Muitos de nós estamos acostumados em nosso dia a dia ouvir pessoas usando expressões extremamente ofensivas que não poupam ninguém, na atual sociedade, isso é normal de se ver. E infelizmente vemos exemplos assim dentro das “igrejas”.

Sim! Existem pessoas nas “igrejas” que utilizam desses tipos de expressões diariamente, porém nós nos questionamos : Será isso correto? A resposta é…..Não!

Ai você se pergunta, porque? Primeiro que usar esses tipos de expressões não agradam a Deus (e vamos explicar isso mais abaixo), outro motivo é que elas podem escandalizar os irmãos que estão próximos e por fim, além de feio, é uma falta de educação.

Mas o que nós achamos ou deixamos de achar pouco importa, aqui vale o que a Bíblia diz, então vamos ver uns versículos que falam sobre o uso desse tipo de expressão.

“Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” – Efésios 4:29

“Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” – Colossenses 3:8

Esses versículos deixam tudo muito claro, não devemos usar palavras torpes que são justamente palavras indecentes, obscenas, nojentas, sujas e entre outras definições que temos somente para ela. Vamos agir como servos e filhos de Deus que procuram agradar a Ele em tudo que fazemos.

Devemos vigiar para que não venhamos cair em tentação. Muitas vezes é comum vermos pessoas quando estão com muita raiva ou quando por exemplo estão dirigindo e alguém faz alguma manobra incorreta e o carro quase bate, na hora ela sai de si e começa a xingar. Isso pode acontecer com um convertido, pois devemos lembrar que todos nós somos pecadores, porém a diferença estará na reação que ele vai ter. Ele vai parar para ver o que fez, assim quando ele perceber vai se arrepender.

Vamos guardar os nosso lábios e a nossa boca para somente dizer coisas que louvem ao Senhor. A Ele seja a honra glória e louvor eternamente.

A Paz de Cristo seja com todos.

Em Cristo,

Jeison e Jones Dias.


Comentários:


  1. licio marcio duarte costa. disse:

    Amém.

  2. A Bíblia nos exorta a guardar a nossa boca.
    “De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim.”
    (Tiago 3:10)
    Temos que nos controlar.

  3. João disse:

    “A boca fala do que está cheio o coração.” Mateus 12:34

  4. Carlos disse:

    Eu não vejo problemas em falar palavrão…
    Para mim,esses versículos sitados querem dizer que não devemos ficar falando coisas ruins(fofoca,falar mau dos outros,xingar).
    Falar palavrao entre um circulo de amigos é gostoso e divertido! Se Jesus existiu, não devia ser um cara careta…

  5. Andre disse:

    Oh Carlos xingar é falar palavrão tambem! E outra no circulo de amigos em que vc e eles falam palavrões é roda dos escarnecedores… “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores.” (Salmos 1:1) Seja um bem-aventurado Jesus abençoe

  6. Natália Medeiros disse:

    Respondendo ao comentário de Carlos, acima… Carlos, Jesus veio ao mundo para fazer a diferença e não para ser como as outras pessoas. Se nós queremos ser parecidos com Ele, devemos, também, fazer a diferença. Deus te abençoe!

  7. Danilo Tunes disse:

    Carlos quando estamos no meio de amigos devemos falar de Jesus e não falar palavrão Jesus disse: Ide e pregai a toda criatura o evangelho de Deus.

  8. henrique disse:

    Carlos, Deus te ama. Na biblia diz “amarás o teu próximo como a ti mesmo” se vc fala palavrão com uma pessoa, seja quem for, fara ela se sentir triste e magoada e vc não estará respeitando o próximo. E lembra não fara ao próximo o que não quer que seja feito a ti.

  9. Dani disse:

    Carlos, a Bíblia tbm diz q “tudo nos é lícito mas nem tudo edifica, tudo nos é lícito mas nem tudo nos convém”. Sim Jesus realmente existiu, e ele n era “caretão”, mas a Bíblia fala q nenhum dolo se achou na boca dEle.

  10. Vitruvio Campelo Neto disse:

    Jeison e Jones Dias, a paz esteja com vocês e obrigado pelo artigo, pois as coisas que aparentemente são pequenas podem não ser como “pequenos pecados”. Sempre é bom querer buscar a santidade.

  11. Jeison Dias disse:

    Vitruvio,
    A Paz de Cristo esteja contigo. Fico feliz de ter compreendido o texto e louvo a Deus por isso.
    Gostaria de lembrar uma coisa, pecado é pecado, não tem tamanho, se você pensar em algo com intensão pecaminosa é tão pecado quanto matar alguém.

    Que o Senhor continue te concedendo sabedoria.
    Deus te abençoe

  12. Gabriel disse:

    Todos nós falamos palavrões sem saber, mas falamos, afinal não somos santos só Deus é.

  13. ROBSON disse:

    Caros irmaos em Cristo Jesus. Tenho presenciado uma situaçao que um a pessoa que fala muitos palavroes e clama pelo no do Senhor , nao consigo entender como pode ter essas atitudes peõ alguma orientaçao ! Sinto vontade de falar com essa pessoa o que vcs acham estou pedindo direçao ao Senhor. AMEM!!!!!!!!

  14. Camila disse:

    Sei que é errado falar Palavrões, eu falava sempre toda hora, mais hoje me sinto incomodada ao falar sempre sai um ou outro mais estou tirando essas palavras feias do meu vocabulário, uma duvida que tenho é que algumas pessoas falam que quando você fala palavrão você chama coisas ruins pra sua casa!!!

  15. Julio Alves disse:

    eu odeio pecar, odeio falar palavrão ou torpezas, mas…
    Muitas vezes eu vejo alguem falando palavrão ou alguma besteira e dá vontade de rir, muitas vezes até rio, isso é ruim né?

  16. Walquiria Rodrigues disse:

    Olá à todos…realmente é difícil conviver com pessoas que falam palavrão a todo instante. Vou comentar o que acontece comigo as vezes. Eu não falo palavrão e lembro que na infância quando falei a surra foi certa rsrsrs, mais agradeço a minha mãe por isso. As vezes fica na minha mente os palavrões, mais eu não falo e peço a misericórdia de Deus pois sei que Ele não se agrada. Os palavrões degrini a imagem do homem e da mulher por demais… o mundo já é do maligno, ele odeia o ser humano e sua função lógico, roubar, matar e destruir.. já aconteceu casos de uma pessoa matar a outra por ser xingado por um maldito palavrão. Hoje é comum ninguém se importa… as crianças soltam pipa e tem que falar um palavrão, no futebol mais palavrão, em uma conversa simples um palavrão, se torna insuportável. Peço a Deus para santificar minha mente, meu coração e meus lábios. Não pode jorrar água doce e salgada da mesma Fonte… EU quero ser uma fonte de Deus, foi para isso que fomos escolhidos, para levar a palavra de Salvação… Vamos purificar os nossos lábios..,Que Deus Abençoe à Todos e um bom Ano.

  17. Walquiria Rodrigues disse:

    hoje é complicado conviver com as pessoas que infelizmente não tem uma mente purificada… quando falam palavrões perto de mim, perece que não mais fica na mente. Eu não Falo, pois fui educada a não falar. Os palavrões ofendem as mulheres e homens, e ninguém percebe isso, fala das parte íntima das pessoas e todo mundo acha engraçado…No Lazer, em reunião de família e principalmente em descontentamento… Mais que está limpo se limpe mais, e quem está sujo se suje mais.., Quero me purificar a cada dia. Que Deus Abençoe todos.

  18. Jessé disse:

    Bem, nao entendo muito bem. ja que tendo enteder por palavrão é considerado palavrão, quem determina o que é palavrão ou não é a sociedade, o que pode ser palavrão aqui na china nao pode ser. apesar de nao falar e achar alguns feios, não acho que fala palavrão seja algo tão ruim assim, isso pode ajuda muita gente desestressar, por exemplo, e também palavrão são apenas sinônimos de outras palavras e pode também variar de situação para situação.
    E também acho que quase todas as palavras dependendo da forma que voce usa pode se torna um palavrão ou algo ruim para alguém.

  19. Bruno disse:

    As vezes tenho muita vontade de xingar as pessoas pelo oq elas fazem comigo ou com algum amigo meu ,mas me controlo pq sei q Não é o certo e Deus n se alegra, eu tenho 13 anos mas com tudo oq ja paasei ja consigo entender muitas coisas do mundo,mas resolvi fazer uma escolha ,escolhi o caminho de Deus agora apesar da minha idade ja sei oq é bom e ruin pro meu corpo e ja n sou aqle moleque q xingava agora Jesus me transformou ,espero q aqles q não são de nenhuma igreja possa encontrar oq ela procura na igreja pq o mundo só ira te oferecer sofrimento.q Deus abençoe a todos e ilumine os seus caminhos.

  20. Giulia disse:

    Amém, infelizmente grande parte da “igreja” ainda faz questão de se espelhar nesse mundo.

  21. Nossa meu namorado (Arthur 12 anos tbm) fala palavrão toda hora!

  22. marcelo vieira vaiz disse:

    Jesus esta voltando e todos ainda estao parados sem observa este grande acontecimento que ira acontecer a qual quer hora.

    JESUS CRISTO SEJA COM TODOS.

  23. Eliza disse:

    Carlos aí em cima vc é ridiculo pois os palavrões ñ agradam á Deus.

  24. Emanuel disse:

    Meu comentário tava tão bonito… mas não foi.
    Poxa…
    Virei um poeta por causa daquele comentário mas não foi tchau gente fiquem com Deus!

  25. Emanuel disse:

    Elisa,
    Seja educada né, respeita o cara.

  26. Emanuel disse:

    O Carlos só deu a opinião dele e mesmo que ele apoie os palavrões ele falou educadamente (diferente de vc)
    #tamo junto carlos
    (Não estou dizendo que os palavrões são bons)
    Fiquem com Deus!

  27. Emanuel disse:

    Júlio deixa eu te contar uma coisa (mas não conta pra ninguem) todos pecamos estamos pecado e vamos pecar! Mesmo que vc “não goste de pecar” ainda vai pecar e muito.
    Vlw Elisa e Julio eu não quero ofender ningem tamo junto! Fiquem com Deus!

    (Se me responderem tambem respondo)

  28. grasielle de Jesus viana disse:

    É verdade palavrão é pecado eu detesto palavrão traz maldição pra casa da gente…

  29. Jocner conceição disse:

    Cuidado com o q falamos.as palavras torpes nos afasta de Deus ..Deus e santo e nos devemos adorar em espírito e em verdade ..no q o espírito santo abita jamais sai palavras torpes..Q DEUS ASSIM O ABENÇOE

  30. eduardo disse:

    Para robson. Meu irmao Jesus foi santo. E ele disse seje vcs, nos santo como fui, nascimos do pecado mais quando entregamos nossa vuda a cristo morremos para o pecado e vivemos para Deus, viver para Deus é deixar o mundo e viver as coisas de Deus.

  31. mara disse:

    Gente, observem,……se o palavrão suscita tanta controvpersia é porque não é algo tão bom….
    é óbvio que palavrão é distancia de Deus porque quando vc fala um palavrão, dificilmente voce está elogiando, agradecendo, conversando calmamente com alguem…e sendo assim…não pode ser boa coisa…

  32. wilson Geraldo disse:

    Emanuel.. todos somos pecadores mas os que são dr Deus não vivem mais no pecado

  33. Nicole disse:

    Eu acho que falar palvrao e errado, e esse texto esclarece td. Mas as pessoas q falam palavrao, as vezes e sem querer. Essas coisas acontecem sem pensar, mas assim devemos pedir perdão a Deus.
    Mas eu aprendi q os pecados graves são; contra Deus, contra o casamento e contra o proximo.

  34. Edna disse:

    Eu falo palavrões… muitos… qdo tõ feliz, qdo tõ triste e principalmente qdo tõ brava… sei que não é perfeito isso… mas têm gente que faz tanto mal para o próximo, é fingido, não fala mas pensa… enfim…
    Deus conhece meu interior, como filha Dele tenho meus pontos positivos, mas eu sou pecadora… Sem críticas pessoal, pq aqui nesta Terra ninguém pode falar de ninguém… olha pro teu nariz para depois falar do nariz do outro… Pai perdoe-me! Mas o Senhor sabe da minha índole e que não sou mau caráter! Amém!

  35. alef disse:

    Eu não aguento mais palavrões por favor me ajudem eu não aguento mais conviver com palavrões não aguento viver mas nesta vida de rebeldia eu quero entregar minha vida pra Deus e parar de chamar palavrões orem por mim por favor é de coração quê eu pesço ajuda pra vcs por quê os demônios bricam com a minha vida,eu quero Deus e poder
    amalo de verdade

  36. Jeferson disse:

    Boa noite, como estudante de letras e temente ao nosso senhor, me encontro muitas vezes em dúvidas entre o que é do mundo, e o que é espiritual.
    Algumas palavras que usamos como “palavroes” muitas vezes em seu significado denotativo, não tem nenhum significado pejorativo, mas sim de coisas desconhecidas nos tempos atuais, ou como jargões: tal como pó**a que tem como significado espermatozóide, ou então cara**o que é uma parte do navil onde os marinheiros e piratas avistavam terra dentre outras coisas, ou como na escravidão que era o local onde os escravos eram castigados. devido a isso não consigo ver palavrões com esse sentido pejorativo que usamos, mas sim como palavras usadas de formas diferentes, espero que alguém me ajude com essa dúvida, pois quero andar na luz como filho de Deus obrigado!

  37. Fabricio per disse:

    O cara deu a opnião, é a mulher foi pior ainda se passando por certa, chamando o cara de inutil, mas prefiro nem entrar nesse assunto, sobre os palavroes, EU, E vc n precisa concordar cmg, EU uso como FORMA de expressão, para aumentar ou diminuir algo. É ne importo cm isso, é tb n acho q seja um pecado quando usado como expressão, nem td mundo se magoa com pecado ao contrario do que diz comentario acima.

  38. Thiago Medeiros disse:

    Bom, gostei dos argumentos porém muitas vezes uma palavra normal dói mais que um xingamento em certos casos, então vejo que esses versículos não falo só de xingar, palavras torpes no caso da bíblia são palavras negativas em geral, ou seja, palavras que vão magoar, e se ela não magoa o próximo imediatamente ela não se torna uma palavra torpe pois os valores terão outros significados, então podemos concluir que em determinadas situações como com pessoas com muita intimidade, o tão temido “xingamento” não é um pecado como os pastores e as igrejas querem passar para o povo se for levado na “esportiva”.

  39. Pedro de Bonnis disse:

    “Não saia da vossa boca nenhuma palavra TORPE, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” – Efésios 4:29
    Significado de torpe : que contraria a moral.
    Significado de moral: Consenso da sociedade.
    Segundo a sociedade , falar palavrão é um costume normal, então não fere a moral.
    Para mim o que se trata esse versículo é sobre denegrir a imagem alheia (xingamento), fofoca, dentre outras coisas, às vezes eu conversando com amigos meus do ”mundo” para explicar a eles sobre JESUS uso alguns palavrões, mas isso não vai me fazer pecar pois está EDIFICANDO, não fere a parte da edificação da igreja alheia (igreja = cada pessoa que crê e é usado por Jesus), então nesses contextos não vejo como pecado.

  40. Ubirajara disse:

    Queridos amigos e irmãos em Cristo, sabemos que nenhum de nós gosta de ser corrigido, mas sinto-me feliz por perceber a correção que foi destinada pela maioria, aos amigos que defenderam o palavrão. é bom que haja correção entre nós e que esteja sempre fundamentada na Bíblia, que é a Palavra de Deus.

  41. Ubirajara disse:

    É verdade. Nós precisamos andar em vigilância de nós mesmos e em espírito de oração durante 24h por dia. E é bom que seja assim. Isso só nos traz benefícios junto a Deus. Palavras torpes não agradam a Deus. Sejamos obedientes. Isso é legal!!!

  42. Ubirajara disse:

    Precisamos estudar a bíblia todos os dias. Assim como nos alimentamos o corpo, a bíblia nos traz o alimento para a alma. Como podemos praticar as orientações de Jesus, se não estudarmos a bíblia? Estudar é até para aquele que não sabe ler, porque o estudo pode ser feito com alguém lendo e outros refletindo juntos, comentando e buscando o entendimento que a Palavra de Deus nos traz.

  43. Lelê disse:

    Eu acho que não tem problemas em falar palavrão, mas não podemos obrigar ninguém que não queria falar, mas para mim não tem problema e não são palavras totalmente sujas, a parte do cérebro onde ficam essas palavras são onde ficam nossas emoções, então e oque nos sentimos no momento, e se falarmos para alguém mas sem querer ofender, tipo com os amigos falamos de brincadeira, e isso não ofende ninguém!

  44. Rafael disse:

    “Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” – Efésios 4:29

    “Mas agora, despojai-vos também de tudo: da ira, da cólera, da malícia, da maledicência, das palavras torpes da vossa boca.” – Colossenses 3:8

    A primeira frase apenas mostram que não devemos insultar alguma pessoa seja por doença, ou não. No segundo mostra que não devemos mostrar aos outros nossa raiva, que devemos guarda-la para nós mesmos.

  45. Rafael disse:

    Me desculpem pelos erros de ortografia, escrevi correndo :P

  46. Iasmin disse:

    Eu entendi que é errado ofender pessoas com as palavras torpes, mas ainda estou com dúvidas se, por exemplo,numa roda de amigos, vc fala palavrão e eles também falam com vc, e nem vc nem eles se sentem ofendidos ou incomodados, ainda é um pecado? Tipo, vc fala por brincadeira no meio da conversa, vc vai estar pecando?

  47. Maria disse:

    Falar palavrões pode trazer maldição?

  48. Maria Carolina disse:

    Bom dia, a paz!
    O texto é muito bom e concordo com seu ponto de vista a respeito de que o palavrão não edifica e não agrada a Deus. Mas acredito que na nossa vida de cristãos chegamos a um certo ponto que certas coisas já não fazem mais parte de nós, e naturalmente não o falamos mais e nem pensamos, mesmo em situações de ira. Claro que se conservarmos a ideia de nos mantermos vigilantes a todo momento, pois desse modo crescemos e evoluímos como cristãos.
    “Pois a boca fala do que o coração está cheio” Mateus 12:34.

  49. yzabelly disse:

    Querido gabriel eu tenho q descordar de vc
    Todos nos somos santos sim o q faz a diferenca e o q vc faz com a sua santidade

  50. Deniseb disse:

    Em uma conversa com amigos, um amigo nos mostrou um vídeo muito engraçado onde um desenho de um bichinho em que ele falava palavrão com voz engraçada, nesse momento todos riam muito e repetiam o vídeo várias vezes comentando sobre ele. Eu entrei falando que não concordava que nós estivéssemos ali rindo de algo que contraria a nossa postura como cristãos e religiosos, que devíamos ser diferentes e não como o mundo quer que sejamos. Fui recriminada na minha atitude, ouvi de uma amiga que estava no grupo que não era pecado, já que não estavamos ofendendo a ninguém , estávamos rindo e nos divertindo com algo sem intenção de ofender, agredir, ou magoar alguém. Até hoje fico querendo entender se estou errada ou não.

  51. Ana Beatriz disse:

    Me respondam uma coisa, por favor: na Bíblia não diz que só é pecado tudo que te afasta de Deus? Se eu falar palavrão mas ser uma boa cristã não vou estar pecando ou estou enganada? Por favor, me respondam :)


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório