Germano, li aquele seu post que fala da jarra e tal. Sério, é perfeito.. eu entendi melhor como é a vida. Tipo.. não dá pra virar um “super” cristão da noite pro dia, mas com o tempo e com dedicações a leitura da bíblia, junto com a oração.. da pra se tornar um cristão verdadeiro e não hipócrita.

Isso mesmo. Agora é se dedicar com seriedade ao estudo e leitura da Bíblia e jamais descuidar da vida de oração.

.

Germano, falei pra minha mãe que não tenho religião. Ela começou a brigar comigo e eu disse que era cristã. E ela disse que é a mesma coisa que evangélica (que é o que ela é). Não tem nada a ver né?

Existem diferenças, embora só Deus conheça o coração de cada um de nós. De uma maneira geral, evangélicos vão à igreja, enquanto cristãos são a Igreja.

.

Germano, nada do Antigo Testamento vale pra nós?

Tudo do Antigo Testamento vale para nós. A questão é: “Vale PARA QUÊ?”

Uma maneira objetiva de descobrirmos qual o sentido de um versículo ou passagem bíblica, é fazermos as seguintes perguntas em relação àquela passagem:

– QUEM disse isto?

– O QUE foi dito?

– QUANDO isto foi dito?

– COMO isto foi dito?

– ONDE isto foi dito?

– PORQUE isto foi dito?

– PARA QUEM isto foi dito?

Pegue, por exemplo, Êxodo 4:11-12 – “E disse-lhe o SENHOR: Quem fez a boca do homem? ou quem fez o mudo, ou o surdo, ou o que vê, ou o cego? Não sou eu, o SENHOR? Vai, pois, agora, e eu serei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar.”

As respostas seriam:

– Deus

– Vá e eu serei contigo e te direi o que falar quando chegar a hora. Confie.

– 2.000 anos antes de Cristo.

– Diretamente pelo próprio Deus.

– No deserto, onde estavam somente Deus e Moisés.

– Para que Moisés cresse na missão que Deus estava dando a ele.

– Para Moisés.

Portanto, as palavras que foram ditas para Moisés não valem para nós. Mas os princípios valem. Quais princípios?

1) Confie em Deus.

2) Não se preocupe com os detalhes, Deus cuida disso.

3) Quando Deus quer algo de uma pessoa, é complicado resistir (Jonas, lembra?)

4) Deus é paciente.

5) Deus é fiel.

O Antigo Testamento nos mostra muito do caráter de Deus e, principalmente, o Seu plano de salvação para a humanidade. Estudar e compreender as Escrituras é fundamental para entendê-los. Então, do Antigo Testamento tudo vale para nós. O que temos que descobrir é para quê.

.

Faz mais ou menos um mês que estou indo a igreja… gostaria de saber como faço pra aprender e crescer cada vez mais no Senhor…a ler a Palavra ? Tem uma ordem ? ou le-se aleatoriamente ?

Comece a ler a Bíblia pelos Evangelhos, no Novo Testamento. Leia primeiro o Evangelho de João, depois Marcos, Mateus e Lucas. Leia Atos dos Apóstolos e vá até o Apocalipse. Se achar de difícil interpretação, deixe o Apocalipse para o fim e inicie o Antigo Testamento pelo Gênesis e leia até Malaquias, que é o último livro do AT. Alguns livros como Ezequiel e Daniel, devido à sua linguagem e simbologia, vão precisar de um estudo posterior mais aprofundado para melhor compreensão, assim como o Apocalipse.

Importante: SEMPRE antes de ler, ore e peça entendimento ao Espírito Santo. Leia de 4 a 5 capítulos por dia e em mais ou menos um ano você terá lido toda a Bíblia. Também ore sempre antes de dormir, logo ao acordar e antes das refeições. E mantenha comunhão com pessoas cristãs. O resto Deus fará.

.

É normal sentir-se longe de Deus estando na igreja, em comunhão com Deus? Eu estou clamando muito a Jesus, por entendimento e sabedoria mas sabe aquelas sensações enquanto oramos? Não estou sentindo. Só alguns arrepios vez por outra.

“Arrepios”? “Estando” na igreja? “Aquelas sensações”? Olha só, cristãos não “estão” e nem “vão” à igreja. Os cristãos SÃO a Igreja. E quando oramos conversamos com Deus, só isso. Não tem nenhuma “sensação” diferente nem acontece nada de excepcional. Por favor, leia o post acompanhando com a sua Bíblia cada uma das citações para entender o que é a Igreja: http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja/

.

Olha, eu reconheço que não existe comunhão entre luz e trevas mas eu estou apaixonada por um amigo meu que não é cristão mas é totalmente correto, justo, só falta reconhecer a Jesus mesmo… Parece que ele está começando a gostar de mim… Já conversei com Deus mas não sei o que faço.

Sabe sim. Fica longe dele. Começa que ele nem deveria ser seu amigo. É duro mas é a verdade. Você não vai conseguir agradar a Deus se não fizer a vontade dEle. É difícil? Claro que é! Jesus disse que seria. Leia a Bíblia, ore muito e esqueça esse relacionamento. Confie em Deus, Ele sabe o que é melhor para você.

Ah! E quanto a “totalmente correto, justo”, só existe um. E não é o seu amigo. Leia Mateus 19:17

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório