Talvez não haja assunto mais debatido nas igrejas hoje do que a questão das mulheres servindo como pastoras e pregadoras no ministério. Por este motivo, é muito importante que não se veja esta questão como uma competição entre homens e mulheres. Há mulheres que acreditam que mulheres não devam servir como pastoras e que a Bíblia coloca restrições ao ministério das mulheres – e há homens que crêem que as mulheres podem servir como pregadoras e que não há restrições quanto à atuação das mulheres no ministério. Esta não é uma questão de machismo ou discriminação. É uma questão de interpretação bíblica.

1 Timóteo 2:11,12 – “A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.”

Na igreja, Deus designa papéis diferentes a homens e mulheres. Isto é resultado da forma como a humanidade foi criada (I Timóteo 2:13) e da forma pela qual o pecado entrou no mundo (II Timóteo 2:14). Deus, através do que escreveu o Apóstolo Paulo, estabelece que as mulheres não sirvam em papéis de autoridade em ensino espiritual acima dos homens. Isto impede as mulheres de servirem como pastoras, o que definitivamente inclui pregar a homens, ensinar a homens e ter autoridade espiritual sobre eles.

Há muitas “objeções” a esta visão em relação às mulheres no ministério ou mulheres pastoras. Uma objeção comum é que Paulo restringe as mulheres de ensinar porque, no primeiro século, as mulheres, tipicamente, não possuíam uma educação formal. Entretanto, I Timóteo 2:11-14, em nenhum momento menciona o status educacional. Se a educação formal constituía em qualificação para o ministério, a maioria dos discípulos de Jesus, provavelmente, não teria sido qualificada. Uma segunda objeção comum é que Paulo restringiu apenas as mulheres de Éfeso quanto à questão do ensino. (I Timóteo foi escrito a Timóteo, que era pastor da igreja em Éfeso). A cidade de Éfeso era conhecida por seu templo a Ártemis, a falsa deusa greco-romana. As mulheres eram autoridade na adoração a Ártemis. Entretanto, o livro de I Timóteo, em momento algum, menciona Ártemis, tampouco Paulo menciona a adoração a Ártemis como razão para as restrições em I Timóteo 2:11-12.

Uma terceira objeção comum é que Paulo está se referindo apenas a maridos e esposas, não a homens e mulheres em geral. As palavras gregas em I Timóteo 2:11-14 poderiam se referir a maridos e esposas. Entretanto, o significado básico das palavras é homem e mulher. Além disso, as mesmas palavras gregas são usadas nos versos 8-10. Apenas os maridos devem levantar as mãos santas em oração sem iras ou contendas (verso 8)? Somente as esposas devem se vestir com recato, com boas obras e adoração a Deus (versos 9-10)? Claro que não! Os versos 8-10 se referem claramente a homens e mulheres em geral, não apenas a maridos e esposas. Não há nada no contexto que possa indicar uma mudança para maridos e esposas nos versos 11-14.

Mais uma objeção freqüente a esta interpretação sobre mulheres pastoras/pregadoras é em relação a Miriã, Débora, Hulda, Priscila, Febe, etc. – mulheres que ocuparam posições de liderança na Bíblia. Esta objeção falha em perceber alguns fatores relevantes. Em relação a Débora, ela era a única juíza entre 13 juízes homens. Em relação a Hulda, era a única profeta mulher entre dúzias de profetas homens mencionados na Bíblia. A única ligação de Miriã com a liderança era devido ao fato de ser irmã de Moisés e Arão. As duas mulheres mais importantes do tempo dos reis foram Atalia e Jezebel – péssimos exemplos de boa liderança feminina.

No Livro de Atos, capítulo 18, Priscila e Áquila foram apresentados como ministros fiéis a Cristo. O nome de Priscila foi mencionado primeiro, provavelmente indicando que era mais “importante” no ministério que seu esposo. Entretanto, Priscila, em lugar algum, é descrita como participante em uma atividade ministerial que esteja em contradição com I Timóteo 2: 11-14. Priscila e Áquila trouxeram Apolo até sua casa e ambos o discipularam, explicando a ele a Palavra de Deus de modo mais preciso (Atos 18:26).

Em Romanos 16:1, mesmo que Febe seja considerada uma “diaconisa” ao invés de “serva”, isto não indica que fosse uma professora na igreja. “Apto a ensinar” é um título dado aos anciãos, mas não aos diáconos (I Timóteo 3:1-13; Tito 1:6-9). Anciãos/bispos/diáconos são descritos como “maridos de uma só esposa”, e “um homem no qual os filhos crêem” e “homem digno de respeito”. Além disso, em I Timóteo 3:1-13 e Tito 1:6-9, apenas pronomes masculinos são usados para se referir a anciãos/bispos/diáconos.

A estrutura de I Timóteo 2:11-14 faz a “razão” ser perfeitamente clara. O verso 13 inicia com “porque” e dá o “motivo” do que Paulo afirmou nos versos 11-12. Por que não devem as mulheres ensinar ou ter autoridade sobre os homens? Porque “primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.” Este é o motivo. Deus criou Adão primeiro, e depois criou Eva para ser uma “ajudadora” de Adão. Esta ordem da Criação tem aplicação universal para a humanidade na família (Efésios 5:22-33) e na igreja. O fato de Eva ter sido enganada também é dado como razão para as mulheres não poderem servir como pastoras ou ter autoridade espiritual sobre os homens. Isto leva alguns a crerem que as mulheres não devem ensinar por serem mais facilmente enganadas. Este conceito é duvidoso… mas se as mulheres são mais facilmente enganadas, por que se deveria deixar que ensinem a crianças (que são facilmente enganadas) e outras mulheres (que supostamente são mais facilmente enganadas)? Não é isso que diz o texto. As mulheres não devem ensinar ou ter autoridade espiritual sobre os homens porque Eva foi enganada. Como resultado, Deus deu aos homens a autoridade primária de ensinar na igreja.

As mulheres são excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia, ensino e ajuda. Muito do ministério da igreja depende das mulheres. As mulheres na igreja não estão restritas ao ministério de orar e profetizar (I Coríntios 11:5), mas o estão em relação à autoridade de ensino espiritual sobre os homens. A Bíblia, em nenhum lugar, faz restrições quanto a mulheres no exercício de dons do Espírito Santo (I Coríntios capítulo 12). As mulheres, tanto quanto os homens, são chamadas a ministrar aos outros, para demonstrar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e a proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15).

Deus ordenou que somente homens servissem em posições de autoridade de ensino espiritual na igreja. Isto não é porque os homens sejam necessariamente professores com melhor qualificação ou porque as mulheres sejam inferiores ou menos inteligentes (o que não é o caso). É simplesmente a maneira que Deus designou para o funcionamento da igreja. Os homens devem dar o exemplo na liderança espiritual – em suas vidas e através de suas palavras. As mulheres devem ter um papel de menos autoridade. As mulheres são encorajadas a ensinar a outras mulheres (Tito 2:3-5). A Bíblia também não faz restrição a que as mulheres ensinem crianças. A única atividade que as mulheres são impedidas de fazer é ensinar ou ter autoridade espiritual sobre homens. Isto logicamente inclui mulheres servindo como pastoras e pregadoras. Isto não faz, de jeito algum, com que as mulheres sejam menos importantes, mas, ao invés, dá a elas um foco ministerial mais de acordo com o dom dado a elas por Deus.

Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/mulheres-pastoras.html

Deus os abençoe. Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Shirlei disse:

    A Bíblia também fala que o homem deve sustentar a família com o suor do seu rosto e a mulher parir com dor aos seus filhos, portanto devemos nós mulheres deixar de trabalhar e esperar de nossos maridos duplas jornadas para o sustento da família neste mundo de dificuldades financeiras enquanto recusamos anestésicos durante o parto? Porque se formos interpretar ao pé da letra, este é apenas o começo de uma longa questão.

  2. Messias Samuel disse:

    Minha igreja foi fundada por uma Mulher, Ellen G white, você ja deve saber a denominação. Só sigo o twitter da organização da igreja que sou membro por que @Leia_a_biblia deu RT um dia. Entretanto, não consigo me lembrar de um dia em que teve uma pregação de uma mulher. É uma discussão que realmente tem muito o que falar, principalmente em nossa época, onde as mulheres estão entrando cada dia mais em ascensão. Minha mãe ensina a mim, já homem feito, porém com um grau menor de conhecimento.

  3. Milena Ramos disse:

    Creio que a limitação ao fato de mulheres pastores em Timóteo, realmente está adistrita ao momento histórico em que se vivia no período e naquela região. Sabemos que Deus é absolutamente poderoso para usar qualquer vaso seja homem ou mulher. Então se a benção ou dom da palavra, ministração ou ensino foi disponibilizado por Deus a uma pessoa, seja ela homem ou mulher, isso significa que Deus quer usá-lo para o crescimento da sua igreja. O importante é que, seja homem ou mulher que ministrem, ambos devem ser testemunho daquilo que pregam! Deus se importa com a inocência e verdade do coração. Deus não faz acepção de pessoas! Se em local tiver apenas mulheres, serão elas que Deus irá usar. Lembremos que se ninguém falar, até mesmo as pedras falarão!

  4. O RENOVADO disse:

    Não existem na bíblia as palavras Pastoras,
    Diaconisas, Ministras e nem discípulas.
    Isso e ensinamento de homens.
    MARCOS 7:7 Em vão, porém, me honram, Ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.

  5. Tiago Lima disse:

    Shirlei a Bíblia não fala DEVE, DEVE, DEVE você está manipulando. Mas fala de algumas consequências do pecado original, leia direito. Alguém deve ensinar nos templos? Os templos devem existir? Não e não. Leiam a Bíblia toda prestando bastante atenção. Usem a versão ACF, essa não foi adulterada.

  6. O RENOVADO disse:

    Nestes últimos dias está se tornando comum a ordenação de mulheres para o pastorado.
    À luz da Bíblia isso é estranho. Desde o princípio, quando Deus formou homem e mulher, antes do pecado, Deus revestiu Adão de autoridade espiritual sobre Eva. Depois do pecado, Adão continuou no exercício dessa liderança, cuja autoridade lhe havia sido dada pelo próprio Deus. O princípio da autoridade está no gênesis da criação.
    Portanto, a mulher não foi revestida pelo Criador de autoridade espiritual sobre o homem, daí não poder exercer governo espiritual, reger, dirigir, pastorear o povo de Deus.
    Pastorear é superintender o povo de Cristo; alimentar e apascentar espiritualmente o rebanho. O pastorado foi constituído para assistir ao povo, cuidar das almas, dirigir as ovelhas com justiça e verdade. Resumindo: pastorear é governar o povo de Deus edificando-o em todos os setores e aspectos da vida.
    A mulher, por uma questão de “princípio de autoridade”, não pode ser pastora, exatamente por não poder governar, nem reger, nem superintender a Casa de Deus, como se “pastora” fosse.
    O pastoreio é um ofício essencialmente espiritual. Para o seu exercício é indispensável uma chamada da parte de Deus que se faz acompanhar de um revestimento de autoridade. À mulher não foi dada essa função espiritual, ela não recebeu de Deus autoridade para liderar espiritualmente à Igreja. Ainda que a mulher tenha virtudes sublimes como a da simpatia, carisma natural, afabilidade, ela não foi ungida por Deus para dirigir as ovelhas de Cristo.
    Por conta desse princípio de autoridade que vem desde o Éden, Deus vocaciona alguns homens, designando-os para dirigirem Seu povo. São os pastores.
    É bem verdade que há o registro do nome de mulheres no serviço do reino, nunca, porém, exercendo o pastorado. Jamais foram mencionadas como “apóstolas, bispas ou pastoras”. Essas mulheres jamais exerceram a liderança espiritual da igreja.
    Há os que são defensores ardorosos do pastorado feminino, afirmam que estamos vivendo novo tempo, nova sociedade, nova mulher, nova igreja! Mas é bom que se saiba que o rumo da igreja não se define pela Sociologia, mas com Teologia Bíblica.
    Se a mulher pode ou não ser pastora não é decisão dos machistas ou feministas. Também não se trata de alienação cultural. A posição deve ser de acordo com a Palavra de Deus, que apresenta um Senhor que vela pelos princípios que haveriam de reger sua igreja.
    Deus não revestiu a mulher de autoridade espiritual para pastorear, então, quem pode alterar os princípios divinos, sem incorrer no pecado de rebeldia?

  7. Bianca disse:

    Muito interessante…

  8. Rafaela Vilasboa disse:

    Essa postagem chamou muito minha atenção, então fui pesquisar mais, li vários versículos na bíblia, que falavam de mulheres que eram profetizas como Miriã, Débora, Hulda, Ana e afins… Então achei alguns texto sobre ministério feminino, irei transcrevê-los aqui:
    “A bíblia é rica em exemplos de mulheres que tinham um ministério profético. A profetiza Miriã liderou as mulheres na comemoração da vitória do senhor sobre o Egito (Êx 15:20-21). Débora era uma profetiza que atuava como juíza (Jz 4:4-5), e a profetiza Hulda era consultada em nome do rei (2Rs 22:14-20). Outras mulheres no antigo testamento também tiveram ministérios proféticos (Is 8:3).
    No novo testamento, encontramos Ana (Lc 2:36-38) e as quatro filhas do evangelista Filipe (At 21:9). Joel profetizou que tanto filhos quanto filhas profetizariam quando Deus derramasse seu Espírito sobre toda carne (Joel 2:28) – promessa citada por Pedro na ocasião do pentecostes (At 2:17-18). Paulo encorajou as mulheres a exercitarem o dom da profecia e as instruiu a como fazê-lo nas reuniões públicas da igreja.
    A natureza da profecia mudou com o derramamento do Espírito de Deus. Os profetas do antigo testamento, comissionados por Deus individualmente, deveriam ser condenados à morte caso deturpassem a mensagem de Deus ao povo (Dt 13:1-5 ; 18:20-22). A profecia do Novo testamento, por outro lado, foi um dom concedido a muitos cristãos, e sua transmissão não tinha garantia de infalibilidade. Era necessário que fosse examinada, ponderada e avaliada pela liderança da igreja (1Co 14:29 ; 1Ts 5:20-21). No entanto, era considerada um dom valioso e necessário para a igreja a uma area de ministério efetivo para as mulheres.”
    ——–
    “As mulheres do Novo Testamento não eram meras espectadoras. Desempenhavam um papel ativo, vibrante e vital no funcionamento diário da igreja. Deus derramou de seu Espirito sobre seus filhos e suas filhas (Jl 2:28 ; At 2:17-18), e mulheres capacitadas pelo Espirito ministraram usando a completa gama de dons. Além do evangelismo, profecia, ensino e discipulado, as mulheres estavam envolvidas em vários outros ministérios, além de servir suas próprias famílias (1Tm 5:10) de acordo com seus respectivos dons espirituais (At 1: 14 ; 12:12 ; 1Co 12:8-10 ; 1Tm 5:5 ; Fm 2). As mulheres tiveram participação ativa na assembléia de Filipos (At 16:11-15) e estiveram envolvidas no estabelecimento de igrejas em Tessalônicas (At 17:4) e em Bereia (At 17:12).
    Paulo sempre se referiu as mulheres como suas “cooperadoras”. Ele deu um especial reconhecimento para Maria (Rm 16:6), Trifena, Trifosa e Pérside (Rm 16:12), Evódia e Síntique (Fp 4:2) e Priscila (Rm 16:3) como mulheres que muito trabalharam pelo evangelho. A chegada do reino revolucionou o envolvimento de pessoas comuns da obra de Deus. Fosse Judeu ou grego, escravo ou livre, homem ou mulher – o ministerio do reino tornou-se responsabilidade de todos.”
    ——-
    “Jesus confirmou o ministério das mulheres no evangelismo. Isso ficou mais evidente na sua interação com a mulher samaritana no poço de Sicar (Jo 4:1-30). Culturalmente, judeus e samaritanos não se associavam uns com os outros. Além disso, era considerado impróprio para um rabino conversar com uma mulher em público. A consideração de Cristo por essa mulher era, portanto, verdadeiramente revolucionária. Depois de terem se encontrado, ele retornou à sua cidade e expôs o que aconteceu. Muitos acreditaram em Jesus por causa do testemunho dela (Vs. 28,39). Naquela época, as mulheres não eram aceitas como testemunhas confiáveis, mesmo assim, Cristo escolheu uma mulher para ser sua testemunha.
    Deus escolheu mulheres para serem as primeiras testemunhas da ressurreição de Cristo (Mt 28:1-8), e a elas foi confiada a mensagem do Cristo ressurreto para os discípulos (Jo 10:15-18). A vinda do Espírito reforçou o papel das mulheres no evangelismo. As mulheres, juntamente com os homens, foram capacitadas para testemunha até os confins da terra (At 1:8). As mulheres do novo testamento, juntamente com os homens, foram comissionadas a serem “luz do mundo” e, portanto, estavam profundamente envolvidas no ministério de evangelismo.”
    ——-
    “Juízas, profetiza, criada, missionária, rainha e empresaria – esses são alguns dos ministérios que Deus deu à mulher ao longo da história bíblica. Como herdeiras de Deus e coerdeiras com Cristo (Rm 8:17) e membros do “corpo de Cristo” (1Co 12:27), toda mulher recebe dons de Deus para serem usadas para sua glória. As possibilidades são tão ilimitadas quanto as necessidades do mundo.
    Jesus pronuncia o nome de cada mulher, assim como fez com Maria no jardim, após a sua ressurreição. Quando a resposta é tão dedicada ou amorosa como foi com Maria, Jesus responde, como fez a ela, com uma mensagem missionária: “Vai ter com os meus irmãos e dize-lhes: subo para meu Pai e vosso Pai, para meu Deus e vosso Deus” (Jo 20:17).
    O desejo de Jesus é que cada mulher se renda e a ele em completa dependência, reconhecendo que sem a sua ajuda nada é possível fazer (Jo 15:5), dependendo do seu Espírito para cumprir o ministerio especial que selecionou para ela – um ministério apropriado para seus talentos e eficientes para a geração à qual ela pertence. Deus desafia cada uma de nós como fez com a rainha Ester: “… e quem sabe se para conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” (Et 4:14).
    Cada mulher é escolhida cuidadosamente por Deus, situada no corpo de Cristo como ele deseja, e indispensável para cumprir sua esfera especial de influência Cristã. Se uma mulher se sente inadequada para a tarefa ministerial que o Senhor lhe revelou, ela precisa apenas lembrar-se das palavras de Jesus: “A minha graça te basta, porque o pode se aperfeiçoa na fraqueza.” (2co 12:9).”
    ——-
    “Ensinar é um dom (1Co 12:28-29 ; Ef 4:11 ; Rm 12:7) que o Espírito de Deus concedeu a homens e mulheres. Todos os cristãos devem ensinar uns aos outros (Cl 3:16) e compartilhar com a comunidade o que aprenderam (1Co 14:26).
    Priscila, junto com seu marido Áquila, instruiu um irmão em Cristo, Apolo, a respeito a teologia (At 18:26). O apóstolo Paulo reconheceu o ministério de Priscila e, obviamente, a amava e respeitava assim como as outras cooperadoras (Rm 16:3,6,12 ; Fp 4:3). Paulo também incentivou as mulheres mais velhas ensinar as mais novas (Tt 2:3-5) e admoestou Timóteo a respeitar Loide e Eunice, sua avó e mãe, instruindo-o na fé (2Tm 1:3-5).
    Embora Paulo fosse um grande defensor de que as mulheres exercitassem seus dons, ele ensinava que eles precisavam ser exercitados de forma a honrar a palavra de Deus (1Tm 2:12). As mulheres do Novo testamento eram incentivadas a exercer os ministérios de ensino, mas tinham de fazê-lo dentro dos padrões ordenados por Deus de complementaridade homem-mulher.”

  9. hudson atos disse:

    Sra. Rafaela Vilasboa, parabéns! Se não transcreveu esse riquíssimo comentário esta de parabéns e se fez: “Ctrl C” “Ctrl V” , também esta de parabéns! Tenho observado a importante atuação das mulheres no corpo nessa época pós moderna, e acredito que sem esse avivamento a igreja estaria muito distante de onde esta hoje. Acho pouco provável o retorno ao cumprimento das escrituras quando se trata das mulheres desenpenharem definitivamente papéis ou funções eclesiásticas que a bíblia fala ser dos homens e temos nesse contexto uma linha tênue. Gosto particularmente da posição: Esposa do Pastor ou A Líder das Mulheres ou A Líder da Intercessão, etc mas entregar as mulheres a responsabilidade institucional no sentido espiritual dessa palavra, vejo ser discrepante nas escrituras e de fato muitas mulheres tem apresentado um “espírito Jezabel” em suas atuações “pastorais” como até mesmo intervindo na liderança de seus maridos. OBS: Respeito o chamado para as mulheres até mesmo na pregação da palavra mas as decisões, acredito serem dos homens com suas co participantes mulheres.Não diminuem em nada fazendo assim, acho lindo quando escuto a esposa dizer: Tenho que falar com meu marido! ou Vamos decidir com o Pastor!, não é mais coerente! Acho que mulheres podem ensinar, pregar, louvar… mas governar com braço forte não tem respaldo .
    Obrigado.

  10. Macedo disse:

    Hudson Atos, isto é machismo… existem mulheres que pastoreiam com mais unção do que homem. Se nós nos calarmos as pedras clamarão.

  11. José Gomes disse:

    Toda a fonte de estudos, pesquisas e interpretações devem ser a luz das escrituras, o que vai, além disto, se torna mero pensamento e ação humana. O que devemos compreender é que a “Igreja” que é o mistério de Cristo (Ef. 5:32) é algo além do meu bel prazer, da minha própria vontade, do meu próprio agir, aquilo que eu penso ou quero. Agir na forma humana é impossível compreender os propósitos de Deus para o ser humano. Quando vemos a dispensação da “Graça” e que vemos o corpo místico do Senhor Jesus Cristo na terra que é a “Igreja” temos que analisar todo este mistério à luz da palavra de Deus, nunca analisar um texto fora do seu contexto, pois assim, sendo, se torna um pretexto. Então analisemos na dispensação em que vivemos que é a dispensação da “Graça” que é um favor imerecido. A igreja como Israel no passado, tinha suas leis, ordenanças, símbolos e outros. A Igreja não se difere quanto à doutrina, as ordenanças e símbolos. Alguns deixados pelo próprio Senhor Jesus Cristo que é o Batismo e a Ceia do Senhor (nestes dois notamos símbolos de morte, sepultamento, ressurreição, pão falando do corpo e o vinho falando do sangue em memória), nada do que esta escrito é por acaso, existe algo supremo, em que o Senhor quer assim e não devemos acrescentar ou tirar, por acharmos que assim é melhor, que assim ajudara a desenvolver melhor o trabalho do Senhor. Além daquilo que foi instituído pelo próprio Senhor Jesus, temos também as doutrinas deixadas pelos Apóstolos do Senhor Jesus Cristo. Porque imaginemos este corpo, sem um governo, sem a autoridade, cada um faria o que achasse melhor, tomaria o seu caminho da forma que melhor lhe parecesse. Também pensar que os tempos mudaram e que temos que ter uma mente aberta e que devemos mudar acrescentarmos algo e assim por diante, isto é inconcebível, pois a Palavra de Deus não muda ela é a mesma ontem, hoje e será para todo o sempre (Isaías 40:8) e o nosso Senhor não muda, Ele é o mesmo ontem, hoje e será para todo sempre. Então, meus amados, analisemos a Palavra de Deus como espirituais e não como meninos, esta foi a recomendação para a igreja de Corinto. Quando a Palavra de Deus diz “não” é “não” e não tem meio termo, eu não conheço esta negativa como sim, quando não permite é porque Deus assim o quer e não requer o homem ou a mulher questionar a decisão suprema de Deus. Deixo as passagens e os versículos para serem analisados os quais por si só diz tudo.
    I cor. 14:23 a 40 ( nota que Paulo fala dos dons exercidos na Igreja local, nota o vs. 23 ele começa dizendo: “Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar…” então, ele esta falando da reunião da igreja local e quando ele chega no vs 34 ele diz: “conservem-se as mulheres “caladas” nas igrejas, porque “não” lhes é permitido falar, mas estejam submissas como determina a lei”. Será que existe dificuldade em entender a palavra de Deus ou temos que voltar ao vs 33 e ir para o vs 40. Não vou comentar, mas olhe com carinho e peça discernimento do Espírito Santo de Deus em I Timóteo 2:8 a 15. No verso 8 a palavra correta no grego é “varões” sexo masculino no que se refere a oração pública na igreja local. Só para ressaltar amados, igreja não é prédio não, mas, pessoas salvas e redimidas pelo sangue de Cristo. Era isto, que gostaria de compartilhar, se quiserem algum contato o meu email é jg-freitas@hotmail.com Gratidão e que: “paz do nosso Deus que excede todo pensamento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus”. Fl 4:7
    José Gomes.

  12. alberto disse:

    ola, eu comparo a uma escola antigamente nas escolas era uma professora que ensinava,pois elas ja tem um dom de ensinar, e o homem que era professore era tido como, viado, boiola. deixemos de discursoes bobas e vamos aprender e comparinhar juntos sem distinçao entre homem mulher

  13. jose roberto disse:

    o que DEUS falou ta falado.cristao nao questiona obedece..

  14. gilmar disse:

    eu sou do ministerio ESTA OBRA E DO SENHOR , LA SEGUIMOS a biblia que e a verdadeira palavra de DEUS e obedecemos tudo que a biblia diz e la nao tem ensinamento de mulheres e elas tambem nao cortam o cabelo pois tbm esta na biblia……
    http://www.convertidos.com.br

  15. Marlon IPCR disse:

    Carissímo irmão em Cristo Jesus toda linha de pensamento exegetico foi tremendamente abordado com clareza que Deus continue te iluminando!

  16. Kate disse:

    Essa pergunta é meio boba mas enfim. Ali esta dizendo que as mulheres podem ensinar na igreja outras mulheres e crianças. Mas e adolescentes? Os garotos de um grupo de adolescentes ja estariam incluidos em ‘homens’ ? É isso.. ;p

  17. Claudino disse:

    O Deus de ontem, é de hoje, ele é eterno, sua palavra escrita ele não muda, não adianta queremos interpretar a palavra de Deus discorda com as nossas conveniências, e não importa a evolução dos tempos, nem da ciência, temos é que nos adequar ao que estar escrito na Bíblia, se diz que a mulher tem que orar e profetizar que não lhe proíba, porém que não venha ter autoridade sobre homens na igreja e sobre seus maridos em seus lares, quem ler a Bíblia sabe os capítulos e os versículos onde estão escrito essas coisas , não queiram justificar erros de homens que estão à frente de ministérios , que serão julgados cada um segundo as suas obras, ou de maridos que não cumpre seus papéis segundo a palavra de Deus , cabe as mulheres fazerem o que a profetiza Ana, Lucas 2:36-38 e outras mulheres de Deus citadas na Bíblia fizeram, oraram e venceram por que esperaram no todo poderoso, pois o juízo é de Jesus Cristo, não nosso.

  18. PATRICIA disse:

    SOU DO MINISTERIO PALAVRA DA VERDADE, A BIBLIA É BEM CLARA MULHER NÃO DEVE SE QUER FALAR NAS IGREJA, MAIS OS PASTORES SEGUEM MAIS EXEMPLOS DE OUTRAS IGREJAS DO QUE DE JESUS COM MEDO DE FALAR A VERDADE , E PROVOCAR UMA BRIGA COM OUTROS PASTORES UM EXEMPLO É O DISMO QUE NÃO E BIBLICO MAIS ELES PREGAM QUE É. ISSO É TOTALMENTE ERRADO.

  19. Alberto disse:

    Irmãos, para entender a Bíblia é necessário entender as dispensações do senhor. O mal da cristandade é querer aplicar aquilo que foi destinado aos judeus e suas promessas terrenas à Igreja de Deus, o Corpo de Cristo, que tem promessas apenas celestiais. Nesse mundo teremos aflições, e nada mais. Jesus não prometeu riquezas , prosperidade, nada disso, isso foi pros Judeus. O homem natural tenta negar coisas da Bíblia, mas ela é perfeita.

  20. Jose claudio disse:

    Claro q mulher pode pastorear assim como pode vender dentro do templo oleo rosa agua etc assim como tambem fazer bingo eo outros jogos tocar guitarra bateria cantar musicas senssacionalista aos berros e dizer que e hino apelidar o templo de igreja cobrar dizimo em dinheiro distorce a palavra de Deus tem ate um tal de carnacristo vamos pular e tudo valido para chamar atencao do mundo moderno por que o principe desse mundo ja esta entre nos tudo me e licito mas nem tudo me convem esqueca esse negocio de caminho estreito vamos pelo caminho largo e viu o profeta uma multidao igual ao mar descendo ao bismo pode um cego guiar outro cego?

  21. Olá leiaabiblia.blog.br. Encontrei seu site através do Google enquanto procurava por uma questão similar, o seu site tem aqui para cima. Parece bom. Eu tenho bookmarked-lo em meu google bookmarks para voltar mais tarde.

  22. escort France disse:

    Seu prazer de compreender leiaabiblia.blog.br. Os artigos acima é realmente extraordinário, e eu realmente gostei de ler o seu blog e os pontos que você expressa. Eu realmente gosto de aparecer de volta mais de uma base comum, posto muito mais dentro do tópico. Obrigado por compartilhar … continue escrevendo!

  23. Paris escort disse:

    Tópico incomparável, é muito interessante para mim)))) Obrigado EQUIPE leiaabiblia.blog.br

  24. Jose claudio disse:

    Ha muita verdades para dizer as quais poucos examinadores da palavra de Deus tem a ousadia de dizer sem visar interesse mundano algum por q aquele q se constitui amigo do mundo eh inimigo de Deus por procuro eu agradar o homem ou a Cristo o rei tambem nao agradou e nao agrada o mundo aquele q quiser vir apos mim pegue sua estaca de tortura a cada dia e sigame no mundo tereis africoes mas tem bom animo por eu venci o mundo vitoria e so quando Cristo voltar esse negocio de agora e so vitoria e engana simpatizante de Cristo e por ai vai uma enchorrada de musica mundana com tom evangelico enganando destorcendo e amaldicoando vc acorda irmao olha o abismo ai.

  25. Luciano disse:

    Paz do Senhor a todos peço a todos que acessam este blog eu quero que alguém me mostre na Biblia mas com bases bilbicas que a mulher pode pregar pastorear uma igreja.E não vem se justificar com a história de Raquel, que esta no livro de Gênesis 29:9 falando que raquel era pastora isso não é verdade porque se justificam na lei mas nós hoje vivemos na Graça se tentar-mos se justificar na lei isso mostra que Jesus veio em vão para nos salvar.Se alguém me mostrar na biblia mas que seja na Graça no Novo Testamento com bases biblicas que existe pastora.Deus abençoi a todos e fiquem na Paz do Senhor.

  26. antonio carlos disse:

    Deus fez o homem a sua semelhança com sua propia mãos e do homem tirou -se uma costela e fez a mulher , então a mulher veio do homem , e o homem e imagem e a gloria de Deus então Deus colocou o homem como cabeça e a mulher como uma coroa sua . pois quando erva comeu do fruto da arvore proibida não tinha acontecido nada mais quando comeu adão comeu o fruto abriu os olhos carnais.
    então a biblia e bem clara conta isso não e machismo mais a palavra de Deus ou ela muda da maneira que queremos não a palavra e verdadeira e eterna passaram o ceus e terra mais as minhas palavra não ha de passarem

  27. meury disse:

    eu quero saber se crente pode fica assistindo novelas pois eu conheço uma irmã que é desta obra é do senhor só curte novelas todos os dias.

  28. Luciano disse:

    Paz do Senhor a todos irmãos primeiro irmãos peço que todos peguem suas biblias e vamos aprender veja ai vamos ler I Corintios 6:12- Todas as coisas me são licitas,mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são licitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma.Esta base biblica nos mostra que tudo nós podemos fazer mas nem tudo nos convêm que façamos pois se já temos o conhecimento da palavra agora se estamos começando a caminhar nós ainda não temos um conhecimento da biblia estamos começando a ter temor pela palavra.Veja ai na sua biblia vamos ler I Corintios 10:23 Todas as coisas me são licitas, mas nem todas me convêm;todas as coisas me são licitas,mas nem todas as coisas edificam.Irmãos vamos orar e jejuar uns pelos outros não vamos atacar pedras porque o irmão ou a irmã faz isso ou aquilo vamos orar para que todos nós venhamos crescer no temor crescendo no amor e na graça que é a palavra que Jesus nos deixou para seguir aprender ler.Guardando em nossos corações ensinando a todos a ouvir ler colocando a palavra em prática todos os dias seja no trabalho na escola faculdade na rua em casa com nossos vizinhos parentes onde você estiver temos que ser verdadeiros cristãos que dá bom testemunho.E todas as pessoas vão falar muito bem do nosso exemplo que seguimos que é a biblia que nós lemos e se esforçamos em obedecer todos os dias.Deus abençoi a todos e fiquem na Paz do Senhor

  29. lindolfo disse:

    quero ver quem é que cumpre tudo o que esta escrito na biblia, a palavra de DEUS é viva e se renova. quem é que pratica todas as leis do antigo testamento e vive a graça do novo testamento, seria os irmãos da ESSA OBRA É DO SENHOR?

  30. germano disse:

    Lindolfo,
    Ninguém cumpre tudo o que está escrito na Bíblia. Aliás, “tudo”, “nada”, “sempre” e “nunca” são prerrogativas divinas. São palavras que nem se aplicam a nós, seres humanos. E, com relação a existir qualquer tipo de “renovação” com relação à Palavra de Deus, você não vai encontrar isso em nenhum lugar da Bíblia. E praticar as Leis do AT e viver o Evangelho da Graça de Deus é impossível. Quem vive sob a graça de Deus não está sujeito a nenhuma lei, muito menos às leis dadas aos judeus no tempo do AT.

  31. Cristina disse:

    Entrei aqui pois pesquisei no Google sobre um assunto…e eis o que vejo, religiosidade…..amados, fiquei muito triste com os comentários que li, uns positivos, outros negativos, e até comentários destorcidos….se não vamos engrandecer o nosso Senhor Jejus Cristo…então não nos pronunciamos…se for para vergonha da Placa da tua “Igreja’, Pois a igreja somos nós, não é placa nem prédio que salva…mas sim a Graça…temos sim que ter a Palavra Viva e eficaz, Deus vos abençoe…Fik na paz.

  32. alexandre disse:

    O que muitas pessoas têm que entender é que profetizar não significa ser pastor ou lider eclético.

  33. Bruno disse:

    a paz do nosso senhor Jesus .
    eu concordo sim que a muleher pode ser uma pastora . se aguem quiser leia os verssiculos abaixo.samuel 1:1, juizes 4,4 segundo reis22,14 romanos 16.1,2 galatás 3;28 todas essas mulheres eram usadas na mão do senhor para profetizar e levar a palavra .
    tem irmãos nosso da congregação que criticam as outras igrejas .só que eles esquecem de devolver o dizimo aonde fala em malaquias cap 03.10:11 aonde diz:
    trazei todos os dizimos á casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de min, diz o senhor dos exercitos, se eu não vos abrir a janelas do céu, e não derramar sobre vos uma benção tal , que dela vos advenha a maior abastança.
    eles acham que o dizimo no velho testamento não existe mais. mais existe sim.irmãos aonde fala no livro de hebreus capitulo 07.4
    aonde diz : considerai pois quão grande era este a quem até o patriarca abraão deu os dizimos dos despojos.
    vers. 06
    mas aquele cuja a genealogianão é contada entre eles tomou dizimos de abraão, e abençoou o que tinha as promessas.
    vers. 09
    e , para assim dizer, por meio de abraão , até levi , que recebe dizimos , pagou dizimos .
    como todos podem ver quando nos referimos do livro de hebreus estamos falando do novo testamento como o dizimo pode ser abrogado sendo que no novo testamento se refere do dizimo ?
    irmãos fiquem na paz .

  34. A paz de CRISTO,realmente a mulher não pode ser Pastora,Bispa,Diaconisa,Evangelista e nem outros cargos que foi dado aos varões,oque acontece é que o povo não aceita a palavra de DEUS,fique na paz.
    veja este blog Willian Bugiga.

  35. Ivo César disse:

    Estão falando muito de autoridade de mulher, bem invalidando o velho testamento como é a doutrina da igreja Esta Obra é do Senhor, é exatamente o ponto que precisa para fundamentar este debate. Por isso aos que consideram “A BÍBLIA “, digo, A Bíblia em sua totalidade como a VERDADE; o que me dizem de DÉBORA: Juíza, sob autoridade divina, instría o povo de Israel, Julgava, condenava ou absolvia. Ou os juízes não foram aoutoridades de DEUS?

  36. Ide e pregai o evangelho as toda criatura.Marcos16.15 (pregai o evangelho e não a lei)
    Quão suaves são sobre os montes,os pes do que anuncia as boas novas(evangelho)Isaias52.7.
    Debora julgava e condenava na lei(velho testamento).Pois Deus permitiu ela ser juiza na lei,e na graça.Ha um só legislador e um só juiz,que pode salvar e destruir.Tiago 4.12.
    Deus não levantou Juiz e nem Juiza na graça,mais sim os cargos eclesiasticos na igreja,e gostaria de aprender aonde de Genesis a Apocalipse,tem bases de uma pastora,bispa,apostola,diaconisa,missionaria,presbitera ensinando o povo o caminho das promessas da lei e as promessas da graça.
    Se alguem ouvir as minhas palavras e não crer eu não julgo pois não vim para julgar o mundoe sim para salvar o mundo.João12.47.
    Jesus veio na graça,anunciando o evangelho para salvar,e não condenar ou julgar,como Debora,não que Debora não éra de DEUS,mas as promessas eram outras na lei.
    hebreus 9.15 ao28.
    Blog Willian Bugiga.

  37. LEANDRA disse:

    Não aguento mais interpetrações da biblia feitas de forma tão machistas.
    Me perdoem mais o que parece éque vcs homens tem medo de perder a liderança da igreja para a mulher. Por isso insistem em afimar essa suposta diferença ente homens e mulheres… em nenhum momento Jesus que é a pedra fundamental da igreja, Jesus e so Jesus, discrimina as mulheres….
    Texto sem contexto vira pretexto.

  38. germano disse:

    Leandra,
    A liderança da Igreja tem um só nome: Jesus Cristo. E quem afirma a diferença entre homens e mulheres é a Bíblia. Leia a Bíblia, estude a Palavra de Deus. Ore sempre antes de ler pedindo entendimento ao Espírito Santo. Funciona!

  39. FERNANDO CONDE disse:

    É !! de fato é milindroso abordar o assunto, pq primeiro Jesus escolheu 12 homens para o ministério mas, depois, na ressureição quem primeiro O viu foi uma mulher. Outra coisa, existe outras mulheres maravilhosas, como por exemplo Déborah, Mirian, Judith, Hulda, Maria, Ana, Priscila, Febe, Dorcas e muitas outras que foram excelentes obreiras ajudando ao Senhor – Lucas 8 = as mulheres que ajudaram ao Mestre com seus bens e serviços. De fato a mulher está de parabens com ajudadora na evangelização e no serviço social na Obra Redentora de Cristo. Portanto, seria prudente haver contentamento em suas funções. Existem excelentes conselheiras aprovadas no mininstério. Entretanto: “Fazei tudo que ELE vos disser, é uma posição de autoridade e submissão.
    Obs; Deixo aqui registrado o relato de 2 Macabeus 7 com os testemunho de uma mulher hebraica que com dor a coragem enfrentou “Epifanes”; o famigerado e desumano que aniguilou com seus filhos injustamente.
    2 – Judith, mulher astuta e conrajosa que matou o general inimigo.
    3 – Hulda que ajudou no discernimento das Escrituras.
    4 – Déborah juiza formidável.
    5 – Dorcas mulher prendada que sabia fazer amigas.
    6 – Priscila professora e inteligente.

  40. rogerio siqueira disse:

    O que acontece é que se confunde anunciar o eval/ngelho, que é para todos (as) Mat. 28.20, com a função do PASTOR. São coisas totalmente diferentes. O que acontece é que infelismente, há mulheres que apenas querem o título de “PASTORAS”, muitas vezes sem ao menos pisar num seminário teológico. Conheço também mulheres que anunciam a Palavra muito melhor até que certos pastores e nem por isso reivindicam ao título. É, mas isto dá muito “pano pra manga”. A paz de JESUS para todos.

  41. Clotilde Veriana de Melo disse:

    Jesus está voltando. Devemos preocupar em levar Jesus para as pessoas que ainda não o conhecem. Temos que pelo menos semear a semente. Não devemos permitir que ninguém morra antes de conhecer Jesus o Deus vivo, como seu único e suficiente Salvador.” Os campos estão brancos para a ceifa mas são poucos os ceifeiros( vamos ganhar almas para Jesus)” ao invés de fazer campo de batalha. Cada um siga Jesus. No final, quem vai julgar esta questão é Deus. Cada um faça como lhe inspira o Espírito Santo de Deus.

  42. Junior disse:

    Verdadeira Mulher de Deus acata as Santas
    escrituras, pois a escritura é bem clara quando se menciona a liturgia de culto nas igrejas primitivas de Jesus Cristo, e o porque disso, simples,Deus a cabeça do varão, e o varão a cabeça da mulher.
    Mulher de Deus, seja humilde e receba de bom grado os conselhos do Senhor.
    A mulher de Deus tem debaixo dos mandamentos de Deus suas funções, mas querer assumir púlpito para ministrar culto, tá totalmente fora do que está escrito.
    Se eu fosse mulher, estaria agradecendo a Deus por não ter essa tão grande responsabilidade ..
    Sejamos todos nós sujeitos em Jesus aquilo que aprendemos pela Santa Palavra da verdade.
    Para finalizar, leiam 2Tessalonicenses 2:15

  43. Fernanda disse:

    Olá, a paz, Entendo em primeiro plano que pastor é chamado, vocação, um dom …, outra coisa “o ensinar com autoridade” Homens e mulheres nascem sob a maldição do pecado, destituídos da glória de Deus, quando essa pessoa se converte e ensina me respondam da onde vem a autoridade, ora, de Deus e de sua palavra que é viva, então logo a autoridade vem de Deus e não de gênero, uma igreja abençoada deve e precisa contar com ministérios femininos sim, pois se faz necessário mulheres serem orientadas por mulheres e digo ministério com unção vinda de suas autoridades eclesiásticas, não ministério nem carteirinha de enfeite não, carteirinha tem um bando de pastores aí usando e trazendo essa multidão de problemas. O pastor sozinho não faz nada, deve ser chamado e vocacionado por Deus e precisa de mulheres em posição de autoridade junto com ele para cuidar da igreja, para que a igreja venha ser edificada por completo….Deus levantou as mulheres para trabalhar em posições de liderença sim, não para competir, mas para somar, “ide e pregai o evangelho a toda criatura” a mensagem da cruz já vem revestida de autoridade por si só, não será nunca uma questão de gênero como estão colocando aí nesses comentários. isso é dor de cotovelo, pois Deus está levantando mulheres ungidas e operando maravilhas, como sempre fez e sem ferir os princípios bíblicos. povo de Deus acordem , unam-se e preguem, busquem almas, Jesus quer almas alimentadas e cuidadas, se você sente que Deus te chamou, vá que Ele garante!! a paz para todos!!

  44. germano disse:

    Fernanda,
    Sério: Leia a Bíblia, pois você não faz a menor ideia do que é a Igreja. E o que você disse aí acima pode ser considerado heresia. Pense.

  45. thomas disse:

    Miria Profetisa, Debora PRofetisa, Ana Profetisa, Febe Profetisa, Ester Profetisa, Prove isto dentro da Bíblia ou mostre aonde Encontrou a sua Bíblia, Porque parece leu outra Bíblia, Mostre algumas mulher Pregando, ensinando, evangelizando, discipulando alguém, pastora. Mostre estou ansioso pra saber, talvez não tenha visto. Vao estudar Biblia Mulheres que ganhao mais

  46. Ivanilda disse:

    o problema é seguinte nos dias de hoje nós mulheres somos muito bocudas e gostamos muito de competir com os homens o fato de que as mulheres nao podem ensinar nas igrejas isso nao significa que somos inferiores. Temos as nossas tarefas perante homens. Nós somos excelentes em dons de hospitalidade, misericórdia, ensino e ajuda. Muito do ministério da igreja depende das mulheres. As mulheres na igreja não estão restritas ao ministério de orar e profetizar (I Coríntios 11:5), mas o estão em relação à autoridade de ensino espiritual sobre os homens. A Bíblia, em nenhum lugar, faz restrições quanto a mulheres no exercício de dons do Espírito Santo (I Coríntios capítulo 12). As mulheres, tanto quanto os homens, são chamadas a ministrar aos outros, para demonstrar o fruto do Espírito (Gálatas 5:22-23) e a proclamar o Evangelho aos perdidos (Mateus 28:18-20; Atos 1:8; I Pedro 3:15). e os homens nao tem esse dom, pronto.

  47. Wilson disse:

    Muito Bem, se mulher não pode ensinar na Igreja conforme muitos dizem, então também não pode ensinar em lugar nenhum. MAs o que dizer de vcs que dizem que a mulher não pode ensinar se vcs já foram ensinados por varias mulheres. inclusive suas mães e também suas professoras. Parem com essa indiótices, DEUS usa quem ele quer tanto homens quanto mulheres e também crianças. DEUS é soberano. Há Interpretações individualistas que só tendem a puxar a sardinha para o seu lado.

  48. germano disse:

    Wilson,
    .
    Não é “conforme muitos dizem”, é conforme o que diz a Palavra de Deus. Leia: I Corintios 14:33-37 – “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. COMO EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS, AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; MAS ESTEJAM SUJEITAS, COMO TAMBÉM ORDENA A LEI. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; PORQUE É VERGONHOSO QUE AS MULHERES FALEM NA IGREJA. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.”
    .
    Leia a Bíblia para não dizer mais heresias.

  49. mirian furtado disse:

    Eu estava precisando de um respaldo sobre mulhres em liderança de igreja, digo a frente de pulbito. Gostei muito do que li.

  50. A paz do Senhor Jesus a todos. Pra encerrar esta questão histórica, leia em 1 timoteo cap 2 ver 12 Paulo diz: “Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.”, na revista e corrigida que é a tradução mais próxima do grego koine e do hebraico massoreta, ver 12 que a mulher está no plural. Então, irmãos, não adianta procurar brechas pra justificar a consagração de pastora na dispensação da graça, por que não vão encontrar. Este texto ele foi selado, com a reprovação de Paulo concernente à autoridade da mulher na igreja, as únicas coisas que a mulher pode fazer na Igreja é orar e profetizar, base bíblica, 1 coríntios 11 ver 5 mais toda mulher que ora ou profetiza, com a cabeça descoberta….. biblicamente e proibido a mulher ter quais quer cargo nas igrejas.. o apostolo Paulo ressalta ainda que a mulher que não se porta com modéstia na fé corre o risco de perder a salvação e tornassem estéreis 1 timoteo cap 2 ver 15. Querem vocês ainda serem pastoras?

  51. Carlos disse:

    As irmãs podem ficar até chateada, no entanto é o que paulo escreveu à essa igreja.
    Agora o que devemos pensar é nisso, analisarmos os motivos, eu não quero ser machista, mas é somente o que Paulo relatou a Timóteo; a respeito da Igreja de Efésio, os motivos foram dados, mas vemos também um contexto histórico. Que Deus vos abençoe.

  52. pastor marcilei disse:

    A verdade esta na palavra de Deus ,a Biblia nao mudou Deus chamou o homem de Gn ao Apocalipice. Veja na genealogia ,Deus fez o Homem ele falhou mais Jesus cem porcento Deus cem porcento Homem veio ds tribo de Juda ,ele com¢ou a obra e ele que vai terminar .interessante quem escreveu o ultimo livro da Biblia foi Joao ,a Mulher foi chamada para ser subimissa ao Homem ,ta palavra de Deus,fico impressionado como tem homens covardes ,calça frouxa que ainda apoiam essa distorçao,vamos despertar um abrac, .

  53. pastor marcilei disse:

    Quem vai dar conta das ovelhas vai ser o pastor ,Hebreus 13v17, nao a pastora.

  54. Raimundo disse:

    É bom que as servas de Deus continue no lugar de mulher, sirvam a Deus e esperem a vinda de Jesus e não queiram ser pastoras, e ter outros cargos que a Bíblia Sagrada, não registra.

  55. Patrício disse:

    Mas nessa passagem Bíblica, Paulo não falava sobre a conduta daquela igreja em especial? Ele também fala sobre as mulheres perguntarem o que não entenderem aos maridos, mas e quanto as viúvas e solteiras? Ficam desamparadas?

  56. germano disse:

    Patrício,
    .
    Lendo o texto bíblico vemos que não era para aquela Igreja em especial e também não era Paulo que falava, mas o que Paulo escrevia eram mandamentos do Senhor:
    .
    “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. COMO EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS, AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” (I Corintios 14:33-37)
    .
    Quanto às viúvas e solteiras, o próprio post diz: “As mulheres são encorajadas a ensinar a outras mulheres (Tito 2:3-5).”
    .
    “As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, MESTRAS NO BEM; PARA QUE ENSINEM AS MULHERES NOVAS A SEREM PRUDENTES, A AMAREM SEUS MARIDOS, A AMAREM SEUS FILHOS, A SEREM MODERADAS, CASTAS, BOAS DONAS DE CASA, SUJEITAS A SEUS MARIDOS, A FIM DE QUE A PALAVRA DE DEUS NÃO SEJA BLASFEMADA.” (Tito 2:3-5)
    .
    Leia também o post “O Papel das Mulheres no Plano de Deus” aqui mesmo no blog: http://leiaabiblia.blog.br/o-papel-das-mulheres-no-plano-de-deus

  57. Patrício disse:

    Obrigada Germano! Mas e quanto as mulheres sendo encorajadas a ensinar outras mulheres seria somente fora da Igreja?

  58. germano disse:

    Patrício,
    .
    Não existe isso de “fora da Igreja” ou “dentro da Igreja”; cristãos “são a Igreja”. 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. O tempo todo os cristãos são a Igreja. Quando a Igreja está reunida em assembléia, congregando, as mulheres devem ficar caladas. Essa é a ordem de Deus. Nas demais situações, as mulheres devem ensinar umas às outras. Leia, por favor, aqui mesmo no blog, o post http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja

  59. Patrício disse:

    Obrigado mais uma vez, Germano! Estava me referindo mesmo a congregação. Seguindo esse raciocínio então, deveriam se calar apenas durante as reuniões. Mas porque Deus deu essa ordem? A Bíblia explica? Qual malefício para o estudo da Palavra e adoração uma mulher poderia trazer?

  60. ricardo disse:

    Evidente. Para complementar, São Paulo afirma que …mas estejam sujeitas, como também ordena “a lei.” ( É lei) 1 Coríntios 14:34; Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. ( O que São Paulo escreve é mandamento do Senhor)
    1 Coríntios 14:37

  61. Vivian disse:

    CONCORDO!!!!!
    Deus deu um papel para homem e um para mulher, mas o ser humano insiste em querer contestar a vontade de Deus!
    As mulheres podem ajudar mulheres e ensinar crianças …mas não….isso não basta elas querem é pregar para a congregação!

  62. Patricia disse:

    Germano, vc esqueceu de uma coisa. Confundiu os pontos no versículo que usou para esse machismo ridículo. Vc escreveu: “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. COMO EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS, AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; MAS ESTEJAM SUJEITAS, COMO TAMBÉM ORDENA A LEI. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; PORQUE É VERGONHOSO QUE AS MULHERES FALEM NA IGREJA. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.
    *** quando na verdade é: “Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. COMO EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS.(ponto final)
    (versículo seguinte->) AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; PORQUE NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; MAS ESTEJAM SUJEITAS, COMO TAMBÉM ORDENA A LEI. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; PORQUE É VERGONHOSO QUE AS MULHERES FALEM NA IGREJA. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.

    Mudando os pontos é facil manipular o versiculo pra que seja de acordo com seu achismo. Essa carta foi escrita pro povo de Corinto pq lá as mulheres que eram responsáveis pelo templo da deusa Artemis era prostitutas e, para não haver confusçao de confundirem um culto cristão com um pagão aonde havia prostitutas foi instituído naquela cidade que as mulheres se calassem nos cultos. senão me explica aí Ana como sacerdotisa? as filhas de filipe que profetisavam? Priscila que era apóstola citada pelo próprio Paulo e o nome dela vem antes do seu esposo na carta, o que nos registros da época representa que ela era mais influente que o esposo? E tantas outras mulheres?? Me explica aí: uma pastora vai pro inferno por ser pastora???!!\ Vai ser condenada por Deus por ter sido canal de salvação de vidas???!!\
    Pelo amor de Deu\s, é puro machismo e falta de sabedoria em interpretar a palavra pq l^|e é fácil, interpretar é outra coisa!|

  63. germano disse:

    Patricia,
    .
    Eu não esqueci de nada e muito menos “manipulei os pontos”. Veja com os seus próprios olhos, leia com atenção e confira as fontes, por favor:
    .
    Almeida Revisada Imprensa Bíblica:
    …porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; porque lhes não é permitido falar; mas estejam submissas como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, perguntem em casa a seus próprios maridos; porque é indecoroso para a mulher o falar na igreja. Porventura foi de vós que partiu a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém se considera profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor.

    Fonte: 1 Coríntios 14:33-37
    .
    Nova Versão Internacional:
    Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz. Como em todas as congregações dos santos, permaneçam as mulheres em silêncio nas igrejas, pois não lhes é permitido falar; antes permaneçam em submissão, como diz a lei. Se quiserem aprender alguma coisa, que perguntem a seus maridos em casa; pois é vergonhoso uma mulher falar na igreja. Acaso a palavra de Deus originou-se entre vocês? São vocês o único povo que ela alcançou? Se alguém pensa que é profeta ou espiritual, reconheça que o que lhes estou escrevendo é mandamento do Senhor.

    Fonte: 1 Coríntios 14:33-37
    .
    Sociedade Bíblica Britânica:
    porque Deus não é Deus de confusão, mas de paz. Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas igrejas; pois não lhes é permitido falar, mas estejam em sujeição, como também diz a Lei. Se, porém, querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa a seus maridos; porque é vergonhoso para uma mulher o falar na igreja. Porventura saiu de vós a palavra de Deus, ou não veio ela senão para vós? Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor;
    Fonte: 1 Coríntios 14:33-37
    .
    A Versão Católica é melhor ainda:
    33. porquanto Deus não é Deus de confusão, mas de paz.
    34. Como em todas as igrejas dos santos, as mulheres estejam caladas nas assembléias: não lhes é permitido falar, mas devem estar submissas, como também ordena a lei.
    35. Se querem aprender alguma coisa, perguntem-na em casa aos seus maridos, porque é inconveniente para uma mulher falar na assembléia.
    36. Porventura foi dentre vós que saiu a palavra de Deus? Ou veio ela tão-somente para vós?
    37. Se alguém se julga profeta ou agraciado com dons espirituais, reconheça que as coisas que vos escrevo são um mandamento do Senhor.
    Fonte: 1 Coríntios 14:33-37
    .
    Almeida Revista e Atualizada – SBB
    14.33 porque Deus não é de confusão, e sim de paz. Como em todas as igrejas dos santos,
    14.34 conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina.
    14.35 Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.
    14.36 Porventura, a palavra de Deus se originou no meio de vós ou veio ela exclusivamente para vós outros?
    14.37 Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça ser mandamento do Senhor o que vos escrevo.
    Fonte: http://www.sbb.org.br/interna.asp?areaID=71
    .
    Se essa carta fosse escrita “pro povo de Corinto”, Paulo não diria “Porventura saiu DENTRE VÓS a palavra de Deus? Ou veio ela SOMENTE PARA VÓS? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são MANDAMENTOS DO SENHOR.” (I Corintios 14:36-37) Essa carta se aplica a TODAS as Igrejas dos Santos e é exatamente por esse motivo que está incluída no Cânon do Novo Testamento.
    .
    Quanto a dizer que “lá as mulheres que eram responsáveis pelo templo da deusa Artemis era prostitutas e, para não haver confusçao de confundirem um culto cristão com um pagão aonde havia prostitutas foi instituído naquela cidade que as mulheres se calassem nos cultos”, é um engano. O que havia em Corinto era uma colina chamada Acrocorinto, que se elevava a 152 metros acima da cidade. Ali estava o templo de Afrodite, também chamada Astarte, VÊNUS ou Vésper, – deusa do amor e da fertilidade. (Daí o nome da “camisa de Vênus”). Os cultos a Vênus incluíam ritos sexuais realizados por 1000 sacerdotisas, ou seja, prostitutas cultuais.
    Paulo ficou dezoito meses em Corinto quando iniciou a Igreja lá. Você acha mesmo que seria possível eles “confundirem um culto cristão com um pagão aonde havia prostitutas”? Você tem problemas se realmente acredita nisso.
    É claro que Paulo tinha especial atenção à situação da igreja em Corinto pelos problemas de carnalidade que ali se enfrentava, onde inclusive um homem havia cometido incesto com a sua madrasta. Mas isto não muda a ordem DO SENHOR que é para TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS. E o comportamento das mulheres em TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS deveria ser observado TAMBÉM EM CORINTO.
    .
    Sacerdotiza Ana – Nunca houve uma sacerdotiza entre os judeus. Acho que você quer se referir à “profetisa” Ana que é citada em Lucas 2:36-37 – “E estava ali a PROFETISA ANA, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do TEMPLO, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.”
    Você não percebeu, mas Ana era judia da Antiga Aliança e servia no TEMPLO. A Igreja nem existia. Ela não serve como parâmetro de conduta para a Igreja. Para lhe ajudar a entender, leia o post: http://leiaabiblia.blog.br/o-judaismo-nao-e-um-padrao-para-a-adoracao-crista
    .
    Filhas de Filipe (At 21:8,9) – Em nenhum lugar afirma que elas profetizavam quando a Igreja estava reunida em Assembléia. Certamente elas ficavam caladas.
    .
    Priscila que era apóstola – Chamar alguém de “apóstola” é uma heresia. Você não vai encontrar em nenhum lugar das Escrituras a palavra apóstola. Nunca existiu nem nunca vai existir uma “apóstola”. E você se engana quando afirma que Priscila era “citada pelo próprio Paulo e o nome dela vem antes do seu esposo na carta, o que nos registros da época representa que ela era mais influente que o esposo”. Leia com seus próprios olhos e em diversas traduções novamente:
    .
    ACF – Almeida Corrigida Fiel:
    I Corintios 16:19 – As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor ÁQÜILA E PRISCILA, com a igreja que está em sua casa.
    .
    Almeida Revisada imprensa Bíblica:
    As igrejas da Ásia vos saúdam. Saúdam-vos afetuosamente no Senhor AQÜILA E PRISCA, com a igreja que está em sua casa.
    Fonte: 1 Coríntios 16:19
    .
    NVI – Nova Versão Internacional:
    As igrejas da província da Ásia enviam-lhes saudações. ÁQÜILA E PRISCILA os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles.
    1 Coríntios 16:19
    .
    Sociedade Bíblica Britânica:
    As igrejas da Ásia vos saúdam. Muito vos saúdam no Senhor Áqüila e Priscila, com a igreja que está na sua casa.
    1 Coríntios 16:19
    .
    Versão Católica:
    As igrejas da Ásia vos saúdam. ÁQUILA E PRISCA, com a comunidade que se reúne em sua casa, enviam-vos muitas saudações.
    1 Coríntios 16:19
    .
    Almeida Revista e Atualizada – SBB:
    16.19 As igrejas da Ásia vos saúdam. No Senhor, muito vos saúdam ÁQÜILA E PRISCILA e, bem assim, a igreja que está na casa deles.
    .
    Portanto, Áquila é citado ANTES de Priscila na carta, e não como você erradamente afirmou.
    .
    Respondendo suas duas últimas perguntas:
    .
    1) Me explica aí: uma pastora vai pro inferno por ser pastora?
    R. Não, uma “pastora” vai para o inferno por desobedecer a Deus. A não ser que seja convertida antes.
    .
    2) Vai ser condenada por Deus por ter sido canal de salvação de vidas?
    R. Não seja idiota! SÓ JESUS SALVA. Ninguém é “canal de salvação de vidas” a não ser Jesus Cristo (Jo 14:6). Jesus Salva e o Espírito Santo convence do pecado, da justiça e do juízo. Fim.
    .
    As “pastoras” são o juízo de Deus sobre aquelas pessoas carnais, orgulhosas e de coração duro que querem o que os seus corações mundanos e carnais querem. Quem aceita uma heresia como essa de mulheres “pastoras” ou, pior ainda, chama alguém de “apóstola”, mostra claramente que não é a Deus que quer.
    Sinceramente recomendo a você que avalie com quem tem andado, o que tem ouvido, o quanto tem estudado das Escrituras e o quanto verdadeiramente você quer fazer a vontade de Deus. Aqui estamos falando da vida eterna e da salvação que há somente em Cristo Jesus. E isso é MUITO sério! Pense.
    .
    I Corintios 1:29 – “Para que nenhuma carne se glorie perante Ele.”

  64. Patricia disse:

    Com certeza confundiam, tanto que foi por isso que Paulo deixou esta carta. Corinto era o segundo maior comércio sexual da época e desde quando ninguém é canal de bençãos?! então se você impõe as mãos sobre a vida de alguém que necessita de uma cura devido a uma doença e a pessoa é curada você foi o quê? Não seja idiota o você! Julgando pessoas que estão pregando a Palavra com a verdade. Se uma pessoa se converte através da pregação de uma pastora a conversão não é valida?! Não seja ridiculo apontando o cisco no olho quando você tem um uma trave no seu. O mal dos homens é interpretar a palavra conforme lhes convém. você pode citar várias versões de bíblias, mas a original é exatamente como eu escrevi. Os que criticam a ordenação feminina defendem que há uma hierarquia na criação, que a mulher foi criada como ajudadora e não como líder. Falam também que por conta deste papel feminino Deus elegeu que os homens é que devem exercer autoridade ficando a mulher com o papel de submissão e ajuda.Citam que não há sacerdócio feminino no livro de Levítico, nem em nenhuma passagem bíblica. Que Jesus escolheu apenas homens como apóstolos e que as doze tribos de Israel tiveram como cabeça patriarcas e não matriarcas. Além disso, a Bíblia foi inteiramente escrita por homens e não há nenhuma mulher entre os escritores da Palavra. Assim, segundo este ponto de vista, há uma clara determinação de que apenas homens podem ser usados em papel de autoridade. Para confirmar, usam o texto de Paulo que define as prerrogativas do pastor, sempre referentes a homens – “marido de uma mulher só” – e que Paulo afirma sua visão da posição feminina em duas passagens da Bíblia “…a mulher aprenda em silêncio e em toda a sujeição. Não permito, porém que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” ( I Tm 2:12-14 )
    “…conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.” (I Co 14:34-35)
    Por último, falam também do que seriam considerados desastres das pastoras e elencam heresias e comportamentos considerados errôneos de pastoras, como prova da maldição que recai por conta de sua desobediência e afirmam que em quase dois mil anos a igreja existiu sem pastoras.
    A Bíblia diz que a mulher é submissa a seu marido e, portanto, não pode exercer liderança espiritual sobre ele e, assim sendo, não pode ser pastora. O argumento é absolutamente correto em seu princípio, mas sua conclusão é equivocada. É o que os filósofos chamam de falácia. Quando a Bíblia fala em submissão feminina, fala em submissão da mulher a seu esposo, dentro de sua relação de casamento, não fala de submissão a todo e qualquer homem. Ora, a mulher deve ser submissa à seu esposo – e somente a ele – e esta submissão não significa esmagamento, nem anulação de suas potencialidades. Senão vejamos:
    Não existiu época em que o patriarcado foi mais forte que no antigo Testamento. Era a época da lei e não da graça, segundo os teólogos. Nesta época, era proibido expressamente às mulheres assumirem quaisquer posições de autoridade espiritual. Naquele tempo, Deus governava sobre seu povo através de Juízes, estes eram levantados por Deus, sem leis nem genealogias, unicamente por graça. Este era o propósito de Deus, de tal maneira que quando o povo desejou por um rei sobre si, o Senhor disse textualmente que o povo estava na realidade rejeitando a Ele. Portanto, a autoridade dos juízes era a autoridade do próprio Deus, mais até do que no período dos reis de Israel. Mesmo neste contexto de feroz patriarcado o Senhor levantou uma mulher para exercer autoridade sobre a nação: Débora. O mais interessante é que ela era casada, esposa de um homem de nome Lapidote. Se a submissão feminina significasse submeter-se a todo e qualquer homem, Deus não levantaria uma mulher sobre Israel. Do mesmo modo, se submissão feminina significasse que apenas o marido pudesse exercer autoridade espiritual, Deus deveria ter levantado Lapidote como juiz, já que era claramente um processo de eleição divina. Portanto, o argumento da submissão feminina como impedidora ao ministério pastoral não é procedente á luz das escrituras. Sobre o tema submissão feminina trataremos em outro artigo, pois é outra falácia de dominação do outro que precisa ser desmitificada.
    Além disso, há outro fator de suma importância. A Bíblia ensina, de acordo com a carta de Paulo aos Efésios 4:10-11, que é o próprio Deus que levanta pastores, ora o mesmo Espírito que levantou os juízes levanta os pastores e este Espírito que levantou uma mulher no tempo da Antiga Aliança sem restrições, estaria limitado agora? Seria o único caso em que a Nova Aliança veio para restringir a graça o que é claramente um contra-senso. Não há sacerdócio feminino no livro de Levítico, nem em nenhuma passagem bíblica, isto demonstra que Deus desaprova o ministério pastoral feminino, Esta é mais um argumento em que se parte de premissas verdadeiras para se chegar a conclusões falsas. Primeiro que não pastor não é o sucessor dos sacerdotes da Antiga Aliança. Sacerdotes são todos os crentes e não apenas uma casta de homens, todos submissos ao Sumo Sacerdote Cristo Jesus. Portanto, é equivocado querer equiparar a função pastoral com o sacerdote do Antigo Testamento. Além disso, comete-se o erro de se usar a omissão da Bíblia como sinal de condenação, ora isto é desonesto, pois no livro de Levítico 21:18 há clara proibição que o sacerdote seja um anão, ou sofra de algum problema físico, não poderia ser nem cego nem coxo!!!!!!!!
    Ué, e não temos hoje pastores cegos e com problemas físico, correto? e ninguém nunca usou este argumento para proibir-lhes o acesso ao ministério. Usar a omissão como justificativa e não usar o que é claro é outro ponto que mostra o interesse de achar justificativas para seus preconceitos. Por uma questão de coerência, quem defende esta tese da inexistência de sacerdotisas no AT como argumento para condenar a ordenação feminina deveria também defender a proibição de ordenação pastoral para cegos, coxos, anões ou até mesmo para quem tivesse mão ou pé quebrado.
    Jesus escolheu doze homens para apóstolos, foram homens que foram cabeças das tribos de Israel e homens que escreveram a Bíblia. Novamente o argumento que tenta confundir omissão com condenação ou proibição. Jesus não escolheu nenhum negro, ao que conste na Bíblia, nem escolheu nenhum cego, nem escolheu nenhum aleijado para ser apóstolo, isto significa que todos eles estão proibidos de serem pastores? Aliás, se seguir esta linha esdrúxula, há muito mais argumentos contra os cegos e coxos serem pastores que contra a mulher pastora.
    As mulheres pastoras têm ensinado heresias e caído em pecado e escândalos. Não me consta que as mulheres pastoras tenham patrocinado mais escândalos que os homens pastores. E os desvios, tanto de homens quanto de mulheres, têm mostrado o quanto a igreja tem sido precipitada em impor as mãos e ordenar pessoas para o ministério pastoral.
    A Igreja passou quase dois mil anos sem pastoras:em primeiro lugar devemos deixar bem claro que um comportamento que dure muito não quer dizer que é correto, a igreja estabeleceu a inquisição que durou cerca de 500 anos, nem por isso a inquisição passou a ser algo bom. Por outro lado, é mentiroso dizer que a igreja viveu sem pastoras, o que não existia era o reconhecimento destas pastoras. Inúmeras foram as “missionárias” que pregaram a Palavra, evangelizaram, ensinaram, aconselharam, fundaram igrejas, atuando como verdadeiras pastoras, sem reconhecimento e sem voz, pois qualquer tentativa de buscar este reconhecimento da igreja era visto como rebeldia e eram sumariamente expulsas do convívio da igreja, preço alto demais a se pagar por um mero título. Pastores sempre foram levantados por Deus e Ele levantou inúmeras pastoras independente da teimosia, cegueira e injustiça dos líderes eclesiásticos que usufruíam do trabalho, mas negavam a destra da comunhão como iguais no chamado. Deus não está sujeito às regras da igreja.
    As qualificações para o pastorado: Paulo fala das qualificações para aqueles que almejam o pastorado em duas passagens a primeira no terceiro capítulo da primeira carta a Timóteo e a segunda no primeiro capítulo da carta a Tito. Em ambas passagens as referências às qualificações eram masculinas. Não seria isto também evidência da proibição ao pastorado feminino? De todos os argumentos este eu considero o mais desonesto. Se o uso do gênero indica que o mandamento é apenas para um sexo então chegamos à conclusão que pelos dez mandamentos é lícito à mulher cobiçar o marido da “próxima”, dado que apenas ao homem é dirigido o mandamento. Do mesmo modo podemos afirmar categoricamente que o homem sábio não edifica sua casa e o homem tolo não a destrói. a Bíblia foi produzida em uma sociedade patriarcal e é natural que se usassem expressões condizente com esta cultura de predomino masculino. A linguagem bíblica expressa princípios e estes princípios devem ser sempre para todo homem. usar isto para determinar uma lei é injusto e demonstra o desejo de se amontoar o máximo de argumentos possíveis para, pela quantidade deles, nublar o entendimento.
    E quanto aos escritos de Paulo? vamos a eles. Primeiro, vamos ver a passagem da primeira carta de Paulo a Timóteo:…a mulher aprenda em silêncio e em toda a sujeição. Não permito, porém que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.” ( I Tm 2:12-14 )
    Esta passagem apresenta uma clara recomendação de Paulo contra o ensino feminino. Mas note que Paulo usa o termo “Não permito” e não diz em nenhum momento que seja Palavra ou mandamento de Deus, apenas expôs sua posição pessoal, assim como nesta mesma carta ele recomenda que Timóteo não beba somente água, mas tome também um pouco de vinho por conta de suas freqüentes enfermidades estomacais. nenhum crente sai por aí bebendo vinho para curar enfermidades no estômago só porque Paulo recomendou isto a Timóteo, não é porque é recomendação de Paulo que passa automaticamente a ser mandamento divino, principalmente quando o próprio Paulo usa a expressão na primeira pessoa do singular e não usa nenhuma outra referência a isto como mandamento de Deus. além disso, o contexto fala de exercer autoridade sobre seu esposo e não sobre qualquer homem, argumento que já expomos anteriormente.
    “…conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma coisa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja.” (I Co 14:34-35) De todos os argumentos que já estudei até aqui este é o único que efetivamente provoca uma reflexão mais aprofundada. Neste texto Paulo fala claramente em manterem-se a mulher calada e ainda de só poderem perguntar a seus maridos em casa o que em tese proibiria qualquer chance de esta mulher tornar-se pastora. Além disso, diferente da recomendação a Timóteo, Paulo fala que tais recomendações são mandamento de Deus (I Co 14:37). Estaria aí a proibição do pastorado feminino? novamente, o que interessa é o que a Bíblia diz e não minha opinião pessoal, e a Bíblia em seu todo não apresenta nenhum mandamento direto contra a ordenação pastoral feminina. Mesmo esta passagem não fala especificamente contra pastoras, a proibição viria por dedução e não por mandamento claro. Seria como se dissesse: “já que não podem falar como irão ensinar, pregar ou aconselhar?”.Vamos então a análise do texto em seu contexto:salta à vista que este texto de Paulo é absolutamente radical em sua aplicação. Levado às suas implicações mais profundas, teríamos que considerar que a mulher sequer poderia interromper um professor de EBD para fazer uma pergunta. Aliás, seria proibida de ser professora, a não ser, talvez, para outras mulheres. Em uma aplicação ainda mais bizarra poderia até se proibir que mulheres cantassem louvores,mas o texto fala de um contexto específico onde Paulo fala do uso de dons espirituais e nesta passagem específica ele fala do dom de profecia. Se levarmos em conta que ele escreve sua carta à igreja de Coríntios, uma cidade conhecida por suas sacerdotisas prostitutas, fica bem claro que a intenção do autor da carta é diferenciar os cultos cristãos dos cultos pagãos que se fazia naquele lugar com excessos escandalosos. Um gentio entrando em uma igreja e vendo mulheres a profetizar poderia facilmente considerar que ali estava acontecendo mais um culto a um Deus pagão e aguardar ansiosamente o momento onde a profetisa se permitiria aos deleites masculinos como sinal de adoração. Isto em uma igreja nascente e pequena, poderia muito bem gerar um clima de agressividade e até de violência por parte dos que se considerariam enganados. isso ganha ainda mais reforço se considerarmos que é nesta mesma carta, no capítulo 11 que Paulo ordena que as mulheres usem o véu e, mais interessante ainda e que Paulo escreve “Toda mulher que ora ou profetiza com a cabeça sem o véu desonra a sua própria cabeça” (I Co 11:5) ué, mas ele próprio não proibiu a mulher de profetizar na igreja e que deveria estar calada? Como agora ele fala em mulheres profetizando de cabeça descoberta? lógico que a questão não é a proibição para todos os cristãos e todas as igrejas, pois se assim o for Paulo entra em contradição consigo mesmo, e, ainda por cima todas as igrejas deveriam adotar o véu sobre suas mulheres. Portanto, todo o contexto desta passagem indica uma clara recomendação para aquela igreja específica e para todas as outras que passassem pelo mesmo problema e não um mandamento a ser seguido por todos os cristãos. a conclusão de tudo que eu já estudei eu posso afirmar categoricamente que nada há na Bíblia que condene explicitamente o ministério pastoral feminino. Sendo assim, toda a construção será cultural, de acordo com cada sociedade e cada igreja. Não há nada que proíba, nem nada que determine e nestes casos nós não podemos, sob pena de sermos desonestos com a Palavra impor como mandamento de Deus tal proibição.

    Recomendo a você que se converta porque só é convencido.

  65. germano disse:

    Patricia
    .
    Eu não havia me dado conta de que você não sabe o que é a Igreja. Comece por aqui: http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja

  66. Patricia disse:

    querido não vou me ater a essa conversa com você pois não é você quem me convence do que eu creio e sim o Espírito. Sei o que é a igreja e tenho sido muito abençoada por Deus nos últimos tempos muito mais do que antes, e quem seria você pra me julgar?! vive comigo? não então não me julgue pois você não sabe a metade do que já passei na vida para estar aqui e com certeza não foi graças a você e sim meu Deus que eu tanto amo e exalto. O que escrevi é o que creio e não mudo um ponto do que digo. Essa discussão é tola porque nunca vai chegar a lugar algum. Você e os que concordam com você jamais conseguiriam fazer com que as mulheres deixassem seus cargos de liderança pastoral, portanto, essa discussão sempre será em vão. Cuidado com todas as suas “certezas” pois você não e imune de falhas assim como eu.
    ***
    “Assim as leis judaicas eram nosso mestre e guia até que Cristo viesse para nos dar uma posição correta perante Deus por meio da nossa fé. Mas agora que já veio a fé não precisamos mais daquelas leis para tomar conta de nós. Porque agora TODOS vocês são filhos de Deus por meio da fé em Jesus Cristo, e os que fomos batizados em união com Cristo somos revestidos por Ele. JÁ NÃO SOMOS MAIS JUDEUS, NEM GREGOS, NEM ESCRAVOS NEM LIVRES, NEM SIMPLESMENTE HOMENS E MULHERES PORÉM SOMOS TODOS IGUAIS , SOMOS UM EM CRISTO. E agora que somos de Cristo, somos verdadeiros descendentes de Abraão, e todas as promessas que Deus fez pertencem a nós.” Gálatas 3:28

  67. germano disse:

    Patricia,
    .
    Eu não estou julgando você, e sim a heresias que você diz. Não podemos misturar duas coisas que são diferentes:
    .
    1. Julgar as pessoas, seu coração, intenções etc. (o que cabe a Deus)
    .
    2. Julgar as ações e práticas, pecados, erros etc. (o que cabe a nós)
    .
    Para o primeiro caso temos passagens como Mt 7:1 “Não julgueis, para que não sejais julgados”.
    .
    Para o segundo caso temos “JULGUEIS” em várias situações que envolvem ações:
    .
    Mateus 19:28-29 – “E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para JULGAR as doze tribos de Israel. E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá CEM VEZES TANTO, e herdará a vida eterna.”
    .
    Lucas 7:43 – “E Simão, respondendo, disse: Tenho para mim que é aquele a quem mais perdoou. E Ele (Jesus Cristo) lhe disse: JULGASTE bem.”
    .
    Lucas 12:56-57 – “Hipócritas, sabeis discernir a face da terra e do céu; como não sabeis então discernir este tempo? E por que não JULGAIS TAMBÉM POR VÓS MESMOS o que é justo?”
    .
    João 7:24 – “Não julgueis segundo a aparência, mas JULGAI SEGUNDO A RETA JUSTIÇA.”
    .
    Atos 4:19 – “Respondendo, porém, Pedro e João, lhes disseram: JULGAI vós se é justo, diante de Deus, ouvir-vos antes a vós do que a Deus;”
    .
    Atos 15:19 – “Por isso JULGO que não se deve perturbar aqueles, dentre os gentios, que se convertem a Deus.”
    .
    Atos 16:15 – “E, depois que foi batizada, ela e a sua casa, nos rogou, dizendo: Se haveis JULGADO que eu seja fiel ao SENHOR, entrai em minha casa, e ficai ali. E nos constrangeu a isso.”
    .
    1 Co 5:12-13 “Porque que tenho eu em JULGAR também os que estão de fora? Não JULGAIS vós os que estão dentro? Mas Deus julga os que estão de fora. Tirai, pois, dentre vós a esse iníquo”.
    .
    I Corintios 6:2-3 – “Não sabeis vós que os santos hão de JULGAR o mundo? Ora, se o mundo deve ser JULGADO por vós, sois porventura indignos de JULGAR AS COISAS MÍNIMAS? Não sabeis vós que havemos de JULGAR OS ANJOS? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? Então, se tiverdes negócios em juízo, pertencentes a esta vida, pondes para JULGÁ-LOS os que são de menos estima na igreja? Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa JULGAR ENTRE SEUS IRMÃOS?”
    .
    I Corintios 10:15 – “Falo como a entendidos; JULGAI VÓS MESMOS o que digo.”
    .
    I Corintios 11:13 – “JULGAI ENTRE VÓS MESMOS: é decente que a mulher ore a Deus descoberta?”
    .
    I Corintios 11:31 – “Porque, SE NÓS NOS JULGÁSSEMOS A NÓS MESMOS, NÃO SERÍAMOS JULGADOS. Mas, quando somos julgados, somos repreendidos pelo Senhor, para não sermos condenados com o mundo.”
    .
    I Corintios 14:29 – “E falem dois ou três profetas, E OS OUTROS JULGUEM.”
    .
    Julgar é bíblico. Se você lesse a Bíblia saberia.
    .
    Só mais duas coisas:
    .
    1) Não existem mais “originais” da Bíblia. E a tradução mais fiel que temos hoje é a ACF – Almeida Corrigida Fiel (em português).
    .
    2) O versículo que você usou não serve para justificar mulheres poderem falar quando a Igreja está reunida em assembléia e muito menos para essa rebelião contra Deus que é o pastorado feminino. Leia com atenção:
    .
    “De maneira que a lei nos serviu de aio, para nos conduzir a Cristo, para que pela fé fôssemos justificados. Mas, depois que veio a fé, já não estamos debaixo de aio. Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus. Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo. NISTO não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.” (Gálatas 3:24-28)
    .
    Veja que UMA palavra mal traduzida na versão que você usa muda todo o sentido do texto. NISTO, ou seja, SÓ COM RELAÇÃO À APLICAÇÃO DA LEI DE MOISÉS EM RELAÇÃO ÀQUELES QUE PELA FÉ SÃO JUSTIFICADOS POR DEUS, “não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus.”
    Isso não muda em nada o que Paulo disse em I Corintios 14:34 – “As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei.”
    .
    Mulheres devem ficar caladas nas Igrejas quando esta está reunida em assembléia. E mulheres pastoras é uma heresia e parte do cumprimento das profecias bíblicas que dizem que a igreja apostataria no fim dos tempos. Leve em consideração de que estamos falando de algo MUITO sério: fazer a vontade de Deus e da vida eterna. Pense.

  68. Servo disse:

    Gente na boa…
    Acho que temos que considerar os fatores: Época, Cultura…
    Enfim, o caso é que a igreja está tão institucionalizada que muitos não vêem a igreja além de uma empre$a…
    Longe de mim julgar um vaso levantado por Deus, seja homem ou mulher…
    Posso testemunhar sobre uma irmã, esposa de pastor que (palavras dele), “Abaixo de Deus, se não fosse minha esposa para ajudar-me, não sei o que seria de meu ministério…”
    Gente, tem tantas coisas na bíblia que a igreja institucionalizada interpreta conforme convém!!!

  69. claudia conceiçao disse:

    Senhor Jesus,perdoe a cada um de nos que deixou seu comentario,que suas misericordias venham sobre nois,sem a qual seriamos consumidos,nos ensina a ter-mos mais intimidade contigo e oramos mais e ler-mos muito mais a tua palavra,meditando nela de dia e de noite,pois assim nao seremos confundidos,e nos ensina a aceitar tua palavra como tu deixou para nos,sem querer-mos mudar nem um til,ainda que nao seja do agrado de nosso ventre,pois estamos aqui para te servir e nao para questionar,abençoe a cada vida que ler essa mensagem,ti amo senhor,me perdoe minhas falhas,amem!

  70. Deverson Martins disse:

    Lembro-me da citação de um querido professor em uma aula de Teologia Sistemática: “Quando não se contextualiza, se generaliza.”
    Acredito ser interessante observarmos o sábio parecer dado por Gamaliel, mestre da Lei, em Atos 5: 34-39, pois “Quem conheceu a mente do SENHOR? Ou quem foi seu conselheiro? Quem primeiro lhe deu para que venha a ser recompensado? Por que dele, por ele, e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória eternamente. Amém.” (Rm 11: 34-36)

  71. edu disse:

    e amigo a biblia fala que no final dos tempos averia todo tipo de de falso seguidores de cristo.e isto esta se comprindo.

  72. pastor manoel disse:

    infelizmente ainda existe pessoas que pensa que servir a deus e e apenas frequentar uma igreja . as pessoas serao salvas e pelo o coraçao pela o testemunho pela fe pela as obras do dia a dia e principalmente pela a obediencia a deus a biblia fala para nao julgar pelo comer nem pelo beber nem pelo sabados nem por dia de festas nem pela lua nova que sao coisas futuras .como e que ainda existe pessoas com umas interpretaçao destas so jesus na causa.

  73. Ivanaldo Ferreira disse:

    Tenho percedido nos últimos tempos que o diabo tem implantado dentro da igreja do SENHOR o tal” não tem nada a ver”, ou seja, façamos as coisas do nosso jeito, poque DEUS nos entende. naquele grande dia muitos irão perecer pelo então “não tem nada a ver”. É um dever nosso obedecer as escrituras se quisermos morar no céu. As mulheres continuam isistindo com aquilo que elas não devem executar na igreja, elas teram com o SENHOR DEUS de Abraão, de Isaque e de Jacó. Parabéns pro Renovado, deixa DEUS te usar.

  74. agradeci muito pela explicação encotrada na net sobre as mulheres podem einsinar na Igreja ou nao, mas quero saber a reposta final podem ou nao.
    Sobre a pregação das mulheres dentro da Igreja,elas devem manter silencio porque elas estao na presença dos homens.Sabemos que se existiu o N.T é para corrigir os erros do A.T ,Jesus vinha para insinar,corrigir,e enderetar.
    Na minha Igreja não permitimos a mulher pregar , enquando tem homens dentro apena deve pregar entre elas.

  75. Os homens que estão dirigindo o evangelho que se chama ministro de deus tem que abadonar a teulogia que é sabedoria humana e se afirma no evangelho espiritual que jesus cristo mandou anunciar nimguem numca achou na biblia que uma mulher foi morta pregando o evangelho porque deus nunca chamou mulher para prega o evangelho leia primeira corintios capitulo 14 versiculo 34 ao 38 leia tamben mateus capitulo 5 versiculo 19 leia tamben tiago capitulo 2 versiculo 10 a mulher não pode pregar na igreja segundo a escritura sagrada e sim em oração e louvores a Deus e quanto as mulheres que estão pregando foi os teologicos que iventaran isso e por utilmo leia tamben segundo timoteo capitulo 3 versiculo 16 e 17 quen quiser iguinorar essas palavras iguinore mas estou escrevendo mandamentos do senhor Amen!!!

  76. jane disse:

    A palarva de Deus nao se contradis,eu e. Vosse nao entedemos a soberania de Deus. Dives de ficarem ase complicar,vamos orar mas .saber ovir Deus, algo k sei k Deus derramou seu espirito sobre toda carne. Nao ti prives da graxa de Deus na tua vida.

  77. Pr.Marcos Savio Moreno Rodrigues disse:

    Só tem ateu..nesses comentários…leia a biblia..quem foi crucificado.quem redimiu nossos pecados.quem intercede ao Pai…quem nasceu de uma mulher virgem quem desceu do céu…quem.quem..só falta acreditarem em papai noel.coelhinhi da páscoa.festa junina.festas solenes…o qye a biblia fala…vc leu mesmo…tem certeza..ou cogitou…vai se converter bando de insetos.

  78. manoel jose de oliveira disse:

    Pr. Marcos Savio Moreno Rodrigues se converta em Jesus para que voce possa entender a palavra do evangelho porque mesmo voce lendo a Biblia voce não entende a Biblia porque se entendesse a Biblia e fosse convertido não chamava um ser humano de inseto.

  79. joao disse:

    Em Eclesiastes fala que a letra mata mas o espirito vivifica então orem a Deus que vcs vão saber o dom que Deus de a cada um

  80. germano disse:

    João,
    .
    Não é em Eclesiastes, é em II Corintios 3:6 – “O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.”
    .
    Mas você não entendeu o significado desta passagem. Para entender, leia este post: http://leiaabiblia.blog.br/a-letra-mata-mas-o-espirito-vivifica

  81. Driele disse:

    Graças a Deus sobre esse assunto a minha mente não me perturba. Entendi perfeitamente que mulher de fato não pode exercer autoridade sobre o homem, e isso nada tem a ver com a cultura. Se isso estivesse ligado a cultura, em 1 Corintios 11 , Paulo não teria usado um argumento que tem valor ETERNO, o fato de Cristo ser o cabeça de todo homem, o homem se o cabeça da mulher e Deus ser o cabeça de Cristo. Isso não tem NADA a ver com o Espírito Santo usar menos a mulher do que o homem, e sim com a maneira como DEUS instituiu a SUA Igreja e a maneira como ela deve ser administrada. Em 2 João 9 vai nos mostrar que se nós não permanecemos na doutrina de Cristo nós não temos Deus, e sim ordenação feminina foge da sã doutrina.
    O que nós temos que fazer é orar pedindo o verdadeiro direcionamento para esses assuntos, e estar de verdade dispostos a aceitar a verdade revelada porque em muitos casos são construídos dentro de nós “verdades” durante anos e depois temos muita dificuldade de nos desprender delas.
    Bem, colocarei um link aqui que junto com esse estudo me mostrou muito a verdade bíblica sobre ordenação feminina. Fiquem na Paz de Jesus.
    http://www.luz.eti.br/cr_ordenacaomulheres-cist.html

  82. Indianara disse:

    A Paz a todos….Irmãos gostaria de citar um acontecimento q presenciei , podem tirar suas próprias conclusões , mais tenho comigo que Deus capacita aquele que o busca em espírito e em verdade , pois a Igreja que eu frequentei uns quatro anos desde que me converti,era ministrado por um pastor, onde um certo dia ele abandonou suas ovelhas , e quem tomou a liderança foi sua esposa que também abandonou,então irmãos ,não devemos contender com Deus , pois hje estou numa Igreja onde um homem hungio minha pastora,e ele teve uma resposta jejuando e orando pr Deus responder , então seria um homen enganado??

  83. A. Evandro Oliveira Chaves disse:

    “Como em todas as igrejas dos santos, conservem-se as mulheres caladas nas igrejas, porque não lhes é permitido falar; mas estejam submissas como também a lei o determina. Se, porém, querem aprender alguma cousa, interroguem, em casa, a seu próprio marido; porque para a mulher é vergonhoso falar na igreja” (1 Coríntios 14:33-35). Até onde isso é machismo, que acontece é que o povo quer um Evangelho fácil, a Bíblia tem sido distorcida pra beneficiar os infratores é claro que temas polêmicos com esse, dízimo, sábado, e etc… A verdade é facilmente interpretada.

  84. ester disse:

    que tanta disputa de conhecimento não pode haver divergência entre o povo de DEUS vamos orar um pelos outros ao invés de competir conhecimentos JESUS esta voltado por acaso alguns de voz gostaria que seus irmão fossem para o inferno por uma simples discordância na bíblica. DEUS AMA A TODOS e sei maior desejo e que nenhuma alma se perca amem.

  85. Raimundo disse:

    gostei de a sunto cobri as mulheres ojé as mulheres querem mandar nas igrejas

  86. Lrvi disse:

    Não, mulheres não podem pregar na igreja. A função da mulher é procriar e cuidar dos filhos e ser submissa ao marido. O marido deve prover as necessidades do lar. É ele quem cuida da provisão, trás o alimento, serve a mesa, lava a louça e limpa a casa. O homem de esperto que é, jogou sua responsabilidade para a mulher e não quer dar o que a mulher merece por determinação bíblica.

  87. Paulo Roberto disse:

    Irmãos não vou escrever muito , vou ser breve : Quando aviso para as mulheres ,para não fazerem isto de querer ser o que Deus não determinou , é porque Deus me manda pregar o evangelho a toda a criatura , sabe porque ? Simplesmente para salva-las , as palavras de Deus já dizem muito para que nos preocupemos com nossas vidas , muitos seram chamados e poucos serão escolhidos . Então eu pergunto a todos homens e mulheres , Melhor seguir a palavra ou perder a SALVAÇÃO …..?

  88. Josiele disse:

    A bíblia é clara. Mulheres não te direito a nada tem que ser submissas aos homens. Se for pra segui-la, siga direito e pare de ser hipócrita!!!

  89. José Venancio da Silva Filho disse:

    Meus queridos, Jesus, veio para mudar a lei, no entanto os cegos, daquela época o condenaram a morte em função da lei, e libertaram um ladrão.
    Em vez de vocês se preocuparem se as mulheres podem ou não pregar deveriam, sim se preocupar com a quantidade de pessoas que morrem todos os dias , eu pergunto a vocês o que estão fazendo???? A nossa ação neste tempo é que determinará o tempo de julgando deste mundo, deveríamos estra traçando planod para evangelizar, do que peder tempo discutindo pontos que na minha opnião quem vai validar é DEUS…. EU pergunto a vocês todos que falam muito e fazem pouco, vocês estão prontos…para o julgamento eterno…ou anda gatinham como bebês na espiritualidade.
    Bem o mundo está sedento, da palavra DEUS, e e Espirito Santo de DEUS está levantando homens e mulheres para falar do seu amor, queiram vocês ou não..Há mais mulheres de oração do que homens pois a presunção o orgulho e outros pontos tiram os Homens da verdareira comunhão…e poucos são os ceifeiros..Tenho viajado o mundo, e no meu tempo vejo o ISLAMISMO, tomando conta do mundo, enquanto muitos Cristão ficam discutindo se a mulheres podem ou não pregar, somos rechaçados por políticos corrutpos por que votamos mal, preocupados no que vamos perder ou ganhar…Eu pergunto a todos vocês quanto tempo vocês dedicam a leitura da palavra para adquirir o verdadeiro conhecimento, e crescer espirituamente?????
    SENHOR TEM MISERICORDIA DE MIM QUE TENHO FEITO TÃO POUCO E TAMBÉM DAQUELES QUE ACHAM QUE TEEM FEITO MUITO.

  90. paulo cezar pereira disse:

    mulheres sao tao servas quanto os homens porem para dar certo cada um tem seu papel a cumprir segunda vontade do senhor um honrrando o outro tudo segundo a palavra de Deus

  91. RCM disse:

    Na carta de Paulo aos romanos, nos aconselha, que devemos transformar nossas mentes , renovar nosso entendimento. As mulheres daquela época não tinham liberdade se quer para andar nas ruas, se expressarem, etc. Ao mesmo tempo em que ao homem ,tudo era permitido. Paulo está falando a igreja de Corinto. Para estabelecer, ordem na igreja local.

  92. germano disse:

    RCM,
    .
    Você está enganada. Leia com atenção:
    .
    “Como EM TODAS AS IGREJAS DOS SANTOS, as vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” I Corintios 14:33-37
    .
    Portanto, Paulo não está falando à Igreja em Corinto e nem está falando em seu nome, e sim em nome do Senhor Jesus Cristo.
    .
    Obs.: Podemos saber que é em nome do Senhor Jesus Cristo e não em nome de Deus Pai porque nas traduções confiáveis da Bíblia quando aparece o nome Senhor só com a primeira letra maiúscula, esse Senhor se refere a Jesus Cristo. E quando aparece o nome SENHOR todo em letras maiúsculas, se refere a Deus Pai (YHWH em hebraico).

  93. lis disse:

    incrivel como tem gente que se preucupa com liderança de igreja,sou de uma igreja onde quem esta a frente é uma mulher,muito usada por Deus,onde vemos sim pecadores se convertendo e chorando aos pés de Jesus e não aos pés dela,onde ela ajuda muitas pessoas,uma pessoa de bom coração sempre disposta a ajudar as pessoas,sera que Deus ira mandar ela para o inferno pq ela faz o bem,pq ela fala do amor de jesus,acho que não neh,pq se ele fosse fazer isso,então pq ele usaria essa serva para nos dizer que nós dispertasemos pois ele esta vindo,e ninguem entrara no reino dos céus de qualquer jeito,se mulher tem que se calar então pq Deus vem usando esses vasos para dizer que esta voltando,acaso ele vai deixar todas no inferno??acaso elas são vasos descartaveis para Deus,me poupem.
    “E há de ser que, depois derramarei o
    meu Espírito sobre toda a carne, e vossos
    filhos e vossas filhas profetizarão, os
    vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens
    terão visões. E também sobre os servos e
    sobre as servas naqueles dias derramarei
    o meu Espírito.” Joel 2:28-29

  94. germano disse:

    Lis,
    .
    Incrível como tem gente que se preocupa até com o que não existe. Liderança de Igreja, por exemplo. Você não vai encontrar nenhuma liderança de Igreja na Bíblia. Aliás não vai encontrar nem sequer a palavra “líder” no Novo Testamento.
    Nem vai encontrar alguém dizendo “sou de uma igreja…”. Pelo simples fato de que Deus só tem UMA Igreja neste mundo. Cristãos não são de uma igreja; Cristãos são a Igreja ou não são cristãos.
    Também não vai encontrar nenhuma “igreja com alguém à frente”. Porque não existe ninguém “à frente” da Igreja. A Igreja é um corpo vivo cuja cabeça é Jesus Cristo e seus membros são todas as pessoas salvas pela graça de Deus desde o dia de Pentecostes até hoje. Quem está à frente da Igreja é só Jesus Cristo, mais ninguém.
    .
    E muito menos vai encontrar na Bíblia uma mulher falando quando a Igreja está reunida em assembléia. A Palavra de Deus é claríssima:
    “Como em todas as igrejas dos santos, AS VOSSAS MULHERES ESTEJAM CALADAS NAS IGREJAS; porque NÃO LHES É PERMITIDO FALAR; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” I Corintios 14:34-37
    .
    São mandamentos do Senhor, Lis. Não é invenção humana nem um capricho de Paulo. Desobedece quem quer.
    E quanto à profecia de Joel, por favor, né? Ela se cumpriu em Atos 2. Leia o capítulo 2 do livro de Atos e você vai ver que Pedro cita a profecia falando aos israelitas a partir do v.16.
    Eu sei que hoje em dia existem mulheres “pastoras”, “pregadoras”, “missionárias” e até “apóstolas”. Só que isso não tem nenhum respaldo na Palavra de Deus. E não é fazendo o que a Bíblia não diz para fazer que obedecemos a vontade de Deus. Quem faz o contrário do que a Bíblia ensina não é a Deus que está obedecendo.

  95. Pr. Caetano disse:

    Bom dia a todos. Vi o texto e fico impressionado porque nos homens e mulheres não se submetem a vontade de Deus segundo a biblia. Nesta epoca tem homem se transformando em mulher, mulher querendo ser transformada em homem e isto e interessante pois todos dizem que a biblia e ultrapassada. Nas escrituras esta tudo do começo ao fim atualizada pois a palavra de Deus e nova a cada dia. Nossa alma e ttao forte pois quer mudar a vontade de Deus sempre. A biblia so diz que a mulher não deve ensinar so isto, e as pessoas ficam loucas porque eu ao posso fazer isto e Simples porque Deus determinou….Vamos so rever uma passagem na biblia: Genises diz e fez um jardim e colocou nele o homem ao qual foi criado e nele colocou duas arvores, a arvore da vida e a arvore do conhecimento do bem o do mal e disse Deus:De tudo comeras mais da arvore do conhecimento do bem e do mal desta não pois o dia que comerdes certamente morrerá.Entao o homem poderia comer de tudo mais comeram da arvore do conhecimento e perderam a presença de Deus. Homens e mulheres devem se submeter ao falar de Deus não a atualidades ou épocas ou renovações. A questão aqui e você se submete ou não a DEus? Lucifer certamente adondou com estes pensamentos, se tenho tanta qualidade porque nao tambem ser o lider encabeçar ser Deus tenho tantas qualidades e habilidades e veja so no que a terra se tornou em Gn 1:2 e A terra se tornou sem forma e vazia….. A Palavra não esta perguntando o que nos achamos e sim determinando. So pra constar aquele que acrescentar alguma coisa e tirar será reu de juizo.

  96. Francisco disse:

    Acho que cada um quer fazer segundo o propósito do seu coração, e não como diz a palavra de DEUS, se Paulo escreveu na 1 cartas aos coríntios 14:34 ao 38, não nos resta dúvidas pois Paulo não fala de si mesmo mas por inspiração de DEUS.

  97. marcelomoreira disse:

    O problema que as pessoas procuram brechas e contradições na palavra de Deus,ela é perfeita nós que somos imperfeitos,ela é como uma estrada reta sem curvas,não exite meio termo,as coisas funcionam como Deus quer não como nós queremos,pelo menos é assim na casa de Deus,ordem e regras não é de todo jeito igual na casa de mãe joana.Se fosse assim,aqueles comerciantes continuariam comercializando na igreja de cristo quando ele os expulsou de lá.O maior problema de hoje é que estão deturpando a palavra de Deus fazendo comercio e não usando a mesma como deveria,cada um querendo tirar proveito proprio não se importando com a alma do proximo. Hoje em dia até as leis dos homens interferem nas coisas de Deus.Ai, vai meu comentario,leia a biblia, jesus cristo unico pastor isubstituivel,sem querer criticar denominação religiosa de ninguem.

  98. Gil de Andrade disse:

    Saudações em Cristo,
    Graça e Paz a todos em Cristo Jesus, nosso Senhor.

    Amados vemos muitas interpretações, aliás diferentes interpretações, tudo opiniões pessoais, umas advogando em causa própria (defendendo interesses espúrios, procurando uma brecha para dar um jeitinho, nem que seja na parta ‘A” ou parte “B’ de algum versículo isolado e fora de contexto). Embora a verdade seja uma para todos, ao longo da história temos visto que a verdade é uma só. O que está escrito, está escrito, e, mesmo que vivamos em uma época de liberalismo, mesmo assim devemos respeitar os textos sagrados que são imutáveis.

    Propagar, cooperar anunciando o evangelho, vejo que TODOS podemos fazer.
    O que NÃO PODE, é uma mulher exercer cargo de liderança e/ou direção.

    Vejamos 1 co 14:31-38
    “-Vocês todos podem anunciar a mensagem de Deus, um de cada vez, para que todos aprendam e fiquem animados. Quem fala deve controlar o dom de anunciar a mensagem de Deus, pois Deus não quer que nós vivamos em desordem e sim em paz. Como em todas as igrejas do povo de Deus, as mulheres devem ficar caladas nas reuniões de adoração. Elas não têm permissão para falar. Como diz a Lei, elas NÃO DEVEM TER CARGOS DE DIREÇÃO . Se quiserem saber alguma coisa, que perguntem em casa ao marido. É vergonhoso que uma mulher fale nas reuniões da igreja. Por acaso a mensagem de Deus veio de vocês? Ou será que veio somente para vocês? Se alguém pensa que é mensageiro de Deus ou que tem algum dom espiritual, deve saber que o que estou escrevendo é mandamento do Senhor. Mas, se alguém não der atenção a isso, que ninguém dê atenção a essa pessoa.

  99. germano disse:

    Gil de Andrade,
    .
    A NTLH (Nova Tradução na Linguagem de Hoje) é uma versão repleta de erros. Veja como é a tradução da ACF – Almeida Corrigida Fiel:
    .
    “Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz. Como em todas as igrejas dos santos, as vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore.” I Corintios 14:31-38
    .
    Mulheres devem ficar caladas quando a Igreja está reunida em Assembléia. E NÃO EXISTE cargo de liderança nem de direção na Igreja. A Igreja é um corpo vivo cujos membros são as pessoas salvas pela graça de Deus através da fé em Jesus Cristo desde o dia de Pentecostes até hoje; e cuja cabeça é Jesus Cristo. O que passar disso é invenção humana.

  100. eranilsa disse:

    Não que defenda a pastorado feminino, mas os argumentos colocados para que assim não se faça estão longe de ser conclusivo, só pensando um pouquinho, Débora estava entre treze juízes os quais nem são mencionados na bíblia, é o registro dela que aparece, foi ela que recebeu a mensagem de Deus, e era tão de Deus que o chefe do exército só foi a guerra porque ela acompanhou e a honra de matar o chefe dos inimigos Deus também deu a uma mulher, portanto creio que Deus usa aqueles que estão a sua disposição para serem usados naquele lugar e naquela hora…

  101. germano disse:

    Eranilsa,
    .
    A ordem dada à Igreja (não a Israel) nas epístolas é “Como em todas as igrejas dos santos as vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. E, se querem aprender alguma coisa, interroguem em casa a seus próprios maridos; porque é vergonhoso que as mulheres falem na igreja. Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus? Ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore” 1 Co 14:34-38.
    .
    É evidente que no mundo moderno uma ordem assim dada pela Palavra de Deus parece fora da realidade, mas se ficasse para nós decidirmos o que obedecer e o que não obedecer já não estaríamos sujeitos à autoridade da Palavra de Deus, e sim aos nossos próprios caprichos. Parece até que o Espírito Santo sabia que tal ordem seria olhada com desprezo por muitos nos últimos dias, e acrescentou uma pergunta que parece até ter um tom irônico: “Porventura saiu dentre vós a palavra de Deus ou veio ela somente para vós? Se alguém cuida ser profeta ou espiritual, RECONHEÇA QUE AS COISAS QUE VOS ESCREVO SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR”, e não de um “Paulo machista” como alguns gostam de interpretar esta passagem.
    .
    Leia: http://www.respondi.com.br/2013/04/se-deus-usou-debora-por-que-mulher-deve.html

  102. Águida Sousa disse:

    Nossa, meu Deus, como o mundo está cheio de religiosidade. A Palavra de Deus, diz em Oseias cap. 6, que o povo de Deus está sendo dedtruidos por falta do conhecimento, e percebi muito entre esses comentarios. A religiosidade e tradiçoes só afastarão do proprio Deus sim. Preguem o evangelho, e não doutrinas de homens, se preocupem em agradar a Deus e não ao homen. Se preocupem com o pecado q está no mundo. Jesus está voltando. Agora eu pergunto a Vocês: Vocêis conhecem a Deus? E sua intimidade com Ele? Tem o buscado? Ouviram a voz dele? Estão fazendo o que o agrada. Sejam servos verdadeiros , ouçam o que o Espirito diz as igrejas. Pelo o amor de Deus. Ele usa quem ele quer e quando quizer. Nós não achamos nada, quem diz é ele, então cuidado, porque qum manda fazer é Deus. Deixem Deus ser Deus. Obedeçam! A paz do senhor a todos.

  103. E disse:

    Como já comentei em outros comentários, se Deus mandasse escrever outra Bíblia hoje Ele mudaria alguma coisa? Ele sabia que hoje a Bíblia existia? Então temos que cumprir o que Ele ordenou, não tem pastoras na Bíblia nem diaconisa se mulheres em outros papel, se dissemos a foi naquele tempo então temos que aceitar os gay, é um novo tempo? Será que pra Deus é mesmo?

  104. Gabriela disse:

    Aff, discutir a bíblia não leva ninguém a nada. Ou melhor ela foi manipulada e hoje as pessoas ainda a manipula ao seu favor. A palavra de Deus ultrapassam 66 livros. E oque os olhos podem ver.
    DEUS não salvara ninguém pelo teu cargo e sim pela sua obra.

  105. germano disse:

    Gabriela,
    .
    “Porque PELA GRAÇA SOIS SALVOS, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. NÃO VEM DAS OBRAS, PARA QUE NINGUÉM SE GLORIE;” Efésios 2:8-9
    .
    Dedique-se a ler e estudar a Bíblia com seriedade.

  106. Erika disse:

    Quando nos é interessante, a bíblia nos fala em parábolas, e quando nos é interessante, a bíblia deve ser seguida ao pé da letra!!!
    Tanto nesta época quanto agora, muitos homens provedores jogavam fora suas esposas como lixo e substituiam por esposas novas e lindas! Elas não tinham direito a nada, se quisessem algo diferente, que fossem à igreja caladas! Seus maridos traiam e traem com amantes e prostitutas, passam noites bebendo, jogando, e fazendo coisas escusas, longe das familias!
    O importante é o amor de Deus! Por isso o mundo ainda existe! Os mandamentos, o amor ao próximo!
    Talvez por serem cheias de amor, isto começou a ser notado, por serem humildes foram ganhando seu espaço. Aprendemos o dom do amor com Maria. E por causa das ingerências de homens, mulheres vão ganhando seu espaço e ganhando obrigações que inicialmente não eram suas. Mas as mulheres se viram na obrigação de cuidar do mundo por amor a Deus, sentindo necessidade de multiplicar e divulgar este amor.
    Se os homens estivessem ocupando tão bem suas “funções”, certamente as mulheres prefiririam uma vida mais tranquila, e com menos atribuições.
    E se os homens não precisassem omitir algumas “coisinhas” e desmandos, não precisariam oprimir tanto.
    Poderiam até mesmo compreender esta passagem como uma parábola!!

  107. Jfeté disse:

    olha gente a mulher foi feito para o homem,porque o homem estava só,então pense o que foi que satanáz,ofereceu pra cristo lá descrito em LUCAS:4.6.7,satanáz disse ( a glória destes reinos, porque me foram entregues e tenho autoridade para doá-los a quem bem entender.}sem fala que ele é o príncipe deste Mundo,João 14:30,em primeiro Coríntios 14:33-35 lá diz, Como em todas as igrejas dos santos, lá não fala só na minha igreja e nem na sua igreja,mais diz todas as igreja dos santos,certo! a não ser que sua igreja não seja dos santos,seja um bando de ordinários,JESUS CRISTO disse la em MATEUS 22.5. Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus.
    então não meus irmãos não existem bíblia adulteradas,como muitos acham,o problemas é as pessoas aceitar a verdade ou a mentiras…eu gosto de mulher mais não liderar a igreja….JESUS não falou que era ela a cabeça da igreja. e nem do homem. amem.

  108. germano disse:

    Erika,
    .
    Não se trata de “quando nos é interessante”, se trata de fazer a vontade de Deus. Simples assim. O foco da Bíblia é Jesus e não “nós”. E na Bíblia inteira só Jesus usou de parábolas para ensinar. Pelo que você disse, você não sabe o que é uma parábola.

  109. wesley disse:

    O poblema é que não observamos que existe uma guerra espiritual acontecendo, e uma estratégica de evolução do inimigo, tanto no campo político como no religioso. Sabemos que o inimigo tem um plano para nos fazer perder a salvação, e esse plano vem sendo construído a séculos. Todos os caminhos da politica nos leva a uma Nova Ordem Mundial, ao governo do anticristo, e o religioso ao caminho dos escândalos. O nosso DEUS é o mesmo ontem hoje e sempre, um dia para DEUS é como mil anos e mil anos é como um dia. Veja a evolução tecnológica, vai dá a onde? No chip! A evolução da ciência vai dá a onde? Na falta do jejum e da oração! Tudo foi estratégicamente programado pelo inimigo, ele sabe o nosso ponto fraco. E a religiosidade? Na falta de amor ao seu próximo! Você sabe qual foi ano que a primeira mulher vestiu uma causa? Você sabe quem foi essa mulher? Você sabia que a própria constituição brasileira não permitia que a mulher vestisse uma causa? Você sabia que foi o maior escândalo, quando no de 1930 a primeira mulher vestiu a primeira causa? Condenada sabe por quem? Por ateus, espiritas, macumbeiros, políticos, religiosos etc. Veja o que após os anos aconteceu na maior naturalidade todos, mulheres crentes, ou não crentes, andam mostrando a sua sensualidade, dentro e fora da congregação, dá pra se vê até o modelo da calcinha que ela está vestindo. Mas essa moda veio da onde? Quem foi o mestre que idealizou essa sensualidade tão perfeita para se molda um corpo (tem mulheres que passam minutos para vestir uma causa), e quais são os seus benefícios hoje no campo espiritual? Meus irmãos, tenham certeza de uma coisa, o inimigo vai fazer o possível e o impossível, para mudar a verdadeira forma de viver o evangelho. Na simplicidade, não na sensualidade. No amor, não no rancor. Na divisão do pão, não no acúmulo. JESUS e seus apóstolos nos ensinaram que deveríamos manter, preserva, e que outro evangelho ensinado, seja anátema (amaldiçoado). No que resultou todo esse período de evolução do mundo até hoje? A Tecnológica, a ciência, a prosperidade, a moda, o alimento, toda praticidade enfim! Em guerras, fome, homossexual, pedofilia, lesbianismo, escândalo religiosos, e por fim a uma Nova Ordem Mundial (o governo do anticristo), tudo elaborado, cronômetrado, agendado, manipulado, tendo a humanidade em tudo como fantoches, obedecendo ao pé da letra toda prática da “concupiscência” colocada diante dos seus olhos.

  110. Anderson disse:

    Acho que todos tem um ponto de vista e interpretação de certas passagens, algumas mulheres se sentem ofendidas quanto a esse assunto por se acharem menosprezadas, em contra partida a homens que se deixam levar pelo orgulho e competição, mas devemos recordar que tanto homens como mulheres perderão seu propósito e dever diante de seu chamado ou até identidade se preferirem esse termo.
    Desde de a queda por causa do pecado nos degladiamos como animais irracionais (sem ofensa) todos queremos ser melhores e muitas vezes queremos dividir até Deus como se Ele é mais de um do de outro.
    É claro que Deus deixou sua palavra (bíblia) como a maior autoridade estabelecida e isso não se discuti blz.
    Mas se olharmos para o evangelho, vamos uma passagem conhecida por todos a da mulher adultera, e o que a lei dizia sobre essa atitude e sua punição, a morte por apedrejamento e não falava que não podia apedrejá lá se vc fosse um pecador, então Jesus foi contra lei claro e indiscutível isso porém ele revelou a graça através de um equilíbrio de um pai quando vê seus filhos brigando.
    Mas a questão maior é autoridade (pastoreado, ensino) das mulheres na igreja, a bíblia é clara a esse respeito é como o artigo coloca de maneira explicativa, a minha opinião com referência da bíblia acho que mulheres não devem exercer trabalho pastoral.
    Mas se elas acham que podem e tem respaldo bíblico blz.
    Quando ministrarem na minha vou fazer o que a palavra nós instruí, vou reter o que é bom e vai edificar minha vida pois tudo o que é bom vem de Deus.
    Mas se tanto mulheres quanto homens fizessem tudo o que Deus tem ordenado em sua palavra, tudo seria diferente, cultos, orações, propósito, igrejas (sentido organizacional) e todos faríamos com alegria sem querer se aparecer mais que outros, mas feliz por estar servindo o Senhor, mas eu tenho a esperança com muita fé de quando nosso Senhor se revelar em sua plenitude, esse mundo perfeito que hoje não conseguimos imaginar, essa utopia para alguns será visto por nossos olhos e contemplados por nossa vida eterna e gloriosa concedida por um Deus que é Santo e santificou e justificou o pobre pecador, obrigado Jesus.

    20. Contudo, alegrem-se, não porque os espíritos se submetem a vocês, mas porque seus nomes estão escritos nos céus”.
    (Lucas, 10)

  111. julio ribeiro disse:

    se for na ideologia de alguns homens a no snao devemos obedecer a Biblia em lugar nem hum ,porque em nem hum lugar da Biblia eu achei carta de Paulo aos brasileiro do seculo 21,,,,sao incredulos e nao querem aceitar a palavra de Deus o tempo muda as pessoas muda mas a palavra ja mais mudadara,,,querem interpretar na carne por isso nunca verao a alva
    A Biblia foi escrita pra todas as noçoes tribos e linguas ,,,e ate que Jesus volte temos que obedece-las …

  112. regiane oliver disse:

    nos ultimos tempos aeria derramado o espirito santo sobre toda a carne!!! infelizmente Deus nao chame quem quer e sim quem ele quer e usa do jeito que quizer,,, nos tempos de hoje os homens estao se acovardando de fazer o Ide do Senhor e as pedras estao clamando!!!! as mulheres,, ninguem pede dom de Deus ele simplismente dá,

  113. Robson Oliveira disse:

    Devemos ser seguidores de Cristo que foi o único que não pecou e a bíblia deixa bem clara isso.
    Vejo pessoas querendo seguir fielmente o que alguns profetas falaram ou aplicavam na época em que viviam porém esquecem do único digno de ser seguido e adorado, acredito que devemos aprender com outros sim porém temos que pedir sabedoria só Pai.
    Cristo falou em Marcos 9: 40 pois quem não é contra nós, é por nós.
    O mesmo Paulo que da as instruções sobre as mulheres (pois na época em que viviam era desonroso ) o que não é mais em nosso tempo, ele também fala que deveria expulsar da igreja um pecador pois estava saindo com sua madrasta; 1° Corintios 5.
    Porém CRISTO ensina na parábola do joio e do trigo que mesmo o joio (o pecador) estando no meio do trigo (dos fiéis) não devemos tentar arrancalo pois acabaria sendo arrancado trigo (fiéis) junto com o joio (pecador). AE EU TE PERGUNTO QUEM ESTÁ CERTO, CRISTO OU PAULO? Cristo falava sem influências terrenas e qualquer outro na biblia foi pecador portanto passe sempre o que se aprende com os outros profetas, apóstolos etc pelo crivo de Cristo. Portanto repito, MARCOS 9:40 pois quem não é contra nós, é por nós. Será que as pregadora, pastoras estão contra Cristo? Basta analisar o resultado da obra, tem conversão? Tem pessoas se reconciliando? Então mulheres, milhões de pecados lhe estão sendo perdoados, vai nessa tua força.

  114. Naiara disse:

    A paz de Cristo a todos!

    Irmãos não vamos perder tempo com discussões vãs.
    As mulheres podem sim anunciar a palavra de Deus e trabalhar na obra, mas de forma algumas serem pastoras mas, sim esposa de pastores, onde ela não irão tomar decisões para a igreja mas, sim auxiliar seu esposo no exercício dele como pastor e, se lermos 1 Timóteo 3:11 veremos que as mulheres podem sim serem diaconizas (diáconos não ensinam nas congregações e, o diaconaco é um cargo regional, ou seja, se algum diácono decidir mudar de ministério, cabe ao pastor desse decidir se irá recebe-lo como diácono). E quanto a 1 Coríntios 14 vamos parar de ler apenas os versículos 34 e 35 e, vamos levar em consideração que Paulo queria ordem no culto (o que não estava acontecendo), pois o mesmo estava muito bagunçado, e o pedido de Paulo não foi exclusivo às mulheres (pegar dois versículos e tirar conclusões precipitadas é um erro, vamos ler todo o capítulo e analisar o contexto) visto que, em 1 Coríntios 11:5 as mulheres tanto oravam, quanto profetizam.

  115. germano disse:

    Naiara,
    .
    Não existe base bíblica para a maioria das suas afirmações. Pastorado é dom e não uma função para que alguém ajude o “exercício” de um pastor. Você não encontrará em nenhum lugar da Bíblia o diaconato como “um cargo regional”. Quem decide se alguém vai mudar de ministério é o Senhor e não um pastor. Pastores não “recebem” diáconos. Você deve estar se referindo ao modelo de igreja inventado pelos homens onde existem cargos, funções, hierarquia, sede, nome dado pelos homens e até CNPJ. Isso não é bíblico.
    .
    Recomendo que você leia com muita atenção, acompanhando e estudando na sua Bíblia cada uma das citações que existem neste post: http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja/

  116. germano disse:

    Robson Oliveira,
    .
    Você se torna um herege quando diz “mulheres, milhões de pecados lhe estão sendo perdoados, vai nessa tua força”. Por dois motivos básicos:
    .
    1) Você não tem poder para perdoar pecados.
    .
    2) “Vai nessa tua força” é praticamente o mandamento principal da bíblia satânica de Anton LaVey (que eu acredito que você nem sabe quem é).
    .
    Dedique-se a ler e estudar a Bíblia para não cometer heresias.

  117. Luis disse:

    Quem faz a obra faz na carne ou no espirito? Imagine essa do texto abaixo que até profetisa era,*obs;”profetisa” é maior que missionaria; Lucas 2:36,37E estava ali a PROFETISA Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade;
    E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.
    Lucas 2:36,37
    Apalavra de deus diz que nos ultimos dias seria derramado do seu espirito sobre todos os ”HOMENS”? sobre todas as ”MULHERES”? ou sobre toda”CARNE”?

  118. germano disse:

    Luis,
    .
    1) Quem faz a obra da carne faz na carne; quem faz a obra do Espírito faz em espírito. As obras podem ser da carne ou do Espírito.
    .
    2) O texto de Lucas 2:36-37 não serve como parâmetro para o assunto do post porque a passagem não se refere à Igreja e sim ao Templo do judaísmo que nada tem a ver com a Igreja. Leia com atenção:
    “E estava ali a profetisa Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Esta era já avançada em idade, e tinha vivido com o marido sete anos, desde a sua virgindade; e era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava DO TEMPLO, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” Lucas 2:36-37
    .
    3) A passagem que você cita dizendo que “nos últimos dias seria derramado do seu espirito sobre toda CARNE” também não tem aplicação prática para os dias de hoje porque os “últimos dias” aos quais a profecia se refere foram os dias vividos à época do Pentecostes e citados por Pedro em Atos 2:
    “Mas isto é o que FOI DITO PELO PROFETA JOEL: E nos últimos dias acontecerá, diz Deus, que do meu Espírito derramarei sobre toda a carne; e os vossos filhos e as vossas filhas profetizarão, os vossos jovens terão visões, e os vossos velhos terão sonhos; e também do meu Espírito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizarão; e farei aparecer prodígios em cima, no céu; e sinais em baixo na terra, sangue, fogo e vapor de fumo. O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor; e acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo.” Atos 2:16-21
    .
    Para entender o que é a Igreja, por favor leia o post http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja

  119. Israel oliveira disse:

    Que a paz de nosso senhor Jesus estejam com todos. Aceitei nosso senhor jesus como meu salvador a pouco tempo, mesmo sendo de uma familia crista tradicional onde apenas homens tomavam a frente na pregaçao, vaguei pelo mundo por 17 anos pra confirmar q viver em pecado nao dava mais. Lendo esses posts, fico cheio de duvidas. Sim, a biblia diz para mulheres nao se manifestarem, mas li alguns exemplos de mulheres que tinham i chamado de Deus para evangelizar, eu realmente fico muito confuso pq Deus me fisgou atraves da palavra de uma PASTORA. Sei q muitos vao me dizer: ´´busque conhecimento na biblia´´, e e oq estou fazendo, mas sao tantas interpretaçoes diferentes q leio da palavra de Deus q tiram a minha paz. Entao, sera q nao serei salvo pq frequento uma igreja onde uma pastora e quem ministra? Nao entendo….peço o espirito santo pra me dar entendimento e fico cada vez mais confuso. Deus tem feito grandes coisas na minha vida, inclusive falar comigo atravez de uma pastora. E agora leio na biblia q o proprio Deus nao da autoridade para mulheres fazerem isso,. Com certeza, se eu falar com a pastora da igreja que frequento ela ira falar sobre essas grandes mulheres de Deus q ja foram citadas aqui anteriormente, se perguntar ao pastor da igreja teadicional a quel munh familia frequentou ele ira citar 1corintios 14:33, e realmente uma questao dificil pra mim, mas vou continuar orando e buscando conhecimento(foi assim q vim parar aki) Pai, me ilumine!

  120. leonice eigenmann disse:

    Simplismente e honrando ao Senhor por todas as oportunidades que tem dado na minha vida ministerial,me ensinando a participar da pescaria da população que vai para a eternidade,ainda que fique as vezes cuidando do rebanho,porque o casal pastoral esta atendendo autras situações,por algum tempo,fico embaixo da autoridade deles,jamais sendo a pastora,mesmo com toda preparação,unção de Deus,com autoridade divina,para atender qualquer imprevisto ou emergência natural ou sobrenatural,mas sempre uma serva(missionária)que nem é biblico esse titulo,mais uma vez digo,não pastora e nem quero ser,caso o marido de alguna irmã é pastor ,ela deve ser a sua ajudadora,com toda preparação e unção,posição de honra diante do rebanho,mas não pastora..Claro que os nome citados da biblia em alguns coméntario,deixa claro que foram todas usadas,de varias maneiras,e ainda somos usadas,vasos preciosos de Deus,mas não estavam ou estamos definitivamente liderando o rebanho,por algum tempo estamos respobsaveis,sempre na benção do pastor da igreja a autorisade maxima abaixo da cabeça que é Cristo

  121. Linda Lopes disse:

    Daqui a pouco vamos ler artigos de pastores ensinando ou matar as filhas antes de nascerem, abortando-as, ou trancafiá-las em casa, visto que só demonstram repúdio, desprezo e aversão à figura da mulher. Se mulher não tem importância nenhuma, porque não ficam só os homens nas igrejas e fazem tudo, começando pela faxina. Eu gostaria de ver a situação das igrejas se todas as mulheres boicotassem e não pisassem o pé nas igrejas, não são os bam bam, que façam tudo sozinhos, para que mulher?

  122. germano disse:

    Linda Lopes,
    .
    Você não sabe o que é a Igreja. Leia o post: http://leiaabiblia.blog.br/voce-realmente-sabe-o-que-e-a-igreja/

  123. Adilson disse:

    A questão é que até mesmo nas igrejas virou vaidade pregar ou ser vaso de honra pararam de almejar o céu , hoje encontramos amantes de si próprio querendo espaço aonde deus não deu , ele diz que não faltou palavra alguma a ser dita na bíblia sendo assim e só cumprida cada um seu papel

  124. Marcia Oliveira disse:

    O Espirito Santo agora está limitado ao que o homem interpreta à sua conveniência na Biblia? O Espirito Santo de Deus é machista e religioso como muitos aqui se mostraram? Que vergonha, nem parece que sao nascido de uma mulher …. Deus nao faz acepção de pessoas, diante de Deus nao grego nem judeu, nem macho nem femea….convertam-se religiosos cegos.

  125. juliano disse:

    pq que vcs estao distorcendo a palavra de Deus Mulheres quem falou que as mulheres nao dever ta encina ou acima dos homens foi Deus a biblia diz q ai daquele tira ou almenta uma palavra da Biblia vcs vao prestar conta de tudo que estao comentendo .

  126. germano disse:

    Marcia Oliveira,
    .
    O que está escrito é: “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo SÃO MANDAMENTOS DO SENHOR.” I Corintios 14:37
    .
    O Espírito Santo de Deus iria contra Deus? Se tal acontecesse eu poderia dizer:
    “O Espirito Santo agora está limitado ao que a mulher interpreta à sua conveniência na Biblia? O Espirito Santo de Deus é feminista e religioso como muitas aqui se mostraram? Que vergonha, nem parece que sao nascidas de um homem …. Deus nao faz acepção de pessoas, diante de Deus nao grego nem judeu, nem macho nem femea….convertam-se religiosas cegas.”

  127. Louange,SDC disse:

    Eu respeito todas as opiniões. Mas a minha questão é: Quando alguém prega, quem está falando?

  128. germano disse:

    Louange,
    .
    Leia a Bíblia para saber quem está falando.

  129. Um servo do Adonai disse:

    Curiosidade minha a todos desses comentários? quantas almas vocês levaram ao batismo esse ano de 2015? Se conseguirão, parabéns. Senão, por gentileza. despertem e boa disposição seja um ceifeiro de valor. “gedidias”.
    Amados, ainda bem que o IDE é mandamento. Necessitamos tanto de pessoas revestidas do amor do PAI para ajudar almas famintas desse AMOR de CRISTO para ajudar libertar do cativeiro do inimigo. Venham nos ajudar aqui no nosso Norte e Nordeste, nos interiores, sertões etc..Muito obrigado.

  130. José Mendes disse:

    A ler todos os comentários, cheguei à conclusão, ninguém hoje ( no mundo todo) conhecem a Bíblia.
    É tanta asneira nesses comentários que dá nojo ao ler. Está escrito na Bíblia e pronto! Só temos que obedecer.

  131. Helio Pereira disse:

    O interessante é que vocês leem a bíblia como se fosse escrita para a sociedade atual com seus dilemas e motivações atuais, Não foi! É muito insensato aplicar estes conhecimentos tão antigos aos dias de hoje. O mundo mudou muito, por exemplo só se mata animais para os deuses pagãos. Deus mesmo não aceita mais estas oferendas. Se Deus mudou, porque vocês não querem mudar?

  132. germano disse:

    Helio Pereira,
    .
    O padrão de conduta de um cristão é a Bíblia, não o mundo. Simples assim. E se você realmente pensa que Deus mudou é de outro deus que você está falando, não do Deus da Bíblia.

  133. Fábio. disse:

    A paz da parte de Deus Pai e do Senhor Jesus Cristo a todos. Amém.
    li quase todos os textos, uns não conseguir ler, pois são muitos achismos, mas tenho certeza nem todos tem razão, pois Deus o Pai, não daria ensinos diferentes, amem.
    A paz do SENHOR Germano.
    gostaria de saber, estou perguntando como crente no Senhor, como seria a explicação para ;
    As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34
    Mas toda a mulher que ora ou profetiza com a cabeça descoberta, desonra a sua própria cabeça, porque é como se estivesse rapada. 1 Coríntios 11:5
    Julgai entre vós mesmos: é decente que a mulher ore a Deus descoberta? 1 Coríntios 11:13
    As mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias no seu viver, como convém a santas, não caluniadoras, não dadas a muito vinho, mestras no bem;
    Para que ensinem as mulheres novas a serem prudentes, a amarem seus maridos, a amarem seus filhos,
    Tito 2:3,4
    minha pergunta é o seguinte, Se na igreja não tem isso de templos , denominações e sei que isso não existia, isso é invenção humana, então uma igreja seria a partir de duas pessoa, amem, reunida em nome do SENHOR Jesus, logo o marido e a esposa em casa mesmo pode junto ser uma assembleia, amem. Então como seria na pratica, visto que segundo os textos de Paulo com respeito a autoridade ou cobertura vindo de DEUS, a mulher poderia ou não orar ou profetizar, e esse ensino de Paulo diz respeito a igreja, pois profetizar não diz respeito a obra humana, Se é que existe algo humano ou espiritual depois que nos entregamos ao SENHOR!,,, se Que não existe essa historia que todos são iguais diante de Deus, digo a respeito de ministério , amem, na palavra fica claro que não é. amem ,, então amado Germano, como diferenciar, uma reunião solene, de uma reunião onde uma irmão vai com seu marido, a uma casa onde tem também crentes no Senhor e chegando lá a mulher terá que dizer algo da parte do Senhor, no caso ficará calada,, visto que é uma obra do Senhor.. estou perguntando na pratica como seria cada caso,amem. a paz amado.

  134. Fábio. disse:

    continuando. não sei se o amado entendeu. Germano, mas vou ser mais, claro, VOU DAR uns exemplos;
    1- junta-se dois reunidos, amem, isso já é uma igreja, isso é incontestável, e essas duas pessoas é um homem e uma mulher, sempre será o homem falando, amem, ai Deus faz a mulher falar em linguás, Dentro das linguas faladas,,, pode haver ou não ensinos ou glorificações etc.. e o homem entende? como seria então? ou Deus nunca deixaria um mulher falar em linguas, ou profetizar em uma reunião? se a profecia vinher foi DEUS que mandou, se Deus mandou, a mulher terá poder de dizer, não senhor não posso falar?, ou todas as vezes que isso acontecer, será o diabo ? querendo falar? ,,, estou querendo criar situações reais para que entendamos, amem,
    2- os dons , profecias, evangelista, a mulheres recebem esse dom? e se recebem esse dons é para igreja, que seja com ou sem homens presentes, então;
    as mulheres apenas recebe para falar com outras mulheres ?
    mas quando estão reunidas apenas as mulheres, mesmo assim, não é uma reunião da igreja?
    ou igreja é apenas quando tem homens.
    Não quero que nenhuma mulher irmã ou não, pense que estou quebrando a autoridade, do homem como líder de rebanho, no qual a mulher não recebeu tal mandamento do SENHOR, amem. então evite usar o que estou apresentando, como argumento para dar credito ao PASTORADO feminino sobre homens. amem. pastorado, feminino é um engando, que vem de uma cobiça disfarçada que todos podem profetizar etc… ser usado é totalmente diferente de líder de rebanho, pois se uma mulher poder ser líder sobre homens na igreja, na casa dela, ela pode também, pois um dos pontos do líder era governar sua casa. amem. e na igreja não se divide obra, tudo é o viver em cristo, na casa trabalho, não existe mais essa historia de vida secular, e vida espiritual. amem. a paz a todos.

  135. Nice disse:

    ‘O renovado” descordo de sua opinião pois no contexto ” em vão porém me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homem”, não quer dizer que em vão as mulheres honrarao encinando doutrinas de homem. Mas sim que em vão honram a Deus aqueles que não seguem e nem encinam mandamentos bíblicos e sim seus próprios ensinamentos ou seja ensinamentos de homem. Também vale lembrar que a bíblia não leva muita coisa pelo lado espiritual, mas tem muita gente levando na carnalidade… Fiquem com Deus!

  136. Kelma disse:

    Aonde tem no livro de Timóteo dizendo que ali tá se referindo a pastor?

  137. Kelma disse:

    E aonde está escrito no livro de 1 coríntios 14 se referindo a padtorado?
    li e vi falando sobre línguas estranhas e profetas.

  138. Elisangela disse:

    Sem comentários muita coisa certa porém varia erradas por isso fico onde Seus me chamou creio ser o lugar sinda mais correto por isto Deus opera grandemente

  139. raquel teixeira disse:

    Bom a mulher nao pode aquilo ou isso, mas ao homem de Deus pode cometer adulterio abandonar sua familiar casar-se novamente e ainda continuar a pastorear e a pobre da ex esposa assumir o lar e os filhos.desculpe o desabafo, mas isso tem sido uma constante em nosso meio.

  140. Augusto disse:

    A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição.
    12 Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio.
    13 Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva.
    14 E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão.
    1 Timóteo 2:11-14

  141. MESSIAS disse:

    Se alguém me perguntar: Por que na sua Igreja você não reconhece o ministério pastoral feminino? Por que não consagra pastoras, uma vez que na atualidade, várias denominações já estão interpretando a Bíblia pela Filosofia, Sociologia, Antropologia e os cambaus? Eu responderei: Porque não há registro na Palavra de Deus que Jesus Cristo, nem os apóstolos, que foram os pais da Igreja tenham feito ou permitido tal coisa; quem sou eu para me atrever e me render a tamanha revolução feminista. Pelo contrário o apóstolo até proíbe que as mulheres exerçam autoridade sobre os homens. Se ele, o grande apóstolo não permite, quem sou eu para mudar isso? Ora, aos defensores dessa modernidade, para não dizer, heresia, homens e mulheres desse partido, que labutam por esse “direito” por que não inauguram um clube?
    Desistam da Instituição Igreja. Num clube as mulheres podem exercer autoridade sobre os homens, numa empresa, também, mas na Igreja, se trata de um princípio de Deus. Quem sou eu, tão insignificante, autorizar e permitir tamanha distorção? Reclamem com Deus, que desde o início estabeleceu esse princípio de autoridade. Se quebrarmos esse princípio, Jesus terá que rever o seu conceito sobre o princípio da autoridade que existe entre Cristo e o homem, Deus e Cristo, Cristo e a Igreja, uma vez que algumas mulheres, não todas, penso que seja uma minoria, querem que elas também sejam cabeças dos homens e não somente os homens: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo o homem, e o homem a cabeça da mulher; e Deus a cabeça de Cristo. 1ª Cor 11;3
    Devido à revolução feminista na igreja, agora, Cristo vai ter que rever seus conceitos que não se encaixam na atualidade, uma vez que passou ao seu servo, o apóstolo Paulo que se trata de um mandamento seu: “Se alguém cuida ser profeta, ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor. Mas, se alguém ignora isto, que ignore.
    1 Coríntios 14:37-38.

  142. Manoel disse:

    Usos , costumes e cultura de um Povo que trata a mulher como uma serviçal sexual, não podendo ter prazer e nem pode falar, quanto mais pregar. Maa Jesus veio para revogar usos e costumes. Pastor é Dom quem dá é Deus. É ele que determina, a Mulher foi tirada do lado do homem.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório