Mateus 4:24, onde se cita na Bíblia sobre a cura de lunáticos, ou mentalmente doentes.

O que você perguntou foi: “Germano, o que a bíblia nos fala sobre pessoas mentalmente doentes e comprovadas clinicamente como loucos e até mesmo psicopatas?”

O que está em Mateus 4:24 é : “E a sua fama correu por toda a Síria, e traziam-lhe todos os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os endemoninhados, os lunáticos, e os paralíticos, e ele os curava.”

Entre o que está no versículo (os que padeciam, acometidos de várias enfermidades e tormentos, os lunáticos) e o que você perguntou (pessoas mentalmente doentes e comprovadas clinicamente como loucos e até mesmo psicopatas) tem uma distância enorme. Uma análise desse tipo só pode ser feita por um profissional da área. Comprovação clínica de doenças mentais só pode ser feita por profissionais. Consulte um.

.

Germano, seria errado por ser cristão eu ser doador de órgãos? Seria pecado isso?

A doação de órgãos é um procedimento médico moderno que não é especificamente mencionado na Bíblia. Algumas pessoas se opõem a ele simplesmente porque é “novo” e “diferente”, mas esta não é a base correta para julgar a questão. Deus deu ao homem a capacidade de pensar e inventar (veja Gênesis 4:20-22), e nunca condenou o progresso tecnológico em si.

O homem pode usar sua capacidade imaginativa para o mal. Quando o faz, é condenado por Deus (Gênesis 6:5). Mas ele também pode usar esta capacidade para o bem, como pode ser claramente visto em muitos modos de transporte que podem ser usados para espalhar o evangelho, sejam barcos ou carros da era do Novo Testamento, quer bicicletas, automóveis e aviões de nosso tempo.

Desde que e Bíblia não fala especificamente da doação de órgãos, precisamos aplicar os princípios que o Senhor ensina para julgar este método moderno de salvar vidas. Doar para o benefício de outros é sempre bom (Atos 20:35). Arriscar ou mesmo sacrificar a própria vida para salvar outra é visto como o mais elevado ato de amor (João 15:13)

A doação de órgãos é um ato de dar que raramente envolve risco para o doador, mas que pode servir para beneficiar grandemente o receptor. Em raros casos, uma pessoa viva pode ser chamada a doar um de um par de órgãos, ou tecido parcial de um órgão sadio para salvar a vida de um parente próximo. Se a doação do próprio braço direito ou o rim direito salvar a vida de seu filho, qual o pai amoroso que se recusaria? A forma da doação que é mais comum é usar o órgão de uma pessoa falecida para salvar ou melhorar a vida de uma pessoa viva. Um acidente de carro pode tirar a vida de um homem saudável cujo coração, fígado e outros órgãos podem ser usados para salvar vidas de outros. A decisão, enquanto vivo e saudável, de permitir tal doação é um ato de bondade e amor que beneficia um receptor desconhecido. O órgão que já não serve mais para a pessoa morta pode permitir a uma jovem mãe cuidar de seus próprios filhos, ou a uma criancinha chegar à idade adulta. Se, no fim de minha vida, meu coração puder bater em outro eito ou meus olhos puderem permitir a outro ver, que essa abençoada pessoa agradeça a Deus que deu ao homem a inteligência para desenvolver novos meios de salvar vidas.

.

Germano quando eu era criança, tinha MUITA fé em Deus e as coisas sempre colaboravam para o bem, hoje com mais maturidade não tenho tanta fé assim, ja duvido de muitas coisas e nada da certo. É normal isso? Me acostumei com as coisas do mundo e mudei?

Leia Mateus Capítulo 18.

.

A Paz! Eu leio a bíblia por conta própria, já tem um ano, mas eu sinto que aprendi pouca coisa! Acho que estou lendo na maneira errada… Como eu poderia ler corretamente, por qual livro posso começar?! Obrigada, Deus abençoe!

O melhor mesmo é começar pelos quatro evangelhos e terminar o Novo Testamento. Se achar difícil a leitura do Apocalipse, deixe para o final. Depois leia o antigo Testamento. Alguns livros, como Ezequiel e Daniel, por exemplo, exigirão um estudo mais aprofundado.

.

Profetizar sem Deus mandar, não seria ser um falso profeta? Ou profetizar que coisas vao acontecer e estas nao acontecem, não seria a confissao positiva?

Não existem mais profetas desde o primeiro século. E depois que a Bíblia ficou completa, Deus não manda dizer mais nada. Tudo o que Deus quer que saibamos está na Bíblia. Portanto, ninguém profetiza mais nada hoje em dia.

.

Germano, as pessoas são escolhidas para servir a Deus?? Tipo, se uma pessoa não for destinada a servi-lo não adiantaria esforços da pessoa e ela continuaria afastada de Deus?

Tiago 4:8 – “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós.”

.

Tenham um dia abençoado.

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório