A sabedoria contida na Bíblia é continuamente surpreendente e nos concede valiosas diretrizes para lidarmos com a vida e seus dilemas. Não importa quanto tempo passe, os conselhos bíblicos jamais se tornam obsoletos e são sempre úteis, estendendo-se às mais diversas camadas, nos mostrando como devemos pensar e agir como filhos de Deus neste mundo.

Dentre tais conselhos, vale destacar o quanto Deus abomina pessoas iracundas, e as Escrituras chegam a afirmar que a ira se aloja no íntimo dos tolos:

‘’Não te apresses no teu espírito a irar-te, porque a ira repousa no íntimo dos tolos. ’’ – (Eclesiastes 7:9)

Sabemos que todos nós já sucumbimos à ira vez ou outra e os resultados quase sempre são frustrantes e catastróficos. O ilusório alívio momentâneo que nos é proporcionado quando damos vazão à fúria logo se esvai quando nos damos conta de que perdemos o controle e fizemos ou dissemos o que era desnecessário e estúpido.

Por essas e outras nós, cristãos, devemos procurar agir com temperança e comedimento, mesmo cientes de que somos humanos e falharemos em determinada altura. Faz parte de ser sal e luz saber controlar os ânimos sempre que necessário, precisamos estar preparados para fazê-lo, pois é fato que seremos testados neste âmbito enquanto estivermos no mundo, onde a tolice e o egoísmo reinam.

‘’Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito. ’’ – (Provérbios 25:28)

Estejamos constantemente prontos para evidenciar o caráter de Cristo através de atitudes puramente santas, buscando no Espírito Santo a direção que precisamos para agir conforme a vontade de Deus, que espera que expressemos o que realmente significa ser filho dEle.

Quando somos guiados pelo Espírito Santo priorizamos nutrir sentimentos, pensamentos e atitudes condizentes com a Sua santidade. Equilíbrio, mansidão, serenidade, brandura, harmonia e compreensão precisam fazer morada em nossos corações a partir do momento em que decidimos seguir o Senhor.

Tratemos para com os outros inspirando-nos em Cristo e Seu amor, na tentativa de agradá-Lo e bendizê-Lo, para que o Espírito Santo tenha total controle sobre nosso comportamento e testemunho. Isto se torna perfeitamente possível quando temos profunda intimidade com Deus, o que nos permite conhecê-Lo enquanto nos familiarizamos com o que Lhe agrada.

‘’Irai-vos, e não pequeis; não se ponha o sol sobre a vossa ira. ’’ – (Efésios 4:26)

Que Deus os abençoe.

Com amor em Cristo,

Esther Moore

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório