Efésios 4:23 – “E vos renoveis no espírito da vossa mente;”

A pergunta lá no Formspring foi: “O que é renovar a mente?”

E a resposta foi: “Post no blog domingo, ok? Isso tem que ser muito bem detalhado. A sua pergunta vai ser o título do post. :)”

Imaginem uma jarra de água suja, barrenta, escura e totalmente imprópria para o consumo. Imaginaram? Agora você tem a seguinte tarefa: você tem que substituir a água da jarra. Mas não pode jogar fora a água que está lá dentro. Você também tem uma mangueira que lhe fornece uma fonte de água limpa que deve ser usada para substituir a água suja da jarra. O que fazer? Jogar água limpa dentro da jarra, que vai misturar agua suja com água limpa até que, depois de algum tempo, você terá a jarra contendo apenas água limpa. Ou quase. No início, a água limpa vai se misturar com a suja e quase não vai fazer diferença. Com o passar do tempo, água limpa e água suja vão transbordar jogando para fora da jarra a água limpa junto com água suja. Mas, como você está jogando SÓ água limpa lá dentro, inevitavelmente terá, depois de ter jogado dentro da jarra água limpa suficiente, a jarra cheia de água límpida e cristalina. Pode ficar algum resquício de sujeira, mas será praticamente imperceptível.

A jarra é o nosso cérebro, a água suja que temos lá dentro é a cultura do mundo e a fonte de água limpa, a mangueira que jorra água límpida e cristalina… isso mesmo! É a Palavra de Deus.

O nosso cérebro é abastecido diariamente com uma quantidade absurda de informações que são percebidas através dos nossos cinco sentidos: tato, visão, audição, paladar e olfato. A grande maioria de nós, em função da vida agitada que levamos, não “filtra” as informações que estão sendo armazenadas lá no nosso cérebro. Fazemos as coisas por hábito, costume, por imitação ou porque “todo mundo faz assim”, sem nos darmos conta de que aquelas informações vão determinar o que vamos pensar, que vão determinar as nossas ações que vão determinar os nossos resultados.

Quer descobrir como obter os mesmos resultados que uma determinada pessoa obtém? Descubra como essa pessoa PENSA. Isso faz toda a diferença. As ações são o resultado dos pensamentos. Por isso Paulo diz, em Efésios 4:22-24:

“Que, quanto ao trato passado, vos despojeis do velho homem, que se corrompe pelas concupiscências do engano; e vos renoveis no espírito da vossa mente; e vos revistais do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade.”

Ou seja, renovar a mente é um processo que exige foco, determinação seriedade, trabalho e esforço. É se tornar uma nova pessoa com uma nova mente.

Ao ler a Bíblia, principalmente os Evangelhos, olhamos para Jesus e O vemos totalmente focado na tarefa que estava realizando. Jesus pregava da manhã à noite, não tinha nem onde dormir, por vezes ficava sem comer por não ter tempo e ainda passava noites inteiras orando. Dedicou-se totalmente à pregação do Evangelho da graça de Deus por tres anos, nos quais conviveu intimamente com os doze apóstolos e com os seus discípulos. Não foi à toa que Ele pegou no sono ao atravessar o Mar da Galiléia em um barco mesmo em meio a uma tempestade. Seu alimento era fazer a vontade do Pai e nada mais importava a não ser anunciar o Evangelho e a chegada do Reino de Deus. E, através de um trabalho de infinito amor e bondade, implantar naquele grupo de homens rudes uma nova mentalidade, tornando-os novas criaturas. Jesus usou de milagres, parábolas, azorragues, muita paciência, palavras rudes e todo o amor que Deus pode ter por nós para nos deixar o maior presente do mundo: a salvação e a vida eterna com Ele para aqueles que o aceitam como SENHOR e salvador.

A questão é que muitas pessoas querem o Salvador mas não querem o Senhor. Aceitar o senhorio de Jesus Cristo pressupõe obedecê-lo, honrá-lo, respeitá-lo e estabelecer com Ele um relacionamento pessoal. Renovar a nossa mente é ter a Mente de Cristo, é pensar com Jesus pensou, é fazer as coisas como Ele fez (e maiores ainda), é andar como Ele andou, é amar como Ele amou. Veja o que diz Paulo em I Corintios 2:14-16:

“Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. Porque, quem conheceu a mente do SENHOR, para que possa instruí-lo? MAS NÓS TEMOS A MENTE DE CRISTO.”

Convertido, pensando como Jesus, vivendo como Jesus, agindo como Jesus, Paulo e os apóstolos tinham a Mente de Cristo. Portanto, renovar a mente, segundo a Bíblia, é ter a Mente de Cristo, é se tornar uma nova criatura através de uma obra sobrenatural do Espírito Santo de Deus em nossas vidas e que precisa ser permitida por nós. Renovar a mente é passar a pensar como Jesus, amando a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a nós mesmos. É entender que essa vida não é nem significa absolutamente NADA diante daquilo que nos foi preparado por Jesus, como está em I Corintios 2:9:

“Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, E não subiram ao coração do homem, São as que Deus preparou para os que o amam.”

Se você olhar para as coisas do mundo, vai encher a sua jarra de água suja e pensar como o mundo pensa. Se olhar para Jesus, ler e estudar a Bíblia, dedicar-se com amor e seriedade ao estudo da Palavra de Deus, vai encher a sua jarra de água limpa. E vai pensar com a Mente de Cristo e agir conforme a vontade de Deus.

É uma tarefa árdua, é verdade. O próprio Jesus disse em Lucas 13:24:

“Porfiai por entrar pela porta estreita; porque eu vos digo que muitos procurarão entrar, e não poderão.”

Isso é MUITO SÉRIO! Ao ler que MUITOS procurarão entrar e não poderão, fico a pensar: quem são esses muitos? Porque eles não são as pessoas do mundo, que são a grande maioria. Esses MUITOS são aqueles que aceitaram a Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador. São os que leem a Bíblia, vão à igreja, andam com outros crentes, levam uma vida até exemplar aos olhos da sociedade. Mas não tem a mente de Cristo, tem um pé no mundo, são amigos das coisas do mundo. Renovar a mente é amar o que Deus ama e odiar o que Deus odeia. Renovar a mente é limpar totalmente a água da jarra.

Você que está lendo este post e chegou até aqui, pense: você permite que o Espírito Santo de Deus renove a sua mente a cada dia? Você se afasta cada vez mais das coisas do mundo e se aproxima das coisas de Deus a cada dia? Você ama as coisas que Deus ama e odeia as coisas que Deus odeia cada vez mais? E, você lê a Bíblia orando TODOS os dias, permitindo assim que a Palavra de Deus preencha a sua mente e o seu coração com água límpida e cristalina, fundamental e necessária para a renovação da sua mente? Oro para que isso seja verdade na sua vida.

Que a paz de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja com todo o povo de Deus, hoje e sempre.

Em Cristo,

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Lethícia disse:

    A renovação da mente é um desafio diário mas para isso o Senhor nos deixou seu Espírito consolador. Post muito bem escrito e melhor: prático! É bom poder aplicar na nossa vida de maneira simples o que aprendemos.

    Paz do Senhor Irmãos.

  2. Miriã disse:

    Glória a Deus por esse post! Tremendo!! Desde ontem estou em oração por isso e foi muito edificante para mim ler essas palavras que o Senhor desenvolveu aqui através te você. Estou muito feliz em ler isso, muito mesmo! Obrigada Senhor porque eu te busco e te acho! Jesus é lindo e é uma fonte inesgotavel de amor, graça, felicidade…. Ele é tão maravilhoso, perfeito! Como é bom ter um amigo assim, ter alguém para querer ser igual e esse não ter defeitos! Aleluia!! Ele nunca erra e sempre nos surpriende com mais e mais da sua graça, generosidade, poder! Como eu amo esse Deus! O que seria de mim sem Jesus, sem o caminho, aem a verdade e sem a vida! Obrigada Senhor por me resgatar e fazer um milagre em mim. Eu te amo! Deus te abençoe poderosamente!!!

  3. germano disse:

    Obrigado pelos comentários, Miriã e Lethícia. Deus as abençoe grandemente. :)

  4. Sóstenes disse:

    Olá Germano, tudo bem? Acompanho seu blog a algum tempo, e recentemente muito tem mudado em minha vida para com Deus. Finalmente tomei vontade e comecei ler a bíblia, desde os 10 anos que tento isso mas nunca foi por curiosidade e mais por obrigação. Lendo sobre o batismo de Jesus, nao entendi duas coisas. Uma delas é (Mateus 3:15), sobre o que Jesus fala sobre cumprir a justiça e a outra é (Mateus 3: 17), a parte de uma voz dos céus dizia: “Esse é o meu Filho amado, em quem me comprazo” Poderia me explicar essa meditação?

  5. Gigia disse:

    Amei o post!Edificante como sempre…gosto mtoo dos SEUS posts Germano…traz mto conhecimento e interpretação sobre a palavra de Deus!Grata!
    A Paz!

  6. germano disse:

    Sóstenes,
    Parabéns! Bora ler a Bíblia. Vamos ao seu questionamento: a) Em Mateus 3:15, Jesus diz a João Batista que eles devem cumprir a justiça, ou seja, o que está escrito no que Jesus chamava a Lei e os Profetas. Que para nós hoje é o Antigo testamento. E em Mateus 3:17 é o próprio Deus e Pai de Jesus Cristo que diz para todo mundo ouvir: “Este é o meu Filho amado, em quem me comprazo.” Espero ter ajudado. Seja persistente e continue lendo cada vez mais. :)

  7. Luis Henrique disse:

    Mensagem tremenda, linda, sábia!!!
    Já indiquei a várias pessoas!

    Deus vos abençoe!

  8. germano disse:

    Luis Henrique,
    Obrigado. Deus o abençoe e a sua família. Paz!

  9. José Inácio disse:

    Reflexão bem nítida. Deus te abençoe, meu irmão! A cada dia eu estou tentando ocupar o lugar dos pensamentos mundanos com os pensamentos que me levam ao céu! Abraço! Paz de Deus!

  10. Jonathas Silva disse:

    Deus abriu minha mente com este texto tão divino, Deus continue lhe usando irmão pra nos abençoar com suas mensagens da glória.

  11. Carla disse:

    Acredito que você foi usado por Deus para escrever este post!era exatamente isso que eu precisava ler,obrigada. Que Deus continue lhe abençoando.

  12. germano disse:

    Carla,
    .
    Amém! Deus a abençoe e à sua família.

  13. Gleidson disse:

    Excelente texto, perfeita tradução ao relacionar a jarra de água com a nossa mente, era exatamente isso que eu precisava compreender

  14. Lima disse:

    Há alguns meses percebo que tenho mudado muito, aparentemente sem grandes motivos ou esforços da minha parte. Levava uma vida “normal”, achava q por acreditar em Deus e por não desejar nem fazer mal para as pessoas já fazia minha parte aqui no mundo e me considerava uma pessoa de bom coração e de bom caráter, acreditava de verdade q isso bastava. Fazia orações e lia a bíblia esporadicamente, bem como uma vez ou outra assistia a uma pregação. De repente foi nascendo em mim de maneira veloz e inexplicável uma curiosidade pelas coisas de Deus. Passei a gostar de ouvir músicas gospel e a leitura da Bíblia se tornou mais fácil e prazerosa. Parece que de um dia para o outro, foi tirada uma venda dos meus olhos e um tampão dos meus ouvidos, pq passei a enxergar a vida de outra maneira. Tive vergonha de muitas coisas q fiz no passado, pedi perdão a Deus em um choro desesperador de tanto q me sentia arrependido. Foi então q tive a certeza de q nunca alguém de bom coração pq várias e várias vezes tinha aborrecido, entristecido e envergonhado a Deus-Pai, a Jesus (pessoa mais linda q pisou aqui na terra) e ao Espírito Santo q presenciou tudo aquilo. Cada vez mais busco a Deus, mas as vezes bate um desânimo, as vezes ainda acho q ele n vira a face p mim, nem inclina seus ouvidos p me ouvir. Mesmo assim, decidi q nunca mais vou desistir dele. Cada dia q passa tenho menos interesse pelas coisas do mundo, deixei de ouvir músicas seculares, de ver tv, ir a barzinhos, shows etc. E quando digo q deixei, preciso dizer tbm q n sinto a menor falta dessas coisas. O q sinto falta verdadeiramente hoje é de n ter tido desde sempre um relacionamento c Deus, me arrependo muito de ter perdido tanto tempo longe dEle. Agradeço a Deus por tirar a venda dos meus olhos e o tampão dos meus ouvidos. Peço a Ele sabedoria e entendimento para conhecer mais da Sua Palavra. Esse post me abençoou Germano, muito obrigado a vc tbm. Q Deus te abençoe.

  15. germano disse:

    Lima,
    .
    Obrigado pelo comentário e pelo depoimento. Persista! Deus o abençoe e à sua família.

  16. Rebeca disse:

    Que post abençoado, foi muito edificante, me ajudou muito esse post e não vou parar de ler ele, Deus abençoe você e que ele continue te usando.
    abraço!

  17. Maria disse:

    Prezado Germano!
    Gostei muitooo do post e lendo os comentário, deparei-me com o do LIMA, que quanto mais eu lia, mais me identificava comigo mesma e minha história. Eu só tiraria a parte que ele diz que às vezes acha que Deus esqueceu dele… Eu não, eu sempre tive uma confiança convicta em Deus, apesar de só agora despertar em mim essa “sede” de Deus, da Trindade Santa! Acrescento aí só uma coisa que ainda consegue me deixar confusa: 56 anos de vida no catolicismo. Sou tão presa ao que me ensinaram a vida inteira, que não consigo desligar-me! Sempre fico confusa… Me oriente, me aconselhe, por favor!
    Obrigada!
    Deus o abençoe!

  18. germano disse:

    Maria,
    .
    Obrigado pelo seu comentário. A melhor e mais perfeita orientação que você poderá ter está justamente na Bíblia, na Palavra de Deus. Leia e estude a Bíblia. Aqui mesmo no blog você encontrará alguns posts que podem lhe ajudar. Deus a abençoe e à sua família.
    .
    Dê uma olhada nos posts abaixo:
    .
    http://leiaabiblia.blog.br/o-que-a-biblia-ensina-sobre-a-trindade/
    http://leiaabiblia.blog.br/o-que-e-o-canon-da-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/quem-foram-os-autores-dos-livros-da-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/como-aproveitar-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/a-biblia-tem-detalhes-insignificantes/
    http://leiaabiblia.blog.br/como-devo-estudar-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/a-biblia-e-relevante-para-os-dias-de-hoje/
    http://leiaabiblia.blog.br/8-maneiras-proveitosas-de-ler-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/5-dicas-para-entender-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/porque-voce-acredita-na-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/por-onde-comecar-para-entender-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/como-interpretar-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/como-estudar-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/e-a-biblia-verdadeiramente-a-palavra-de-deus/
    http://leiaabiblia.blog.br/o-que-e-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/saiba-como-estudar-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/como-foi-compilado-o-canone-da-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/por-que-devemos-ler-e-estudar-a-biblia/
    http://leiaabiblia.blog.br/onde-comeco-a-ler-a-biblia/

  19. andré disse:

    Belas palavras……

  20. Mozart disse:

    que o nosso Senhor Jesus Cristo continue abençoando e inspirando-o. Esses posts tem sido benção, e se há algo de útil no meu twetter, são os posts desse blog. Não desista, siga em frente. É um trabalho maravilhoso

  21. Juliana Nakata disse:

    Uma benção…mas tenho um problema não consigo ler a bíblia…e sei q é o único meio de intimidade com Deus.

  22. Ana disse:

    Deus é simplesmente incrível! A sua Fidelidade é tudo para mim!! Pastor, precisava MUITO ler isso hoje, e agora me sinto renovada, e com Paz no coração! Deus te abençoe como Propagador da Sua SANTA PALAVRA!! Aleluias! A Paz do Senhor Jesus!
    Aah, faltam três capitulo para eu terminar de ler o Novo Testamento! :-)

  23. Ivaneide disse:

    Olá, amei essa mensagem. Realmente nos tempos de hoje temos encontrado dificuldades em ler a biblia, pois é ela que vai renovar a nossa mente. Que Deus continue te usando com poder, fique na paz.

  24. Valéria Maia disse:

    Amém!!! Louvo a Deus pela mensagem, foi meu devocional de hj… Deus abençoe cada vez mais quem a publicou. Paz!!!

  25. FABIANO disse:

    Sabias palavras, amado. Que as mais ricas bençãos do Senhor Jesus esteja sobre ti e tua família.

  26. renato trindade disse:

    Uma boa palavra, que Deus te abençoe.

  27. Luiz Felipe disse:

    Ola, ótimo texto!!! Tenho uma dúvida quanto ao que é “as coisas do mundo e as coisas de Deus” e “as coisas que Ele odeia…”.

  28. amanda disse:

    muito bom o seu post amei me ajudou muuuito mesmo que Deus lhe abençoe eu vou levar a palavra aos Jovens e precisava de um assunto que pudesse tratar com eles e ser tratada benção de Deus

  29. sandro disse:

    Fui abençoado com essa leitura, no dia dos pais fiz essa leitura com minha esposa e filhos, creio nesse renovo em nossas vidas. Grato.
    Jesus Reina – Sandro

  30. Indiana disse:

    Irmão germano li esse pôster mas o que eu quero e que você ore pela minha alma e pela minha mente pois tenho medo dos meus pensamentos … Ore por mim irmão com a alma abatida ti clamo

  31. germano disse:

    Indiana,
    .
    Eu oro todos os dias pelos que acessam os perfis do Leia a Bíblia.

  32. samir disse:

    Olá querido irmão, seu post é uma benção,que Deus o abençoe, e que continue sendo instrumento de ensino nas mãos do Altíssimo , sempre digo a meus amigos que a internet é a arvore do bem e do mal plantada em nossa casa que é um jardim de Deus, nela exite coisas que dão vida e que matam, basta cada qual usar com sabedoria,ABRC

  33. Malaquias disse:

    a pergunta não foi respondida!

  34. leonardo disse:

    Palavras sabias e rica em sabedoria

  35. Ester Batalha disse:

    – Muito bom,me ajudou a compreender muito os desafios da mente Cristã, Estou pesquisando sobre o que a Bíblia diz sobre a mente Cristã, Pois esse assunto tem muito me interresado esses dias, Eu nem imaginava encontra este artigo, Obrigada!

  36. Renato disse:

    Parabenizo pelo simplicidade dos comentarios
    Que o bondoso deus lhe abençoe muitíssimo.

  37. Edite disse:

    Obrigada Germano .Este estudo veio esclarecer o que o Espírito santo temb pedido a mim …Deus o abençoe! !

  38. Flaviane Michele disse:

    Que sabedoria ein?
    Show
    Que Deus continue abençoando e prosperando

  39. Debora Lima disse:

    Prezados Leitores e autor do artigo, Deus busca verdadeiros adoradores. Esta descrição é tão real e tão imperceptível que muitos irmãos que até tem anos de evangelho não percebem. Pois já estão no engano. Viver sem a renovação da mente diariamente é um risco que levará a perdição. Por isso estar atentos é obrigação diária da noiva de Cristo, se manter acordado como as virgens prudentes é pensar como Cristo, estes são os escolhidos que subirão no dia do arrebatamento da Igreja.
    A Paz do Senhor!
    Shalom!

  40. marcelo disse:

    Gloria a Deus quantos testemunho de vida. Que palavra maravilhosa. Jesus te abençoe.

  41. Juliana disse:

    Bênção essa palavra

  42. Ricardo disse:

    Glórias a Deus pela sua vida, VC foi usado tremendamente. Abraço!

  43. Pedro Vinícius disse:

    Ótimo texto e nos passa de uma maneira clara como que devemos fazer, gostei demais.
    Antes de ontem eu fui batizado nas águas e quero viver somente para o Senhor.

    Toda honra e toda Glória a Deus !

  44. Daiane disse:

    Agora o meu caso só Deus pra ter misericordia eu me esfriei espiritualmente está dificil tirar os maus pensamentos só Jesus para me ajudar não consigo como eu faço para ouvir o Espirito Santo??

  45. germano disse:

    Daiane,
    .
    Leia a Bíblia.

  46. andré disse:

    Palavras perfeitas!!! Sei q apesar de toda esta imundice q este mundo produz vc deve focar e ser perseverante contra tudo isso….mas às vezes , me sinto mal e frustrado por me deixar influenciar por uma coisa ou outra negativa…. como é difícil se “imunizar” contra certas coisas desse mundo….enfim, sem hipocrisia, tenho q lutar contra minha fraqueza humana….lutar e lutar muito….e que Jesus me dê força! Amem!

  47. Wecio Augusto disse:

    Ótimas palavras

  48. rafael disse:

    exelente post Deus abençoe,muito esclarecedor…

  49. Rodrigo disse:

    Estudo lindo, obrigado!

  50. Janderson disse:

    Excelente post, estava a um tempo preparando uma ministraçao em cima de Romanos 12:1-2 e estava procurando entender os detalhes desses versiculos e foi muito edificande ler, Deus abençoe

  51. Eduardo disse:

    Deus sejas louvado hoje e sempre;renovar a mente é um trabalho da vida inteira;diariamente se encher do espirito de Deus pedindo sabedoria e luz para fazer a vontade do Pai;Irmão Germano continue não pare de escrever;falar e testemunhar desta palavra infalivel;Deus seja sempre um farol acezo em sua vida e familires.

  52. Hugo disse:

    Ótimo estudo!
    Que Deus continue usando você.

  53. Gabriella Costa Santo disse:

    Gostei muito deste texto, e estou buscando isso, uma mente renovada, estou lutando para isso e tenho certeza que o Espírito Santo vai me ajudar, nossa mente vai sendo contaminada pelo mundo, pelas informações e quando vamos ver, estamos contaminados. Eu preciso de uma mente renovada!

  54. Raymundo disse:

    Olá pastor fiquei muito feliz por ter encontrado os seus posts isso vai me ajudar muito pois estou passando por um momento difícil da minha vida cristã é a primeira vez que eu acesso o seu site vc explica de uma maneira que agente entende à um tempao que eu queria entender o que é renovação de entendimento agora sim eu entendi muito obrigado fiquei muito satisfeito Deus o abençoe vc e sua família

  55. Ray Cantanhede disse:

    Comentários maravilhosos

  56. Neemias paulo perai disse:

    Ao dono do blog que o ESPIRITO SANTO DE DEUS continue te revelando grandemente a sua palavra


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório