A resposta a esta pergunta depende de alguma forma do que significa “morar junto”. Se “morar junto” significa ter relações sexuais, isto com certeza é pecado. Sexo antes do casamento é repetidamente condenado na Escritura, junto com outras formas de imoralidade sexual (Atos 15:20; Romanos 1:29; I Coríntios 5:1; 6:13,18; 7:2; 10:8; II Coríntios 12:21; Gálatas 5:19; Efésios 5:3; Colossenses 3:5; 1 Tessalonicenses 4:3; Judas 7). A Bíblia estabelece completa abstinência fora (e antes) do casamento. Sexo antes do casamento é tão errado quanto adultério e outras formas de imoralidade sexual, porque todas envolvem relações sexuais com alguém com quem você não é casado.

Se “morar junto” significa morar na mesma casa, este talvez seja um outro assunto. Basicamente, não há nada errado para um homem e uma mulher morarem na mesma casa, isto se nada imoral estiver acontecendo. Contudo, o problema surge porque ainda há a aparência de imoralidade:

1 Tessalonicenses 5:22 – “Abstende-vos de toda a aparência do mal.”

Efésios 5:3 – “Mas a prostituição, e toda a impureza ou avareza, nem ainda se nomeie entre vós, como convém a santos;”

E será uma tremenda tentação para a imoralidade. A Bíblia nos diz para fugirmos da imoralidade, e para não nos expormos a constantes tentações que levem à imoralidade (I Coríntios 6:18). E há o problema das aparências. Presume-se que um casal que more junto durma junto – é assim que as coisas funcionam. Apesar de não ser pecaminoso morar na mesma casa, a aparência do mal foi dada. A Bíblia nos ensina a evitar a aparência do mal (I Tessalonicenses 5:22; Efésios 5:3), a fugir da imoralidade, e não causar a alguém tropeço ou ofensa. Como resultado, não é honroso a Deus que um casal viva junto antes do casamento.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/morar-junto.html

Deus os abençoe. Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Belo post, Germano!

    Temos de lembrar que o proprio casamento foi uma instuituição criada por nosso amado Deus (genesis 2:24) e reforçada mais tarde por Jesus (Marcos 10:8) e o Apostolo Paulo (Ef 5:31; 1 Co 6:16,17);

  2. Mesmo antes de se morar junto já há quem veja escândalo, que dirá quando se mora.Eu não acho que seja pecado até que se prove o contrário, só Deus é quem pode afirmar onde há ou não pecado.Contudo prudência é necessário, mas cada caso é um caso.

  3. Eduque Certo! disse:

    Me desculpe postar de forma anônima. Mas sou marido de uma mulher que foi aterrorizada pelo radicalismo cristão. Hoje temos um casamento que infelizmente não se consuma por conta do vaginismo, problema psicológico causado pelo “terrorismo” que os fanáticos religiosos impõem aos seus filhos. Há dois anos pago caro para realizar o tratamento psicológico dela, muitos pastores fajutos já oraram pela libertação dela, até passei frequentar a Igreja, mas diante do frenesi e dos leilões de “ofertas”, além do interesse descarado dos pastores no meu dízimo (pois ganho bem, é lógico), eu só consegui sentir nojo. Vocês não sabem educar seus filhos, só sabem colocar terror na cabeça deles com medo de que tenham uma gravidez indesejada. Torcem o que está na bíblia ao seu bel prazer e interpretação… Vocês são demagogos e querem jogar toda a culpa no demônio pelas coisas ruins… são incapazes de enfrentar a responsabilidade pelas próprias decisões, colocadas em um plano espiritual para se abster das culpas… É isso que são…

  4. germano disse:

    Experimente orar você ao lado da sua mulher. Só isso. Vocês dois e Jesus. E leiam a Bíblia juntos.

  5. Augusto disse:

    É engraçado como evangeliscos e demais igrejas interpretam a biblia ao seu bem entender, sem estar de longe perto do verdadeiro sentido, até acho muito romantico casar e ambos os noivos serem virgens, porém não se esqueçam q isso foi algo imposto lá atrás pela igreja católica, por questões dos feudos, e praticamente se aplicava só as moças, já que os rapazes já tinha tido relações com diversos escravos e vassalos. Ao que todos os versiculos mencionados, só diz que Deus condena a prostituição, e não há menção que o sexo antes do casamento é um tipo de prostituição, há mensão sim, que o sexo que poderiamos chamar de sexo casual, como ocorria em sodoma e gomorra, esse sim seria um tipo de prostituição. Mas aos casais que se amam, e querem estar juntos, indiferentes se tem papeis assinados, ceriminia realizada em qualquer igreja, isso não se configura uma forma de prostituição, até porque conforme o entendimento, prostituição, é vender seu corpo em troca de algo. Mas prostituição muitas igrejas e pastores estão cometendo contra a palavra de Deus, usando dos seus ensinamentos para comprar mansões, jatinhos, fazendas, e etc..
    A comunidade cristã tem que ficar de olho no que realmente deve ser lembrado, e principalmente o entendimento dos ensinamentos como um todo, e não somente pegar versiculos isolados e usados sem o sem real contexto.

  6. germano disse:

    Augusto,
    Leia a Bíblia.

  7. Vera disse:

    Gente sem ofensas, Deus é amor. Somos todos irmãos, a vcs que falam mal de Pastores e igrejas, nao generalizem se sofreram alguma decepcao com algum pastor de alguma igreja exerça algo que ensina a Bíblia: O PERDÃO!, depois leia a bíblia, ore a Deus, peça em nome Jesus que o Senhor te de sabedoria, que te traga paz ao coraçao e saude para sua esposa. Que Jesus te abençoe!

  8. EVILLYN disse:

    Bem gente tenho 22 anos e moro com um rapaz a 4 anos com quem tenho 2 filhas,queria muito tirar duvida da minha cabeca de morar junto sem casar e pecado uns dizem que sim outros dizem nao,mas eu acho que quando Deus uniu ninguem separa,e nem um papel pode garantir a felicidade de alguem,ha muita gente que se casou na igreja e no civil que tem um casamento pertubado e eu gracas a Deus nao sou casada e nenhum do dois mais tenho um casamento abencoado por Deus eu acho que se fosse pecado Deus nao me proporcionaria um bom marido e um otimo pai que ele e para minhas filhas.

  9. - Priscila ;* disse:

    – concordo plenamente com o post, me enganarao na igreja que eu congregava, eu achava que morar com alguem não era pecado, assim que eles diziam sobre myn, mais eu me informei li a bíblia e discubri que estava em pecado, e na mesma hora mudei de atitude.

  10. D. disse:

    Ao ler esse texo me dei conta de como estou em pecado na minha vida, engravidei aos 16 anos e assim que meu filho nasceu fui morar com ele, mais ainda nao temos condiçoes para casar, estou ja com ele a 2 anos mais acho que Deus sabe de todas minhas dificuldades e peço perdão e Ele por ter feito tudo isso antes do casamento e lamento por ter sido tão errada, mais agora em 2013 pretendo sim, casar e ai espero que Deus possa me perdoar!

  11. evandro disse:

    Desculpem a franqueza mas, acho que ninguem tem autoridade para “afirmar” categoricamente que morar junto e ter relaçao sexual com sua companheira(o) seja pecado. O pecado está em nosso pensamento, coração e atitudes. Morei durante vinte anos com minha esposa e fomos muito felizes durante esse tempo. Não aceito e nem permito que alguem venha afirmar que meu casamanto, embora sem papeis assinados tenha sido um ato pecaminoso. Pecado é afirmar falsas verdades para subjugar as pessoas e em muitos casos tirara proveito da inocência desses irmãos .

  12. Eu mesmo disse:

    Eu não tenho problemas com quem interpreta a Bíblia de forma errada, (mas a vida.) interpretar a Bíblia de forma errada e falta de entendimento, mas generalizar uma classe de pessoas porque alguns da classe erram isso é ignorância total. Quanto ao casamento a Biblia diz; Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne. Gênesis 2:24

  13. Cristina disse:

    Eu tenho vinte anos e cresci sem pai, fui criada por um padrasto que nunca me deu amor minha mãe só reclamava da vida e me culpava por ter um casamento infeliz, já que foi morar com meu padrasto para me sustentar ( me dar uma vida melhor, o que não aconteceu). Eu aceitei Jesus com 12 anos e jurava que só ia me entregar depois do casamento..eu era muito séria, seguia a doutrina os costumes de roupas e etc. Eu com 19 anos já estava cansada de ouvir minha mãe reclamar da vida comigo, estava me sentindo muito carente, estava um tanto abalada com as lutas, foi quando um homem 11 anos mais velho que eu parente de uma irmã da igreja, se interessou por mim…eu fui durona uns 3 meses mas depois deixei acontecer..começei a experimentar a sensação de ser AMADA, me entreguei …decidi ir morar com ele. Eu me arrependo não por ele que é uma pessoa maravilhosa, carinhosa mas pela sogra mala que eu arrumei que não sai da minha casa mesmo tendo a casa dela e não adianta falar. Morre de ciumes de mim as vezes penso que vou enlouquecer..se eu tivesse esperado ter uma casa propria não tava passando por isso. Se morar junto é pecado to pagando com a vida. Pois é um sentimento horrível..ter tudo pra ser feliz e ter uma mala sonsa atrapalhando. A família dele é da igreja Deus é amor todos me julgam mais cuidar da mãe que é bom nada deixam tudo nas costas minha e do meu “marido” hipócritas, nojentos..eu vou casar sim ( quando tiver minha casa e ninguém vai ser convidado”!…

  14. bruno disse:

    hahahahahahahahaha que coisa ridicula! a biblia jamais deve ser tomada como base para nada, é um livro realmente ridiculo! deixem as pessoas viverem do jeito delas! nos fomos feitos para nos perpetuarmos, fazer sexo é natural, evolutivo, genetico, biologico! a biblia nao, é so mais um livro de estorias ridiculas! viva a vida segundo as SUAS opinioes proprias, a partir dos SEUS pensamentos, das SUAS reflexoes!!

  15. Sou Servo disse:

    Misericordia!
    Bruno JESUS TE AMA.

  16. marcos disse:

    Evillyn Adão e Eva não assinaram nenhum papel quando se ajuntaram muito menos foram a algum templo, mas eles se tornaram uma só carne. Mas aí me vem uma pergunta, você está disposta a viver enquanto houver vida com seu pretendente? Você está disposta a ser submissa a ele e reconhece-lo como o cabeça da casa? esse seu ajuntamento foi sendo levado, levado e depois voces o considerou como casamento?

  17. marcos disse:

    Bruno a sua natureza se inclina para isso. Tu não recebestes o Espírito Santo pra entender coisa alguma que vem de Deus, a bíblia diz que não somos capazes de pensar coisa alguma de nós mesmos, muito pelo contrário fecha os olhos e apae
    renta acreditar em teorias feitas pelo homem, por exemplo o big-bang. SOMENTE DEUS REVELA A SUA VIDA PARA O HOMEM, e quando esse homem entende essa vida ele passa a viver por meio dela,

  18. Edivaldo de sousa silva disse:

    Só não pode chegar perto da criptonita, (super-homem ). Se não ?

  19. Andréia disse:

    Eu tenho uma amiga minha que foi casada tudo direitinho no papel ,só pra “inglês” ver, porque o ex-marido dela estava traindo e foi embora com outra. Já conheço um casal que são casados
    ( sem celebração religiosa ou papel) há mais de 20 anos, e se dão bem, são uma benção na igreja, são fiéis um ao outro, tem duas filhas cristãs abençoadas, a femília cuida de uma igreja. Na minha concepção Deus abençoa sim, um casamento que não tenha tido celebração religiosa. Lembram-se do filme da Lagoa Azul, como eles iriam se casar no civil ou religioso se não tinha uma sociedade para impor regras. E Adão e Eva, como explicar. Pra mim o casamento deles foi abençoado por Deus. E hoje em dia o casamento está mais para um negócio, se as pessoas estão juntas sendo fiéis uma com a outra,devem continuar juntas. Meu vô de criação se casou no papel e a mulher dele sendo mais nova queria arrancar a grana dele e morava em outra casa mesmo eles sendo casados. E aí foi um casamento de verdade só pq foi realizado de acordo com os preceitos humanos?Claro que não! O pecado como disse o irmão está no coração. Como explicar aquele monte de concunbinas e esposas que Salomão teve? Muito pior do que você ter só uma pessoa e respeitá-la como sua esposa, mesmo que não tenha papel assinado. Costumes de homens não leva ninguém para o céu. O que vale é o coração.

  20. Indecisa disse:

    Conhecia a palavra de Deus mas me afastei na adolescência, aos meus 23 conheci uma pessoa e em pouco tempo fomos morar juntos. Logo depois retomei minha comunhão com Deus, o problema é que não sou casada e isso tem me inquietado muito ultimamente, pois sei que estou em pecado mas mesmo assim não tenho nenhuma vontade de me casar. Por isso tenho pedido a Deus uma saída, pois hoje sei que se tivesse continuado na casa de Deus não teria me envolvido com um descrente. Por mais que a pessoa seja maravilhosa, um relacionamento com quem não conhece a palavra ou que não tenha interesse em se tornar cristão, é meio complicado.

  21. Denise disse:

    Fui criada na igreja mais nunca concordei mto com a doutrina que minha igreja tem, vi muitas jovens que nem completaram 18 anos direito e já estavam casando para ver se tinham liberdade, p fazer sexo sem culpa, e tudo isso no final de vários desses casamentos acabavam em infelicidade, pois os maridos não queriam q trabalhassem, algumas só tinham o ensino médio e qndo se separavam voltavam p casa de seus pais muito decepcionadas e com filhos. Eu ficava muito triste por isso, como n tinha mta proximidade com elas, ficava na minha. Porém minha vontade era de perguntar se elas estavam certas de seus juízos!!! Por isso nunca quis casar, fui crescendo com pavor de casar, preferia n me apegar a ninguém, pois sempre vi o casamento (no civil, na igreja) como uma escravidão e o divórcio como uma carta de alforria, creio que a doutrina deve ser melhorada e vc n tem que fazer tudo o que o seu pastor diz, eles também erram!!! Independência e liberdade se conquista com estudo e depois trabalho. Claro, colocando Deus acima de tudo!!! Mais a pergunta é: Por que o pedaço de papel é tão importante quanto a boa convivência e Deus na vida do casal?! Mesmo que sejam da igreja, prq é errado?! E nos tempos que n existiam casamentos no civil?!

  22. Sheila disse:

    Eu e meu noivo somos cristãos, estamos juntos há 6 anos mas vivendo em comunhão com Cristo estamos a 1 ano, fomos batizados e estamos felizes e transformados. Acontece que resolvemos nos casar, nos amamos muito, estou me divorciando no meu ex marido pai da minha filha para em posse dessa averbaçao formalizar o casamento no civil para depois ser consagrado na nossa igreja, acontece q a casa q esperávamos saiu antes desse processo todo acontecer, estamos evitando a todo custo o pecado da carne mas confesso q as vezes fica muito dificil Em resumo nós iremos morar juntos antes de casar pq a burocracia do homem nos faz esperar. Já pagamos um advogado só para cuidar da questao do divorcio mas sempre temos q esperar um juiz q nunca tem tempo etc…o q fazer?

  23. Esther Moore disse:

    Sheila,

    Em primeiro lugar, vocês devem prezar sempre pela vontade de Deus, afinal, ela é o que realmente importa. Tenham paciência e façam aquilo que a Palavra de Deus nos diz para fazer: nos abster da imoralidade e das más aparências. Perseverem em oração e leitura bíblica. Se vocês se amam de verdade e pretendem buscar ao Senhor de todo o coração, certamente não será tão árduo e difícil esperar mais um pouco, não é mesmo?! No final, a decisão cabe a vocês. Mas já que vocês são um casal cristão, devem primordialmente buscar entender e fazer a vontade de Deus, e pedir a Ele que lhes dê paz, força e coragem para enfrentar a situação.
    Que Deus os abençoe! A Paz do Senhor.

  24. Anonimo disse:

    Carissimos morar junto nao é pecado, pecado é viver uma vida de prostituiçao, ganancia, entre outros

  25. alessandra disse:

    estou em um relacinamento a11 anos eu numca casei mais meus marido ja foi casando mais ainda nao se divorcio ,tenho 2 filhas me sinto mal em viver assim ,tem 2 anos que me batizei na iasd .mais numca me dao cargo na igreja nem pra louva no pupitu da igreja .eu e meu marido ja conversamos muito sobre esse asusto .mais numca resolve esse divorcio com sua ex ,eu ja estou casanda de espera .as vezes penso em me separa .tenho medo de jesus volta e eu ainda estive vivendo no adúlterio .sei que nao estou fazendo certo ,pastor e certo eu deixa do meu marido .jesus diz que e pra gente deixa mae pai filho marido e segue a ele .estou pensado em me separa e ficar sozinha eu nao agoente se escluida das atividades da igreja,eu sinto que meu marido nao quer casar comigo

  26. Marcio Rodrigues disse:

    Se temos de seguir a lei do homem onde temos de casar, mas ao longo do tempo quando uma pessoa mora junto surgiu a certidao marital que também é valida perante a lei do homem. O que seria certo: casar? certidao marita? ou ambos?

    Abraços,
    Marcio

  27. Diego Freitas disse:

    Eu to prescisando tanto de ajuda só DEUS na minha vida, nasci e cresci em guarulhos hoje estou em “RIBEIRÃO PRETO” por motivos de inveja de outras pessoas, “FAMILIARES”. Eu na verdade estou aqui pra falar que minha vida ta um pouco difícil e já que eu estou aqui e também peço a todos que lerem isto orarem por mim e minha mulher. Morei com ela na casa da mãe dela morei na minha casa com ela que minha mãe veio pra RIBEIRÃO PRETO e eu e ela e os dois filhos delas ficaram lá comigo e ela e deis do primeiro dia que eu a conheço sempre tivemos relações e nossas vida nunca vai pra frente, presciso de uma direção, to aqui em RIBEIRÃO PRETO ver se consigo a vida aqui pra trazer ela, tem 1 dia que estou aqui e presciso saber porque que é tão difícil assim essa vida de morar junto e não estarmos casados…porque tudo que planejamos nunca dá certo, quero que DEUS tome uma providência em nossas vidas….
    AMÉM!
    TENHA UM BOM DIA A TODOS….

  28. Tom prata disse:

    Então se duas pessoas estão juntas constitui-se prostituição? Prostituição é se vender! Ainda dizem que estão em pecado! E quem não está? Quem não precisa da cruz de cristo?

  29. geisi disse:

    Olha estou com um grande problema, não tenho condições de morar junto com o meu varão. Mais agente já tem um filho, pra mim sair do pecado eu queria casar com ele no civil, mais ele praticamente mora na minha casa ele só não dormi aqui quando ele está trabalhando de zero hora ou chega uma hora da manhã só. Fora isso ele dormi aki em casa todos os dias .Então tem como me ajudar Pq eu já até dei entrada nos papéis do casamento .obrigada

  30. Siii disse:

    Eu noivei este ano e quando começamos a planejar o casamento, ficamos desempregados ! Apareceu uma oportunidade pra ele em outra cidade e ele me levou pra morar com ele ! Agora , abri meu próprio negócio e não foi bem sucedido. Uma pessoa que vive no mundo cristão disse que enquanto eu não me casar, Deus não vai abrir portas ! Mas meu coração é totalmente cristão, dói não poder casar agora pelas condições financeiras nossa , e penso comigo : Deus é tão mau que vai deixar de abençoar por não sermos casados ainda ? Nosso casamento é abençoado, eu e ele vivemos em harmonia, e estamos lutando juntos pra conseguir algo na vida e casar ! Fiquei muito aflita quando ouvi isso , pois tudo que tenho feito na vida é pensando em cada dia mais aproximar de Deus e esperar pelas promessas DELE !

  31. germano disse:

    Siii,
    .
    Pelo que você relata vocês já são casados. Casamento perante Deus é a união carnal entre um homem e uma mulher. E casar no civil é possível inclusive de forma gratuita. Me parece que você está mais preocupada com as aparências e com a avaliação das pessoas do que com realmente agradar a Deus e fazer a Sua vontade.
    Você pergunta se Deus vai deixar de abençoar vocês e depois diz que o casamento de vocês é abençoado. Ter um casamento abençoado não tem absolutamente nada a ver com bens materiais. As promessas de Deus para a Igreja são espirituais, no céu, nos lugares celestiais (Ef 1:3). Se vocês não são casados no civil é só isso que precisa ser feito – cumprindo a lei dos homens (Rm 13). Tudo o mais vocês devem buscar através da leitura e estudo dedicado da Palavra de Deus e sujeição da união de vocês a Jesus Cristo, que é o cabeça de todo o casal cristão.

  32. laryssa daiane disse:

    Jesus ama todos

  33. Confuso disse:

    Tenho um relacionamento serio,quero muito me casar mais no momento espero uma porta de emprego pois estou desempegado,amo minha namorada e não a traiu o que mais quero é regularizar essa situação.
    Deus sabe o que quero,mais me falem vcs Deus pode deixar de me abençoar porque não sou casado,é o que peço para ele preciso de recursos no caso um bom emprego para conseguir,e minha parte estou fazendo em procurar emprego e orar constantemente.

  34. bianca francis disse:

    tenho um noivo que não quer casa e fico muito triste sou evangélica e ele não é ai se torna ainda mas difícil e não sei o que fazer pois antes de eu entra na igreja eu já estava com ele…
    não sei o que fazer

  35. Confuso disse:

    E ai pessoal alguém pode me ajudar,detalhe já sou batizado e minha namorada ira se batizar em breve em nome de jesus.

  36. may disse:

    todos falam que é o pior pecado pior foi o pastor chegar no alar gritar que nao faz casamento de quem esta amigado,eu quero me consertar mas ele infelizmente é acostumado a falar da vida dos membros no altar pior é isso,vc saber da vida do outro que te confiou e vc joga no altar…me revoltandno com o evangelho cada vez mais

  37. gleydson sousa disse:

    todos nós somos pecadores.e se estamos juntos tem que ter amor que é a base de tudo nessa vida.
    o que vale mesmo é pedir perdão a Deus e consertar o erro cometido.Deus é o Deus te todos!
    inclusive dos pecadores…ou ele não veio pra isso.????

  38. germano disse:

    Gleydson Sousa,
    .
    É isso, sim: “E Jesus, respondendo, disse-lhes: Não necessitam de médico os que estão sãos, mas, sim, os que estão enfermos; eu não vim chamar os justos, mas, sim, os pecadores, ao arrependimento.” Lucas 5:31-32

  39. katiane braz disse:

    Provérbios 28 verciculo 13….apaz do senhor que Deus possa falar melhor em cada coração…

  40. Amanda disse:

    Eu moro junto algum tempo com um rapaz agente se da muito bem, e eu sei que estamos em pecado, e sei tambem que um ”casamento” que nao e abençoado por deus, mas se passamos a nos casar agente pode ter uma vida feliz uma vida abençoada mesmo que começamos errado

  41. Ola moro com o meu marido a 1ano e nao somos casados apesar disto o amo e ele me ama vivemos um para o outro estou gravida de 7 menos do nosso pequeno Davi….agora no momento nao podemos nos casar pois nao temos condiçao mesmo assim
    estou em pecado juro que nao entendo??? Pois eu penso como pecado sair com um ou com outro
    me tirem esta duvida por favor

  42. germano disse:

    Jessica,
    .
    Casar é grátis para quem não tem condições financeiras. Leia Romanos 13.

  43. Leandro disse:

    E fácil procura motivos para taparmos os buracos da vida , temos que ser mais cristão ,sabemos em nosso coração que morar juntos e errado,Deus fala que devemos respeitar as leis dos Homens, casamento civil,ministro altar e igreja,casamento religioso, tudo que unido na terra será unido no céu. Cuidado com a modernidade.

  44. Leandro disse:

    Para vc que esta com duvidas sobre o batismo em nome de Jesus,esta escrito em Mates 28-17, Jesus disse foi me dada toda a autoridade no céu e na terra e manda partir e fazer discípulo em toda nação batizando em NOME do Pai, filho e Espírito Santo,a palavra nome mudo toda a historia, a palavra toda autoridade também, todos os batismo que fala na bíblia e em nome de Jesus, porque Pai ,filho são títulos não nome.

  45. Aianny disse:

    Eu morei junto com meu marido 10 anos tivemos um filho depois nos casamos, mesmo assim é continua cedo pecado?

  46. Alessandra disse:

    Oi..morei junto com o pai dos meus três filhos durante 13 anos. Mais não aguentei as traições dele e o larguei… Fiquei 5 anos sozinha agora namoro… Com um pessoa a 8 meses ele esta se divorciando agora em Outubro ele assina o divorcio… Somos evangélicos mais estando afastados ambos… Ele quer se casar comigo… Estaríamos cometendo pecado???? Por favor me ajude!! Obrigada!!responda!!!

  47. PatyFran disse:

    Estou com meu marido a.dois anos e meio temos um filho de seis meses juntos, moro com ele há um ano estamos em pecado?

  48. Eliza Rodrigues disse:

    Ola!
    Eu namoro a 4 anos, na verdade estou noiva a 5 meses. Vou me casar daqui a 10 dias. Meu noivo ja tem a nossa casa, ja mobilhou, e queria que eu fosse morar com ele ja que esta tão perto do nosso casório. Mas meus pais apesar de eu ter 24 anos, fizeram um escandalo dizendo que estou querendo me depravar antes do casamento. E me proibiu de estar com meu noivo até o dia do casameto. Minha mãe não fala comigo mais. Me trata como cahorra. Ambos nunca casamos ou moramos juntos e não temos filhos. Há pecado nisso? Em que parte da biblia diz que é? Procuro e não encontro. Minha cabeça ta confusa.

  49. Anderson disse:

    moro com minha mulher a 06 anos temos 04 filhos, ela foi minha primeira mulher, nunca trair ela nós nos amamos, constituímos família somos felizes vou pro inferno por não ter um pedaço de papel “certidão de casamento”

  50. Livres para adorar disse:

    A Bíblia diz que Deus não é homem para que minta e nem filho do homem para que se arrependa. Disse jesus: Eu não vim para anular e sim para cumprir as leis e os profetas. Todo joelho se dobrará diante de Jesus Cristo no grande e terrível dia. O que a Bíblia diz sobre o pecado antes do casamento é a pura verdade. Os ensinamentos foram feitos para serem cumpridos, mas, muitos estão levando a vida de qualquer maneira. Por isso se quisermos alcançar a Salvação, teremos que nos esforçar para obtermos o perdão de Jesus Cristo. Não sejais confundidos por espíritos enganadores. Busque na palavra de Deus a resposta para sua pergunta. Peça a Deus o discernimento Espiritual e Ele vos consederá. Não busque algo que satisfaça a sua carne e sim busque para satisfazer o seu Espírito. Deus seja louvado… Engrandecido… Exaltado sobre todos, Amem.

  51. Lua disse:

    Preciso de ajuda, por favor alguém me responda! Estou em um relacionamento há 5 anos, nesse meio tempo nos separamos e estava vivendo uma vida na qual me envergonho e me arrependo. Nesse período engravidei, e a partir de então voltei a buscar a Deus, voltei com meu namorado e passamos a morar juntos na casa dos meus pais por outra eventualidade. Porém perdi meu filho, e o meu relacionamento com Deus só foi fortalecido. Hoje em dia vivo uma vida em comunhão com Deus, meu namorado não é uma pessoa fácil, ele erra comigo às vezes e não segue o mesmo caminho que eu, porém ele tem se interessado pelas minhas leituras da bíblia diariamente, está mais tranquilo e comprou um terreno pra começarmos a construir nossa casa… Mas ainda não estou certa, estou em pecado? é ele a pessoa que Deus preparou pra mim? Há tempos oro pedindo uma resposta mas não estou certa! Vários indícios me mostram que é ele sim, que devo amá-lo como amo a mim mesma, uma vez estávamos brigando momentos antes de ler a bíblia, e notei que era obra do diabo, querendo nos afastar para não buscarmos a Deus juntos! Ele está se aproximando de Deus ao meu lado, sinto que se eu me afastar dele, ele se perderá… O que fazer??

  52. Viviane Rogeria Pereira da Silva disse:

    Relendo todos esses cometários, vi que o problema é um só. “Se é pecado ou não viver com outra pessoa sem assinar os pápeis, independente de igreja”.
    Minha situação é diferente. Morei junto com pai dos meus dois filhos (achei que era pra o resto da vida), me separei. Decidi não morar junto com mais ninguém! Passando o tempo, me envolvi novamente, mas com receio porque já sabia que homem não é 100% fiel. Construímos uma casa. Vivi com o segundo por 08 anos. Após, houve problemas com outra mulher por conta de um filho, separamos. Sofri o que tinha que sofre após a separação. Voltei a ficar só. De repente, aparece uma pessoa que já me conhecia, que vivia me olhando com outros olhos, ele sempre insistia, e eu não queria porque sabia que ele era casado. Mas, com o tempo não resisti a sua forma de me tratar. Por fim, descobri que ele não vive bem conjugalmente com a mãe de suas filhas, é uma relação de obrigação devido aos negócios, ele é divorciado da mulher que realmente casol há um tempo atrás, ele não se considera casado e sim solteiro, conheci a mãe dele, uma parte da família, meus filhos o conhece, não cobro nada dele, me martilizo por conta disso, as minhas amizades trata-o normalmente, minha mãe não aceita, até porque já conhecia, tenho minha vida independenete dele, quando estou com ele, vejo que ele precisa de mim por não viver bem com a pessoa com quem ele divide o teto, já pensei e terminei por várias vezes por culpa, mas ainda me conformo porque não tô tirando pão da boca de ninguém, não vivo pertubando ninguém, todos sabem da minha existência, inclusive suas filhas, respeito demais. Por útimo, já sofri tanto, já chorei tanto; ele é uma pessoa que toda mulher quer ter por ser carinhoso, me trata como uma menina…então, sinceramente não sei o quê fazer, pois tô pecando?

  53. Nina disse:

    Olá , por favor , estou com uma dúvida tremenda e não sei a quem perguntar . Há 16 anos meu ex marido fugiu com outra mulher , erámos evangélicos e casei com ele aos 24 anos virgem , depois de 4 anos de noivado . Acontece que nossa separação foi escandalosa e passei muito constrangimento , pois erámos muito conhecidos na igreja e no bairro e ele não se fez de rogado. Tive que voltar pra casa da minha mãe , pois não tinhamos nada(nem filhos) e eu não aguentei a luta e me desviei (sei que fui fraca) fiquei 7 anos desviada , mas em 2007 conheci um rapaz 11 anos mais novo que eu e , depois de 1 anos nos conhecendo, fomos morar juntos. Ele é pessoa maravilhosa, mas , desde o primeiro mes de “juntados” notei que ele tinha um problema sexual. Ele não tem libido, não me procurava sexualmente, passava semanas sem me procurar , mas, era muito carinhoso e dizia que me amava, mas eu tinha que procura-lo para fazermos amor. Cheguei a pensar que ele fosse homosexual e tivesse se juntado comigo pra guardar aparências , mas não era isso . As coisas foram piorando , ele passou a nunca me procurar e eu passei a querer respostas, perguntar o que acontecia e ele sempre fugia da converssa, ficava arredio, disse que teve um incidente com uma camisinha que quase tinha perdido o penis e tinha ficado traumatizado com isso, mas , quando eu falava de medico, ele ficava bravo e dizia que não tinha problems . Fui ficando muito aborrecida com essa situação, e começei a humilha-lo, a fazer piadas com isso e nossas brigas eram terríveis , mais por minha causa, pois eu me irava contra ele e o fazia de empregado, o diminuía em tudo e perante qualquer pessoa , pois estava muito frustrada, não com a situação sexual em si , mas com a falta de confiança dele em mim . Eu pensava em voltar para jesus , mas não conseguia , ele dizia sempre que me amava, e não falava sobre o assunto. Em fim , começei a voltar devagar para a igreja e pensei que jesus poderia dar solução ao nosso problema , pois nada é impossível para ele . Ai foi que ele começou a ficar estranho, e , um belo dia disse que não me amava mais e iria embora . Eu gosto muito dele e não aceitei, orei, chamei algumas irmãs aqui em casa para orarem, eles oraram o meu leito e disseram que tinha umas coisinhas que jesus tinha que acertar , mas que tudo estava ok, depois disso , ele chorou muito , e descobri que ele estava converssando on line com outra mulher . Passaram-se alguns dias e ele dizendo que iria embora, mas , um dia do nada ele disse que queria ir ao cartório e casar comigo !!!! Nem acreditei nele !!! Fiquei muito feliz , fiz planos para casarmos , mas não tinhamos dinheiro e fomos adiando , nesse meio tempo eu voltei pra jesus e ele aceitou a jesus, porém , continuava sem me procurar sexualmente, o que eu até achei bom, pois eu queria agora ficar casta até nos casarmos . Porém alguns meses depois ele disse que não me ama mais , que tentou, mais não adianta que vai embora de casa, voltar para casa da mãe dele !!!! Não aceito isso, amo ele e me considero sua esposa !!!! Aguentei esse tempo todo praticamente como irmãos , e agora ele vai embora ? Começei a ler “como deus pode e vai restaurar seu casamento” mais tenho uma dúvida , será que eu não sendo casada no papel deus não vai me dar essa benção ? Será que essas promessas de deus são só para os casados no papel ? Por favor , me esclareçe essas dúvidas

  54. Francisco disse:

    “2016” Sou solteiro de 19 anos de idade, mas quero ter esposa este ano.
    Eu não achei um relato na bíblia que diz morar junto sem casamento é pecado. O mais que achei é seguinte: Marcos10:7-9.
    Não há na bíblia uma frase que diz assinar num papel ou seja uma conferência da participação dos pastores ou padres significa, realizar casamento. A Primeira relação com uma mulher isto é, já a junção de marido e mulher.

  55. Francisco disse:

    Melhor que lemos mais a bíblia.

  56. ana disse:

    Vivi 13 anos com o pai da minha filha fui traida…me separei.conheci uma pessoa que me respeita e me faz bem o que faço se nas igrejas so condenam pessoas como eu.ja tive vontade de largar o evangelio por causa dos apontes o que faço

  57. Thais disse:

    Sou amigada vai fazer 10 anos,tenho 2 filhos e quando o conheci estava afastada do Senhor,agora voltei ele tbm começou ir,mas quero conserto com Deus e não o amo,estou acostumada e ele não se esforça em me conquistar,ele e bom pai,mas não temos demonstraçoes de afeto,ficamos tempos sem nos beijar,mas a biblia diz q o homem deve amar a esposa,ele pareci q me ama mais e frio,pareci q tbm só ta por ser mais cômodo,oq eu faço, caso sem amor por obediência a Deus ou sigo minha vida?

  58. karla tainny nunes silva disse:

    E seto casa com divorcia e depois que o ex já passou a viver com outra mulher e tevo ate filho com outra

  59. cristiane pereira disse:

    Pecado não casar certo, mais na igreja ou no papel que é o casamento do homem?

  60. Hanna disse:

    Bem moro com um homem a 6 meses tenho um filho de 5 anos do meu primeiro casamento que me divorciei, conhece este com quem moro hoje que vivia falando em casamento então vim mora junto com ele porque eu era do interior e ele da capital, vim mora com ele e agora esta palavra casamento não é mais falada dentro de casa e quando eu falo ele diz que não nos conhecemos ainda que deveríamos esperar passar 5 anos pra vê se vamos casar, falei da lei de Deus e ele disse que fazer sexo com uma pessoa só e um casamento e que isso não e pecado me ajude a tira essa dúvida.

  61. Claudio henrique disse:

    Chega de Cristãos democráticos, Que querem viver segundo a sua vontade e entendimentos ,
    Viva segundo as leis de Deus . Se la bíblia diz que é pecado , não tente com seu pensamento arrumar desculpa para seu erro. Viva As Escrituras assim como deixou nosso grande mestre. Provérbios 7.2
    Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos.,
    João 15:7
    Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito.

  62. Varoa disse:

    Mateus 22:21 Disseram-lhe eles: De César. Então ele lhes disse: Dai, pois, a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus.
    Por isso devemos assinar um papel, para dar bom testemunho também, pois assim quer o homem, então deem ao homem o que é dele, e a Deus o que é de Dele. Não adianta eu ter largado minha mãe e meu pai, e ter me formado em uma só carne com outro homem, mas não sou exemplo, e as pessoas em volta me vêem como mal testemunho. Tenham mais discernimento de Deus, para compreenderem melhor. Shalom

  63. Jana disse:

    Posso casar só na igreja?

  64. germano disse:

    Jana,
    .
    Biblicamente não existe isso de casar “na igreja”. Primeiro porque a Igreja não é um lugar, a Igreja são pessoas. E segundo porque biblicamente o casamento é a união de duas pessoas que se tornam uma só carne, ou seja, união carnal.

  65. Arrependida disse:

    Separei dou meu esposo por infidelidade , já tinha saído de casa antes por conta de ser infiel, mas dessa vez fiz ele procurar o divórcio e ele com raiva divorciou. No entanto como evangélica o perdoei de novo e nós voltamos ,só que ele tinha dito que iríamos nos casar de novo , os papéis do divórcio saiu e ele não quer se casar, disse que ficou com trauma e é melhor assim. ..me condeno por ter voltado acreditando em suas palavras que iria se casar , agora vem e diz que não
    Não sei o que fazer o amo e tenho um filho quero minha família , não sei o que fazer.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório