Você perguntou como eu poderia afirmar que as coisas que Jesus diz nos evangelhos seriam para Israel e não para a Igreja. É claro que muitos dos princípios morais ensinados nos Evangelhos fazem parte da doutrina de Cristo, e servem também para a Igreja. Mas repare que mesmo a doutrina de Cristo traz princípios elementares que o escritor de Hebreus prefere deixar de lado para tratar de coisas mais avançadas e dirigidas à Igreja.

Estou me referindo a Hebreus 6:1-3 que diz: “Por isso, deixando os rudimentos da doutrina de Cristo, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento do arrependimento de obras mortas e de fé em Deus, e da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno. E isto faremos, se Deus o permitir.”. Esses “rudimentos” coincidiam com o que o Antigo Testamento ensinava aos judeus e Cristo também ensinou.

Nos Evangelhos o Senhor veio para o que era seu, o povo judeu, que não o recebeu. Ele então revelou muitas coisas que iriam acontecer, principalmente conectadas à sua rejeição e ao futuro do remanescente judeu fiel que, à semelhança daqueles que o haviam recebido quando veio aqui, iria esperar por ele quando viesse para reinar no futuro. Mas entre uma coisa e outra Jesus revela em Mateus 16 que edificaria a sua Igreja, uma promessa ainda futura em relação àquele momento.

Existem várias evidências do endereçamento dos evangelhos principalmente aos judeus, como esta em que ele diz claramente a que veio: “Eu não fui enviado senão às ovelhas perdidas da casa de Israel.” (Mt 15:24). Daí a instrução dada aos discípulos em sua missão evangelizadora: “Mas ide antes às ovelhas perdidas da casa de Israel” (Mt 10:6).

Mas o versículo que me vem à mente e indica claramente que existem duas classes distintas de pessoas mencionadas nos Evangelhos: Os discípulos de Jesus que representam o remanescente de judeus fiéis que irá esperar pelo Messias, e também a Igreja, que seria formada a partir de Atos 2 de judeus e gentios que teriam o Espírito Santo habitando em si e formariam a Noiva do Cordeiro.

No capítulo 12 de Lucas o Senhor menciona várias coisas relacionadas à vigilância, as quais são profeticamente dirigidas ao remanescente judeu que estará passando pela grande tribulação depois que a Igreja já tiver sido arrebatada para o céu.

Embora o sentido moral do que ele diz também possa valer para o cristão deste período da Igreja na terra, a fim de estar sempre atento ao Senhor que pode vir buscá-lo a qualquer momento, seu discurso não é especificamente dirigido à Igreja, e uma frase revela isso no versículo 36:

“E sede vós semelhantes aos homens que esperam o seu senhor, quando houver de voltar das bodas, para que quando vier, e bater, logo possam abrir-lhe.” (Lc 12:36).

Repare que o Senhor do servo estará voltando de um casamento, portanto só pode ser uma referência às bodas do Cordeiro que acontecerão no céu, quando a noiva, a Igreja, já tiver sido levada para lá no mínimo sete anos antes da vinda de Cristo para reinar sobre este mundo.

Portanto o Senhor levará a Igreja para o céu, se casará com ela e então voltará para julgar as nações e salvar o remanescente judeu que se converterá no período de sete anos entre o arrebatamento e a vinda de Cristo. Esses judeus deverão vigiar enquanto esperam, que é o que Jesus está ensinando no capítulo 12 de Lucas, para não serem surpreendidos pela vinda como se fosse um ladrão.

Por Mario Persona

Fonte: http://bit.ly/2BlLWYL

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Germano Luiz Ourique


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