Quais eram os irmãos de Jesus?

Os irmãos de Jesus são mencionados em vários versículos da Bíblia. Mateus 12:46, Lucas 8:19 e Marcos 3:31 dizem que a mãe de Jesus e seus irmãos vieram vê-lO. A Bíblia nos diz que Jesus tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Judas (Mateus 13:55). A Bíblia também nos diz que Jesus tinha irmãs, mas não sabemos seus nomes ou a quantidade (Mateus 13:56). Em João 7:1-10, Seus irmãos vão para o festival, mas Jesus não vai com eles. Atos 1:14 descreve Seus irmãos e mãe orando com os discípulos. Depois, Gálatas 1:19 menciona que Tiago era irmão de Jesus. A conclusão mais natural dessas passagens é interpretar que Jesus tinha irmãos e irmãs sanguíneos.

Alguns Católicos Romanos acreditam que esses “irmãos” eram na verdade primos de Jesus. No entanto, em cada exemplo, a palavra grega específica para “irmão” é usada. Embora a palavra possa se referir a outros parentes, o seu significado normal e natural é irmão físico. Havia uma palavra grega para primo, mas ela nunca foi usada. Além disso, se eles fossem primos de Jesus, por que eles estariam tão frequentemente com Maria, a mãe de Jesus? Não há nada no contexto de Sua mãe e irmãos vindo visitá-lO que daria qualquer impressão de que não fossem os Seus meio-irmãos, de forma literal e do mesmo sangue.

Um segundo argumento da igreja Católica Romana é que os irmãos e irmãs de Jesus eram filhos de José de um casamento anterior, antes de casar-se com Maria. Uma teoria sobre José tem sido inventada, mas ela não tem qualquer suporte bíblico. Essa teoria acredita que ele era significantemente mais velho que Maria, tinha se casado anteriormente, tido vários filhos e ficado viúvo antes de se casar com Maria. No entanto, novamente, o problema com essa teoria é que a Bíblia não dá nenhuma impressão de que José tivera uma outra esposa antes de casar-se com Maria. Se José já tivesse pelo menos seis filhos antes de se casar com Maria, por que eles não são mencionados na sua viagem com Maria a Belém (Lucas 2:4-7), ou na sua viagem ao Egito (Mateus 2:13-15), ou na sua viagem de volta para Nazaré (Mateus 2:20-23)?

A Bíblia não nos dá nenhum motivo para acreditarmos que esses irmãos e irmãs não fossem verdadeiros filhos de José e Maria. Aqueles que se opõem à ideia de que Jesus tinha meio-irmãos e meio-irmãs fazem isso, não por sua leitura da Bíblia, mas por um conceito pré-concebido da virgindade perpétua de Maria, que é em si mesmo uma crença completamente contrária ao que a Bíblia ensina: “Contudo, não a conheceu, ENQUANTO ela não deu à luz um filho, a quem pôs o nome de Jesus” (Mateus 1:25). Jesus tinha meio-irmãos e meio-irmãs que eram filhos de José e Maria. Esse é o ensinamento claro e firme da Palavra de Deus.

.

Naquela passagem em que Jesus expulsa os demônios de um homem e eles pedem para irem para os porcos, Jesus concede essa vontade deles. Por que?

Misericórdia.

.

Germano, estou querendo colocar versículos da Bíblia no meu quarto, seria errado? Para que eu possa sempre lembrar de alguns e tal. Obrigada.

Encha a parede.

.

Não entendi esse negócio de que as mulheres devem ficar caladas na igreja, tipo.. literalmente? Eu sei que não podem ser pastoras, missionarias e tal.. mas como assim ficar caladas? O senhor pode me explicar por favor?

Antes de mais nada, leia o post Você realmente sabe o que é a Igreja? acompanhando na sua Bíblia cada uma das passagens ali mencionadas. Depois, leia todos os posts ali mencionados na relação que está no fim desse post. Quando você verdadeiramente entender o que é a Igreja e ler a Bíblia, entenderá porque as mulheres devem ficar caladas quando a Igreja está reunida em assembleia.

.

Como deve ser o dia-a-dia de um jovem cristão ?

Depende muito. Da idade, do local onde vive, do grupo familiar, se trabalha ou não, do ano em que está na escola ou faculdade, das obrigações que tem em casa, etc… De uma maneira geral, leitura da Bíblia, estudo bíblico, oração, comunhão com pessoas cristãs e testemunho de Jesus Cristo para as pessoas são o básico.

.

Germano, na minha bíblia de estudo diz que Natanael aparece como um dos discípulos em Jo 21.2, mas não está na lista dos doze apóstolos nos outros evangelhos ou em atos, alguns pensam que ele era o mesmo que Bartolomeu. Natanael era ou não discípulo?

Bartolomeu e Natanael são a mesma pessoa.

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório