Se nós temos q seguir a lei de Deus nós temos que pagar o dizimos, pois diz na Biblia qu nós devemos dar 10% do nosso salário,pois é uma forma de adorar a Deus,se não for 10% o pouco que você dá sendo de coração já está valendo… Concorda?

Nós não temos que seguir nenhuma lei. Somos salvos pela graça através da fé. Só, mais nada: Efésios 2:8 – “Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.”

Nós não temos que pagar dízimos e você não vai encontrar escrito em nenhum lugar da Bíblia “qu nós devemos dar 10% do nosso salário,pois é uma forma de adorar a Deus”. Muito pelo contrário, o que Jesus Cristo disse foi: “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” (João 4:23). Ou seja, adorar não tem absolutamente nada a ver com “dar dinheiro” para Deus.

Dízimo nunca foi dinheiro, nunca foi para Deus e nunca foi um ordem para qualquer um que não fosse judeu de uma das doze tribos de Israel que não a de Levi, pois a tribo dos Levitas era a que recebia os dízimos. Eles não tinham como se sustentar porque cuidavam exclusivamente da Tenda da Congregação e posteriormente do Templo em Jerusalém. Por isso, Deus destinou o dízimo, que era 10% do produto da agricultura e da pecuária (mantimentos e animais, portanto) produzidos pelas outras tribos, para o sustento dos Levitas.

Números 18:24 – “Porque os dízimos dos filhos de Israel, que oferecerem ao SENHOR em oferta alçada, tenho dado por herança aos levitas; porquanto eu lhes disse: No meio dos filhos de Israel nenhuma herança terão.”

Um pastor ou “igreja” que aceita ou cobra dízimos hoje, ou estão enganados, ou estão enganando você. Eu sei que é estranho, porque a maioria das pessoas nem sabe disso. Mas a maioria também não lê e muito menos estuda a Bíblia. Não é de admirar que sejam enganados.

.

1 Coríntios 9:13-14 Mateus 23:23 Malaquias 3:8 Malaquias 3:10 Provérbios 3:9 Salmos 96:8 2 Coríntios 9:7 Lucas 6:38 Deuteronômio 14:22 Números 18:21 Levítico 27:30-32 Gênesis 14:20 versiculos que falam sobre o dizimo.

I Corintios 9:13-14 – Paulo usa o exemplo dos Levitas, que comiam do que era ofertado pelas outras 11 tribos de Israel em forma de dízimo, para explicar que é lícito que quem anuncia o Evangelho viva do Evangelho. Não tem nada a ver com darmos dízimos.

Mateus 23:23 – Jesus Cristo se dirige aos fariseus criticando-os por dizimarem até sobre a menores ervas e plantas (hortelã, endro e cominho) e se esquecerem aquilo que era realmente importante: o juízo, a misericórdia e a fé. Não tem nenhuma aplicação prática para nós.

Malaquias 3:8 – Não tem nenhuma aplicação prática para nós. Leia o primeiro versículo de Malaquias: Malaquias 1:1 – “PESO da palavra do SENHOR CONTRA ISRAEL, por intermédio de Malaquias.”

Malaquias 3:10 – Não existe mais a casa do tesouro, o Templo de Jerusalém foi destruído no ano 70 quando os Romanos invadiram a cidade e incendiaram o Templo. Além do mais, hoje o único templo que existe é o corpo daquelas pessoas que são salvas e onde habita o Espírito Santo de Deus, o Templo do Espírito Santo. (1 Co 6:19). Portanto, não tem aplicação prática para nós.

Provérbios 3:9 – Este versículo se refere às primícias. Não tem nada a ver com o dízimo que era dado aos Levitas.

Salmos 96:8 – Não existem mais os “átrios” a que este versículo se refere. Nem oferenda. E nem isso tem a ver com dízimos.

II Corintios 9:7 – A referência acima é com relação à oferta, não tem nada a ver com dízimos.

Lucas 6:38 – “Dai, e ser-vos-á dado; boa medida, recalcada, sacudida e transbordando, vos deitarão no vosso regaço; porque com a mesma medida com que medirdes também vos medirão de novo.” Aqui você forçou mesmo…. o que teria isso a ver com dízimos?

Deuteronômio 14:2 – “Porque és povo santo ao SENHOR teu Deus; e o SENHOR te escolheu, de todos os povos que há sobre a face da terra, para lhe seres o seu próprio povo.” O que tem isso a ver com dízimo?

Números 18:21 – “E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação. “Levítico 27:30-32 É exatamente disso que eu estou falando. Dízimos nunca foram para Deus, nunca foram dinheiro e nunca foram para outro povo que não os judeus. É fácil de entender, né?

Gênesis 14:20 – “E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.” Eram despojos de guerra. Deu porque quis. E foi a única vez que deu. Não estava sob a lei a não tem nada a ver conosco.

Por mais que você tente, não vai encontrar nenhum respaldo bíblico para a aplicação do dízimo hoje. Tenho plena consciência de que é estranho porque a maioria não pensa assim. Mas a maioria também não pensava como Jesus.

.

Então qual tradução da bíblia você lê? Algumas das suas respostas parecem um pouco radicais. Me pareceu que você frequentava a “congregação cristã” ou outra congregação tradicional. Onde você costuma congregar? Na sua casa e na casa dos irmãos?

Em várias: ACF – Almeida Corrigida Fiel, ARA – Almeida Revista e Atualizada, ARC – Almeida Revista e Corrigida, NTLH – Nova tradução na linguagem de Hoje, NVI – Nova Versão Internacional, Bíblia de Jerusalém (católica), Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas (Testemunhas de Jeová), Bíblia Viva (na verdade, é uma paráfrase da Bíblia).

A ACF é a mais próxima do texto original. É a que eu geralmente uso.

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório