A coisa mais difícil a respeito do conceito cristão da Trindade é que não há maneira de explicá-lo adequadamente. A Trindade é um conceito impossível de ser totalmente compreendido por qualquer ser humano, quanto mais explicado. Deus é infinitamente maior do que nós, por isso não devemos esperar que sejamos capazes de compreendê-Lo totalmente. A Bíblia ensina que o Pai é Deus, que Jesus é Deus e que o Espírito Santo é Deus. A Bíblia também ensina que há um só Deus. Mesmo podendo compreender alguns fatos sobre a relação das diferentes pessoas da Trindade umas com as outras, no geral, a Trindade é incompreensível à mente humana. Entretanto, não significa que não seja verdade ou fora dos ensinamentos da Bíblia.

Ao estudar este assunto, lembre-se de que a palavra “Trindade” não é usada nas Escrituras. Este é um termo usado em uma tentativa de descrever o Deus triúno, e o fato de haver 3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus. Compreenda que DE JEITO ALGUM se sugere aqui que haja 3 Deuses. A Trindade é 1 Deus feito de 3 pessoas. Não há nada errado em usar o termo “Trindade”, mesmo que esta palavra não se encontre na Bíblia. É mais prático dizer a palavra “Trindade” do que dizer “3 pessoas co-existentes e co-eternas perfazendo um só Deus”. Se isto for problema para você, considere isto: a palavra avô também não é usada na Bíblia. Mesmo assim, sabemos que havia avôs na Bíblia. Abraão foi avô de Jacó. Então, não fique obcecado com termo “Trindade”. O que realmente importa é que o conceito REPRESENTADO pela palavra “Trindade” existe nas Escrituras. Terminada esta introdução, mostraremos versículos bíblicos na discussão sobre a Trindade.

1) Há um só Deus: Deuteronômio 6:4; I Coríntios 8:4; Gálatas 3:20; I Timóteo 2:5.

2) A Trindade consiste de três Pessoas: Gênesis 1:1; 1:26; 3:22; 11:7; Isaías 6:8; 48:16; 61:1; Mateus 3:16-17; 28:19; II Coríntios 13:14. Nas passagens do Velho Testamento, algum conhecimento de hebraico é de grande ajuda. Em Gênesis 1:1, é usado o substantivo plural “Elohim”. Em Gênesis 1:26; 3:22; 11:7 e Isaías 6:8, o pronome plural equivalente a “nós” é usado. “Elohim” e “nós” se referem a mais de duas pessoas, NÃO há dúvidas. Em português, temos apenas duas variações quanto ao número, singular e plural. Em hebraico, temos três formas: singular, dual e plural. Dual é para dois, APENAS. Em hebraico, a forma dual é usada para coisas que vêm em pares, como olhos, orelhas e mãos. A palavra “Elohim” e o pronome “nós” são formas de plural – definitivamente mais de dois, e devem estar se referindo a três ou mais (Pai, Filho, Espírito Santo).

Em Isaías 48:16 e 61:1, o Filho está falando enquanto faz referência ao Pai e ao Espírito Santo. Compare Isaías 61:1 com Lucas 4:14-19 para ver que é o Filho falando. Mateus 3:16-17 descreve o acontecimento do batismo de Jesus. Nele se vê o Deus Espírito Santo descendo sobre o Deus Filho enquanto o Deus Pai proclama Seu prazer no Filho. Mateus 28:19 e II Coríntios 13:14 são exemplos de 3 pessoas distintas na Trindade.

3) Os membros da Trindade são distintos uns dos outros em várias passagens: No Velho Testamento, “SENHOR” é diferenciado de “Senhor” (Gênesis 19:24; Oséias 1:4). O “SENHOR” tem um “Filho” (Salmos 2:7, 12; Provérbios 30:2-4). Espírito é distinto de “SENHOR” (Números 27:18) e de “Deus” (Salmos 51:10-12). Deus o Filho é diferenciado de Deus o Pai (Salmos 45:6-7; Hebreus 1:8-9). No Novo Testamento, João 14:16-17 é onde Jesus fala ao Pai sobre enviar um Ajudador, o Espírito Santo. Isto demonstra que Jesus não considerava a Si mesmo como sendo o Pai ou o Espírito Santo. Considere também todas as outras vezes, nos Evangelhos, onde Jesus fala ao Pai. Estava Ele falando consigo mesmo? Não. Ele falava com uma outra pessoa na Trindade, o Pai.

4) Cada membro da Trindade é Deus: O Pai é Deus: João 6:27; Romanos 1:7; I Pedro 1:2. O Filho é Deus: João 1:1, 14; Romanos 9:5, Colossenses 2:9; Hebreus 1:8; I João 5:20. O Espírito Santo é Deus: Atos 5:3-4; I Coríntios 3:16 (Aquele que habita é o Espírito Santo: Romanos 8:9; João 14:16-17; Atos 2:1-4).

5) A subordinação dentro da Trindade: As Escrituras mostram que o Espírito Santo é subordinado ao Pai e ao Filho, e o Filho é subordinado ao Pai. Esta é uma relação interna, e não nega a divindade de nenhuma das pessoas da Trindade. Esta é simplesmente uma área que nossas mentes finitas não conseguem compreender, em vista do Deus infinito. Em relação ao Filho, veja: Lucas 22:42; João 5:36; João 20:21; I João 4:14. Em relação ao Espírito Santo veja: João 14:16; 14:26; 15:26;16:7 e principalmente João 16:13-14.

6) As tarefas dos membros individuais da Trindade: O Pai é a fonte máxima ou causa de: 1) o universo (I Coríntios 8:6; Apocalipse 4:11); 2) revelação divina (Apocalipse 1:1); 3) salvação (João 3:16-17); e 4) as obras humanas de Jesus (João 5:17;14:10). O Pai PRINCIPIA todas estas coisas.

O Filho é o agente através do qual o Pai faz as seguintes obras: 1) A criação e manutenção do universo (I Coríntios 8:6; João 1:3; Colossenses 1:16-17); 2) divina revelação (João 1:1; Mateus 11:27; João 16:12-15; Apocalipse 1:1); e 3) salvação (II Coríntios 5:19; Mateus 1:21; João 4:42). O Pai faz todas estas coisas através do Filho, que funciona como Seu agente.

O Espírito Santo é o meio pelo qual o Pai faz as seguintes obras: 1) criação e manutenção do universo (Gênesis 1:2; Jó 26:13; Salmos 104:30); 2) divina revelação (João 16:12-15; Efésios 3:5; II Pedro 1:21); 3) salvação (João 3:6; Tito 3:5; I Pedro 1:2); e 4) feitos de Jesus (Isaías 61:1; Atos 10:38). Então faz assim o Pai todas estas coisas pelo poder do Espírito Santo.

Nenhuma das ilustrações populares são descrições completamente apuradas da Trindade. O ovo (ou maçã) falha porque a casca, a clara e a gema são partes do ovo, e não são o ovo, cada qual separadamente. O Pai, Filho e Espírito Santo não são partes de Deus, cada um Deles é Deus. A ilustração da água é de alguma forma melhor, mas ainda falha em adequadamente descrever a Trindade. Líquido, vapor e gelo são estados da água. O Pai, Filho e Espírito Santo não são formas ou estados de Deus, mas cada qual separadamente é Deus. Então, enquanto estas ilustrações podem nos dar uma idéia da Trindade, esta não se faz totalmente precisa. Um Deus infinito não poderá ser totalmente descrito por uma ilustração finita. Em vez de focalizar na Trindade, tente focalizar na grandeza de Deus e Sua natureza infinitamente maior que a nossa. “Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Por que quem compreendeu a mente do Senhor? ou quem foi seu conselheiro?” (Romanos 11:33-34).

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Trindade-Biblia.html

Deus os abençoe. Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. eu só li o 1º ponto e o 2º ponto, que se contradiz totalmente. É Deus uma Trindade — três pessoas em um só Deus? Não! Deus, o Pai, é “o único Deus verdadeiro”. (João 17:3; Marcos 12:29) Jesus é Seu Filho primogênito e está sujeito a Deus. (1 Coríntios 11:3) O Pai é maior do que o Filho. (João 14:28) O espírito santo não é pessoa; é a força ativa de Deus. — Gênesis 1:2; Atos 2:18.

  2. @DenisMiguel disse:

    NO PRINCÍPIO ERA O VERBO E O VERBO ERA DEUS E O VERBO ESTAVA COM DEUS ( JO 1:1) E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS.(JO 1:14)

    Triunidade não trindade, Nosso Deus é único!

  3. Bruna Motta disse:

    Aaah! Realmente a mente humana é muiito pequena para entender tal coisa.
    Sim eu entendi, sei que os 3 são 1…..Mais é complicadinho.
    Tirando o fato que, nós não podemos e nem devemos diminuir um dEles. Todos estão no mesmo lugar, não existe o menor ou o menos importante, pois os 3 são 1, são Deus.

    AMÉM!

  4. Leticia Kipper Schneider disse:

    Creio que a palavra trindade esteja ligada às manifestações de Deus. Deus é um, mas Ele se manifesta de três formas distintas: como Deus Pai, como Deus Filho, nosso Senhor Jesus Cristo, e como Deus Espírito Santo.
    Deus te abençoe, blog muito edificante.

  5. Com relação a Trindade, realmente é difícil de entender, porém, não de compreender. Na Bíblia realmente não cita o termo, Trindade, mas, a Bíblia, cita, Elohim, ‘deuses, “No princípio criou Elohim (deuses) o céu e a terra” Gn 1. Ou seja, O Deus-Pai, Deus-Filho e Deus- Espírito Santo no ínicio criaram tudo (Elohim – uma palavra singular com definição plural… essa é a Trindade). Para os judeus é difícil crer na Trindade, pois, acham que estamos criando outros deuses, porém, estamos falando do mesmo Deus, Yahweh, e o Antigo Testamento, mostra a atuação dEle como Pai, Filho e Espírito Santo. Excelente comentário do Blog Leia a Bíblia. Parabéns!!!!

  6. Israel Anijar disse:

    O fato de Deus se manifestar de 3 formas distintas, não quer dizer que seja formado por 3 pessoas, até porque um espírito, no caso, o Espírito Santo, não é uma pessoa. Os três são ofícios de Deus, assim como, por exemplo, meu pai é pai, filho, empresário e etc.. No caso de Jesus, ele é simplesmente a manifestação em carne, de Deus, a revelação do nome de Deus veio através dele, ele mesmo disse: “Manifestei o teu nome aos homens” (João 17:6 e 26), Cristo é o mistério de Deus revelado, ele foi o próprio Deus habitando entre nós por meio daquele corpo chamado Jesus Cristo, como foi citado anteriormente: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (João 1:1) e “O verbo se fez carne e habitou entre nós” (João 1:18), “Pois nele (Jesus Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Col 2:9), e também “A virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamarão pelo nome de Emanuel, que quer dizer: DEUS CONOSCO.” (Mat 1:23), quando o anjo apareceu a José, lhe diz qual deveria ser o nome deste DEUS CONOSCO, JESUS. (Mat 1:21)
    (Mat 1:18) diz que o que em Maria estava gerado era do Espírito Santo. Ou seja, Deus e o Espírito Santo não duas pessoas distintas como a trindade explica. O Pai de Jesus Cristo é o Espírito Santo. Que na verdade não deixa de ser o próprio Espírito de Deus e o mesmo Espírito de Jesus: “Deus enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba, Pai” (Gálatas 4:6).
    Quando Filipe pede a Jesus que lhes mostre o Pai, Jesus lhe responde: “Estou há tanto tempo convosco, e não me tendes conhecido, Filipe? Quem vê a mim vê o Pai; “ (João 14:9) se tiver mais dúvidas leia mais (João 14:9-14) “…E tudo quanto perdirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho…”

    “Pois nele (Jesus Cristo) habita corporalmente toda a plenitude da divindade.” (Col 2:9)

    Quando vemos Jesus falando com o Pai, nas passagens bíblicas, estamos vendo a natureza humana, a carne, se comunicando com o espírito, Espírito Santo. Jesus é o nosso grande e único mediador, só podemos ser vistos por Deus, através do sangue de Jesus Cristo, nosso único e suficiente Salvador. É este sangue que nos purifica de todo pecado para podermos receber o Espírito Santo.”

    “JESUS CRISTO é o mesmo ontem, e hoje, e eternamente.” (Heb 13:8)

    No caso de Elohim que vocês afirmam ser mais de uma pessoa, “Quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por SI mesmo..” (Heb 6:13), “Eu sou o Senhor, e fora de mim não há Salvador. Eu anunciei e eu salvei, e eu o fiz ouvir, e deus estranho não houve entre vós” (Isaías 43:11-12), “Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus” (Isaías 44:6).

    Em (Apocalipse 1:8) Jesus aparece dizendo: “Eu sou o Alfa e o Ômega, o princípio e o fim, diz o Senhor, aquele que é, que era e que há de vir, o Todo-poderoso” e também fala praticamente o mesmo em (Apocalipse 21:6-7) . Jesus também nos mostra que não se pode ir a Deus se não for através dele, já que ele é o mistério de Deus revelado: “Eu sou o caminho a verdade e a vida. Ninguém VEM ao Pai, senão por mim” (João 14:6), “Eu e o Pai somos um.” (João 10:30), “Ninguém subiu ao céu, senão aquele que desceu do céu – o Filho do homem [que está no céu]” (João 3:13), “…Deus é um” (Gálatas 3:21), “Pelo que Deus o exaltou soberanamente e lhe deu um nome que é sobre todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Cristo Jesus é o Senhor, para glória de Deus Pai.”(Fil 2:9-11), “…para conhecimento do mistério de Deus – Cristo, em quem estão ocultos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.” (Col 2:2-3), “Portanto, saiba com certeza toda a casa de Israel, que a esse Jesus, a quem vós crucificastes, Deus o fez Senhor e Cristo.” (Atos 2:36) .

    Também deixo aqui uns versículos que realmente acabam com toda essa confusão, tanto a do batismo, que muitas igrejas ou praticamente todas fazem (nos titulos: Pai, Filho e Espírito Santo) quando na verdade nenhum apóstolo jamais batizou desta forma (todos batizaram em nome de Jesus Cristo), quanto a da trindade, que é uma herança que o protestantismo herdou quando saiu da grande meretriz, a mãe de todas as prostituições e abominações da Terra (Igreja Católica) :
    “…procurando guardar a unidade do Espírito no vínculo da paz. Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos.” (Efésios 4:3-6)

    Exemplos de batismos bíblicos feitos pelos apóstolos: “Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados. E recebereis o dom do Espírito Santo (Atos 2:38)
    (atentar que nesta ocasião estavam todos os demais apóstolos junto com Pedro quando ele disse isso, a não ser é claro, Paulo)
    (Atos 8:12-16), (Atos 10), (Atos 19), (Atos 22:16), (Romanos 6:3), (Gálatas 3:27)

    “…Cristo. Tendo sido sepultados com ele no batismo…” (Col 2:12)

    “Por causa disto me ponho de joelhos perante o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, do qual toda a família nos céus e na terra toma o nome.” (Efésios 3:14-15)

    Acho que é só isso meus irmãos, espero que Deus ilumine suas mentes, lhes dê sabedoria, conhecimento e também lhes revele a sua Palavra, já que ela só nos pode ser revelada através do Espírito Santo. Que Deus vos abençõe!

  7. Ícaro disse:

    A água, o gelo e o vapor. Ambos são Água mas em estados diferentes. Ambos são iguais, não maior ou menor que o outro, assim vejo a trindade, são 3 formas que Deus atua, o Pai no céu, o Filho na terra e o Espírito Santo nos homens, São um atuando em três diferentes formas, mas são Deus, são Um!

  8. celso disse:

    PAI Filho Espirito Santo sao um so,
    Posso usa o exemplo da agua para entender como sao tres em um…
    Existe a agua liquida agua solida agua em vapor.. resumindo e agua nao importa a forma .. assim e Deus Pai Deus filho Deus Espirito Santo..


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório