Já ouvi dizer que o Espírito Santo se move de varias formas e que existe a unção do choro, do riso e muitas outras. Isso é bíblico?

Isso não é bíblico. O que a Bíblia diz é que os salvos possuem a habitação do Espírito Santo. E só. I Corintios 3:16 – “Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus HABITA em vós?”

.

Se Deus perdoa e esquece dos nossos pecados, ele vai lembrar no dia do julgamento?

I Coríntios 6:2 – “Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?”

No dia do julgamento haverão apenas dois grupos de pessoas, os salvos, que vão julgar o mundo juntamente com Jesus, e os condenados. Pessoa salvas tem seus pecados apagados, lavados, limpos, anulados pelo sacrifício de Jesus. É isso o que significa o que está em I João 5:18 – “Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus NÃO PECA; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” Isso não significa que não cometemos pecados. Significa que os pecados que cometemos (e os que ainda vamos cometer) já foram pagos por Jesus. Uma pessoa salva, quando comete pecado, se arrepende na hora, pois o Espírito Santo que nela habita, a convence da justiça, do pecado e do juízo, conforme João 16:7-11 – “Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for, vo-lo enviarei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo. Do pecado, porque não creem em mim; da justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais; e do juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.”

.

Não existe o batismo no Espírito Santo, então o que aconteceu em Atos 2 e se algumas pessoas falam e língua quando “estão recebendo a manifestação do Espírito Santo” e caem, e pulam.. é fingimento delas?

Não existe isso de “manifestação do Espírito Santo”. O Espírito Santo de Deus HABITA os salvos. E quanto ao “batismo no Espírito Santo”, esse se deu uma única vez. Leia:

“Pois TODOS NÓS fomos batizados em UM ESPÍRITO, formando UM CORPO, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres, e todos temos bebido de um Espírito.” (I Corintios 12:13)

O batismo no Espírito Santo se deu um única vez no dia de Pentecostes (Atos 2) e formou esse corpo vivo que é a Igreja, ou seja, o conjunto de todos os salvos pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo desde o dia de Pentecostes até hoje. Os cristãos hoje são SELADOS com o Espírito Santo que passa a habitar os salvos:

“Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes SELADOS com o Espírito Santo da promessa.” (Efésios 1:13 )

Isso que chamam por aí de “manifestação do Espírito” na verdade é manifestação emocional. Leia os posts abaixo pois eles vão lhe ajudar a entender melhor:

O que é glossolalia?

Batismo com Espírito Santo

A Obra do Espírito Santo

Quando e como recebemos o Espírito Santo?

Podemos Sentir o Espírito Santo?

A habitação do Espírito Santo

Quem é O Espírito Santo?

.

Gosto de uma pessoa. Peço a Deus, para unir nossas vidas , porque ele me faz ser uma pessoa melhor do que eu tenho sido, ele pode fazer isto por nós mesmo? Não é uma pergunta bíblica, mas venho tentando ter entendimento disto a tempos. Não vejo melhor pessoa do que ti a me transmitir melhor resposta.

A melhor coisa e a coisa certa a ser feita é ler a Bíblia, estudar a Palavra de Deus, orar muito a respeito e ser paciente. Quem verdadeiramente pode nos fazer melhores é Deus através do Seu Espírito Santo. Busque em primeiro lugar fazer a vontade de Deus. Creia, Deus coloca as pessoas certas nas nossas vidas.

.

Então. Só tem o relato do dom de línguas na Bíblia, mas o de pular, dançar, gritar, sapatear. Tem algum relato bíblico sobre essas coisas?

Isso não tem nenhuma base bíblica. Leia a Bíblia. Comece pelos evangelhos. Ore sempre antes de ler pedindo entendimento ao Espírito Santo.

.

Por que Deus quer nos levar para o céu? Qual será a nossa função lá? No céu existe as mesmas coisas que nesse mundo, como escolas, trabalho…?

A Bíblia descreve o Céu como um lugar real. A palavra céu é mencionada 276 vezes apenas no Novo Testamento. As Escrituras se referem a três céus. O Apóstolo Paulo “foi arrebatado até ao terceiro céu”, mas foi proibido de revelar o que lá presenciou (2 Coríntios 12:1-9).

Se existe um terceiro céu, então também deve existir dois outros céus. O primeiro é geralmente chamado no Velho Testamento de firmamento, o qual aparece como um arco que cobre toda a terra. Esse é o céu que contém nuvens, a área onde os passarinhos voam. O secundo céu é o espaço interestelar, o qual é a residência de seres angélicos supernaturais e objetos celestiais (Gênesis 1:14-18).

O terceiro céu, cuja localidade não é revelada, é a residência do Deus Triúno. O plano de Deus é de encher o céu com os seguidores de Jesus Cristo. Não é de estranhar que a palavra céu é usada com o mesmo sentido que vida eterna! Jesus prometeu preparar um lugar para os Cristãos verdadeiros no céu (João 4:12). Céu também é o destino dos santos do Velho Testamento que morreram confiando na promessa de Deus de um Redentor (Efésios 4:8). Aquele que crê em Cristo não vai perecer, mas vai ter vida eterna (João 3:16).

O Apóstolo João foi muito privilegiado em ver e relatar sobre a cidade celestial (Apocalipse 21:10-27). João viu que o céu possui a “glória de Deus” (Apocalipse 21:11). Essa é a glória do Shekinah, quer dizer, a presença de Deus. Porque o céu não tem noite e o Senhor é a luz, o sol e a lua não serão mais necessários (Apocalipse 22:5).

A cidade é cheia do brilho de pedras preciosas e jaspes claros como os cristais. O céu tem 12 portas (Apocalipse 21:12) e 12 fundamentos (Apocalipse 21:14). O paraíso do Jardim do Éden é restaurado: o rio da água da vida corre livremente e a árvore da vida está disponível novamente, dando fruto mensalmente com folhas que são para “a cura dos povos” (Apocalipse 22:1-2). Por mais eloquente que João tenha sido em sua descrição do céu, a realidade do céu vai muito além do que um homem finito pode descrever (1 Coríntios 2:9). No entanto, podemos saber que o céu é mais real do que essa terra que um dia passará.

O Céu é um lugar de “não mais”. No Céu, não vai ter mais lágrimas, não mais dores e não mais sofrimento (Apocalipse 21:4). Não haverá mais separação porque a morte vai ser conquistada (Apocalipse 20:6). A melhor coisa sobre o Céu é a presença do nosso Senhor e Salvador. Estaremos face a face com o Cordeiro de Deus que tanto nos amou e Se sacrificou para que pudéssemos gozar de Sua presença por toda a eternidade.

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório