Jó viveu na mesma época em que Noé?

Jó viveu provavelmente depois de Noé, porque todos os historiadores colocam o livro de Jó, cronologicamente, entre o Gênesis e o Êxodo. Depois de Noé, portanto.

.

Em Atos 2, li um termo que me chamou a atenção, mas não entendi bem seu significado… “Nos últimos dias, diz o Senhor…” Afinal, o que significa, de depois daquele derramar do Espírito Santo já sa passaram tantos anos?

Esse “últimos dias” é uma citação que foi feita por Pedro no dia de Pentecostes referindo-se ao profeta Joel: Joel 2:28 – “E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.”

.

Do que se trata a ”piedade” tão falada nos livros de Timóteo? O que quer dizer “piedade” no Novo Testamento?

As palavras piedade, piedoso(a) e piedosamente são encontradas mais de 40 vezes no Novo Testamento (RA2), e freqüentemente são mal-entendidas. A nossa palavra “piedade” vem do Latim, e tem dois sentidos: “1. Amor e respeito às coisas religiosas; religiosidade; devoção. 2. Pena dos males alheios; compaixão, dó, comiseração” (Novo Dicionário Aurélio, 2ª ed.). Na linguagem popular, e muitas vezes no Antigo Testamento, a palavra tem o segundo sentido e traz a idéia de compaixão. Mas, no Novo Testamento, o sentido normalmente é o primeiro, ou seja, devoção a Deus ou respeito às coisas religiosas.

Quando você encontra a palavra “piedade” ou “piedoso” na leitura do Novo Testamento, pense primeiro no sentido de devoção a Deus (temente a Deus) ou às coisas religiosas, e na santidade. Na maioria dos casos, essas definições vão comunicar melhor o sentido do original. Vamos ver alguns exemplos:

1 Timóteo 2:10 fala sobre “mulheres que professam ser piedosas”. A palavra grega aqui é theosebeia, que obviamente inclui Deus (theos) como o objeto da devoção. João 9:31 usa uma forma da mesma palavra, onde é traduzido “teme a Deus”.

Outras palavras gregas são traduzidas como piedade, piedoso e piedosamente, especialmente a palavra eusebeia e outras da mesma família. O sentido principal destas palavras é louvor, reverência ou devoção.

Veja como este entendimento esclarece alguns versículos. 2 Timóteo 3:12 diz que “Ora, todos quantos querem viver piedosamente em Cristo Jesus serão perseguidos.” O sentido de mostrar compaixão para com outras pessoas não se encaixa aqui (seremos perseguidos por mostrar compaixão?). Antes, os que demonstram reverência a Deus serão oprimidos. 1 Timóteo 3:16 diz que “grande é o mistério da piedade”, mas o versículo não fala de sentir dó para os outros. Fala, sim, dos motivos que temos para adorar a Jesus.

Enquanto os presbíteros devem mostrar compaixão e hospitalidade, a palavra “piedoso” (gr. hosios) em Tito 1:8 quer dizer santo, puro e devoto a Deus.

A nossa palavra “piedade” descreve os dois grandes mandamentos (Mateus 22:37-40), mas o sentido mais comum no Novo Testamento enfatiza o primeiro, “Amar a Deus”.

.

Choro em todos os cultos e quando não, acho que não senti nada. É errado pensar assim? Chorar em todo culto significa que tem algo errado?

Isso é muito pessoal, mas a Palavra de Deus diz;

I Corintios 14:33 – “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos.”

I Corintios 14:40 – “Mas faça-se tudo decentemente e com ordem.”

.

Em João 15:16 fala que não escolhemos Deus, mas é ele que nos escolhe. Ou seja, Deus que escolhe aquele que irá pro Céu?

Leia novamente o Capítulo com atenção e veja QUEM está dizendo isso, para quem e em que situação.

João 15:16 – “Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça; a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vo-lo conceda.”

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório