Normalmente, quando se pergunta se uma mulher pode ser pastora de uma igreja o que a pessoa está querendo dizer é se uma mulher pode dirigir uma congregação nos moldes daquilo que encontramos no protestantismo, que nada mais é do que uma herança do catolicismo. Neste contexto, nem homem nem mulher poderiam ser pastores, simplesmente porque esse modelo de alguém dirigindo uma congregação não existe na doutrina dada pelos apóstolos.

Porém a pergunta geralmente é uma reação ao que ensina 1 Coríntios 14, quando diz que as mulheres devem ficar caladas nas igrejas, pois não lhes é permitido falar. Então, seguindo o raciocínio do modelo de uma pessoa dirigindo uma congregação, como seria possível uma mulher fazer isso se ela estivesse impedida de falar na igreja? É particularmente difícil explicar tudo isso quando a cristandade se afastou tanto da simplicidade do texto bíblico, adotando a idéia de “igreja” como uma denominação ou instituição religiosa, e “pastor” como uma profissão, cargo ou função de liderança de uma congregação.

Antes de mais nada, entenda que “igreja”, biblicamente falando, tem dois significados. Pode significar o corpo de Cristo, composto por todos os salvos, e pode significar também a assembléia dos cristãos quando estão reunidos ao nome de Jesus. O significado de instituição denominacional, de templo ou qualquer outra coisa semelhante é estranho às Escrituras.

Tenho vários textos para sugerir que poderão ajudar na compreensão desses dois assuntos:

“Igreja” e “Pastor”:

Por que há tantas denominações?

O que significa a mesa do Senhor?

Onde celebrar a ceia do Senhor?

O que significa a palavra igreja?

O que significa reunir-se ao nome do Senhor?

Qual o verdadeiro lugar de adoração?

Quem deve liderar nas reuniões da igreja?

Devemos usar instrumentos musicais na igreja?

Você já pertenceu a alguma denominação?

É possível congregar com desprendimento denominacional?

Qual é a hierarquia na igreja?

Devemos obedecer aos pastores?

O que significa o arraial de Hebreus 13?

Como deve ser o clero na igreja?

Qual é o verdadeiro lugar de adoração?

Como os dons se manifestam na igreja?

Mas, voltando ao seu e-mail, você enviou o texto de um autor que tenta dar respaldo a um cargo de pastor para mulheres, obviamente não apenas pensando nelas como dirigentes de congregação, mas também como pregadoras nas reuniões da igreja (repito, duas idéias inventadas pelo homem). Vou comentar alguns trechos do texto que você enviou e que aparentemente veio deste site. Alguém deve ter copiado parte dele em um e-mail que respondi em outra ocasião e respondi aqui: “Mulheres cristãs não podem falar?”.

> [texto de terceiro] É fato que o Apóstolo Paulo em sua epístola, faz algumas restrições às manifestações das mulheres na igreja, mas, antes de generalizarmos estas recomendações Paulinas…

Não é Paulo quem faz restrições, é o Senhor. 1 Co 14:35 “E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR“.

Essa prática de jogar para Paulo a responsabilidade das coisas que Deus falou por intermédio dele abre um precedente para aberrações, como considerar que aquilo que Paulo fala do homossexualismo seja apenas opinião dele, portanto não deve ser levado em conta.

> [texto de terceiro] é preciso que façamos uma analise da situação feminina diante da cultura oriental,

Não. Se condicionarmos a Palavra de Deus à cultura, vamos ser obrigados a acatar o homossexualismo, o aborto, o sexo fora do casamento e tantas outras coisas que são hoje culturalmente aceitáveis.

> [texto de terceiro] Na Bíblia encontramos as mulheres exercendo uma série de atividades eclesiais, por exemplo: Servindo na igreja (diaconisas), evangelistas, profetisas, pregadoras, obreiras, etc.

Sim, dentro de determinados contextos, como a família, a casa do pai (as filhas de Filipe), entre mulheres (como as mais velhas que devem ensinar as mais novas) etc. Nunca nas reuniões da igreja.

> [texto de terceiro] Diante de tantos exemplos, é impossível negarmos o chamado e a unção de mulheres ao pastorado.

Só porque a premissa é verdadeira não nos dá a liberdade de chegar a conclusões falsas. Além disso, o autor aqui deve estar tomando a palavra “pastorado” dentro de seu significado denominacional, o qual não é bíblico. Refiro-me a um homem dirigindo uma congregação. Não há tal coisa no Novo Testamento.

> [texto de terceiro] Inclusive, o mover do Senhor é uma realidade em nossos dias, mesmo que não houvesse nenhuma citação na Bíblia endossando o chamado feminino, ainda assim seria aceitável, desde que revelado pelo Espírito Santo de Deus, o verdadeiro edificador da igreja.

Ah, então mesmo que não exista nenhuma citação na Bíblia endossando qualquer coisa, podemos fazer isso desde que chamemos de “mover do Senhor”. Para que usar a Bíblia então, se não precisamos mais de referências tiradas dela para nosso modo de agir?

> [texto de terceiro] Exponho a seguir uma série de atividades exercidas pelas mulheres, veja: 1- Serviram ao Senhor e a Sua igreja: LC 1.30-38 “ Então o anjo continuou: —Não tenha medo, Maria! Deus está contente com você. Você ficará grávida, dará à luz um filho e porá nele o nome de Jesus…”

O autor não compreende que a igreja só foi formada em Atos 2. Maria era uma judia que adorava no Templo de Jerusalém e oferecia animais sacrificados a Deus.

> [texto de terceiro] Rm 16.1-6 “Recomendo-vos a nossa irmã Febe, que está servindo à igreja de Cencréia… Saudai Priscila e Áqüila, meus cooperadores em Cristo Jesus, os quais pela minha vida arriscaram a sua própria cabeça… Saudai Maria, que muito trabalhou por vós.”

Fp 4.3 “E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho….

Essas serviram, mas não diz que ministravam a Palavra de Deus nas reuniões da igreja, o que era vedado segundo 1 Coríntios 14.

> [texto de terceiro] 2Rs 4.9,10 “Ela disse ao seu marido: —Tenho a certeza de que esse homem que vem sempre aqui é um santo homem de Deus. Vamos construir um quarto pequeno na parte de cima da casa e vamos pôr ali uma cama, uma mesa, uma cadeira e uma lamparina. E assim, quando ele vier nos visitar, poderá ficar lá.”

Mais uma vez o autor não entende que no Antigo Testamento não existia a igreja e que as epístolas são dirigidas a uma nova ordem de coisas. No Antigo Testamento eles deviam guardar a Lei dada a Moisés.

> [texto de terceiro] Mt 26.12,13 “O que ela fez foi perfumar o meu corpo para o meu sepultamento….

Idem. A igreja não existia nos Evangelhos. Jesus veio primeiramente para os seus, os judeus. Viveu como um judeu, cumpriu os rituais judaicos etc. A igreja ainda era o mistério que seria revelado a Paulo (Efésios) até mesmo depois de seu início em Atos 2.

> [texto de terceiro] Miriã: Ex 15.20 “A profetisa Míriam, que era irmã de Arão…”; Débora: Jz 4.4 “Débora, mulher de Lapidote, era profetisa…”; Hulda: 2Rs 22.14 “Então, os sacerdotes… foram ter com a profetisa Hulda.”; Noadia: Ne 6.14 “… profetisa Noadia e dos mais profetas …”; Ana: Lc 2.36 “Havia uma profetisa, chamada Ana…”

Outra vez. Profetas e profetizas do Antigo Testamento não tinham nada a ver com a igreja e nem imaginavam o que seria isso. Eles nem mesmo entendiam o que profetizavam. Hb 11:39 “E todos estes, tendo tido testemunho pela fé, não alcançaram a promessa, Provendo Deus alguma coisa melhor a nosso respeito, para que eles sem nós não fossem aperfeiçoados.”

> [texto de terceiro] Filhas de Felipe: At 21.9 “Ele tinha quatro filhas solteiras que profetizavam.”

Sim, na casa de Felipe, não nas reuniões da igreja.

> [texto de terceiro] Débora: Jz 4.4 “…Era também juíza dos israelitas naquele tempo.”

Outra vez Antigo Testamento e Israel.

> [texto de terceiro] Priscila: At 18.26 “Ele começou a falar com coragem na sinagoga. Priscila e o seu marido Áquila o ouviram falar; então o levaram para a casa deles e lhe explicaram melhor o Caminho de Deus.” Rm 16.3 “Mando saudações a Priscila e ao seu marido Áquila, meus companheiros no serviço de Cristo Jesus.” ; Febe: Rm 16.1,2 “Eu recomendo a vocês a nossa irmã Febe, que é diaconisa da igreja de Cencréia.”

Sim, as mulheres têm um trabalho grande a fazer para o Senhor e a Sua igreja, e isso não muda em nada a proibição de 1 Coríntios 14 que é específica para o ministério da Palavra nas reuniões da igreja. (“Quando vos reunis…”)

> [texto de terceiro] 6- Evangelistas: Jo 4. 27-29 “Naquele momento chegaram os seus discípulos e ficaram admirados, pois ele estava conversando com uma mulher… Em seguida, a mulher deixou ali o seu pote, voltou até a cidade e disse a todas as pessoas: —Venham ver o homem que disse tudo o que eu tenho feito. Será que ele é o Messias?”

Esta não podia ter sido uma evangelista porque o dom de evangelista só foi dado depois que Cristo subiu ao céu (“e deu dons aos homens”). Considerando apenas o papel de falar de Cristo aos outros, isso não invalida 1 Co 14 (embora devemos voltar a lembrar que isso é anterior à igreja, e a ordem dada em 1 Co 14 não é retroativa).

> [texto de terceiro] Fp 4.3 “E a você, meu fiel companheiro de trabalho, peço que ajude essas duas irmãs. Pois elas, junto com Clemente e todos os outros meus companheiros, trabalharam muito para espalhar o evangelho.”

Sim, devem ter falado do evangelho às pessoas que encontravam, não nas reuniões da igreja, mesmo porque as reuniões da igreja não são pregações do evangelho. As reuniões da igreja não são para incrédulos, mas para crentes, e são voltadas ao aprendizado da doutrina dos apóstolos e à comunhão dos santos, ao partir do pão (ceia do Senhor) e orações. Atos 2:42 “E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.”

> [texto de terceiro] 7- Pregando aos judeus no templo: Ana: Lc 2.37,38 “e que era viúva de oitenta e quatro anos. Esta não deixava o templo, mas adorava noite e dia em jejuns e orações. E, chegando naquela hora, dava graças a Deus e falava a respeito do menino a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém.”

Outra vez Israel, não igreja.

> [texto de terceiro] 8- Presente na primeira reunião de oração: At 1.14 “Eles sempre se reuniam todos juntos para orar com as mulheres, a mãe de Jesus e os irmãos dele.”

Sim, 1 Co 14 não proíbe as mulheres de estarem presentes nas reuniões de oração.

Fonte: http://www.respondi.com.br/2009/01/mulheres-podem-ser-pastoras.html

Tenham um ótimo dia.

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. A paz do Senhor.Bom, as mulheres hoje alcançaram muitas vitórias e espaço dentro das igrejas, mas a tarefa de PASTOREAR para elas já me soa estranho. Não que a mulher não possa ter bom conhecimento bíblico e respaldo para pregar, enfim. O QUE ME DEIXA TRISTE é que existem tantos PASTORES(AS) dentro dos templos e tanta gente DE FORA precisando ser EVANGELIZADA!

  2. germano disse:

    Olá, Luiza Oliveira,
    .
    Obrigado pelo comentário. Dê uma olhada no post: http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja/

  3. luiz guilherme disse:

    A mulher pode falar do amor de Cristo so não pode assumir a frente de uma congregação como lider.

  4. Robson de Freitas disse:

    O que Paulo quis dizer em 1 Co 14:35, é que naquela época haviam prostitutas culturais da deusa pagã Afrodite que ficavam recrutando mulheres dentro da igreja e Paulo ordenou que elas não falassem, para que essa prostitutas parassem, o Senhor queria proibir que essas prostitutas fizessem esse tipo de depravação em cultos.
    Algumas passagem do novo testamento necessitam sim de uma interpretação minuciosa, porque naquela época, como o cristianismo era reprimido pelo Império Romano, os cristão passavam as suas mensagem uns para os outros a partir de palavras que não fossem interpretáveis numa primeira leitura rápida, é por isso que todos aconselham a direção divina para ler as passagens bíblicas.

  5. germano disse:

    Robson de Freitas,
    .
    Muito provavelmente você assistiu ao vídeo de um pastor que dá exatamente essa explicação e acreditou. Esse: https://www.youtube.com/watch?v=eAJABkcM8lg
    .
    Vou fazer aqui o mesmo comentário que fiz neste vídeo antes de deletarem meu comentário e desativarem os comentários para este vídeo:
    .
    Mulheres não podem nem falar quando a Igreja está reunida em assembléia, quanto mais esse absurdo de serem pastoras. Basta ler o que está na Bíblia sem tentar distorcer:
    .
    “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. Como EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS, AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; mas estejam sujeitas, como TAMBÉM ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” (I Corintios 14:33-37)
    .
    Portanto, mulheres devem ficar caladas, isso vale para todas as igrejas locais e É MANDAMENTO DO SENHOR.
    .
    Precisa dizer mais alguma coisa?

  6. luiz guilherme disse:

    Robson Desculpa mais quem foi que contou essa mentira pra você? Pelo amor de Deus toda mentira que o diabo conta para desmerecer a palavra de Deus coloca prostituta no meio . Bom primeiramente Paulo nao faz menção de nenhuma prostituta. fala da mulher em geral, mulheres da igreja mesmo porque prostitutas naquela epoca sequer podiam entrar dentro das igrejas pois correriam serios riscos de ser apedrejadas. Mandamentos são direcionados para os servos de Deus e não para o povo do mundo , então paulo falava com o povo de Deus no caso mulheres de Deus.

  7. Valeria Reis disse:

    No meu ponto de vista a mulher pode sim ser pastora, pode ser a vice presidente de uma igreja ajudar o marido no trabalho pastoral, conduzir rebanho de mulheres. E a partir do momento que ela é ordenada conssagrada… Não pode ser revertido. Não concordo que consagrem alguém que não tenha o chamado e a unção.

  8. germano disse:

    Valeria Reis
    .
    O seu “ponto de vista” e com o que você concorda ou não, não fazem a menor diferença. A Palavra de Deus faz. Pense.

  9. erika setubal disse:

    pera ai não posso ser pastora, ok. tenho que fica calada nem com marido posso falar pois não tenho ainda nem compromisso, porem gostaria de saber se posso ser diácono e intercessora?

  10. Taís disse:

    Deus me chamou pra ser pastora e aí?
    Deus mentiu nesse caso amigo?
    Complicado né..
    Não gostei..

  11. germano disse:

    Taís,
    .
    Não foi Deus. Ele não vai contra a Sua própria Palavra. Pense… E leia a Bíblia.

  12. Taís disse:

    Será Germano, tudo que Deus disse está se cumprindo em minha vida, desde dos estudos pastoral e em minha família. Tudo tudo!
    :)

  13. germano disse:

    Taís,
    .
    Tudo o que Deus tinha para nos dizer está na Bíblia. É isto o que significa “Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.” (I Corintios 13:10)
    .
    Veja que está escrito que “Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho,” (Hebreus 1:1)
    .
    Ou seja, depois que Deus enviou todos os seus profetas dos quais João Batista foi o último, Deus não revela mais nada a não ser o que está na Bíblia, conforme Lucas 16:16 – “A lei e os profetas duraram até João; desde então é anunciado o reino de Deus, e todo o homem emprega força para entrar nele.”
    .
    Acabou a Lei, acabaram os profetas e o Velho Testamento foi abolido por Jesus Cristo, conforme está em II Corintios 3:14 – “Mas os seus sentidos foram endurecidos; porque até hoje o mesmo véu está por levantar na lição do velho testamento, o qual foi por Cristo abolido;”
    .
    Vale o que está na Palavra de Deus e não existe o menor respaldo bíblico para o pastorado feminino. Pelo contrário, a Palavra de Deus é clara quanto ao Papel da mulher nos planos de Deus. Qualquer coisa fora disso é desconhecimento da Palavra ou rebelião contra Deus. Leia com atenção estudando na sua Bíblia as citações: http://leiaabiblia.blog.br/o-papel-das-mulheres-no-plano-de-deus

  14. Isabella disse:

    O versiculo 34 pode ser explicado pelo 35. Pois a proibição de Paulo era para que as mulheres nao interrompessem os cultos , com suas duvidas mas que perguntassem aos seus maridos em casa. E paulo deixa claro em 1 conrintios 11:5 que as mulheres oravam e profetizavam no culto publico.
    Que a graça e a paz esteja com todos vós. Amém !

  15. germano disse:

    Isabella,
    .
    Se procurarmos com dedicação e deliberadamente ignorarmos algumas coisas, vamos encontrar qualquer coisa que quisermos na Bíblia. Só que não é assim que funciona. O que está escrito, está escrito.
    1) De onde você tirou que era “proibição de Paulo”?
    “Como em todas as igrejas dos santos, as vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” I Corintios 14:34-37
    Se são MANDAMENTOS DO SENHOR, não são “proibições de Paulo”. Basta ler o texto.
    .
    2) Não existe nada na Bíblia que confirme a sua afirmação de que “era para que as mulheres nao interrompessem os cultos”. O que está escrito é “COMO EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS, AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR”.
    Em momento algum é dito para as mulheres ficarem caladas para “não interromper o culto”. Essa ideia de interromper o culto nem tem respaldo na Bíblia, isso é algo procedente do sistema religioso denominacional onde um homem “dirige” o culto ao invés da direção ser do Espírito Santo.
    .
    3) Por fim, em 1 Co 11:5 Paulo não se refere à Igreja reunida em assembleia. Na primeira carta de Paulo aos Coríntios, o que se refere à reunião dos santos começa só em I Corintios 11:17-20. Leia com atenção: “Nisto, porém, que vou dizer-vos não vos louvo; porquanto VOS AJUNTAIS, não para melhor, senão para pior. Porque antes de tudo ouço que, QUANDO VOS AJUNTAIS NA IGREJA, há entre vós dissensões; e em parte o creio. E até importa que haja entre vós heresias, para que os que são sinceros se manifestem entre vós. De sorte que, QUANDO VOS AJUNTAIS NUM LUGAR, não é para comer a ceia do Senhor.”
    Portanto, mulheres não podem falar quando a Igreja está reunida em assembleia porque é ordem de Deus. Desobedecê-la é uma escolha de quem conhece o que diz a Bíblia.

  16. Lucas Sembarski Higert disse:

    Germano , como vc relatou: “como ordena a lei”….Mas querido estamos debaixo de graça e não de Lei….kkkk entendeu?

  17. germano disse:

    Lucas Sembarski Higert,
    .
    1) Não fui eu que “relatei”, é o que está escrito na Bíblia: “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, COMO TAMBÉM ORDENA A LEI.” I Corintios 14:34
    .
    2) E foi exatamente por saber que estaríamos somente debaixo da graça e não da Lei que Paulo falou “como TAMBÉM ordena a lei” e não “como ordena a Lei”.

  18. rudnei disse:

    Como nos proprios nao conseguimos nos entender e cumprir a palavra de DEUS que esta escrita e eh bem clara, como queremos ganhar os de fora , concordo com o Germano em genero, numero e grau, o resto eh invencione humana para satisfazer seus proprios interesses ou egos, Deus no antigo testamento usou profetas para falarem contrario a sua palavra para ver se obedeciam aos homens ao a sua Palavra , eh so procurar !

  19. Manoela disse:

    A Graça e a Paz do Senhor a todos!!! Parabéns pelo Texto Germano!!! Precisamos de mais pessoas como você para expor a Realidade das Escrituras,sem rodeios e fazer despertar os que estão dormindo em falsos ensinos!!! Deus Continue te Abençoando e Continue te Usando e Conduzindo nessa Direção de Instrução!!! E que muitas almas possam ser ganhas e outras resgatadas dos falsos ensinos através de seus textos!!! Enfim,faço minhas as palavras do irmão acima!!! Vamos despertar irmãos,para o que Deus nos fala na Sua Santa Palavra,da forma que lá está e não no que diz os pastores,bispos,apóstolos,profetas etc,SE estes contradizerem o que está na Bíblia!!! Não existe essa história de modernidade,evangelho moderno no que diz respeito as coisas de Deus,pois Sua Palavra é imutável!!!


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório