Sexta-feira Santa é a sexta-feira logo antes do domingo de Páscoa. É comemorada tradicionalmente como o dia em que Jesus foi crucificado. Se você está interessado em um estudo do assunto, consulte o nosso artigo que discute as diferentes posições sobre o dia em que Jesus foi crucificado. Supondo que Jesus foi crucificado e morreu em uma sexta-feira, devem os cristãos lembrar-se da morte de Jesus através da celebração da Sexta-Feira Santa?

A Bíblia não instrui os Cristãos a honrar um determinado dia em memória da morte de Cristo. No entanto, a Bíblia nos dá liberdade a fazer decisões sobre esses assuntos. Romanos 14:5 nos diz: “Um faz diferença entre dia e dia; outro julga iguais todos os dias. Cada um tenha opinião bem definida em sua própria mente.” Ao invés de lembrar-nos da morte de Cristo em um determinado dia, uma vez por ano, a Bíblia nos ensina a celebrar a morte de Cristo através da Ceia do Senhor. I Coríntios 11:24-26 declara: “… fazei isto em memória de mim … Porque, todas as vezes que comerdes este pão e beberdes o cálice, anunciais a morte do Senhor, até que ele venha.”

Por que a Sexta-Feira Santa é conhecida como “da Paixão”? O que as autoridades judaicas e romanas fizeram com Jesus definitivamente não foi algo bom (veja Mateus capítulos 26-27). No entanto, os resultados da morte de Cristo são muito bons e demonstram a grande Paixão de Deus por nós! Romanos 5:8 diz: “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores.” I Pedro 3:18 nos diz: “Pois também Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus; morto, sim, na carne, mas vivificado no espírito.”

Algumas igrejas Cristãs celebram a Sexta-Feira Santa com alguns eventos especiais, enquanto outras fazem seus cultos mais simples do que o normal através de hinos solenes, orações de agradecimento, mensagens que têm como tema o sofrimento de Cristo por nossa causa e através da observância da Ceia do Senhor. Quer ou não os cristãos escolham “celebrar” a Sexta-Feira Santa, os acontecimentos daquele dia devem estar sempre em nossas mentes porque a morte de Cristo na cruz é o acontecimento fundamental da fé Cristã.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Sexta-Feira-Santa.html

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Messias Samuel disse:

    Bem, alguns até falam no dia de descanso. Sexta-feira ao por-do-sol deixa de ser sexta-feira e passa a ser sábado, e este dura até o por-do-sol. É fácil entender, mas a questão que se coloca por trás é: Se Jesus morreu na sexta, descansou no sábado e só no domingo ressuscitou, qual dia deve ser considerado mais especial que outros? sexta, sábado ou domingo? Pra mim há relevância sim, já que os dias, desde Gênesis, têm sua importância.

  2. giuly disse:

    obrigada eu fiz meu trabalho com este conteudo!

  3. Juliana disse:

    Jesus morreu por nós por amor, foi cruxificado, morto e ressucitado, desceu a mansão dos mortos nos dias em que ainda não havia ressucitado para anunciar que Ele é o Senhor, quem acreditou em suas palavras foram para o céu, pois Jesus nos deu o presente de salvação – o céu, quando morreu por nós, destruindo as amarras do pecado, nos dando por misericórdia divina a promessa de vida eterna. Pela paixão e morte de Cristo, Ele nos concedeu a graça de sermos chamados de Filhos de Deus pela adoção que clama pelo Pai – “Abba pai”, pelo seu sangue na cruz temos acesso ao Reino da Glória, a salvação, e a vida eterna no céu juntamente com todos aqueles que por misericórdia divina e devoção a Jesus foram chamados ao seu reino de amor – os santos, Maria, os anjos e arcanjos de Deus. Todos somos chamados a santidade com Cristo, a ser santos!
    Graça e paz a Todos

  4. Milene disse:

    Na verdade não se comemora somente na sexta feira santa a morte e no domingo a ressurreição de cristo, devemos comemorar e idolatrar a cristo ,todos os dias. Ele morreu por nós , por amor , por misericórdia. Devemos amar e busca a cristo tds os dias sem sessar . Porque devemos as nossas vidas a ele. Deus nos livrou do pecado, da chave do pecado que o diabo tinha nas mãos . Se cristo nao se entregasse a cruz, hj seriamos eternamente escravos do diabo. Quando cristo morreu , abriu as portas da cadeia do pecado e nos deu o livre arbítrio para escolhermos entre o amor e o ódio. Infelizmente ainda existem muitas pessoas que nao tem esse entendimento, e continuam no pecado e ignorando a Deus e o que ele fez por nós, pelo amor dele por nós, ele entregou se filho a cruz,para nos livrar dela.

  5. layza disse:

    #Muito obrigado ,por estas informações.
    Valeu mesmo .
    A paz de cristo#

  6. layza disse:

    MUITO OBRIGADO .
    A paz de cristo#

  7. ilzete disse:

    estas informacoes sao de muita importancia para quem tem interesse de saber mais sobre a palavra de Deus. Paz de cristo..

  8. gabriel disse:

    q legal vamos ler mais

  9. Missionario Manoel disse:

    6ª feira santa, porque não sábado, domingo em fim todos os dias santos, pois é a nossa mente voltada em tudo aquilo que Jesus Fez uma vez por cada de nós.

  10. Josenildo disse:

    Que nesse dia de hoje possamos comemorar a paixão de Cristo com muito amor , paz e alegria reconhecendo que este homem morreu pra nos dá a vida que o seu sacrifício no calvário por nós foi uma uníca vez que farcamos o melhor pra ele nesse dia a paz do senhor pra todos em nome de Jesus.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório