Já li a Bíblia algumas vezes do início ao fim. E, a cada vez que a leio novamente, penso que a próxima leitura será mais difícil. É que a cada leitura encontro mais e mais coisas que eu não havia notado, relações que eu não havia percebido e passo a entender trechos inteiros que eu nem havia percebido que estavam lá. E cada vez a leio mais devagar.

Além da leitura sequencial, gosto dos estudos bíblicos que nos permitem entender a relação existente entre Antigo Testamento e Novo Testamento, por exemplo. As profecias cumpridas em Jesus Cristo, a missão dos profetas, o amor de Deus pela sua criação, o quanto Deus está no comando de todos os acontecimentos, etc.

Mas um versículo em especial me chamou a atenção em uma dessas leituras. Foi na penúltima ou na última vez que li a Bíblia por inteiro. Ao chegar no evangelho de Mateus me deparei com

Mateus 27:52-53 – E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dEle, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.

Confesso que fiquei surpreso. Depois de muitas leituras e estudos, eu nunca havia percebido que, além de Jesus Cristo, outras pessoas também haviam ressuscitado. Fiquei imaginando os familiares destas pessoas em Jerusalém, a cidade santa, assustados ao verem entrando pela porta aquele ser querido que havia falecido a um tempo atrás. E o tamanho da repercussão que houve. Isso também explicaria o fato de tanta gente passar a acreditar que “aquele Jesus” realmente era o Filho de Deus.

Isso é o que fascina na Palavra de Deus. A cada dia, a cada nova leitura, podemos descobrir coisas novas. Se você ainda não leu a Bíblia por inteiro, inicie hoje. Use o Programa de Leitura Diária, inicie pelo Gênesis ou pelo evangelho de João. Mas não perca mais tempo sem ter esse contato diário com a Palavra de Deus.

Deus os abençoe. Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Juliana disse:

    Amem, é verdade devemos inicar o mais rapido possivel! Vc vai ver as maravilhas que a Palavra de Deus faz em nossas vida! Deus abençoe!

  2. Graça e Paz Germano.
    Que benção seu Blog /

    Muito interessante, virei mais vezes aqui para partilhar das suas reflexões.

    . Eu já havia percebido que mais pessoas ressuscitaram, mais é sempre bom partilhar das experiências na leitura.

    Abraços.
    Crislaine Monik

  3. Jucilene disse:

    A bíblia é realmente fantástica, já li 2 vezes e agora estou lendo pela terceira vez. É impressionante como a mesma história pode nos levar a perceber detalhes que antes não tínhamos reparado! Afinal, a bíblia não é um livro qualquer é a palavra de Deus!

  4. Daniii disse:

    Realmente, eu nuca li a bíblia toda. Nem seguindo uma ordem… Já comecei uma vez, mas acabei me perdendo. Vou procurar lê-la do começo ao fim. Mas esse tópico realmente me chamou a atenção. Fui ler minha bíblia, e eu até marquei o versículo acima, o 51, mas não havia reparado nos outros. Então, houve pessoas ressuscitadas antes de Jesus Cristo???
    Interessante.

  5. Monique disse:

    Estou tentando, pretendo acompanhar pelo twitter o ”leia a bíblia em um ano” no próximo.

  6. jose roberto disse:

    ressucitaram mas morreram de novo, so JESUS subiu ao ceu…

  7. Se houve quem foi ressuscitado antes de jesus, como explicar os versículos 22 e 23 de I coríntios ” Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo.
    Mas cada um por sua ordem: Cristo as primícias, depois os que são de Cristo, na sua vinda.
    1 Coríntios 15:22-23
    Como explicar Cristo as primícias.? Me confundi…

  8. germano disse:

    Fernando César,
    .
    Não há confusão, o versículo é claro e está em destaque no post: Mateus 27:52-53 – “E abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, DEPOIS DA RESSURREIÇÃO DELE, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos.”
    .
    Mas existem sim pessoas que foram ressuscitadas ANTES de Jesus e pelo próprio Jesus. Lázaro, por exemplo.
    .
    Com relação a Cristo ser as primícias, significa que o Seu sacrifício já estava destinado a ser a obra de salvação da humanidade desde a fundação do mundo. Deus, ao criar o mundo e a humanidade, já sabia que a humanidade cairia, pecaria, necessitaria de um Salvador e destinou, já na criação, o sacrifício do Seu Filho como a obra salvadora perfeita para a humanidade. Isso é o que significa todos haverem morrido em Adão através do pecado já tendo a remissão dos pecados no sacrifício de Jesus que aconteceria quatro mil anos depois. Cristo é as primícias de Deus para nós. O fato de Cristo ter ressuscitado completa um ciclo que nos permite, através Dele, termos acesso ao Pai.

  9. Ronaldo Paz disse:

    Gostaria de saber se depois de ressurreição de Jesus, quem mais foi ressuscitado.

  10. Michele disse:

    Eu entendo que só Jesus ressuscitou de fato, e foi arrebatado aos Céus. Esses que “ressuscitaram” depois que morreram “novamente” os corpos apodreceram.

    Né?

  11. Antônio Carlos Moreira disse:

    A BÍBLIA SAGRADA, é um Livro inspirado por DEUS, já li toda ela por várias vezes. Continuo apreciando a sua leitura diariamente e sempre encontro novidades. O texto de Mt 27.52 e 53 me chamou a atenção novamente para este importante acontecimento envolto num grande mistério. Mas creio fielmente no que aconteceu pois se não fosse assim, não estaria registrado na Bíblia, onde contém a Palavra de DEUS. Aliás, crer que um grande peixe engoliu o profeta Jonas é fácil para muitos. Mas se a Bíblia dissesse o contrário que Jonas engoliu um grande peixe, eu creria também. A Bíblia é a Palavra de DEUS.

  12. Antônio Carlos Moreira disse:

    O autor da Bíblia; DEUS.
    A pessoa central; JESUS CRISTO.
    O intérprete; O ESPÍRITO SANTO DE DEUS.

  13. Simcha Jacobovici disse:

    O curioso é q naquela época qdo as pessoas, leia-se os judeus, ficaram doentes/ sumiam/ fugiam por mto longe e por mto tempo por vários motivos grandes e SE DEPOIS VOLTASSEM A CIDADE elas eram chamadas de “ressuscitadas” na tradução para o latim! =)
    A propósito “Sr. Germano”, o senhor tem origens germânicas? Aguardo sua resposta, mto obrigado. Espero ser atendido e não deletado…

  14. germano disse:

    Simcha Jacobovici,
    .
    Preste atenção no texto do post porque não se trata “das pessoas, leia-se os judeus, que ficaram doentes/ sumiam/ fugiam por mto longe e por mto tempo por vários motivos grandes”. O texto bíblico fala de outra coisa muito diferente disso aí que você mencionou. A Bíblia menciona corpos de pessoas mortas, enterradas em sepulcros, que ressuscitaram e saíram dos sepulcros. E apareceram a muitos em Jerusalém. Leia novamente o versículo com atenção.
    O foco do assunto aqui é a Bíblia e o texto bíblico. Só, nada mais.

  15. edmar custódio da silva disse:

    edmar.
    o que entendo desse texto é que os mortos que ressuscitarão no dia em que jesus entregou o espirito ou seja deu o ultimo suspiro ressucitarao como lazaro pois o primeiro que ressucitou em um corpo imortal foi jesus pois todos receberao tbm esse corpo mas só no dia em que ele voltar…
    obs..jesus o primeiro ressurreto …

  16. denilson balabuch disse:

    o que é impressionante e estranho é que apesar de que muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados nenhum,repito,nenhum texto,livro ou pensador da epoca relatou estes fatos incriveis.Muitas pessoas podres ,sem partes do corpo, esqueletos andantes ,possivelmente alguns somente ossos retornando a vida,andando pela cidade no meio da população,seria um fato,se fosse verdade,muito mais extraordinario e espantoso do que somente jesus retornasse , ou uma unica pessoa como Lazaro fosse ressuscitada,na verdade nem a biblia da a esse fato (dos corpos retornando a vida)o devido valor,e eu acho isto muito suspeito e nada crivel.

  17. João Cristóvão disse:

    As pessoas que dúvidam da ressurreição de corpos de santos que ressuscitaram na morte e ressurreição de Jesus ainda não entendeu a lei das primicia, está duvidando e limitando o poder do Eterno. E não está crendo nem na sua própria ressurreição. Na ressurreição do Senhor também hove um terremoto. Mas 28.2.
    Essa verdade é tipificada no terremoto de At.16 26.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório