Já ouvi dizer que o Espírito Santo se move de varias formas e que existe a unção do choro, do riso e muitas outras. Isso é bíblico?

O Espírito Santo não “se move”, Ele HABITA os salvos:

I Corintios 3:16 – “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus HABITA em vós?”

E existe a unção do Espírito, essa coisa de “unção do choro, do riso e muitas outras” é invenção dos homens, não existe. Leia o post: http://leiaabiblia.blog.br/uncao-selo-e-penhor-do-espirito/

.

O sábado é realmente um dia de descanso? E não devemos trabalhar nele?

Isso foi uma ordem de Deus só para os israelitas, nenhum outro povo em toda a história da humanidade “guardava o sábado”. Além disso, o Velho Testamento foi abolido por Cristo e não vivemos mais debaixo da Lei de Moisés. Leia:

“Mas AGORA temos sido LIBERTADOS DA LEI, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de ESPÍRITO, e não na velhice da letra [NO CASO, A LEI DE MOISÉS].” – Romanos 7:6

“Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO;” – II Corintios 3:14

Portanto, não existe isso de “dia de descanso”.

.

Para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna (João 3:15). O que aconteceu com as pessoas que viveram antes da vinda de Jesus? Elas também foram/serão salvas? Mesmo não reconhecendo o Senhor Jesus como o seu único salvador?

Todas as pessoas responderão a Deus, se “ouviram a Seu respeito” ou não. A Bíblia nos diz que Deus claramente Se revelou na natureza (Romanos 1:20) e nos corações das pessoas (Eclesiastes 3:11). O problema é que a raça humana é pecadora; todos nós rejeitamos este conhecimento de Deus e contra Ele nos rebelamos (Romanos 1:21-23). Longe da graça de Deus, Deus nos entregaria aos desejos pecaminosos de nossos corações, permitindo que descobríssemos quão inútil e miserável é a vida longe Dele. Isto é o que Ele faz com aqueles que O rejeitam (Romanos 1:24-32).

Na verdade, não é que algumas pessoas não tenham ouvido a respeito de Deus. Mas ao contrário, o problema é que elas rejeitaram o que ouviram e o que está claramente revelado na natureza. Deuteronômio 4:29 proclama: “Então dali buscarás ao SENHOR teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” Este versículo ensina um princípio importante: todos que verdadeiramente buscarem a Deus O acharão. Se uma pessoa verdadeiramente deseja conhecer a Deus, Deus a ela Se fará conhecido.

O problema é: “Não há ninguém que entenda; Não há ninguém que busque a Deus” (Romanos 3:11). As pessoas rejeitam o conhecimento de Deus que se faz presente na natureza e em seus próprios corações, e, ao invés, decidem adorar um “deus” de sua própria criação. É tolo debater a justiça de Deus em enviar alguém ao inferno por nunca ter tido a oportunidade de ouvir o Evangelho de Cristo. As pessoas são responsáveis perante Deus pelo que Ele a elas já revelou. A Bíblia diz que as pessoas rejeitam este conhecimento, e por isso Deus é justo em condená-las ao inferno.

Ao invés de debater o destino daqueles que nunca ouviram, nós, como cristãos, deveríamos estar fazendo o nosso melhor para ter certeza de que ouçam. O fato de sabermos que as pessoas rejeitam o conhecimento de Deus revelado na natureza deve nos motivar a proclamar as boas novas de salvação através de Jesus Cristo. Somente aceitando o Evangelho da graça de Deus através do Senhor Jesus Cristo as pessoas podem ser salvas de seus pecados e resgatadas de uma eternidade longe de Deus no inferno.

.

Se Deus perdoa e esquece dos nossos pecados, ele vai lembrar no dia do julgamento?

I Corintios 6:2 – “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?”

No dia do julgamento haverão apenas dois grupos de pessoas, os salvos, que vão julgar o mundo juntamente com Jesus, e os condenados. Pessoa salvas tem seus pecados apagados, lavados, limpos, anulados pelo sacrifício de Jesus. É isso o que significa o que está em I João 5:18 – “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus NÃO PECA; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” Isso não significa que não cometemos pecados. Significa que os pecados que cometemos (e os que ainda vamos cometer) já foram pagos por Jesus. Uma pessoa salva, quando comete pecado, se arrepende na hora, pois o Espírito Santo que nela habita, a convence do pecado.

.

Gosto de um garoto mas ele é de outra cidade. Devo persistir em oração ou “deixar pra lá”?

No relacionamento entre homem e mulher, quem toma a iniciativa é o homem. Ore com sabedoria.

.

Não existe o batismo no Espírito Santo, então o que aconteceu em Atos 2 e se algumas pessoas falam em língua quando “estão recebendo a manifestação do Espírito Santo” e caem, e pulam.. é fingimento delas?

Em Atos 2 TODA a Igreja foi batizada no Espírito Santo. É por isso que está escrito: “Um só SENHOR, uma só fé, UM SÓ BATISMO;” (Efésios 4:5 )

Até o apóstolo Paulo se incluía nesse “um batismo”, leia: “Pois TODOS NÓS FOMOS BATIZADOS EM UM ESPÍRITO, FORMANDO UM CORPO, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (I Corintios 12:13)

E o Espírito Santo não se “manifesta”, Ele HABITA os salvos:

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus HABITA em vós?” (I Corintios 3:16)

E ainda: “Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, QUE HABITA EM VÓS, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?” (I Corintios 6:19)

Quanto a cair e pular e “falar em línguas”, pode até ser fingimento, mas o mais provável é que seja um fenômeno bem cohecido: “glossolalia”. Leia o post: http://leiaabiblia.blog.br/o-que-e-glossolalia/

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório