“Que com grande voz diziam: Digno é o Cordeiro, que foi morto, de receber o poder, e riquezas, e sabedoria, e força, e honra, e glória, e ações de graças.” – Apocalipse 5:12

Não! O arcanjo Miguel não é Jesus. Em nenhum lugar da Bíblia podemos identificar Jesus como sendo o arcanjo Miguel. Existem apenas cinco passagens da Bíblia que mencionam o arcanjo Miguel, que são: Daniel 10:13 – Daniel 10:21 – Daniel 12:1 – Judas 1:9 – Apocalipse 12:7. E existe ainda a passagem de I Tessalonicenses 4:16 que menciona o Senhor descendo do céu com “voz de arcanjo” (com “voz” de arcanjo, não “como um arcanjo”).

A doutrina propagada tanto pelas Testemunhas de Jeová quanto pelo Adventismo do Sétimo Dia não tem base bíblica e o que a Bíblia afirma é que Jesus é Deus e o arcanjo Miguel é um anjo poderoso.

A Palavra de Deus nos ensina em Hebreus 1:5-8 >>> “Porque, a qual dos anjos disse jamais: Tu és meu Filho, Hoje te gerei? E outra vez: Eu lhe serei por Pai, e ele me será por Filho? E outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz: e todos os anjos de deus o adorem. E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, e de seus ministros labareda de fogo. Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; cetro de equidade é o cetro do teu reino.”

Nesta passagem é clara a distinção entre os seres celestiais, pois os anjos (todos os anjos) adoram a Jesus, que é Deus e é o único digno de adoração. Não existe nenhuma passagem nas escrituras em que um anjo seja adorado.

“E eu lancei-me a seus pés para o adorar; mas ele disse-me: olha não faças tal; sou teu conservo, e de teus irmãos, que têm o testemunho de Jesus. adora a deus; porque o testemunho de Jesus é o espírito de profecia.” – Apocalipse 19:10

“E eu, João, sou aquele que vi e ouvi estas coisas. E, havendo-as ouvido e visto, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava para o adorar. e disse-me: olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. adora a deus.” – Apocalipse 22:8-9

Por fim, uma leitura atenta de Judas 1:9 nos mostra com muita clareza a distinção entre o arcanjo Miguel e Jesus: “Mas o arcanjo Miguel, quando contendia com o diabo, e disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar juízo de maldição contra ele; mas disse: O Senhor te repreenda.”

Nas boas traduções da Bíblia, temos duas grafias para a palavra “Senhor”. Quando aparece “SENHOR” escrito com todas as letras maiúsculas a referência é a Deus Pai; quando aparece “Senhor” com a primeira letra maiúscula, a referência é ao Senhor Jesus.

Nesta passagem de Judas 1:9 é clara a referência do arcanjo Miguel ao Senhor Jesus, não permitindo nenhuma dúvida quanto à distinção entre o Senhor e o arcanjo Miguel que não ousou fazer o que Jesus fazia com frequência, ou seja, pronunciar juízo de maldição contra o diabo.

Não existe, portanto, nenhuma base bíblica para essa afirmação que o arcanjo Miguel seria o Senhor Jesus. Anjos e arcanjos são criaturas de Deus e a Ele adoram; já o Senhor Jesus, Ele sim é digno de toda honra e adoração: “Digno és, Senhor, de receber glória, e honra, e poder; porque tu criaste todas as coisas, e por tua vontade são e foram criadas.” – Apocalipse 4:11

Germano Luiz Ourique

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório