“Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da igreja, e orem sobre ele, ungindo-o [aleipho] com azeite em nome do Senhor; E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. (Tiago 5:14,15)” ENTAO A CURA É SÓ PARA OS APOSTOLOS????

Não adianta gritar. É claro que a cura foi só para os apóstolos. Você não sabe ler? Se sabe, não sabe interpretar.

> E a oração da fé salvará o doente – SALVARÁ!!!, ninguém disse curar, é salvar a alma.

> e o Senhor o levantará – e o Senhor (Deus, no caso) o levantará, exaltará, honrará. Novamente não se refere a qualquer tipo de cura física, mas da fidelidade de Deus.

> (e, como consequência) se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados. ESSA É VERDADEIRA CURA.

Ninguém está falando em curar doentes aqui. Entenda de uma vez por todas, não existem mais curas desde o tempo dos apóstolos, no primeiro século. Isso é invenção de enganadores, charlatães, apóstatas e hereges que enganam o povo porque vivemos em um país onde 75% das pessoas são analfabetas funcionais, não tem condições de interpretar o que leem, não sabem escrever e precisam de quem raciocine por elas. Por favor, sejamos sérios com a Palavra de Deus. Veja o versículo seguinte aos citados por você: Tiago 5:16 – “Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que SAREIS. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.” Você acha mesmo que Paulo está nos dizendo para orarmos uns pelos outros para que obtenhamos curas físicas? Paulo não está falando em cura física, mas cura da alma, salvação. Isso era o que Paulo fazia, pregar o Evangelho da graça de Deus. Acorda!

.

A cobra rastejar foi uma maldição de Deus sobre ela, dizendo lá “E tu rastejara” então ela não rastejava antes? Caminhava?

A Bíblia não diz.

.

Exemplo teu para explicar o que tu disse sobre “Depende muito do contexto”. Que exemplo na Bíblia temos que em um texto tem diferença, e em outro texto não tem diferença entre a Lei e os mandamentos? Isso.

Ah! Entendi. Vamos lá:

1) Exemplo de mandamento significando a mesma coisa que a lei: Êxodo 15:26
“E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.”

2) Exemplo de mandamento significando algo diferente da lei: Mateus 22:36-40
“Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. Este é o primeiro e grande mandamento. E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”

.

Aonde está escrito que Mc 16 foi somente para os apóstolos? Se foi pra eles apenas, para sinais e tal, onde está a base bíblica para isso?

Na Bíblia, claro! Faça o que eu disse, faça as perguntas: QUEM disse isso? O QUE foi dito? QUANDO foi dito? COMO foi dito? ONDE foi dito? PORQUE foi dito? PARA QUEM foi dito? Faça isso que vai ajudar você a entender.

.

Então se alguém estiver doente (fisicamente) e pedir oração, nem adianta orarmos? Se um filho está no hospital com câncer, por exemplo, apenas devemos aceitar?

Isso que você disse não tem nenhuma base bíblica e você sabe disso. Se alguém estiver doente fisicamente, ore para que as pessoas que cuidam daquele enfermo sejam guiadas por Deus. Ore para que a pessoa suporte a enfermidade. Não perca seu tempo orando e pedindo cura para Deus. A medicina está muito adiantada. E foi Deus que permitiu. Se Deus quer a pessoa sã, ela simplesmente não adoece. Simples assim. Chega dessa palhaçada de curas. sinais, maravilhas, coisas extraordinárias, Deus fazendo isso, Deus fazendo aquilo. Salvos possuem a habitação do Espírito Santo. É Deus EM NÓS. O que você quer mais?

.

A Lei não tem mais valor, foi abolida, então não preciso dar valor a muitos textos do AT, principalmente Leviticos, Deut, Numeros, Exodo…? É importante a leitura, mas não importa muito NE?

A lei tem um valor imenso: mostrar o nosso pecado e a nossa iniquidade. Sem a lei, como saberíamos o valor da graça? Toda a Bíblia é importante: II Timóteo 3:16-17 – “TODA A ESCRITURA é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”

E não foi só a Lei que foi abolida, todo o Velho Testamento foi: “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do VELHO TESTAMENTO, O QUAL FOI POR CRISTO ABOLIDO;” (II Corintios 3:14)

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório