“Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas SEM OMITIR aquelas. ” Mateus 23:23… Cristo apoiou a prática do dízimo!

Sim, Cristo apoiou a prática do dízimo para os JUDEUS, os escribas e fariseus hipócritas. Dízimo foi SÓ para judeus, era planta ou animal e era SÓ para os Levitas que cuidavam do Templo em Jerusalém. Não existe mais Templo em Jerusalém, nem Levitas para cuidar de nenhum Templo e muito menos dízimo. Leia o post acompanhando com a sua Bíblia cada uma das citações. Ore e o Espírito Santo lhe mostrará a heresia que é pedir ou dar dízimos hoje.

http://leiaabiblia.blog.br/dizimo-e-biblico-nos-dias-de-hoje

.

Aqueles quadros comparativos que vocês usam entre NT e AT significa então a Bíblia não é uma só – seria uma heresia afirmar uma coisa dessas, de acordo com 2 Timóteo 3:16?

A Bíblia NÃO É uma só. São 66 livros diferentes escritos por mais de 40 autores ao longo de 1500 anos. Com duas grandes divisões chamadas de Antigo Testamento e Novo Testamento, com um hiato de 400 anos de silêncio entre uma e outra divisão. É o que se chama de período intertestamentário. O Antigo Testamento nos mostra a história da humanidade de Adão até 400 anos antes de Jesus Cristo. O Novo Testamento, os Evangelhos e o início da Igreja fundada por Cristo, da qual fazem parte todos aqueles salvos pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo desde o dia de Pentecostes até hoje. E Paulo ensina para Timóteo é que “desde a tua meninice sabes as sagradas Escrituras, que podem fazer-te sábio para a salvação, PELA FÉ QUE HÁ EM CRISTO JESUS.” (II Timóteo 3:15). Só. Não tem heresia nenhuma.

.

Germano, a Bíblia diz que é uma só fé e um só batismo. O que João Batista quis dizer quando disse “ele virá e batizará com água e com fogo…” ? Aí seria mais de um batismo… não entendi

Veja o versículo seguinte em Mateus 3:11-12 – “E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo. Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com FOGO QUE NUNCA SE APAGARÁ.”

E em Lucas 3:16-17 – “Respondeu João a todos, dizendo: Eu, na verdade, batizo-vos com água, mas eis que vem aquele que é mais poderoso do que eu, do qual não sou digno de desatar a correia das alparcas; esse vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Ele tem a pá na sua mão; e limpará a sua eira, e ajuntará o trigo no seu celeiro, mas queimará a palha com FOGO QUE NUNCA SE APAGA.”

Agora, pense… o que é o fogo que nunca se apaga, o que é o fogo eterno? Dica em Mateus 18:8 – “Portanto, se a tua mão ou o teu pé te escandalizar, corta-o, e atira-o para longe de ti; melhor te é entrar na vida coxo, ou aleijado, do que, tendo duas mãos ou dois pés, seres lançado no FOGO ETERNO.” e em Mateus 25:41 – “Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o FOGO ETERNO, preparado para o diabo e seus anjos;”

Entendeu? João Batista dizia que Jesus batizaria com o Espírito Santo, mas também batizaria com o fogo eterno, como está em Mt 25:41.

.

Germano vc postou no blog alguns versículos com derivados da palavra ‘ódio’ onde em todas as bíblias que tenho encontro apenas da palavra ‘aborrecer’. Os sentidos não são diferentes? E os versículos que você citou prova que Ele não odeia o pecador e sim ‘aborrece’ aquilo que o pecador faz (pecado).

Não é o sentido que é diferente, as diferentes traduções é que alteram o sentido do texto bíblico. Procure uma Bíblia ACF – Almeida Corrigida Fiel, cujo texto é mais próximo dos originais e você verá a diferença.

“O SENHOR prova o justo; porém ao ímpio e ao que ama a violência ODEIA a sua alma.” (Salmos 11:5)

“Estas seis coisas o SENHOR ODEIA, e a sétima a sua alma ABOMINA: olhos altivos, língua mentirosa, mãos que derramam sangue inocente, o coração que maquina pensamentos perversos, pés que se apressam a correr para o mal, a testemunha falsa que profere mentiras, e O QUE SEMEIA CONTENDAS ENTRE IRMÃOS.” (Provérbios 6:16-19)

“Os loucos não pararão à tua vista; ODEIAS a todos os que praticam a maldade.” (Salmos 5:5)

“Como está escrito: Amei a Jacó, e ODIEI a Esaú.” (Romanos 9:13)

.

“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5:39” Jesus estaria insinuando: “Leiam todo o Antigo Testamento mas não aceitam os Dez Mandamentos, mesmo que eu tenha guardado o Sábado, como afirma Lucas 4:16”

Ótima a sua pergunta. Jesus não está insinuando nada, Ele está batendo na cabeça daqueles fariseus hipócritas e religiosos seguidores da lei que queriam matá-Lo porque Jesus Cristo não guardava o sábado. No mesmo capítulo, lemos no versículo 16: “E por esta causa OS JUDEUS PERSEGUIRAM A JESUS, E PROCURAVAM MATÁ-LO, PORQUE FAZIA ESTAS COISAS NO SÁBADO.” (João 5:16).

Como é possível você usar a Palavra de Deus de uma forma tão distorcida?

Veja que neste capítulo Jesus cura aquele homem enfermo já há 38 anos (v.5) e afirma, num dia de sábado (v.17): “E Jesus lhes respondeu: MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM.” (João 5:17)

Como pode alguém afirmar que Jesus “guardava” o sábado se o próprio Jesus Cristo disse em um dia de sábado: “MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM.” Isso é heresia, isso é dizer que Jesus Cristo não disse o que Ele disse. Isso é prevaricar. Isso é debochar da Palavra de Deus!!!!

Depois disso, temos no v.18: “Por isso, pois, os judeus AINDA MAIS PROCURAVAM MATÁ-LO, porque NÃO SÓ QUEBRANTAVA O SÁBADO, mas também dizia que Deus era seu próprio Pai, fazendo-se igual a Deus.”

E a partir daí, Jesus passa uma descompostura naqueles religiosos cegos e cumpridores da Lei que vai até o fim do capítulo. Nesse contexto, falando para aqueles fariseus é que Jesus diz em João 5:36-39 – “Mas EU TENHO MAIOR TESTEMUNHO DO QUE O DE JOÃO; porque as obras que o Pai me deu para realizar, as mesmas obras que eu faço, testificam de mim, que o Pai me enviou. E O PAI, QUE ME ENVIOU, ELE MESMO TESTIFICOU DE MIM. Vós nunca ouvistes a sua voz, nem vistes o seu parecer. E A SUA PALAVRA NÃO PERMANECE EM VÓS, PORQUE NAQUELE QUE ELE ENVIOU NÃO CREDES VÓS. Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter NELAS a vida eterna, e são elas que DE MIM testificam;”

Ou seja, os babacas ficavam querendo guardar leis e obrigações da lei e tinham na frente deles o próprio Filho de Deus falando com eles e não O reconheciam. Igualzinho ao que acontece nos dias de hoje, quando Jesus Cristo oferece a salvação PELA GRAÇA e alguns cegos insistem em cumprir mandamentos que nem são e nem foram para eles.

Fico embasbacado com a capacidade de algumas pessoas para ler a Bíblia e não enxergarem meio palmo na frente do nariz. Como é que você tem coragem de pegar um versículo que está num capítulo que afirma claramente em DUAS passagens que Jesus NÃO GUARDAVA O SÁBADO, e afirmar que aquele versículo ali, isolado do contexto, diz o exato oposto do que diz, sendo que no mesmo capítulo o próprio Jesus Cristo afirma: “MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM”? Reflita!

.

Lembremos de que o exemplo fala MUITO MAIS que as palavras… Se Cristo, os apóstolos e os demais judeus cristãos se reuniram no Sábado para adoração, será que eles guardavam o domingo ou acreditavam na abolição da Lei? Pense nisso com carinho. E toda a Bíblia é da autoria do Espírito Santo, não há como separá-la em Antigo e Novo Testamento, a não ser com fins didáticos.

Eu gostaria muito que você me explicasse o que significa “não há como separá-la em Antigo e Novo Testamento, a não ser com fins didáticos”, sendo que o próprio Deus, autor das escrituras a separou chegando ao ponto de ficar 400 anos em silêncio? O que você diz não faz o menor sentido.

E com relação a exemplo, acredito que tenha sido amplamente explicado na resposta anterior quando Jesus afirma claramente em um dia de sábado, alto e em bom som para que todos ouvissem: “MEU PAI TRABALHA ATÉ AGORA, E EU TRABALHO TAMBÉM”.

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório