Como, se ela foi inventada pelo Imperador constantino no ano de 317? Quem evangelizou foram os apóstolos. E depois disso os cristãos. Leia a Bíblia.
    7. Eu não acredito que A ICAR apostatou, eu acredito que ela NASCEU APÓSTATA.
    A ICAR é uma organização muito bem montada, dona da maior imobiliária do mundo, e de um patrimônio de fazer inveja a qualquer um desses bilionários que tem por aí, e que proíbe os padres de casarem unica e exclusivamente para que eles não tenham herdeiros, não transmitam herança e não dilapidem o patrimônio da ICAR. Se você parar para raciocinar, vai se dar conta de que a ICAR tem, em cada uma das cidades do planeta, uma igreja com uma praça na frente no centro da cidade e mais várias filiais espalhadas pela cidade, conforme o tamanho da mesma. Meu, isso é negócio, e não evangelho. Não tem nada, absolutamente NADA a ver com Deus, Jesus Cristo e o Espírito Santo assim como a luz não tem comunhão com as trevas. A ICAR é a instituição mais herege do planeta e agora está apavorada com os “negócios” porque vem perdendo terreno para os evangélicos, protestantes e outros grupos que tem por aí. Se não é como eu estou dizendo, fique à vontade para comprovar o contrário.

  9. Meus irmãos Deus é nosso Pai amém. Então vamos guardas seus mandamentos e permanecer a nossa fé em Jesus Cristo amém.

  10. Eu fui evangelho e hoje sou católico.
    tinha dúvida sim sobre a igreja verdadeira;
    mas agora abri um pouco a mente;
    pois como voce diz ser a verdadeira se
    não segue o que ta no novo testamento na bíblia.
    abondonei uma igreja por não seguir muitas coisas da bíblia.
    como tantas denominações dizem que são as verdadeiras.
    e usam as palavras contra nós.
    jesus cristo conhecia cada um ,como nós conhecemos nossos filhos,que sabemos suas falhas e coragem e fé.

  11. leonardo disse:

    A verdadeira igreja somos nós , muitos criticam os católicos á qual isso ñ é correto, sou cristão, desde criança frequento a Congregação Cristã no Brasil e lá ñ somos ensinados a atacar , se alguêm q frequenta a CCB gosta de desfazer as outras igrejas é por vontade própria,
    mais uma coisa eu gostaria de saber : pq tantos brigam sobre o tema religião , e ñ se comportam como cristão verdadeiros em Cristo?
    P/ dicurtimos algo devemos saber o sentido e seguir .
    obrigado a todos…

  12. Irmãos em cristo,a nossa verdadeira religião e o próprioNosso Jesus Cristo,quando disse: “Eu sou o caminho,a verdade e a vida;ninguém vem ao pai,senão por mim”, portanto,a verdadeira religião é totalmente cristocêntrica,isto é cristo é o centro e o fundamento.

  13. silvia disse:

    a verdadeira igreja é a que segue os mandamentos do nosso SENHOR JESUS, é só examinar a palavra de DEUS.

  14. xavier filho disse:

    Porque não dizer que a verdadeira Igreja de Cristo é a Igreja Católica Apostólica Romana. A única fundada por jesus Cristo há dois mil anos. As outras vieram quinze séculos depois.

  15. germano disse:

    Xavier Filho,
    .
    Porque seria uma mentira, além de ser uma heresia. Jesus Cristo não deu nome nenhum à Sua Igreja. Além disso, você nem leu ou tem dificuldades sérias pera entender o que lê. O autor não pode ser mais claro quando afirma “e o Novo Testamento não ensina o Catolicismo Romano” ou ainda “Uma vez que as pessoas começaram a estudar a Bíblia por si mesmas, tornou-se muito claro quão longe a Igreja Católica Romana tinha se afastado da igreja descrita no Novo Testamento.”
    .
    Além do mais, a igreja católica foi fundada no ano de 317 pelo Imperador Constantino e isso é um fato histórico público e notório. Afirmar que Jesus Cristo fundou a igreja católica é uma mentira e uma heresia. Leia a Bíblia.

  16. protestantes se voceis tem a biblia é graças aos santos catolicos que na época foram dizimados por escrevelas.lutero deve estar no inferno pelo que fez ele agiu como o diabo e dividiu a igreja. Quem é ele para questionar o que Jesus edificou. É grave tambem a negação a Maria a qual voceis falam que éla é uma mulher comum. Pode uma mulher comum gerar um Deus??.Reflite bem protestantes. Lucifer foi o primeiro protestante e viu no que deu né vive no inferno.a igreja Catollica é a verdadeira igreja de Jesus.A paz de cristo.

  17. rogerio silva disse:

    p mim a verdadeira ingreja e a q mostra no lv de tiago 1;27 . paz

  18. Aryane disse:

    Germano …. não acho o porque de fazer afirmações fajutas a respeito da igreja católica… quando vcs morrerem ou quando Jesus voltar você vai ter a certeza de qual igreja realmente segue a bíblia perfeitamente… então vai rezar ou orar tanto faz porque as duas palavra tem o mesmo significado.. e como esta na Bíblia que existiram falsos pastores… vc ia ser seminarista quem sabe um dos falsos pastores te corromperam e o fizeram abandonar o certo…. porque por mais que os falsos pastores digam a verdade deles.. ainda vão estar mentindo…. bjus boa tarde

  19. germano disse:

    Aryane,
    .
    Ninguém me corrompeu para não ir para o seminário. Eu simplesmente sei ler, pensar e interpretar. E percebi naquela época (eu tinha 17 anos e hoje tenho 57) que havia algumas coisas muito erradas entre o discurso e a prática dos padres. Havia uma distância muito grande entre o que estava na Bíblia e o que a igreja católica fazia. Hoje, passados 40 anos, posso afirmar com toda certeza e sem a menor sombra de dúvida que a igreja católica é uma das maiores obras de Satanás na terra. O que não significa que não haja muita gente sincera e salva na igreja católica. Mas que a igreja católica é um festival de afrontas a Deus, heresias e uma pós-graduação em apostasia, isso é. Tem gente que não gosta que se digam essas coisas, mas eu não tenho mais nem paciência para lidar com burrice. Qualquer retardado que tenha um raciocínio igual ao de uma dobradiça percebe que os católicos fazem uma cruz invertida (de cabeça para baixo) em cima do peito, repetem interminavelmente rezas cansativas indo frontalmente contra o que Jesus disse em Mateus 6:7 e chamam dois “superiores religiosos” de um nome que significa “pai” (padre e papa), indo frontalmente contra o que Jesus disse em Mateus 23:9.
    .
    E qualquer católico que ler isso e não se converter, vai ter que conviver até o fim da vida com o que eu acabei de dizer, ou seja, sabendo que está fazendo exatamente o contrário do que Jesus disse que era para ser feito.

  20. Ricardo Pereira disse:

    Eu acredito que a Igreja somos nos, e o alvo, Cristo. Quem anunciar outro evangelho, seja anátema.

  21. André Sales disse:

    Bem que a bíblia diz que o príncipe desse mundo cegou o entendimento das pessoas!

    Pq sinceramente, antes de me converter eu não acreditava em Deus, sabe pq? Pq eu ia na igreja catoliica e via todo aquele ritual, o povo toda vez repetia a mesma coisa, carregando pedaços de gessos, etc. Logo imaginei que essa historia de Jesus era mentira, a partir dai vivi uma parte de minha vida sem crer em Deus, mais Ele misericordioso me resgatou das trevas e me mostrou o verdadeiro sentido do evangelho de Cristo!

  22. claudio disse:

    a verdadeira Igreja e aquela que e 100% Jesus

  23. eneias disse:

    nas suas certezas , voces semeiam duvidas !!!!!

  24. Alexandre disse:

    Eu creio que todos os cristãos (católicos, ortodoxos, evangélicos dentre outros acreditam que a Igreja dos tempos bíblicos é a verdadeira. O problema é que nem todos conseguem perceber a diferença entre a Igreja Primitiva e a instituição religiosa que pertencem. Outro erro grave é achar que a sua Igreja é a única verdadeira e que as outras são falsas. Tal pensamento soberbo é incompatível com a verdadeira Igreja de Jesus Cristo, pois além de limitar ridiculamente a obra de Deus, ainda coloca hereticamente a organização religiosa como meio de salvação.

  25. Fabio disse:

    Irmaos, Joao 5:39 “” Examinais as escrituras,pois nelas obtivemos a vida eterna, sao elas mesmas que testificam de mim.. siga a biblia que vc nao ira se perder ,pois ela e o nosso manual de instruçoes , e a nossa bussola que nos conduz a vida eterna… Deus nos abençoe… Lembrem de prov. pecado que Deus abomina
    Irmaos lembrem-se que Deus abomina a contenda siga a biblia e nao ira se perder. Leia Tiago 1:27 essa e a igreja verdadeira. Se vc faz a vontade de Deus vc sera feliz.

  26. Carlito disse:

    O catolicismo é a igreja adúltera. Catolicismo é a primeira besta já pre dita há quase 2 mil anos atrás por João. No período da santa inquisição maltratou tanto os cristãos durante 1260. A igreja católica é uma intenção satânica para desviar as pessoas que não leem a bíblia da verdade. Gente lê a bíblia por favor. Saiam dessa desgraça que é o catolicismo, essa profanação, heresia e blasfêmias contra Deus. Se vocês lerem a bíblia e somente ela verão que tudo o que o catolicismo faz é profanar o santuário verdadeiro de Deus que está no céu. Não sou de nenhuma denominação. Leio a bíblia. Fui católico e me libertei dessa babilônia espiritual.

  27. erica Emílio disse:

    Assim está escrito que Deus não abita em templos feitos por mão humana !!! Deus só ele é o caminho a verdade é a vida é tudo e só ter fé pois ele falou maldito o homem que confia no outro! !!!

  28. juju disse:

    • Deus veio a nós na Pessoa de Jesus Cristo, morreu no nosso lugar, carregou sobre Si a punição que merecemos e ressuscitou dos mortos para demonstrar que a Sua morte foi um sacrifício suficiente (Romanos 5:8; 1 Coríntios 15:3-4; 2 Coríntios 5:21).

    • Se recebermos Jesus como Salvador, confiando na Sua morte como pagamento completo por nossos pecados, somos perdoados, salvos, redimidos, reconciliados e justificados com Deus (João 3:16; Romanos 10:9-10; Efésios 2:8-9).

  29. Pablo Lyma disse:

    o que vejo nessas discussões é uma busca por fundamentos que falsamente lhes “tirariam do erro” buscam está longe do erro buscando citações, traduções que diversos significados a cada denominação de igreja. E FIELMENTE ME VEIO O TOCAR em dizer que JESUS CRISTO está dentro de cada um, falsos profetas, pastores, padres que cometem o pecado estarão espalhados e em crescência no mundo isso é fato, e profético. DEUS é misericordioso gente, E O SENTIR DO ESPIRITO SANTO não é confundível QUANDO somos tocado pela VERDADE E A VIDA. Sabemos tambem que existem blasfemadores, criadores de opiniões que nos tiram do caminho, mais a palavra viva, nos avereda, nos põe no controle, já fui de uma certa igreja e via que era uma falsa ilusão de segurança, a igreja não tinha doutrinas, deixava seus fieis livre pra fazer o que bem entender, certamente que existe o livre arbitrio, mais se não existe alguem que ministre a palavra com prudencia, doutrinas e nós renunciarmos o que é do mundo de uma forma de temor, tudo vira bagunça, varias vezes parei pra pensar qual errado estava, curtia festas, bebia, aos domingos frequentava a igreja via jovens que queriam apenas se encontrar ou mostrar a beleza de suas vestes e depois que saia das missas iamos pra festas locais…que tipo de COMUNHÃO É ESSA. Eu creio que o verdadeiro cristão é aquele que caminha de acordo com os mandamentos de DEUS, nao julgueis pra não cerdes julgados, eu caminho o que meu coração e alma ministrados pela poder do espirito santo denotam, ninguem fala por mim a não ser o que sinto, ninguem pode tirar minhas verdades. Tenho inumeros motivos que nao vem ao caso dizer aqui, do poder sobrenatural e das experiencias que tive com o espirito santo e que presencio na igreja que frequento, a humildade, devoção e respeito é algo que marca onde estou alicerçado. VIGIAI MEU POVO pois muita gente, muita coisa a de vir pra tira-vos do caminho, confundir aqueles que buscam e estão acertados no DEUS PAI. “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.
    “Não terás outros deuses além de mim. “Não farás para ti nenhum ídolo, ne­nhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Êxodo 20:3-4 “Não se voltem para os ídolos nem façam para vocês deuses de metal. Eu sou o ­Senhor, o Deus de vocês. Levítico 19:4
    AI O SER HUMANO fica FRUSTADO neh ?! porque não consegue ou não quer seguir os mandamentos, sei que ninguem é perfeito mais não busca e culpa o próximo porque Ele é diferente. Mais tá também escrito, muitos te odiarão por causa do meu nome, serão perseguidos, mais aquele que suportar, e honrar o Deus até o fim, estes serão salvos.

  30. raul disse:

    orar e rezar nao émasma coisa ! orar é falar com Deus , rezar é fazer varias repeticçoes com as mesmas palavras tais com ave maria sanata maria o terço tem dez ave maria e dez santa maria iso é reza mas a oração não e asim …

  31. Cassiano disse:

    “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará” João 8:32. “Santifica-o na verdade a tua palavra é a verdade” João 17:17. “Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz. Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu porém, quem és, que julgas o próximo?” Tiago 4:11-12. “Se me amais, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15. Não guardamos os mandamentos para sermos salvos e sim porque fomos salvos, é a maneira de demonstrar a imensa gratidão por Jesus Cristo nosso salvador e Deus nosso Pai. Irmãos a Bíblia é a verdade, não importa o que pense o mundo, pois o que vem do mundo não é de Deus, Deus é Amor, Ele me resgatou e quer resgatar a todos, confie sua vida nas Suas Mãos. Ore pedindo a Orientação do Espírito Santo para estudar a Bíblia que todas as suas perguntas serão respondidas por ela. A Paz do Senhor Esteja com Todos.

  32. Davi disse:

    Eu acho que o carlito, nuuuuuuuunca na vida foi catolico, Carlito eu me preocuparia se fosse Jesus Cristo que estivesse dizendo essas coisas sobre o catolicismo.
    Mas como eh soh um simples humano e pecador como todos nós falando , eu nao me preocupo

  33. Furquim disse:

    Eu nasci no catolicismo Hoje sou da CCB pois eu vi que a igreja católica é uma mentira atrás da outra, Deus condena a idolatria é só vc ler a BÍBLIA e ver quem tem razão, pois nós temos que seguir oque Jesus nós ensinou não tradição ou vc queima as imagem ou vc queima com ela no inferno. sinto muito ter que falar isso mais é a pura verdade a idolatria leva para o inferno . saia desta quanto é tempo Jesus esta voltando.

  34. Furquim disse:

    Vcs Católicos que tem que ler a bíblia eu foi católica muitos anos posso falar na igreja católica minguem lé nada vive andando no escuro seguindo papa beijando faz do papa um Deus Ele é um mentiroso falso profeta vive como um rei come do melhor vive em uma vida como só existe este mundo, o papa não esta nem ai com salvação de ninguém , nem a dele mesmo faz tudo errado ainda vc acredita nele ? cuidado ele pelo nenos neste mundo vive uma vida de rei e vc ? sofrendo e quando a volta de Jesus vai ser levado os não idolatras os que faz a vontade de DEUS e segue as escritura. os idolatras ja mais entrara no reino do Céu

  35. Erisson Oliveira disse:

    Olá meus irmãos em Cristo Jesus… Sou evangélico, e jamais terei vergonha de assumi o Deus a quem eu sirvo! Como diz lá em (Filipenses 1.21 “Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.”, no meu ponto de vista meus irmãos… Não adiante discutir esse tipo de assunto! Porque da mesma maneira que eles vão defender sua religião, nos também iremos querer defender a nossa… Então o melhor a se fazer, é deixar cada um com o seu parecer! Porque da mesma maneira que Deus com sua infinita misericórdia liberta a muitos… Vai chegar o tempo deles também! O que a palavra de Deus diz lá em (João 8.32 “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.”), nos já estamos liberto pela verdade… Ou seja, a palavra do Senhor já nos libertou! Então vai chegar o momento que eles também irão conhecer a verdade… E nós, evangélicos não podemos fazer nada em questão de fazer alguém mudar de religião… O que podemos fazer é, falar da parte de Deus e orar por essas pessoas! Porque no tempo Kairos(Tempo de Deus).. Deus irar causar uma certa ocasião para que eles venham conhecer a verdade!! Discussão não vai levar a canto nenhum.. Então como diz lá em Hebreus 12.14 ” Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá a face do Senhor.”
    Então meus irmãos, esse é apenas o meu ponto de vista!! Não venho até aqui defende ninguém!! Estou apenas expressando minha humilde opinião, por que herdamos o maior dom da parte de Deus… Que é o amor!! Independente de religião, devemos amor a todos.. Porque todos tem o mesmo valor perante aos olhos de Cristo!! Um auto preço foi pago por cada um! Todos foram comprados e lavados pelo sangue de Cristo..
    Amém!!!
    Que a paz e a graça do Senhor sejam com todos..
    Que Deus vos abençoe a todos! Em nome de Jesus..

  36. manuela disse:

    Olá Germano, a melhor coisa que acontece com o corpo sadio é eliminar uma celula doente para não comprometer o organism

  37. Sergio R. Tavares disse:

    Presados Irmãos em Jesus Cristo, acredito que ficarmos em buscar da verdadeira igreja de Jesus, não seja o verdadeiro alvo. Pois desde o principio pelas historias que já conhecemos as igrejas vieram se corrompendo por serem administradas por homens e não colocarem Jesus Cristo como o Cabeça da Igreja e sim os homens. Por este motivo de tanta corrupção também nas igrejas e que vivemos numa confusão religiosa. Pois devemos olhar somente para Jesus Cristo como O Cabeça da Igreja e seguir seus passos procurando a cada segundo, minuto e hora o arrependimento de nossas faltas, compreendendo que somos pecadores e dependemos da Graça e Misericórdia de Jesus Cristo.

  38. Railson disse:

    Paz do Senhor Jesus, A Igreja verdadeira si encontra no novo testamento no livro Atos dos apóstolos, fala sobre BATISMO em nome de JESUS fala sobre doutrinas que ele viviam, vc nunca vai encontra na Bíblia o Batismo de criança e por expansão a Bíblia diz que A UM SÓ SENHOR, UMA SÓ FE, UM SO BATISMO, Jesus disse a Pedro, Pedro Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, Jesus não disse Pedro, tu es Pedro sobre esta pedra edificarei a igreja católica ou dos santos dos últimos dias ou adventista ou ortodoxo, mas Jesus disse sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, a Igreja verdadeira e aquela que obedece a Bíblia Sagrada, Bíblia Sagrada e igual a de qualquer outra denominação oque muda um pouco e traducao ou linguagens, pesquisar na Internet e muito fácil ou quando sugiu outras denominações,
    Importante o examina nas Escritura Deus abencoe a todos.

  39. João Carlos disse:

    Boa noite.A paz do senhor estejam convosco.Meus irmãos ,a igreja somos todos nós e independente de qual o nome delas,precisamos nos unir e tentar levar os conhecimentos as pessoas para que possam mudar de vida e sair da vida de pecados e não ficarmos aqui brigando e discutindo.Vcs que discordam de umas e de outras, quando na duvida, procure na biblia,pois lá vcs encontrarão as respostas de suas perguntas,porém é muito dificil para nós pecadores sermos seguidores ao pé da letra,humanamente impossivel.Fiquem todos com Deus,Amém.

  40. LUCIA disse:

    Amados, é notório que Jesus Cristo não institui nenhum rótulo denominacional. Não tem discussão acerca disso. A Bíblia nos orienta sobre todas as nossas indagações,(Salmos 119:105; João 5:39; At.16:18;20:28; Ef.2:21-22) nela encontramos uma infinidade de versos e versículos esclarecedores.O nosso Mestre Maior, o Espírito Santo, exerce esse papel fundamental em nossa vida. Basta lermos a Bíblia e darmos permissão a Ele, e tenho a certeza que jamais seremos enganados ou ficaremos em dúvida acerca das coisas celestiais. Veja o que o texto de Hebreus (Hb 12:23), diz: “igreja dos “primogênitos” inscritos nos céus”, a palavra ‘primogênitos” está no plural indicando que todos os filhos de Deus compõem a igreja que está arrolada nos céus.
    “Mas, a todos quantos o receberam, aos que creem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus”. (Jo 1:12).
    A compreensão é simples. Você aceita Jesus Cristo como seu Salvador e se torna filho de Deus. Ao tornar-se filho, você é transformado em casa de Deus, em morada do Espírito Santo (1 Cor 3:16) e sendo “casa de Deus” você é automaticamente a Igreja de Jesus Cristo na Terra. Saber sobre a História é demasiado importante sim, gosto muito. Me fundamentar nas Escrituras é muito mais importante. Então só tenho a dizer para os amados, consultem a Bíblia, não caiam em heresias. Não são papas, bispos, pastores ou seja lá quem for, que possuem a verdade, somos seres dotados de inteligência e não podemos permitir sermos enganados. A Bíblia fala por si só. Li muita coisa interessante aqui, muitos comentários fundamentados nas Escrituras, mas infelizmente ainda existem muitas pessoas sendo enganadas. Portanto, meu conselho, ou melhor meu pedido encarecidamente é comam, devorem a Palavra do Deus Único e Verdadeiro, Único Caminho, Verdade e Vida. Rótulos denominacionais, vamos deixar um pouco de lado, para priorizar a Igreja de Jesus Cristo, a verdadeira que está registrada na Bíblia. A Paz de Jesus Cristo a todos.

  41. Debora disse:

    Oi tudo bem vcs fala falta ler biblia.sabe porque o que Deus mais ficou bravo povo de Israel porque não obedicia os mandamento .Para lembra se Deus se alegrava povo adorando outro deuses ele tinha destruido metade isarel quando eles fez bezerro de ouro né. E também Jesus não fala a sim só amara seu Deus porque não pode amar dois deuse .Então meus amado Deus não dividi gloria com maria com pedro e antonio e fatima etc. Deus não precisa interseção por ninguém ele Deus Todo poderoso . Que pedi algo dobra joelho pede direto ele.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório