Se por “livre arbítrio” se entende que Deus dá aos humanos a oportunidade de fazer escolhas que realmente afetam o seu destino, então sim, os seres humanos têm um livre arbítrio. O estado de pecado no mundo está diretamente associado às escolhas que Adão e Eva fizeram. Deus criou o homem à Sua própria imagem, e isso inclui a capacidade de escolher.

No entanto, o livre arbítrio não significa que a humanidade pode fazer qualquer coisa que lhe agrada. Nossas escolhas são limitadas ao que está em sintonia com a nossa natureza. Por exemplo, um homem pode escolher atravessar ou não uma ponte, o que ele não pode escolher é voar sobre a ponte — a sua natureza o impede de voar. De forma semelhante, um homem não pode escolher tornar-se justo – sua natureza (pecaminosa) o impede de cancelar a sua culpa (Romanos 3:23). Assim, o livre arbítrio é limitado pela natureza.

Esta limitação não reduz a nossa responsabilidade. A Bíblia deixa bem claro que não só temos a capacidade de escolher, mas também temos a responsabilidade de escolher sabiamente. No Antigo Testamento, Deus escolheu uma nação (Israel), mas os indivíduos daquela nação ainda tinham a obrigação de escolher obedecer a Deus. Da mesma forma, os indivíduos de fora de Israel também podiam fazer a escolha de acreditar e seguir a Deus (por exemplo, Rute e Raabe).

No Novo Testamento, os pecadores são repetidamente ordenados a “arrepender” e “crer” (Mateus 3:2; 4:17, Atos 3:19, 1 João 3:23). Toda chamada ao arrependimento é uma chamada para escolher. O comando a acreditar supõe que o ouvinte pode escolher obedecer ao comando.

Jesus identificou o problema de alguns incrédulos quando Ele lhes disse: “Contudo, não quereis vir a mim para terdes vida” (João 5:40). Claramente, eles poderiam ter vindo se quisessem, o problema foi que escolheram não vir. “…pois aquilo que o homem semear, isso também ceifará” (Gálatas 6:7), e aqueles que estão fora da salvação são “indesculpáveis” (Romanos 1:20-21).

Entretanto, como pode o homem, limitado por uma natureza pecaminosa, escolher o que é bom? É somente através da graça e do poder de Deus que o livre arbítrio torna-se verdadeiramente “livre” no que diz respeito à escolha da salvação (João 15:16). É o Espírito Santo que atua na e através da vontade de uma pessoa a fim de regenerá-la (João 1:12-13) e dar-lhe uma nova natureza criada “segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade” (Efésios 4:24). A salvação é obra de Deus. Ao mesmo tempo, nossas motivações, ações e desejos são voluntários e somos devidamente responsabilizados por eles.

Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/livre-arbitrio.html

A Paz de Cristo seja com todos.

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Adriana Rocha disse:

    Não acho que temos livre arbítrio coisa nenhuma!
    http://alguemdabibliaemmim.blogspot.com/

  2. Nizélia disse:

    Acredito sim que todos temos o livre arbítrio. A todo instante somos impelidos a fazer escolhas. Isto quer dizer que, muitas coisas decorrem daquilo que optamos em realizar. Podemos escolher entre seguir o caminho do bem ou do mal. A escolha é nossa.

  3. obed disse:

    falou-se e falou-se e não chegou a uma conclusão clara, só confundiu mais ainda os confusos.

  4. Mateus disse:

    Muito bom saber que existe um irmão com um pesamento semelhante ao meu sobre livre arbítrio que Deus dá a quem ama assim como Paulo faz com Timóteo.
    Filemom 1:14

    Se Paulo é um Cristão que reflete a glória de Jesus Cristo e se Jesus Cristo é Deus, Deus dá o livre arbítrio ao homem.

  5. JULIO CRISTO disse:

    EM QUESTÃO DO LIVRE ARBITRIO, NOSSO SENHOR JESUS CRISTO EM MOMENTO NENHUM AFIRMOU SUA EXISTENCIA, BEM PELO CONTRÁRIO, ELE DISSE:
    EU VIM FAZER A VONTADE DE MEU PAI QUE ESTAS NOS CÉUS E CUMPRIR SEUS SANTOS MANDAMENTOS E EXTATUTOS.
    EU DE MIM MESMO NADA POSSO SE O PAI NÃO VIER FAZER EM MIM.
    TODOS OS HOMENS DESDE ADÃO ESTÃO VIVENDO NA LEI DE LIBERDADE, ADÃO SIMBOLIZA O HOMEM MATERIAL REBELDE DESOBEDIENTE ESTA REBELDIA CONTITUE A VAIDADE DOS HOMENS A ILUSÓRIA LIBERDADE HUMANA QUE O HOMEM CRÊ POSSUIR.
    OS MEUS OBEDIENTES SERÃO OS UNICOS QUE SE SALVARÃO SE PERSEVERAREM ATÉ O FIM.
    AO REVELAR O MISTÉRIO DA MINHA VONTADE NASCEU A LEI DE OBEDIÊNCIA COM A QUAL INICIAMOS A UNIFICAÇÃO COM DEUS.PARA CHEGAR À UNIFICAÇÃO COM MINHA VONTADE TEM QUE PENSAR OS HOMENS COMO EU PENSEI EM JESUS CRISTO, POSSUIREM MINHA MENTE, ISTO É OBEDECER A DEUS EM TODOS OS NOSSOS ATOS MAS DENTRO DO BEM SEGUINDO OS SANTOS MANDAMENTOS E ESTATUTOS.
    POIS QUEM CONHECEU A MENTE DO SENHOR, PARA QUE O POSSA INSTRUIR? NÓS POREM TEMOS A MENTE DE CRISTO…
    I CORNIOS, 2:4-16.
    PARA VIVER A VIDA VERDADEIRA COMAMOS O PÃO MENTE DE CRISTO FEITA POR DEUS UM ESTADO DE CONCIÊNCIA UNIVERSAL QUE SE ADQUIRE PENSANDO QUE EM TUDO OBEDECEMOS A DEUS, MAS OBEDECENDO DENTRO DOS SEUS MANDAMENTOS E EXTATUTOS, SÓ ASSIM VIVE O CRISTO EM NÓS, QUE PODE NOS DAR, E MOSTRAR TIRAR OS VÉUS DAS ESCRITURAS E TER A VERDADEIRO CONHECIMENTO POIS SE ANULAR-MOS NOSSA VONTADE HUMANA QUE VONTADE TENHO ENTÃO. A VONTADE DE DEUS QUE VIVE EM NÓS PELA OBEDIENCIA. E EU VIREI AO SEU ENCONTRO. VIVO NÃO MAIS EU MAIS CRISTO VIVE EM MIM, GALATAS 2;20
    QUEM QUIZER VIR APÓS MIM NEGUE-SE A SI MESMO TOME SUA CRUZ E SIGA-ME. JULIO UGARTE Y UGARTE
    DEUS CONOCO

  6. leonardo disse:

    mais como é ter o livre arbítrio se deus sabe suas escolhas

  7. Alexandre Proença disse:

    Ordenou Jesus: Ide e pregai o evangelho a toda criatura, aquele que crer, e for batizado, será salvo, aquele que não crer já está condenado.Agora eu pergunto: Como não existe livre arbítrio? Cristo não forçou ninguém a nada, o texto é simples, claro que existe o livre arbítrio( direito de escolha).

  8. Cristiano disse:

    Se estou numa cela ou se posso caminhar pelos corredores de um presídio, se estou numa solitária ou vou ao pátio tomar banho de sol Não Importa! Estou preso, encarcerado! Como pode ser tão difícil entender isto? Estou preso a uma natureza corrupta, não existe a possibilidade de eu Não Pecar! Acreditar em Livre-Arbítrio com limitações é o mesmo que não crer nele, pois se é livre de fato não pode ter limitações. Não existe um só ser livre em todo o universo, pois se existisse seria como Deus: lembra da serpente falando à mulher? Continuamos tentados a sentir-se como Deus: Livres. Não somos, pois estamos TODOS sujeitos à Vontade, à Soberania de Deus! Não podemos nos mover separados de sua vontade, não podemos se opor a Ele, não podemos resistir à sua vontade. Por Favor, LEIAM A BÍBLIA. Esta crença quase universal de nosso tempo no livre-arbítrio é produto da cultura humanista, antropocentrista de nosso tempo, proveniente da renascença, do iluminismo. Mostre-me, peço-vos, se existir, na Bíblia Sagrada algum texto que explicitamente embase o livre-arbítrio. Cristiano. Atos 17. Romanos 9. Salmo 14. Isaías 43. João 15. Efésios 2. etc

  9. Fabrício disse:

    Caros. Notei que todos estão ansiosos pela explicação mais clara ou objetiva sobre o livre-arbítrio, mas precisamos determinar algumas coisas importantes que dizem respeito ao reino e obras de Deus.
    Em primeiríssimo lugar precisamos aceitar que nada que provém do Senhor é perfeitamente explicável ou perfeitamente compreensível, uma vez que, desde o tempo, para Deus não corre ou se comporta conforme entendemos, afinal de contas Deus não permitiu que Moisés chegasse a terra que havia prometido a Moisés, e Deus prometeu, ou alguém duvida?
    Em segundo lugar Deus não fala em livre-arbítrio como um poder que pode nos permitir fazer coisas sobre-naturais ou sobre-humanas, isso é Fé e é completamente diferente do assunto que estamos tratando. O livre-arbítrio que Deus fala é a única lei que ele mesmo jamais manipulou após criar. Vemos que desde a criação do mundo, todos os atos ou revelações que o Senhor fez, sempre houve escolha à humanidade. No paraíso Deus instaurou apenas 1 (uma) ordem ao conhecido casal e mesmo assim eles puderam escolher. Após isso, quando Caim matou Abel, Deus foi a procura de Caim porque queria que ele se arrependesse, ou seja, deu-lhe uma escolha, ou Deus precisava sair correndo atras de Caim? Quando Deus mandou o Dilúvio ele deu a revelação apenas a Noé, mas mesmo assim Deus sabia que Noé falaria a todos (quem não notaria o homem construindo meio que sozinho uma arca) e mesmo assim as pessoas ESCOLHERAM não crer em Noé. Jó quando foi destruído por Satanás também podia mandar Deus para onde bem entendesse, afinal para ele Deus o havia abandonado. Quando Deus escolheu os 12 apóstolos ele sabia que seria traído e avisou, mas mesmo assim Judas o fez, e podia escolher não fazer afinal ganhou até uma dica do próprio Jesus. Os Dez mandamentos (que são um resumo de toda a lei dada a Moisés) também foram transgredidas e mesmo assim Deus deu uma alternativa (matar um cordeiro ou bezerro) para provar que os homens não podiam cumprir tudo o que ele queria. Hoje temos a Salvação pela FÉ em Cristo e sua obra, e que obra é essa? Curas maravilhosas? Parábolas reveladoras? O andar sobre as mesmas águas que outrora ordenara que se acalmassem? Sumir dentre os religiosos da época e passar pelo meio deles? Perdoar os pecados de um aleijado? Não, isso tudo foi para provar ao povo incrédulo que o Messias realmente veio, pois a profecia assim dizia. A obra de Jesus foi feita na cruz, quando as 3 horas de trevas o transformaram em para-raios de Deus que mandava, de costas para Jesus, todo o castigo e sua ira que estavam endereçados para mim e para cada um de nós nesse planeta. O que restou? O Livre-arbítrio. Sim, foi o que Deus deixou para nós como ferramenta principal para sermos salvos, porque sim, podemos escolher sermos salvos ou não. Aceite Jesus e será Salvo, aceite que ele morreu e lavou com seu sangue todos os teus pecados e serás salvo (é o que diz lá na Bíblia). Mas tu pode pensar assim “…há, isso é coisa de iluminismo, é pura fantasia, é coisa da renascença, antropocentrismo…” Tudo bem, eu repeito (não sei os outros), é um direito que cada um tem, acreditar ou não, aceitar ou não, isso é o livre-arbítrio. Podemos cometer pecados? Claro que podemos, porque isso não está nosso nosso poder, no nosso domínio. Deus já sabe que somos pecadores impossíveis de sermos salvos senão pelo sangue do último cordeiro. Deus deu uma lei para provar que não somos capazes de obedecer. Aí achamos que precisávamos de muitas leis, detalhes, normas. Pois bem ele às deu para mostrar que o padrão que ele aceitava era o de quem cumprisse TODA a lei pois quem “furasse em uma” era culpado de todas. Provou para nós que não temos capacidade de nos cuidar. Então ele mandou o último cordeiro, Jesus, porque ele era o único que cumpria todas as exigências, ele é o padrão. Cumpriu o que Deus queria e agora virou a lente pela qual Deus enxerga cada um que crê na obra da cruz. Esse é o livre-arbítrio, o de crer ou não crer, simples mas complexo, como tudo o que vem de Deus. Não coloquei passagens bíblicas porque creio que todo mundo aqui sabe do que to falando.

  10. Cristiano disse:

    Leiam Jó 3.23: “Por que se dá vida àquele
    cujo caminho é oculto, e a quem Deus fechou as saídas?”.

  11. Cristiano disse:

    Leiam Jó 13.27: “Acorrentas os meus pés
    e vigias todos os meus caminhos, pondo limites aos meus passos.”

  12. Cristiano disse:

    Leiam Jó 14.4,5: “Quem pode extrair algo puro da impureza? Ninguém! Os dias do homem
    estão determinados; tu decretaste o número de seus meses e estabeleceste limites que ele não pode ultrapassar.”

  13. Cristiano disse:

    Leiam Provérbios 20.24: “Os passos do homem são dirigidos pelo SENHOR. Como poderia alguém discernir o seu próprio caminho?”

  14. Cristiano disse:

    Como podem dizer que somos LIVRES?!

  15. SAMUKA disse:

    nos temos o livre arbitrio sim,de escolher seguir os ensinamentos de Deus ou escolher os ensinamentos de homens.meus queridos tudo ensinamento que vem de Deus é para nosso proprio bem estar.os ensinamentos de homens sem a luz da palavra a biblia em salmos esta escrito “a caminhos para o homen parecem bom,mas são caminho de morte”.olhem que maravilha é escolher seguir os ensinamentos de Deus salmos 32;1a 11.Deus ama seus filhos tanto que seu filho unigenito para morrer para que todos que nele creiam não pereçam mas tenhão vida eterna.logo logo Jesus voltar nas nuvens do céu para buscar aqueles que andaram seguindo os seus ensinamentos para morar com ele eternamente.que Deus abençoe a cada um que ler esta mensagem.leiam deuteronômio 11;1a32./ mateus 11; 28a30/ aconselho a todos que com oração e humildade estudem a biblia pois nelas a contidas muitas bençãos para a queles que preferirem seguir o caminho da verdade.leiam tambem joão 8;32.se alquem quiser um estudo biblico entre em contato pelo email samuka2006@gmail.com.
    conhecereis a verdade,e a verdade vos libertará.

  16. Cristiano disse:

    Prezado Fabrício,
    você disse que Judas poderia escolher não trair Jesus. Como pode ser isto se o próprio Jesus AFIRMOU que um dos que estavam ali era Diabo e iria traí-lo. Como você acha que ficaria se Judas escolhesse não traí-lo: sua palavra teria falhado? Leia João 13.18-30; João 17.12 (como você me explica este versículo?); difícil entender a Soberania inerente à natureza divina! Mas é assim mesmo, como você elucidou: nós somos finitos e limitados tentando entender o infinito e ilimitado. Paz!

  17. Cristiano disse:

    Prezado Samuka,
    você afirma que temos livre-arbítrio, mas não apresenta texto bíblico algum que fundamente sua afirmação. Precisamos ter cuidado com o que afirmamos no que diz respeito às coisas de Deus, pois estamos falando da própria verdade, cuja revelação é a própria escritura sagrada – o testemunho escrito da Cristo. leia hebreus 1.1-2. Quanto à obediência (obras) precisamos entender que obras, obediência, fidelidade a Deus e todos os frutos do espírito são FRUTOS, ou seja, EFEITOS E NÃO CAUSAS de nossa salvação. Leia João 1.12-13; Gálatas 5.22 vv. João 3.3-6; 16.8-11; 15.16. Tiago 1.16-18. LEIAM A BÍBLIA.

  18. Cristiano disse:

    Prefiro acreditar humildemente que o fato de eu crer não é de minha responsabilidade, mas uma dádiva de Deus pela qual eu que estava morto em meus delitos e pecados fui vivificado pela vontade do próprio Deus e não pela vontade do homem (minha ou de outrem). desta forma, não creio que seja mais sábio ou justo que qualquer um outro ser que não tenha crido. Por esta mesma razão não me vanglorio se eu pregar e alguém crer, pois acredito que este que creu não o decidiu por si mesmo, sob a influência de minha pregação, mas que Deus operou em mim o pregar, e nele, o crer, ou seja, todo o trabalho foi d’Ele. Quando resisto a uma tentação, ou faço qualquer coisa boa o agradeço, quando faço um mal peço-lhe perdão ciente de que o meu pecado em nada o surpreende e confiante de sua redenção. não me preocupo com demônios ou feitiçarias pois acredito que até mesmo Satanás (o opositor) está sob seu domínio e não em conflito com Deus, como muitos querem me fazer crer; desde que entendi estas coisas não tenho mais medo do mal mas confio no amor e na soberania do Senhor. Quando vejo alguém que não é salvo peço ao Senhor que o salve, justamente porque acredito que somente Deus poderá convencê-lo do pecado, da justiça e do juízo. Enfim, no fim todos de alguma forma admitimos a soberania divina, todavia entramos em contradição conosco mesmos quando dizemos que aceitamos a Jesus e somos livres para fazê-lo ou não. PENSEM NISSO E LEIAM A BÍBLIA.

  19. alessandro disse:

    o homem que não conhece a cristo não tem livre arbítrio porque sua vontade esta escravizada pelo pecado precisa ser liberto por Jesus para ter o livre arbítrio.

  20. Erik disse:

    Isso é uma discussão de séculos. Mas uma coisa gostaria de deixar claro: melhor crer que não há livre arbítrio (e não há MESMO) e aceitar que tudo que somos é determinado por Deus, do que acreditar que podemos ter o “poder” de escolher alguma coisa.. se esse último fosse realmente verdade e possível, tudo como conhecemos hoje jamais teria existido porquer o ser humano já o teria destruído com suas escolhas…Vejam, somos literalmente MARIONETES nas mãos Dele e mesmo assim afirmo: É muito bom isso! Aceitar isso é se render a Ele e a Cristo. Não se conformar com isso acreditando que seria injusto, é simplesmente loucura e querer ter o mesmo sentimento de nossos “pais” tentando ser iguais a Ele.! Blasfêmia!

  21. REGIS disse:

    Não queremos tirar a soberania de Deus, mas devemos saber que temos responsabilidade. O pecado é voluntário, pois é quebra de preceito, a santidade também é voluntá , não existe santidade passiva, pecado e santidade não são coisas físicas, como ter natureza pecadora e outro tem natureza santa. O judeu achava que era filho de Abrão por nascimento, e hoje os cristãos estão achando que são filhos físicos de Deus. Andamos por fé, por fé sabemos … Deus nunca nos trata como robôs, ele sempre quiz um ser a sua imagem, com a liberdade que Ele próprio tem. Assim Adão foi criado, Deus não tem medo de criar um homem com livre escolha, isto vem de Sua própria mão. O homem encontra-se perdido, Ele vem ao homem, procurar o perdido, isto é graça, amor, o Espírito vem CONVENCER, INDUZIR, ILUMINAR, ROGAR, jamais OBRIGAR. Pecado e santidade são atos livres e voluntários, não são um virus injetado no homem. O homem pecador não pode culpar Deus; o homem santo é santo porque crê no Santo, não tem do que se gloriar, mas mesmo assim sabe que realmente é santo; coisa magnífica é a obra de Deus, o Evangelho de Cristo, salva o homem de seus pecados. Deus se atreve a tratar com um ser livre, Chama e o homem diz eis-me aqui. Como é bom crêr nele voluntariamente, atraído por seu amor, rendo-me a Ele, me comprou por preço …

  22. jairo costa disse:

    se Deus não tivesse dado o livre abritrio ao homem, nós não teriamos pecado, por que o biblia diz que Deus aborece o pecado, e não tem prazer na morte do impio. não esta na vontade de Deus que o homem peque antes venha a se converte, mais mesmo assim o homem peca, contra a vontade de Deus e decidindo aquilo q ele quer, sera q esta na vontade de Deus q o homem vá para o inferno? onde esta o amor de Deus nesse momento se em Jo. 3.16 diz q Deus o mundo de tal maneira. o amor de Deus é ilimitado, e não q que nenhum se perca, e a biblia de q não avera ninguem inosente diante de Deus, e todos serão cupados do sues proprias pecado ou seja das suas proprias desizões, o pecado sig. desobedece a Deus, fazer algo contra a vontade de Deus. quando o homem pecou ele ele escolheu desobedece, escolheu ficar contra avontade de Deus quantas vezes sua mãe ou seu pai mandou você fazer algo e você não fez? isso foi uma escolha, vc resoveu não fazer, mesmo assim é Deus, ele não q que o homem peque, mais mesmo assim o homem peca. isso sig. opção de escolha. obedece ou não obedecer, crer ou não crer! a unica coisa q a humanidade não pode inteferir é no plano de salvação, q isso sem duvida é serto q vai acontecer, q alguns quera ou não quera. que o homem aceite ou não aceite. a biblia diz q a dois cominho, um q conduz ao ceu outro q conduz ao inferno. Deus colocou esse dois caminho pra q? isso é uma opção de escolha, duas coisas dois caminhas, se não seria só um, sem escolha. cabe ao homem decidir a vida ou a morte, escolha a vida para q vivas. que Deus vós abençoe. e q essiste o livre arbitrio para a salvação pessoal essiste sim, si formos desfolhar as folhas da biblia mostrando a opção de escolha do homem teria muitas passagem, começando da opção de satanas quando pecou contra Deus, se não tivesse o livre arbritrio satanas não teria pecado, ele seria obrigado a adora a Deus eternamente pois foi ele criado pelo o proprio Deus.

  23. jairo costa disse:

    cristiano, quer dizer que Deus é cupado pela suas decisões? Deus quer vc peque? quando Jesus levava as nossas dores e pecado sobre ele na cruaz do calvario, Deus fez o quer? ele o abandonou, Deus meu, Deus meu, porque mim abondonaste? isso foi por causa dos nossos pecados, Deus ele não aceita o pecado, e porque ele quer que o homem peque? o desobedecer foi uma escolha do homem não de Deus. Jesus ele foi desobidiente com o pai? não! por isso que ele não pecou. ele decidiu obedecelo, ele fez segundo a vontade do pai, e fazer a vontade do pai é uma opção de escolha e um ato de obediencia.

  24. Johannes Junior disse:

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.
    1 Coríntios 6:12

    Todas as coisas poodemos fazer, a unica escolha que não nos é possível é onde e em que família iremos nascer, todo o resto podemos escolher, de um jeito ou de outro. Isto é livre-arbítrio.

    Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará. Gálatas 6:7

    Mas por todos os nossos atos teremos que dar conta diante de Deus um dia !!

  25. indioara disse:

    Pesquisando sobre o assunto livre arbítrio achei interessante a colocação do cristiano, pois devemos mesmo ler ,estudar e pesquisar sobre cada assunto que está escrito na bíblia,Deus deixou referências que possibilitam tratar de vários assuntos do nosso dia a dia.

  26. Mirian disse:

    Eu acredito siim.. que todo ser humano tem seu livre arbítrio.. mesmo no meu caso que não posso possuí-lo..

  27. Milena disse:

    Pensando no livre arbítrio…significa que temos, no mínimo, 2 caminhos a seguir/escolher. Significa dizer, então, que DEUS NÃO CONHECE aquele que eu vou escolher? Significa que EU POSSO SURPREENDER A DEUS com uma escolha que não era do seu conhecimento prévio?

  28. Luis fernando disse:

    Em nenhum local da bíblia fala do livre arbítrio ,mas se encontra:no livro de gálatas cap6 vrs 7: uma frase de ordenança e afirmativa ; NÃO ERREIS ;DEUS NÃO SE DEIXA ESCARNECER ;PORQUE TUDO O QUE O HOMEM SEMEAR ISSO TAMBÉM CEIFARÁ.

  29. Elias de Araujo disse:

    De uma coisa sei, eu andava num caminho de trevas,estava prestes a cometer um grande derramamento de sangue por vingança;
    Um dia fui com a minha esposa num culto num lar depois de tanto ela encistar, la teve profecias de coisas que só eu sabia, como esta revelado acima e eu cri na minha vitoria mas a frente tomei a decisão:fiz uma escolha pois foi me dada duas opções em um jugo que se revelou dentro de mim, e pela misericórdia do senhor foi a certa: deixei 27 anos da minha vida pecaminosa e decidir servir a Cristo:
    Dentre os dois caminhos escolhi o certo:
    MT 7 ;13-14

  30. Sol disse:

    Acho que o livre arbítrio começa em nós, no que queremos ou decidimos e termina onde começa a vontade de Deus, podemos escolher muitos caminhos mas só trilharemos o que Ele permitir, muitas vezes fazemos planos e escolhemos caminhos, mas algo acontece e nada daquilo se concretiza pq Deus tinha outros planos em nossa vida, então a vontade de Deus é suprema e insuperável pq Ele tudo pode independente do livre arbítrio humano.

  31. Sol disse:

    O Homem morre de medo de perder o livre arbítrio, de não poder decidir, mas se esquece que a decisão de Deus é perfeita e mesmo quando achamos que tomamos a decisão é Ele quem está no comando e no final estaremos onde Ele quer que estejamos.

  32. Rocha disse:

    Eu fico em cima do muro, Adão e Eva escolheram a desobediencia, o povo da época de Noé escolheram desobedecer também, mas e Jó, Judas, Samuel e Paulo…Deus escolheu eles, e o salmo 100 onde diz “Foi Ele que nos escolheu para ser ovelhas do seu pasto”…será que Deus haje das 2 formas de pensamento…ou estamos querendo por um padrão para seguirmos…é algo a se pensar!!

  33. joao veloso disse:

    Deus pela sua ciência e preciência ja sabia quem iria se salvar ou não antes que o mundo fosse formado por Ele, EFESIOS: 1.3,5, assim também quem iria se perder, a pergunta é: pq então ele criou o homem, e resposta é, pra justificar os que haveriam de se salvar por meio de Cristo, Deus escolheu os que siriam salvos não baseodo em uma eleiçao arbitrária e sim na livre escolha que ele mesmo produzio em nós, a fé que ele mesmo produzio em nós não anula a nossa escolha de crer ou não, uma vez que aceitamos cristo de forma genuina pela fé , recebemos o dom da salvaçao que é a graça de Deus, esse novo nascimento ninguem tem livre arbitrio pra desfazer, visto que é uma promessa de salvaçao e que o homem nao pode reverter, a regeneraçao é algo que é inrrevogavel, pq ninguem pode nascer mais de uma vez, portanto o nosso livre arbitrio termina quando a soberania de Deus se estabelece, nós somos livres pra receber Jesus mas não somos livres para revogar o novo nascimento,pq Deus nao pode revogar a sua palavra, a biblia diz que Jesus desceu às regiões inferiores e lá tomou a chave da morte que estava em poder do diabo, por ventura o diabo pode tomar a chave de volta?, quando o pecador é regenerado , é nascido de novo , ele passou da morte para a vida, ele tava morto e reviveu, Jesus tomou a chave da morte sobre aquela vida, quem pode reaver essa chave? o diabo, eu mesmo dizendo que quero ser desregenerado? eu não tenho esse livre arbitrio e nem o diabo tem poder de tomar a chave do todo poderoso, mas alguem pergunta, e os que se desviam ou os que vivem na impureza?, eu digo, será que ja esperimentou o novo nascimento ou vive como crente nominal? se vc ver alguns que se dizer crente verdadeiro e vive dessa forma pode desconfiar que o novo nascimento nunca passou por lá!”

    Graça e paz!

  34. joao veloso disse:

    Continuando….. existe uma doutrina que diz que o cristão regenerado pode se desfazer da salvaçao ao seu bel prazer, que tem livre arbitrio para jogar a salvaçao no lixo, isso é doutrina de demonio, a salvaçao é garantida pela regeneraçao em uma aceitaçao genuina em Jesus Cristo, uma vez conssumada ninguem pode revogar, Deus quem realizou esse milagre e nao homem, ninguem pode desfazer o que Deus fez, não foi por vontade homana que foste resgatado do vosso futil procedimento e sim pela graça de Deus, assim a biblia diz, os que penssam que o crente regenerado perde a salvaçao ,diz que Jesus não foi capaz cumprir o que Ele prometeu e que o sacrificoi feito nao foi eficaz, pode ezistir indicios biblico em texto isolados que dão indicadores da perda de salvaçao , mas nao encontra respaldo em todo contexto biblico, precisa analizar à luz de toda a biblia pq alguns autores do novo testamento escreveram alguns textos dando indicios disso, sei que isso é polemico, mas eu prefiro acreditar que as promessas e atributos de Deus são inrrevogaveis, outra coisa, o homem regenerado não está insento de pecar, a biblia diz que ele como regenerado não pode viver como vivia antes, ou seja ,na pratica do pecado, quem robava não robe mias, quem matava não mate mais, quem se prostituia nao faça mais isso, etc…..tudo isso precede a regeneraçao, dai afimo que somos salvos para viver em santidade, a salvaçao pela graça pressupõe uma vida de santificaçao, se isso não está acontecendo conosco, então é hora de reavaliarmos a nossa vida e ver se estamos convertidos o convencidos, conheci um pastor que por muito tempo pastoreava uma igreja, fundou uma casa de recuperaçao de menores drogados, depois foi denunciado e investigado pela igreja e foi descoberto que ele aliciava os menores na casa e mantia relaçoes sexuais com os menores , ele era homosexual e ao tomar uma decisão ao lado de cristo e assumir o pastorado não deixou a pratica , foi exonerado , este pastor tinha passado pelo novo nascimento? Não, nem todos que me dizem senhor entrara no reino dos céus, muitas surprezas no céu teremos , um lider de uma determinada igreja foi diagnostigado o virus HIV, confeddou que era homosexual, antes de morrer pedio perdão, Deus tem tanta misericordia do homem que muitas vezezs pra salvar a alma permite até doenças mortais, este homem era lider cristão mas não era regenerado, é caso de se fazer as seguintes perguntas, sérá que sou mesmo regenerado? será que estou tendo atitude de um crente regenerado, ? eu tenho me feito essa pergunta sempre!
    graça e paz!

  35. Jean Pierre disse:

    Acredito que muitos não devam comentar a sua própria opinião, pois quem somos nós para definirmos algo, antes de tudo busquemos a verdade na Palavra do Senhor. Recomendo a todos o livro, Nascido escravo, escrito por Martin Lutero, explica muito bem a respeito:
    Resumindo não há livre-arbitrio se buscaresna bíblia. Como pode alguém tem livre escolha tendo a natureza direcionada ao pecado, ou seja, não temos 100% liberdade das coisas, neste caso não temos livre-arbitrio delas. Saibamos que mesmo antes de querermos ou fazermos algo, foi o Senhor que colocou isto antes de nós mesmo.(Fp 2:13). Deixo a vocês o link abaixo do livro:

    http://www.editorafiel.com.br/fotos_produtos/pdfs/00018.PDF

    No final das contas existe um “livre-arbitrio”.
    Paz esteja convosco.

  36. Sandra Helena Martins disse:

    Se nada acontece sem a vontade de Deus, então o tão discutido livre arbítrio fica assim; somos livres para querer algo, e só, o fazer só depende dele, esse é um ponto que a bíblia da dois entendimentos.

  37. Wanderson Silva disse:

    Livre arbítrio é simplesmente MENTIRA!! É apenas uma forma humana de colocar-se em evidência.
    Descartando a soberania de Deus.
    Foi dito em comentários que temos o suposto ‘livre-arbítrio’ por fazer-mos escolhas diariamente.
    Existe uma certa diferença entre ‘livre-arbítrio e agente livre. Podemos sim escolher entre pão e bolo, correr ou andar(agente-livre) e não escolher se somos ou naum salvos, ao qual atribuem a livre escolha. Isso, a saber a salvação, só vem de Deus(Ef 2: 8) e naum de nós(Ef 2: 9).

  38. Rafael Pinheiro disse:

    Livre árbitro?
    Pergunta: Paulo decidiu seguir a Jesus ou Jesus escolheu Paulo para pregar o Evangelho?

  39. Alédio Felippe disse:

    Meus amados, em nenhum lugar na bíblia esta escrito que temos este tal de livre arbítrio, todo quem defende este tema, se pegão em um testo onde Deus fala, ponho hoje diante de ti o bem e o mal escolha pois o bem para que vi vão, pois bem até neste testo Ele nos diz o que devemos fazer, mais quando Ele fala em viver Ele se refere a vida aqui na terra, assim como também quando bíblia fala que cem santificação não veremos á Deus ela esta se referindo que não veremos á Deus agir em nossa vida aqui neste mundo já que todos os joelhos se dobrarão diante Dele naquele dia
    como podemos nos dobra diante de alguém e confessar que Ele é o Senhor se não podermos velo.
    Por outro lado esta mesma bíblia referisse muitas vezes em Predestinação em escolidos
    ela mesmo nos diz que nada pode nos separa do amor de Cristo, o único homem que poderia ter este tal de livre arbítrio, seria Adão pois não conhecia o pecado todos nós somos fruto do pecado e toda as nossa atitudes tem uma caraga de influencia do meio em que vivemos, e toda as nossas atitude são influenciadas pro alguma coza.
    A bíblia diz que os planos de Deus não podem ser frustados, se eu tivesse este tal de livre arbítrio isto me daria poder para frustara os planos de Deu, ou não?

  40. Aquino Costa disse:

    Meus caros amigos, somos sujeitos a vontade de Deus, não temos livre vontade porque o pecado faz parte de nossa natureza.

  41. LUKA disse:

    Acredito sim que exista livre arbitrio e que deus nos deu essa capacidade de escolher o próprio caminho…lógico,Deus sabe de todas as coisas,lógico que a vontade dele é que andemos no seu caminho e façamos sua vontade…mas deus em toda sua perfeição e sabedoria não quis que nós ,seres humanos, o amasse e o obedecesse por obrigação.jesus disse:aquele que quiser vir após mim(…) Entendo que ,ele me deu sim, o direito de escolha!!! Esse é o deus que eu sirvo,um deus que me apresenta todos os dias uma ferramenta,uma maneira de caminhar na sua presença…cabe a mim escolher se quero e se vou usa-las!! Deus abençoe a todos!!

  42. niura ribeiro disse:

    Amém Luka, é verdade.

  43. niura ribeiro disse:

    Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunho contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a benção e a maldição; escolhe, pois, a vida para que vivas, tu e a tua semente, amando ao Senhor, teu Deus, dando ouvidos à sua voz e te chegando a ele; pois ele é a tua vida e a longura dos teus dias; para que fiques na terra que o Senhor jurou a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar. (Deuteronômio 30:19-20)

  44. regina disse:

    certa vez vi alguem dizer na tv,onde está Deus que permite que uma criança seja assassinada brutalmente, porque permitiu isso?Deus ele livra do mal a quem ele tem um plano e quanto ao assassino era livre para fazer o quizesse por causa do livre arbitrio.quando uma pessoa torna um verdadeiro cristao tem que renunciar a si mesmo e seguilo diz em mateus:16:24 ou seja renunciar é abrir mao de muitas coisas
    como por exemplo fazer tudo que tem vontade,para fazer a vontade de Deus.porem o livre arbitrio é muito perigoso porque torna muitos homens a serem insensatos e maus.

  45. Ariosmar disse:

    Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
    E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,

    Efésios 1:4-5

  46. amós disse:

    O homem quando não conhece a cristo, ele tem o livre arbitro de fazer o que bem entender, porem ele aceitando a ele, a gora já não tem domínio sobre ele , porque Paulo mesmo disse eu não vivo mais em mim mais cristo vive em mim. ponto final

  47. edimar disse:

    depois que aceitamos e confessamos Jesus como único salvador a lei do livre arbitrio deixa de existir em nós,pois Cristo não deixou a sua cruz em nenhum momento Amem

  48. leonardo disse:

    Jerusalem! Jerusalem. Que matas os profetas e apedrejas os que eu te enviei, QUANTAS VEZES EU (DEUS) QUIS vos ajuntar debaixo das minhas asas, como a galinha ajunta seus pintainhos, MAS VOCÊS NÃO QUIZERAM. ( isto esta escrito na bíblia?)…

  49. germano disse:

    Leonardo,
    .
    Lucas 13:34 – “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! Quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha os seus pintos debaixo das asas, e não quiseste?”
    .
    Mateus 23:37 – “Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas, e apedrejas os que te são enviados! quantas vezes quis eu ajuntar os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintos debaixo das asas, e tu não quiseste!”

  50. Eduardo disse:

    Com certeza temos o livre arbítrio sim ,o apostolo Paulo escreveu em ; 1cor 6:12 Todas as coisas me são lícitas , mas nem todas as coisas convem . todas as coisas são lícitas mas eu não me deixarei dominar por nenhuma . Isso quer dizer q vc pode fazer o q bem entende da sua vida.aqui nessa terra , mas nem tudo q vc faz agrada a Deus e muitas coisas não faz bem pra vc mesmo .

  51. jose augusto disse:

    Deus olhou para terra não viu um justo se quer todos estão mortos no seus pecados sabendo que é um MORTO um Morto não fala não anda… como pode um morte ter uma DECISÃO. Deus tem seus escolhidos. mas quer dizer que se eu for escolhido o meu vizinho que não é crente não É. Deus mostrando seu amor ele escolheu uma certa parte dos ser humanos e o vivificou=Deu vida, Regenerou então Deus convence e leva para salvação aceitando a cristo. joao 6 ate o capitulo 10.

  52. daniel queiroz disse:

    o livro arbitero só quem tem é DEUS,porque este direito não tem danos,e o unico que faz as coisas é não sofre danos é DEUS,o homem tem o direito de escolher somente.

  53. Sarah Stoduto disse:

    Minha linha de pensamento segue essa mesma do Alessandro.. O homem que não conhece a Cristo não tem livre arbítrio porque sua vontade está escravizada pelo pecado. Sendo assim, todo homem precisa ser liberto por Jesus para ter o livre arbítrio, já que, agora, conta com a virtude do conhecimento, da verdade, da graça e do Poder do Espírito Santo para fazer as escolhas certas.

  54. eu acredito Asim o homem sem cristo esta livre de obedecer DEUS ou seus mandamento porque ele não força a ninguém a servi-lo quando o homem aceita a jesus ai ele perde o livre arbítrio Filemon 1:14
    Se Paulo é um Cristão que reflete a glória de Jesus Cristo e se Jesus Cristo é Deus, Deus dá o livre arbítrio ao homem. do mundo a nos evangélicos estamos presos a cristo não podemos mas fazer o que nos queremos porque tudo qui nos vamos fazer perguntamos a jesus si e da vontade deli oramos querendo respostas então crente só tem livre asseçoo a adoraçao.

  55. pessoal e muito bom sabermos mas com todos
    mas temos qui evangelizar e ajudar com as vidas qui estão si perdendo a decupas pela pelos erro sou analfabeto.

  56. brendeke disse:

    A partir do momento que vc ora a Deus, falando pra ele fazer a vontade dele em sua vida, aço ou seu livre-arbitrio amado ….. Um exemplo de uma pessoa que não tinha livre-arbitrio …
    Quando Paulo diz la em Filemon 1: 1 – Paulo, PRISIONEIRO DE JESUS CRISTO, …..

  57. Wellington disse:

    Temos livre arbítrio sim, o problema é q ele n é para td, nois podemos escolher servi a Deus ou n é livre arbitrio, + nem tudo é a maioria daas coisas é vc quem escolhe e n seu cérebro.

  58. Fabio disse:

    Realmente esse é um assunto ou uma equação, que julgo ser impossível de se resolver para seres tão limitados como nós.
    Porem, embora crendo que Deus é soberano e faz tudo de acordo com a sua vontade, creio também que ao criar o homem para a ele se revelar em um relacionamento de amor, esse ser obrigatoriamente deveria ser “livre’ , inclusive para rejeitar esse amor.

  59. Luz disse:

    Livre? Não vejo opções de escolha… Ou vc escolhe se ferrar ou não … deveria ter várias alternativas q nos levasse a felicidade, mas não tem!

  60. Ermógenes disse:

    Por quê? livre arbítrio se estamos sujeitos ao pecado “por causa daquele que nos sujeitou” ou seja: Estamos destinados ao pecado. É bíblico o conhecimento onipresente, onipotente e onisciente de Deus sobre todas as coisas. Ao oferecer escolhas a Adão e Eva, o mesmo Deus já sabia quais opções eles iam escolher e qual destino o mundo tomaria a partir daquela escolha. Se a bíblia diz que “os planos de Deus não podem ser frustrados”, sendo assim, quem crê que Deus é o Arquiteto através dos próprios planos, também crê que as escolhas humanas a partir de adão e Eva foram planos de Deus.

  61. Elivan martins disse:

    amados, quero fazer uma pergunta a vocês, escravo, tem vontade própria, obvio que não, então, como pode um escravo ter livre arbítrio, a bíblia diz que somos escravo de DEUS, SOMOS CATIVOS DE CRISTO. leia 1Pe 2.16 Rm 6.22

  62. Juliana disse:

    No texto diz:
    “Nossas escolhas são limitadas ao que está em sintonia com a nossa natureza.
    Entretanto, como pode o homem, limitado por uma natureza pecaminosa, escolher o que é bom?”
    Mas a natureza de Adão e Eva não era pecaminosa antes da escolha! O pecado só entrou através da escolha e do livre arbítrio!

  63. Juliana disse:

    Galera saber das nossas escolhas é uma coisa, interferir nelas é bem diferente!

  64. Juliana disse:

    Cristiano,
    A resposta da sua pergunta está em Gênesis. Adão e Eva não estavam presos a nada! Não existia o pecado! Deus os advertiu para não comerem do fruto. Deus deu liberdade de escolha (livre arbítrio) pois eles eram livres, viviam no paraíso e conversavam com Deus!
    Deus sabia da escolha que eles teriam mas não impediu!! Deus deu a Adão e Eva liberdade de escolha! É difícil entender isso?

  65. Thiago Neves disse:

    A paz amados. Sobre essa pergunta, creio que, com muito respeito, defender o livre arbítrio e a tentava de nós, homens tomarmos a frente, de termos poder e isso é uma situação muito grave. Notem que até mesmo a ciência discorda do livre arbítrio (http://super.abril.com.br/saude/livre-arbitrio-nao-existe-447694.shtml‎).

    Para embasar o que estou falando, basta ler Romanos 9 (leia o capítulo inteiro). Esse livro é totalmente contra o livre arbítrio, demonstrando que Deus de propósito rege o universo, suas leis e tudo que Ele criou.

    Como poderia Deus ser Soberanos se temos escolhas? Se podemos escolher, podemos destroná-lo. Podemos escolher ir para o céu sem mesmo nos arrependermos de nossos maus caminhos, podemos escolher pecar e pedir perdão milhões de vezes, podemos escolher comprar uma Ferrari e deixar um pobre abandonado debaixo da ponte, podemos escolher tantas coisas e depois ainda dizer: o Senhor me d eu poder de escolher o meu próprio caminho. Mas não podemos. E daí fica a pergunta, porque alguns não reconhecem a Cristo como seu Senhor? É simples, baste entender que alguns são filhos das trevas, como diz a parábola do joio e do trigo. (Mateus 13:24-30).

    Adão e Eva também foram parte do plano Divino, ou vocês acham mesmo que o Criador não tem domínio sobre a criatura? Deus não só sabia da escolha de Adão e Eva, como também a incitou, pois se Ele permitiu, foi porque queria que acontecesse, e se queria, Ele manipulou, pois se não quisesse, não permitiria e teria manipulado ao contrário, entende? A bíblia deixa inúmeros relatos sobre a soberania de Deus e a exclusão do livre arbítrio.

    Sobre o perdão do pecado aos pecadores. Jesus diz que veio para muitos, e não para todos. Ele diz também que as suas ovelhas escutam a sua voz e o seguem (João 10:27). jesus fala sobre a eleição. O seja, o chamado ao arrependimento é para os semeados por Deus, lá na parábola do joio e do trigo. E você se pergunta: E se esses não se arrependerem, já são eleitos, não vão para o céu? É simples de responder: Se não se arrependerem não eram ovelhas, pois as ovelhas sentem saudades do Senhor, são as de Jo 10:27. Essas ouvem o chamado, escutam a trombeta e seguem o Bom Pastor. Para ficar claro a falta de livre arbítrio e a soberania de Deus quanto aos eleitos, deixo aqui alguns versículos.

    ROMANOS 8.28-38 – JOÃO 13.18, ATOS 13.48 – EFÉSIOS 1.4,5 – II TIMÓTEO 1.9 – II TESSALONICENSES 2.13,14 – JOÃO 6.39 – MARCOS 13.27 – ROMANOS 11.5-9 – COLOSSENSES 3.12 – APOCALIPSE 17.14 e muito outros.

    Todos estão mortos espiritualmente. Um morto não tem capacidade de crer nem aceitar nada. Todos estão mortos. O Senhor vivifica aqueles que ele escolhe, pela regeneração, e essas pessoas podem então crer. A fé que faz com que eles creiam é um dom de Deus. Se ele escolheu e vivificou muitos, mas não fez isto com todos.

    Agora digo, será que podemos mesmo escolher? Pois se continuarmos nessa linha, diremos que podemos perder a salvação também, pois se escolhermos algo errado, perdemos o caminho para a vida eterna. Só que não!

    “Como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor; E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade” Efésios 1:4-5

    Os nascidos de Deus, verdadeiramente, não tem prazer no pecado.

    “Que diremos pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça abunde?
    De modo nenhum. Nós, que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?
    Ou não sabeis que todos quantos fomos batizados em Jesus Cristo fomos batizados na sua morte?
    De sorte que fomos sepultados com ele pelo batismo na morte; para que, como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos, pela glória do Pai, assim andemos nós também em novidade de vida.
    Porque, se fomos plantados juntamente com ele na semelhança da sua morte, também o seremos na da sua ressurreição;
    Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.
    Porque aquele que está morto está justificado do pecado.
    Ora, se já morremos com Cristo, cremos que também com ele viveremos;
    Sabendo que, tendo sido Cristo ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele.
    Pois, quanto a ter morrido, de uma vez morreu para o pecado; mas, quanto a viver, vive para Deus.
    Assim também vós considerai-vos certamente mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor.”

    Romanos 6:1-11

  66. gilberto disse:

    o livre arbítrio do homen termina guando ele cai na cama de um hospital .ali que ele ve a soberania de Deus

  67. Eunizio Batista disse:

    creio que o ser humano tem o lvre arbitrio de escolha é só ver Josué 24:15 Apocalipse 3:20 não precisa duvidar. depois que ele si converte o Espirito Santo vem ajudar ele compreender.

  68. Jeferson Arante disse:

    Outro ponto de vista: Somos livres de escolhas. Mas somos ” escravos ” dentro da lei do Senhor: Amar o próximo.

  69. isaque disse:

    Genesis 6:5 … efesios 2 … como vcs podem aida crer no liver arbítrio

  70. LUCIANO disse:

    Bom dia amados, estou a algum tempo pesquisando e debatendo comigo mesmos esses tipos de dúvidas e acabei chegando na seguinte conclusão: Temos livre arbítrio. Deus conhece tudo, sabe de tudo, vê tudo, ele até escolhe o seu caminho sim, se você pedir o discernimento, sabedoria e ajuda para fazer a melhor escolha. As coisas de Deus são espirituais, não queira você sair fazendo as coisas sem que ele esteja no negócio que não vai dar certo. Na Bíblia tem algumas passagem dizendo que temos, outras que não temos mas independente disso, como está a sua relação com Deus? Tentamos achar respostas em todos os lugares mas porque não perguntamos direto ao que sabe de tudo??

  71. Antonio Alves Lopes disse:

    E muito interesante,este ter ou nao livre arbitrio,sendo assim porque queremos fazer o bem,e acabamos em fazer o mal que nao quero,se podemos deveriamos fazer o bem,e nao o mal,parece que o mal ja esta escolhido,mesmo antes de nossas escolhas.as vezes tenho duvida,acho que livre arbitrio realmente nao existe

  72. Euripedes Jose de Paula disse:

    Tanta polemica,está tudo definido no primeiro capitulo das escrituras,disse façamos o homem a nossa imagem e semelhança [,se evê que só aí já disse tudo] continuou,domine sobre,mar,terra e ar,e está aí, no mar de jangada aos cruzeiros torpedeiros e contra torpedeiros,na terra dos rodas quadradas, aos potente carros voadores e maquinas pesadas para tudo, no ar, do 14 bis aos potentes aviões e naves espacial e etc, e no BEM ás grandes instituições de caridade, no MAL os mafiosos e suas gangues com toda modalidade de violência ,isto é livre arbítrio ou ñ é

  73. Euripedes Jose de Paula disse:

    E ainda posso enumerar algumas dezenas de versículos que provam a veracidade do livre arbítrio só que é limitado pela natureza pecaminosa que temos,veja,=Gn.2.16;=llTm.2.26;=llCo.3.17;=Is.48.18;=Pr.21.5;=Mt.22.37;=Gl 6.7;=Ro.3.23;=Mt.3.2;e 4.17;=Jo.15.16;=Jo.1..2e3;=lJo3.23;=Jo.5.40;=Ro.1.20e21;=Ef.4.24;=Dt.11.1a32;=Mt11.28a30;=Jo.8.32;

  74. Kathuly maryanne disse:

    Nós nunca tivemos livre arbítrio, pq só quem tem é Deus. Nós seres humanos temos livre argencia, pq nós agimos…

  75. Sol disse:

    Não encontrei as palavras livre árbitrio em lugar nenhum dabíblia
    Acho que estão confundindo obediência e desobediência com livre árbitrio.
    Sempre vejo a seguinte frase: Deus ordenou…..e aquele que foi ordenado obedece ou desobedece….se desobedecer será castigado.
    Se fosse livre árbitrio não haveria castigo.
    Acredito que tudo é de acordo com a vontade e permissão de Deus.

  76. Felipe Dias disse:

    Eu só acho que o seguinte: o livre-arbítrio é uma das consequências inevitáveis do amor incondicional de Deus – se fossemos forçados a amar-Lo não seria amor, seria cumprir com uma obrigação. temos a opção (o livre-arbitrio) de continuar pelo oq o mundo nos oferece, ou nos render a graça maravilhosa de nosso Criador.
    A questão é que no momento em que compreendemos nossa podridão carnal perante um Deus infinitamente Santo e de livre e espontânea vontade desejamos nosso Criador de volta, só o conseguimos porque Ele nos ama anteriormente e apartir desse momento (em que aceitamos o sacrifício propiciatório de Cristo como único caminho para ser justificado) Ele passa a agir em nossas vidas com Seu Espírito (para convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo) – ou seja, negar a si mesmo é renunciar do livre-arbitrio e do ego, crer, obedecer e deixar Deus te usar.
    mas lembremos sempre – crendo nós ou não, Deus vai usar nossas vidas pra cumprir o propósito dEle… Deus permitiu que Hitler fizesse oque fez por um plano maior que não cabe a nós questionar, mas apenas seguir o primeiro e maior mandamento: confiar nEle de todo nosso coração, mente e corpo.

    MARANATHA !

  77. Felipe Dias disse:

    humildemente também acredito que a predestinação perante um Deus onisciente se deve ao fato de Ele já ter sondado todos os corações antes mesmo da formação de Adão e já ter visto que vai aceita-Lo, quem não vai (vasos de honra e desonra) e aqueles que Ele vai interagir de maneira mais sobrenatural (os chamados predestinados) para propósitos maiores, como foi o caso de Paulo….

    vemos que em João 6:¨67 que Jesus pergunta a Pedro (mesmo Ele sabendo da resposta): “Porventura, quereis também vós outros retirar-vos?” ou seja, eu entendo que os discípulos sempre tiveram a opção de deixar-Lo, mas eles renunciaram dessa opção (do livre-arbítrio) pois como Pedro mesmo respondeu “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus.” Jesus já sabia dessa resposta, pois foi Ele mesmo que escolheu Eles. Judas tinha a opção de trair-lo, mas Cristo já havia sondado seu coração antes mesmo da formação do mundo, e inclusive profetizado sobre isso, ou seja, Jesus não obrigou Judas a trair-lo, apenas previu uma escolha que Judas tomaria.

    essa grande confusão é bem entendida a luz da onisciência e do livre-arbítrio resultante do amor de Deus…. mas é um assunto interessantíssimo, e pode ser que daqui a pouco ou daqui a 100 anos Deus me mostre (como fez com os amigos de Jó) que eu obscureço Seus caminhos, oque eu oro pra que não seja e continuo me alimentando da bíblia pra que tenha cada vez mais certeza disso. recomendo o mesmo a todos, pois a bíblia é a palavra da verdade, e um texto fora do contexto vira pretexto pra heresia… deixemos a exegese de lado e que o Espírito de nosso Senhor e Salvador nos guie pelas linhas do conhecimento! <3

  78. Felipe Dias disse:

    A PAZ DO NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO AMADOS !!!

    Como vos disse em comentários acima, “pode ser que daqui a pouco ou daqui a 100 anos Deus me mostre (como fez com os amigos de Jó) que eu obscureço Seus caminhos”, e creio que Ele tem agido de maneira maravilhosa na minha vida através da ação de Seu Espírito, através de Sua Palavra e de pessoas que tem colocado em minha vida, estando elas vivas ou já falecidas.

    a situação é a seguinte:
    .todos os homens estão mortos em seus pecados;
    .todos são inimigos de Deus por natureza nessa condição, ou seja, ninguém teria a capacidade de querer abandonar essa situação;
    .a fé é dom de Deus, não é nosso;
    .Deus tem misericórdia de quem Ele quiser segundo Seu próprio conselho;
    .aqueles que são salvos em Cristo, são escolhidos antes da fundação do mundo;
    .Cristo não toma o cálice da ira de Deus por todos os homens, senão todos seriam salvos, pois claramente não estariam mais sob a ira de Deus – Ele toma a porção dos que lhe foram dados, e de sua mão ninguém os arrebata – Ele veio para suas ovelhas;
    .crer em Cristo e sua propiciação não é a causa de sermos salvos, a causa é termos sido escolhidos, e sendo assim nos foi dada a fé para que crêssemos, sendo essa fé – acompanhada de outros “sintomas” – prova exterior da nossa eleição & salvação;
    .Deus não divide sua glória, então jamais poderíamos chegar no céu e olhar pra um condenado e dizer: eu fui salvo pq eu cri, mas sim dizer: eu fui salvo pq Deus me escolheu (a famosa divergência entre monergismo e sinergismo, basicamente a causa da reforma protestante)
    .ou seja, o livre-arbitrio foi dado a adão, e quando ele caiu, impediu o ser-humano de ser salvo através do livre-arbítrio, precisando de um resgate INTEIRAMENTE proveniente de Deus – eram alguns salvos ou nenhum. antes ele tinha o livre-arbitrio pra escolher entre fazer a vontade de Deus ou não fazer. após ter caído, ele não tinha mais a opção de fazer a vontade de Deus, pois estava totalmente inabilitado por sua depravação total.
    . Aquele que começa a boa obra é fiel para terminar-la.

    Recomendo o livro “the death of death in the death of Christ” (ou a versão simplificada traduzida “por quem Cristo morreu”, de John Owen) e a declaração de fé de Westminster de 1646.

    MARANATHA !!!

  79. Rubervan disse:

    Quando se fala em livre arbitrio, estamos falando de liberdades, isso segnifica que eu devo escolher servi Jesus ou o diabo…. Se eu disser eu vou eu tenho que ir, se eu falar que eu não vou eu não devo ir.. Jesus fala que ele esta a porta batedo se alguém abri ele entra, mas se niguém abrir significa que ele vai continuar do lado de fora, isso é livre arbitrio eu decho ou não ele entrar….?????

  80. edmilson disse:

    se eu pudesse ter o poder de escolha nao queria ter naicido estar no planeta terra no brasil morar em nova iguaçu pois nao tive escolha Deus me colocou neste lugar so tenho que aseitar e atraves da sua palavra enteder o que ele quer fazer atraves de mim neste planeta por isso nao acredito no livre -arbidetero mais na multi forma sabedoria e graça de Deus

  81. alexandre botof disse:

    acreditar que livre arbitrio é as escolhas do dia a dia, foge do que a biblia ensina, se lermos efesios
    Porque Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo, para sermos santos e irrepreensíveis em sua presença.
    Em amor nos predestinou para sermos adotados como filhos por meio de Jesus Cristo, conforme o bom propósito da sua vontade,
    para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos deu gratuitamente no Amado.
    Nele temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados, de acordo com as riquezas da graça de Deus,
    a qual ele derramou sobre nós com toda a sabedoria e entendimento.
    E nos revelou o mistério da sua vontade, de acordo com o seu bom propósito que ele estabeleceu em Cristo,
    isto é, de fazer convergir em Cristo todas as coisas, celestiais ou terrenas, na dispensação da plenitude dos tempos.
    Nele fomos também escolhidos, tendo sido predestinados conforme o plano daquele que faz todas as coisas segundo o propósito da sua vontade,
    a fim de que nós, os que primeiro esperamos em Cristo, sejamos para o louvor da sua glória.

    Efésios 1:4-12
    vemos que o Senhor escolheu cada um para acreditar nele, a palavra diz, quem convence o homem do pecado é o Espirito Santo, vemos Deus endurecendo o coração de farao quando farao decidiu libertar o povo de Israel, o que chamamos de livre arbitrio é a herança que recebemos de Adao e Eva o conhecimento do bem e do mal, que Deus interfere sim muitas veses, nos manda sinais, nos fala ao ouvido, até nos da um chega pra lá de vez em quando e quando erramos não saimos ilesos, há sempre uma punição ou maldição.
    não existe o livre arbitrio se Deus ja sabe quem e quantos estarão no reino, muitos se manifestarão dizendo serem de Deus, mas não o são, nao temos como saber por isso o Joio cresce em meio ao trigo

  82. Felipe Dias disse:

    o texto em apocalipse citado “eis que estou a porta e bato…” é dirigido a crentes-mornos (como podemos ver na descrição da carta a igreja de laodicéia), e não a não-convertidos… logo, o argumento de que essa passagem confirma o livre-arbítrio se torna nula !

    algo que ajuda bastante a entender está em João 1:12-13 em que é citado que aqueles que crêem não nascem da vontade própria, mas de Deus… compreender o peso de Jeremias 13:10-11 (e o livro deste profeta em específico sobre o tema coração teimoso) sobre o coração corrupto de um homem sem a regeneração interna nos dá uma idéia de porque Israel negou seu Messias.

    tudo sempre teve a ver com a glória de Deus e Ele sempre foi soberano… Cristo era um mistério oculto desde antes da fundação do mundo revelado a nós com sua vinda… então Deus escolheu revelar Sua glória de duas maneiras:
    .punindo justamente alguns demonstrando sua onipotente e santa ira;
    .salvando imerecidamente (mas ainda assim cumprindo sua justiça – em Cristo) outros, demonstrando sua infinita misericórdia, graça e amor;

    O sangue de Cristo tem poder eficaz pra salvar 100% dos homens, mas isso não quer dizer que ele é assim usado… nenhuma gota do sangue de Cristo será desperdiçado, todos aqueles que Ele escolheu salvar serão salvos (Ele é o bom pastor que cuida e dá Sua vida pelas ovelhas, e nada as pode arrebatar de Sua mão) – a salvação não está nas mãos dos homens, senão continuaríamos amantes das trevas, vasos de ira e inimigos de Deus, seguindo o deus deste século !

  83. Joyce disse:

    Gostaria de perguntar aos que dizem que não existe o livre arbítrio (poder de escolher)… Bom então se tudo que acontece, alias se tudo que o homem faz é comandado por Deus, vocês acreditam que Deus é quem faz um filho matar seus pais, que Deus faz constantemente guerras acontecerem, Deus é que coloca em alguns “homens” a vontade de estuprar crianças, adolescentes, jovens, idosas???
    Eu sei que Deus tudo sabe, tudo vê, está em todos os lugares, mas dizer que tudo o que fazemos e pensamos vem dEle é uma enorme incoerência. O mundo não está assim (perdido) por causa de Deus, está assim por causa de cada um de nós, que nem ao menos assumimos que cada um escolhe aquilo que faz…
    Acredito com todo meu ser que o Deus a quem eu sirvo não criou alguns para irem para o céu e outros para irem para o inferno. Por que se Ele tivesse esse pensamento porque criar pessoas para o inferno? Só para sofrer? Só para deixar o mundo esse caos? Não seria muito mais fácil criar apenas os “escolhidos”…
    E por que preciso pregar para toda criatura se Deus já tem os seus “escolhidos”?
    Acredito que todos confundem Deus saber tudo com sermos “marionetes” nas mãos dEle, Sim Deus sabe quem será salvo, mas não por que ele determinou assim, mas sim por que ele sabe de todas as coisas e sabe quem irá aceitar e quem não irá aceitar.
    Deus abençoe a todos!


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório