A Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição). Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo. Semana Santa é descrita em Mateus capítulos 21-27; Marcos capítulos 11-15; Lucas capítulos 19-23 e João capítulos 12-19. A Semana Santa começa com a entrada triunfal de Jesus no Domingo de Ramos, montado em um jumento, assim como profetizado em Zacarias 9:9.

A Semana da Paixão continha vários eventos memoráveis. Jesus purificou o Templo pela segunda vez (Lucas 19:45-46), então disputou com os fariseus a respeito de Sua autoridade. Depois disso, Ele fez o Seu Discurso das Oliveiras sobre o fim dos tempos e ensinou muitas coisas, incluindo os sinais de Sua segunda vinda. Jesus comeu a sua Última Ceia com os discípulos no Cenáculo (Lucas 22:7-38), depois foi para o jardim de Getsêmani para orar enquanto esperava que a Sua hora chegasse. Foi aqui que Jesus, depois de ter sido traído por Judas, foi preso e levado para os julgamentos diante de vários sacerdotes, Pôncio Pilatos e Herodes (Lucas 22:54-23:25).

Após os julgamentos, Jesus foi açoitado nas mãos dos soldados romanos. Em seguida, foi forçado a carregar o Seu próprio instrumento de execução (Cruz) pelas ruas de Jerusalém, ao longo do que é conhecido como a Via Dolorosa (caminho das Dores). Jesus foi então crucificado no Gólgota no dia antes do sábado, foi sepultado e permaneceu no sepulcro até domingo, um dia depois do sábado, e, em seguida, gloriosamente ressuscitou.

Esse tempo é conhecido como Semana Santa porque foi quando Jesus Cristo realmente revelou a Sua paixão por nós através do sofrimento pelo qual voluntariamente passou a nosso favor. Qual deve ser a nossa atitude durante a Semana Santa? Devemos ser fervorosos em nossa adoração a Jesus e em nossa proclamação de Seu Evangelho! Assim como Ele sofreu por nós, igualmente devemos estar dispostos a sofrer para poder segui-Lo e proclamar a mensagem de Sua morte e ressurreição.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Semana-da-Paixao.html

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Muito explicativo o texto, mas seria interessante, se tu explicasse o porquê dos católicos não comerem carne nesse tempo! :)

  2. Tiago Lima disse:

    É um costume religioso apenas, nem a semana e nem as pessoas são santas.

  3. Tomei a liberdade de republicar este texto em meu blog (citamos fonte), qualquer coisa aguardo comentários. verdadexpressa.blogspot.com

  4. Bianca Andrade disse:

    O texto é muito interessante, e explica maravilhosamente sobre a semana santa.
    E fica a dica para algumas pessoas:
    A vida não é perfeita, mas acho que devemos tentar melhora-la, então pode até ser um costume antigo, mas é melhor faze-lo do que ficar sentado escrevendo( criticando) que nem a semana e nem as pessoas são santas!

    Kisu

  5. Francklenno Oliveira disse:

    Olá os católicos não comem carne na semana santa não por obrigação , assim como um costume como forma de sacrifício a Deus, jejuando para nos tocarmos um pouco de tudo q Ele fez por nós..

  6. Francy disse:

    Gostei muito.

  7. Matheus disse:

    Ouçam o que o Senhor diz a vocês, ó comunidade de Israel!
    Assim diz o Senhor: “Não aprendam as práticas das nações nem se assustem com os sinais no céu, embora as nações se assustem com eles.
    Os costumes religiosos das nações são inúteis
    Jeremias 10:1-3

  8. Roberto C. disse:

    PARABÉNS, BELO TEXTO
    QUE ESTA SEMANA SANTA JESUS POSSA NASCER DE NOVO EM NOSSO CORAÇÕES, TRAZENDO ESPERANÇA E AMOR ENTRE OS HOMENS.
    DEUS ABENÇÕE A TODOS
    ROBERTO C.

  9. Ernesto disse:

    Acreditam no nosso salvador jesuis cristo, foi e sempre sera o grande rei.

  10. Pablo disse:

    Afinal, onde esta na escritura que nao devemos comer carne em um dia especifico? Porque se for invensão de Homens como inventaram a um templo pequeno dizendo assim q essa é a Igreja que Deus habita! Eu simplismente ignoro.

  11. Pablo disse:

    Entao quer dizer que os catolicos nao acham suficiente ou muto facil, somente crer no messias, amar o Pai e o proximo, criando assim regras religiosas e suas próprias obras? Me pergunto se nao seria isso o anticristo? Pois a Lei do Messias nosso salvador é muito simples. Essas religioes de hj em dia só ocupam a mente das pessoas, nao deixando elas veêm a verdade. Quer um conselho vao ler as escrituras.

  12. WELLINGTON JÚNIOR CONSOLIDAR disse:

    Uma ótima semana santa e que deus pai abençoe a todos nós…

  13. fabio disse:

    Semama santa,deveria ser todas,viver uma vida de santificacao,ou pelo menos tentamos. Nao comer,nao beber,quero lembrar que Jesus pagou por tudo. Vivamos hoje como se Ele voltasse agora.

  14. o texto tem uma boa explicação pra quem nao conhece a verdadeira historia le este texto e conhece um pouco gostei

  15. jake disse:

    adorei esses tesxtos sao muito bons para as leituras da catequese

  16. marta disse:

    Meu fico aqui a pensar caro pablo se voce realmente pensa assim ou se influencia pois se o proprio Cristo viveu a tradição judaica vivendo a pascoa e dando o exemplo porque não podem fazer o mesmo

  17. Michel Silva disse:

    Não comer carne na “Semana Santa” é uma pratica religiosa! Lembrem-se, foram os religiosos que mataram Jesus e em varias passagens da Biblia Deus afirma não gostar dos religiosos. Não seja religioso! Não siga nenhuma religião! O Evangelho é a Palavra de Deus, nele esta todas as respostas. Siga somente a Jesus, pois, alem de ser o unico intercessor, Ele não é religião, e não fundou nenhuma religião. Leia a Biblia!


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório