“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. A candeia [lâmpada] do corpo são os olhos; de sorte que, se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo terá luz; se, porém, os teus olhos forem maus, o teu corpo será tenebroso. Se, portanto, a luz que em ti há são trevas, quão grandes serão tais trevas! Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” Mateus 6:19-24

Colocadas entre o mandamente de ajuntar tesouros no céu (6:19-21) e a advertência de que não se pode servir a Deus e ao dinheiro (6:24), estão as estranhas palavras sobre o olho sendo a lâmpada do corpo. Se o olho é bom (literalmente: “simples”), todo o corpo será cheio de luz. Mas se o olho for mau, o corpo será cheio de trevas. Em outras palavras: Como você vê realmente, determina se você está em trevas ou não.

Ora, por que esta afirmação sobre o olho bom e o mau está colocada entre dois ensinos sobre dinheiro? Eu penso que é por causa de uma coisa específica: o que nos mostra se o olho é bom, é como ele vê Deus em relação ao dinheiro e tudo o que este pode comprar. Este é o assunto na primeira parte desta passagem. Em 6:19-21 o assunto é: você deve desejar a recompensa celestial e não a terrena. O que, em resumo, significa: deseje Deus e não o dinheiro. Em 6:24 o assunto é se você pode servir dois senhores. Resposta: Você não pode servir a Deus e ao dinheiro.

Esta é uma dupla descrição de luz! Se você está ajuntando tesouros no céu e não na terra, você está andando na luz. Se você está servindo a Deus e não ao dinheiro, você está andando na luz.

Entre estas duas descrições da luz, Jesus diz que o olho é a lâmpada do corpo e que um bom olho produz um corpo cheio desta luz. Então, qual é o olho bom que dá tanta luz e o olho mau que nos deixa em trevas?

Uma indicação se encontra em Mateus 20:15. Jesus acaba de dizer, em uma parábola, que aos homens que trabalharam uma hora foi pago a mesma quantia do que àqueles que trabalharam o dia todo, porque o senhor é misericordioso, e além disso, todos eles concordaram com o seu salário. Aqueles que trabalharam o dia todo murmuraram que foi pago muito aos homens que tralharam uma hora. Jesus respondeu com as palavras que são encontradas em Mateus 20:15: ” É mau o teu olho porque eu sou bom? ”

Qual é o mau dos olhos deles? O que é mau nos olhos deles, é que eles não vêem a misericórdia do mestre como bela. Elas a vêem como feia, desagradável. Eles não vêem realmente o porquê daquilo. Eles não têm um olho que possa ver a misericórdia como sendo mais preciosa do que o dinheiro.

Agora, traga este entendimento do “olho mau” de novo para Mateus 6:23 e deixe-me determinar o significado do “olho bom”. Qual será o olho bom que nos enche de luz? Será um olho que vê a generosidade do Mestre como mais preciosa do que o dinheiro. O bom olho vê Deus e Seus caminhos como o grande Tesouro na vida, e não o dinheiro.

Você tem um olho bom se você olha para o céu e ama maximizar a recompensa da companhia de Deus ali. Você tem um olho bom se você olha para o Senhor-dinheiro e para o Senhor-Deus, e vê o Senhor-Deus como infinitamente mais valioso. Em outras palavras, o “olho bom” é um olho que avalia, que discerne e que atesoura. Ele não apenas vê fatos sobre o dinheiro e Deus. Ele não somente percebe qual é o verdadeiro e qual é o falso. Ele vê beleza e feiura, detecta valor e inutilidade, discerne o que é realmente desejável e o que é não desejável. A visão do olho bom não é neutra. Quando ele vê Deus, ele O vê como belo. Ele vê Deus como desejável.

Este é o porquê o olho bom conduz ao caminho de luz: ajuntando tesouros no céu, e servindo a Deus e não ao dinheiro. O bom olho é um olho simples. Ele tem um único Tesouro. Deus. Quando isto acontecer em sua vida, você estará cheio de luz.

Ore por um olho bom em você,

Fonte: http://bit.ly/1R0rFrg

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório