A Semana da Paixão (também conhecida como Semana Santa) é o tempo desde o Domingo de Ramos até o Domingo de Páscoa (domingo da Ressurreição). Semana Santa é assim chamada por causa da paixão com que Jesus voluntariamente foi à cruz para pagar pelos pecados de Seu povo. Semana Santa é descrita em Mateus capítulos 21-27; Marcos capítulos 11-15; Lucas capítulos 19-23 e João capítulos 12-19. A Semana Santa começa com a entrada triunfal de Jesus no Domingo de Ramos, montado em um jumento, assim como profetizado em Zacarias 9:9.

A Semana da Paixão continha vários eventos memoráveis. Jesus purificou o Templo pela segunda vez (Lucas 19:45-46), então disputou com os fariseus a respeito de Sua autoridade. Depois disso, Ele fez o Seu Discurso das Oliveiras sobre o fim dos tempos e ensinou muitas coisas, incluindo os sinais de Sua segunda vinda. Jesus comeu a sua Última Ceia com os discípulos no Cenáculo (Lucas 22:7-38), depois foi para o jardim de Getsêmani para orar enquanto esperava que a Sua hora chegasse. Foi aqui que Jesus, depois de ter sido traído por Judas, foi preso e levado para os julgamentos diante de vários sacerdotes, Pôncio Pilatos e Herodes (Lucas 22:54-23:25).

Após os julgamentos, Jesus foi açoitado nas mãos dos soldados romanos. Em seguida, foi forçado a carregar o Seu próprio instrumento de execução (Cruz) pelas ruas de Jerusalém, ao longo do que é conhecido como a Via Dolorosa (caminho das Dores). Jesus foi então crucificado no Gólgota no dia antes do sábado, foi sepultado e permaneceu no sepulcro até domingo, um dia depois do sábado, e, em seguida, gloriosamente ressuscitou.

Esse tempo é conhecido como Semana Santa porque foi quando Jesus Cristo realmente revelou a Sua paixão por nós através do sofrimento pelo qual voluntariamente passou a nosso favor. Qual deve ser a nossa atitude durante a Semana Santa? Devemos ser fervorosos em nossa adoração a Jesus e em nossa proclamação de Seu Evangelho! Assim como Ele sofreu por nós, igualmente devemos estar dispostos a sofrer para poder segui-Lo e proclamar a mensagem de Sua morte e ressurreição.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Semana-da-Paixao.html

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Muito explicativo o texto, mas seria interessante, se tu explicasse o porquê dos católicos não comerem carne nesse tempo! :)

  2. Tiago Lima disse:

    É um costume religioso apenas, nem a semana e nem as pessoas são santas.

  3. Tomei a liberdade de republicar este texto em meu blog (citamos fonte), qualquer coisa aguardo comentários. verdadexpressa.blogspot.com

  4. Bianca Andrade disse:

    O texto é muito interessante, e explica maravilhosamente sobre a semana santa.
    E fica a dica para algumas pessoas:
    A vida não é perfeita, mas acho que devemos tentar melhora-la, então pode até ser um costume antigo, mas é melhor faze-lo do que ficar sentado escrevendo( criticando) que nem a semana e nem as pessoas são santas!

    Kisu

  5. Francklenno Oliveira disse:

    Olá os católicos não comem carne na semana santa não por obrigação , assim como um costume como forma de sacrifício a Deus, jejuando para nos tocarmos um pouco de tudo q Ele fez por nós..

  6. Francy disse:

    Gostei muito.

  7. Matheus disse:

    Ouçam o que o Senhor diz a vocês, ó comunidade de Israel!
    Assim diz o Senhor: “Não aprendam as práticas das nações nem se assustem com os sinais no céu, embora as nações se assustem com eles.
    Os costumes religiosos das nações são inúteis
    Jeremias 10:1-3

  8. Roberto C. disse:

    PARABÉNS, BELO TEXTO
    QUE ESTA SEMANA SANTA JESUS POSSA NASCER DE NOVO EM NOSSO CORAÇÕES, TRAZENDO ESPERANÇA E AMOR ENTRE OS HOMENS.
    DEUS ABENÇÕE A TODOS
    ROBERTO C.

  9. Ernesto disse:

    Acreditam no nosso salvador jesuis cristo, foi e sempre sera o grande rei.

  10. Pablo disse:

    Afinal, onde esta na escritura que nao devemos comer carne em um dia especifico? Porque se for invensão de Homens como inventaram a um templo pequeno dizendo assim q essa é a Igreja que Deus habita! Eu simplismente ignoro.

  11. Pablo disse:

    Entao quer dizer que os catolicos nao acham suficiente ou muto facil, somente crer no messias, amar o Pai e o proximo, criando assim regras religiosas e suas próprias obras? Me pergunto se nao seria isso o anticristo? Pois a Lei do Messias nosso salvador é muito simples. Essas religioes de hj em dia só ocupam a mente das pessoas, nao deixando elas veêm a verdade. Quer um conselho vao ler as escrituras.

  12. WELLINGTON JÚNIOR CONSOLIDAR disse:

    Uma ótima semana santa e que deus pai abençoe a todos nós…

  13. fabio disse:

    Semama santa,deveria ser todas,viver uma vida de santificacao,ou pelo menos tentamos. Nao comer,nao beber,quero lembrar que Jesus pagou por tudo. Vivamos hoje como se Ele voltasse agora.

  14. o texto tem uma boa explicação pra quem nao conhece a verdadeira historia le este texto e conhece um pouco gostei

  15. jake disse:

    adorei esses tesxtos sao muito bons para as leituras da catequese

  16. marta disse:

    Meu fico aqui a pensar caro pablo se voce realmente pensa assim ou se influencia pois se o proprio Cristo viveu a tradição judaica vivendo a pascoa e dando o exemplo porque não podem fazer o mesmo

  17. Michel Silva disse:

    Não comer carne na “Semana Santa” é uma pratica religiosa! Lembrem-se, foram os religiosos que mataram Jesus e em varias passagens da Biblia Deus afirma não gostar dos religiosos. Não seja religioso! Não siga nenhuma religião! O Evangelho é a Palavra de Deus, nele esta todas as respostas. Siga somente a Jesus, pois, alem de ser o unico intercessor, Ele não é religião, e não fundou nenhuma religião. Leia a Biblia!

  18. Ryan Erick Araujo Da Silva disse:

    A Semana Santa comemora a saída dos judeus pra terra prometida. Meu professor mim falo hoje na escola.

  19. Jhon Lenon disse:

    “Michel Silva e Pablo”, realmente! não comer carne é uma pratica religiosa, más fazem isso como um sacrifício pelo sacrifício que Jesus fez por nós, assim como jejuar, passar a noite louvando e tal, não é algo que esta escrito na bíblia e que devemos seguir!! algumas comemorações/Sacrifícios são para lembrar do sacrifício de Deus para comnós.

    Michel Silva disse que Deus afirma não gostar dos religiosos. min mostre essa passarem, porque até hoje nunca avia ouvido falar dela, e se não existissem religiosos provavelmente nem acreditaríamos em Deus quanto mais ler as escrituras, pois se não fossem as religiões para nos cobrar/mostrar o caminho/nos repreender nos pecados cometidos, não leríamos a bíblia, sendo também as religiões que nos influencia a ler a bíblia. e mais, se Deus não gosta de religiosos, então por que Jesus expulsou os comerciantes da igreja dizendo que aquela era a casa do pai(Deus)? a igreja é lugar de religioso! não é?

    olha, eu não defendo nenhuma religião específica, como você disse, Jesus não fundou nenhuma religião!!! até por que, Quando Jesus nasceu, já existia a religião, tanto que quando pequeno, Jesus foi a igreja e os sacerdotes ficaram maravilhados com ele pelo conhecimento tinha para com o pai(Deus).

    Pablo disse que a igreja cria regras religiosas e que as religiões de hoje em dia não deixam as pessoas verem a verdade.
    volto a dizer que não comer carne não é algo deixado por Jesus/Deus, são apenas sacrifícios que se faz pelo sacrificio que Jesus fez,.

    agora, qual verdade que a igreja não deixa as pessoas verem?
    a verdade de que o mundo tá afundado em corruptos, assassinatos, roubos, e etc.?
    ou a verdade daquilo que está na bíblia?
    Paulo e Michel Silva, pela forma com que falam, acredito que não vão a igreja muito menos seguem qualquer religião!!! porque se fossem, veriam qua a igreja esta o tempo todo nos chamando para adorar a cristo, louva-lo e glorifica-lo, ler a bíblia, nos mostrando o tempo todo o que Jesus/Deus fez por nós, o que ele ainda há de fazer, tá o tempo todo pedindo para não pecarmos.

    um abraço e fiquem com Deus!!!

  20. germano disse:

    Jhon Lenon,
    .
    Não existe mais sacrifício depois do sacrifício de Jesus. Ele já fez todo o sacrifício necessário.
    .
    Jejuar e passar a noite louvando é bíblico:
    a) “Então, chegaram ao pé dele os discípulos de João, dizendo: Por que jejuamos nós e os fariseus muitas vezes, e os teus discípulos não jejuam? E disse-lhes Jesus: Podem porventura andar tristes os filhos das bodas, enquanto o esposo está com eles? Dias, porém, virão, em que lhes será tirado o esposo, e então jejuarão.” Mateus 9:14-15
    b) Jesus orava noites inteiras; o que faz você pensar que pode orar menos?
    .
    Deus ODEIA religiosos:
    “Mas ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que fechais aos homens o reino dos céus; e nem vós entrais nem deixais entrar aos que estão entrando. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que devorais as casas das viúvas, sob pretexto de prolongadas orações; por isso sofrereis mais rigoroso juízo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que percorreis o mar e a terra para fazer um prosélito; e, depois de o terdes feito, o fazeis filho do inferno duas vezes mais do que vós. Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: o ouro, ou o templo, que santifica o ouro? E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Insensatos e cegos! Pois qual é maior: a oferta, ou o altar, que santifica a oferta? Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; e, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; e, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas. Condutores cegos! que coais um mosquito e engolis um camelo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que limpais o exterior do copo e do prato, mas o interior está cheio de rapina e de iniqüidade. Fariseu cego! limpa primeiro o interior do copo e do prato, para que também o exterior fique limpo. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniqüidade. Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que edificais os sepulcros dos profetas e adornais os monumentos dos justos, e dizeis: Se existíssemos no tempo de nossos pais, nunca nos associaríamos com eles para derramar o sangue dos profetas. Assim, vós mesmos testificais que sois filhos dos que mataram os profetas. Enchei vós, pois, a medida de vossos pais. Serpentes, raça de víboras! Como escapareis da condenação do inferno?” Mateus 23:13-33
    Obs.: Jesus é Deus e os fariseus eram os religiosos da época.
    .
    A Igreja só passou a existir a partir do dia de Pentecostes (Atos 2), depois que Jesus Cristo já havia morrido, ressuscitado e subido aos céus. O próprio Jesus nunca fez parte da Igreja quando esteve aqui na terra pelo simples fato de que a Igreja não existia.
    Portanto, Jesus NÃO expulsou comerciantes da igreja e sim do Templo, que não tem absolutamente nada a ver com a Igreja. E os sacerdotes ficaram maravilhados com o conhecimento de Jesus no TEMPLO, jamais na igreja até porque a Igreja não é um prédio.
    .
    Sinceramente recomendo a você que leia e estude a Bíblia. Você não sabe o que é a Igreja. Leia aqui no blog o post http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório