A pergunta é sobre Hebreus 10.25: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns, antes admoestando‑nos uns aos outros; e tanto mais quanto vedes que se vai aproximando aquele dia”. Quando falamos de sair do sistema denominacional, isto não significa sairmos para ficar sozinhos, porém para nos reunirmos da maneira que a Bíblia nos mostra, ou seja, somente ao nome do Senhor e sobre o fundamento de que há um só corpo (e não muitos corpos divididos por diferentes nomes).

Portanto não se trata de deixar de congregar, mas de congregar. Porém, quando entendemos que o sistema denominacional é uma perversão do plano inicial de Deus para a Igreja, temos a responsabilidade de nos apartar. Na medida em que entendemos que o sistema que os homens criaram divide os crentes por nomes e não reconhece o Cabeça que é Cristo (colocando seus próprios cabeças como papa, presidentes de igreja, etc.) devemos obedecer o que diz em 2 Timóteo 2.19: “qualquer que profere o nome de Cristo aparte‑se da iniqüidade”.

O versículo em Hebreus 10.25 deixa claro que não devemos deixar de nos congregar, porém 2 Timóteo 2.19 nos exorta a sairmos do meio daqueles que estão se reunindo em desacordo com a Palavra, porém PARA NOS REUNIRMOS com aqueles que, de coração puro, invocam o Senhor (2 Tm 2.22).

Portanto, não é errado deixarmos uma congregação que esteja em iniqüidade. A Palavra de Deus nos mostra isso. Hoje fala‑se muito: “vá a uma igreja onde a Palavra de Deus seja pregada”. Isto é um engano pois há muitos lugares onde a Palavra de Deus é pregada por servos de satanás, como acontece entre os testemunhas de Jeová e os Mórmons, que negam a divindade de Cristo.

Suponhamos que um cristão esteja reunindo‑se em um lugar onde as pessoas clamam “Senhor, Senhor!”, onde profetizam em nome do Senhor Jesus, onde expulsam demônios em nome do Senhor, onde fazem muitas maravilhas em nome do Senhor. Será isso suficiente para essa pessoa continuar se reunindo ali? Leia em Mateus 7.22,23 a resposta a esta pergunta (leia também Apocalipse 18.4).

Fonte: http://bit.ly/dCy0dr

Tenham todos uma semana abençoada.

Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Emanuel disse:

    Muito fraco seu argumento Germano, sobre que não deixemos de congregar, muito cuidado, você como sempre generaliza é assim pressupõe julgamento, Muitas pessoas estão deixando de congregar com este pensamento de libertinagem. E claro que sabemos o significado de Igreja esta bem longe de templos feito por mão humanas, mas é necessario que seja cauteloso em relação a este tema.

  2. germano disse:

    Emanuel,
    .
    Fraco é o argumento sem base bíblica. Pense. Quer me exortar? Use a Palavra de Deus. Opinião é que nem umbigo, todo mundo tem.

  3. Emanuel disse:

    Mas nos dias hoje, onde esta essa congregação citada em Hebreus 10.25: “Não deixando a nossa congregação, como é costume de alguns,? Se nesa epoca a Igreja estava em expansão, cujo os Apostolos se descolacam de regiões a regiões sempre admoestando a Igreja. Devemos levar em conta esta expansão da Igreja naquela epoca, logico que nos dias de hoje a situação e de extrema calamidade, mas também afirmar que devemos nos enquadrar ao aspecto fisico daquele tempo em comparação de hoje é impossível. Somente Deus vai separar Joio de trigo, isso não cabe a você.
    E preciso congregar sim, como diz hebreus.

  4. luiz guilherme disse:

    Concordo com Emanuel . VOce usa monte de argumentos que nao são fundamentados na biblia , logo cada um vai para um lado e se acaba o poder de Deus por que Deus nao opera no meio de uma divisão, ou um povo dividido, Como fracos e absurdos são seu argumentos sobre nao poder louvar a Deus com instrumentos. Os tipos de evangelicos hoje estão com cada absurdo ja nao basta o tal do pastor elias ribas mandar email dizendo que nao precisa mais seguir nenhum dos dez mandamentos , bora todos sabemos que nao somos salvos pela lei isso é um fato mais é cada doidice, sem fundamentos nenhum basiado na biblia . Apenas Pre suposições sem sentidos

  5. germano disse:

    Luiz Guilherme e Emanuel,
    .
    Não se trata de deixar de congregar. O post é claro: “Portanto não se trata de deixar de congregar, mas de congregar.”
    .
    Nos dias de hoje esta congregação citada em Hb 10:25 está onde Jesus Cristo disse que estaria: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
    .
    Insisto no fato de que vocês devem citar as Escrituras se quiserem argumentar com seriedade. Opinião é que nem umbigo, todo mundo tem. Fiquem com a de vocês para vocês.

  6. Emanuel disse:

    O problema Germano é que você despreza ”denominações”(Um ou Dois reunidos ou 10 mil ) Pois colocar um nome em determinado lugar onde a congregação estiver, essas que pessoas são lavada e remidas pelo sangue como você ,Não é anti biblico e se for me mostre por favor na biblia?!
    E anti biblico pregar outro fundamento que ´Cristo, pois todos os que são Realmente filhos de Deus indenpendente de obras , mas pelaa graça são salvos, mas todos serão julgados por suas obras, e serão julgados não por aquilo que você acha ou consegue encher ou imaginar por sua mente humana e fertil. Gosto de quase todos os seus Posts, tem me edificado bastante, mas a vida cristã é uma esperiência de cada um . Temos a Graça de Cristo e devemos constru-la com liberdade , não com libertinagem.
    Você é uma pessoa influente tome cuidado, nem todos os Crentes são como vc instruídos ne fé, Pois se eles realmente sairem de suas ”denominações” onde vão procurar alimente, ? A resposta esta na biblia de fato, mas Deus enviou pastores e mestres também para instruir apenas isto,. Será que você pode dar esse apoia enorme para essas pessaos que estão deixando de congregar somente pelos seus posts? Exixtem pessoas mais fracas na também . Eai?
    Paz

  7. germano disse:

    Emanuel,
    .
    Novamente vou solicitar que você evite as suas opiniões, pois eu jamais afirmei que “desprezo” as denominações, isso não é verdade. Quanto a “colocar um nome em determinado lugar onde a congregação estiver”, é anti-bíblico. Veja:
    .
    Mateus 18:20 – “Porque, onde estiverem dois ou três REUNIDOS EM MEU NOME, aí estou eu no meio deles.”
    .
    Atos 4:10-12 – “Seja conhecido de vós todos, e de todo o povo de Israel, que EM NOME DE JESUS CRISTO, O NAZARENO, aquele a quem vós crucificastes e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, EM NOME DESSE é que este está são diante de vós. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta por cabeça de esquina. E EM NENHUM OUTRO HÁ SALVAÇÃO, porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, pelo qual devamos ser salvos.”
    .
    Mateus 12:21 – “E NO SEU NOME os gentios esperarão.”
    .
    Mateus 10:22 – “E odiados de todos sereis por causa do MEU NOME; mas aquele que perseverar até ao fim será salvo.”
    .
    Mateus 19:29 – “E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, POR AMOR DE MEU NOME, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna.”
    .
    O post é claro quando diz “Portanto não se trata de deixar de congregar, mas de congregar. Porém, quando entendemos que o sistema denominacional é uma perversão do plano inicial de Deus para a Igreja, temos a responsabilidade de nos apartar. Na medida em que entendemos que o sistema que os homens criaram divide os crentes por nomes e não reconhece o Cabeça que é Cristo (colocando seus próprios cabeças como papa, presidentes de igreja, etc.) devemos obedecer o que diz em 2 Timóteo 2.19: “qualquer que profere o nome de Cristo aparte se da iniquidade”.”
    .
    Eu entendo a sua preocupação com as pessoas que são menos instruídas na fé. Mas instruí-las com base em perversões e desvios da Palavra de Deus seria uma heresia, não uma solução. Peço mais uma vez: ao argumentar, use o que está na Palavra de Deus, não suas opiniões. Nós devemos nos firmar naquilo que está na Palavra de Deus, conforme está em II Timóteo 3:16-17 – “Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.”
    .
    Outra opinião sua sem base na Palavra de Deus é: “a vida cristã é uma esperiência de cada um”. O que está escrito é:
    .
    Colossenses 2:18-19 – “Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão, e não LIGADO À CABEÇA, DA QUAL TODO O CORPO, PROVIDO E ORGANIZADO PELAS JUNTAS E LIGADURAS, VAI CRESCENDO EM AUMENTO DE DEUS.”
    .
    Colossenses 3:15 – “E a paz de Deus, para a qual também fostes chamados EM UM CORPO, domine em vossos corações; e sede agradecidos.”
    .
    Efésios 5:30 – “Porque somos MEMBROS DO SEU CORPO, DA SUA CARNE, E DOS SEUS OSSOS.”
    .
    Emanuel, entenda que a vida cristã é uma experiência de comunhão. Não existe nada de individual nem “de cada um” na vida cristã. Ser cristão é ser parte da Igreja, um corpo vivo cuja cabeça é Jesus Cristo.

  8. Emanuel disse:

    Germano,

    Sim somos membros de um só Corpo de Cristo, independente de denominações. Nos versiculos que citou acima, nenhum falou que que denominações eram anti-biblicas, pois quem a frenquenta essas denominações são pessoas lavadas e redimidas nossos irmãos em Cristo.
    Explique essa afirmação:
    ”Na medida em que entendemos que o sistema que os homens criaram divide os crentes por nomes e não reconhece o Cabeça que é Cristo”

    Qual denominação faz isso, pode citar? ou esta generalizando?

    Paz Germano.

  9. germano disse:

    Emanuel,
    .
    Pense. Todas as denominações fazem isso porque é isso que uma denominação faz. Criar uma divisão que não existe na Palavra de Deus. Denominação vem de “denominar” que significa “dar nome a”. Se dá outro nome, não é o nome de Jesus. Quem se reúne em nome da igreja “A” ou da igreja “B” não está se reunindo somente em nome de Jesus. A partir do momento que alguém é “de tal denominação”, “de qual denominação”, ou do que quer que seja, está feita pelos homens uma divisão que não existe no corpo de Cristo.
    .
    Leia, por favor, com calma e atenção, o post http://leiaabiblia.blog.br/o-que-significa-o-arraial-de-hebreus-13

  10. Emanuel disse:

    Germano,
    Denominação é tão somete o ato de dar nomes ao grupo de pessoas, que se reúnem uma ou duas até 5,ou 6 vezes no mês, igualmente a VOCÊ também amigo, a diferença é que você quer sair do bolo que critica tanto, as ”denominações”, que acaba formando uma, não seja hipócrita e nem queria ser melhor que ninguém, Porque, se alguém cuida ser alguma coisa, não sendo nada, engana-se a si mesmo. Gálatas 6:3-4
    E como era de esperar, você generalizou sim. Não desprezou a priori, mas quando desenvolveu suas ideias chegou a trágica conclusão que ‘TODAS as denominações ”não reconhecem o Cabeça que é Cristo”.
    Aí que esta o problema, eu sei que muitas fazem dessa modo, as nem todas amigo.
    Se dizes que todas fazem então é necessário que conheça ao menos todas ou a grande maioria. Existem ainda muitos(poucos), que guardam a Palavra de Deus e suas verdades, mesmo dentro dessas denominações, como ja disse. E não é você com suas opiniões,como mesmo disse que cada um tem a sua,incluindo você.
    O que importa é o que a biblia diz,e não que você interpreta de maneira equivoca e generalista.
    Ok Germano fica com Deus, somente Ele poderá por fim julgar nossas obras naquele grande dia
    O engraçado que cada denominação ou movimentos querem ser o dono da verdade. Uns dizem ser as testemunha de jeová ,ou guardam o sábado, outros dão o dizímo e outros porque não tem denominação e não cantam louvores com instrumentos e pensam que se precederem assim, Deus fica feliz ao observar essas pessoas tão justas.
    Tribunal de Cristo amigo, onde todos vamos comparecer.ok?
    Deus continue te abençoando
    Paz

  11. germano disse:

    Emanuel,
    .
    Você diz: “Denominação é tão somete o ato de dar nomes ao….”
    .
    A Bíblia diz: “… porque também debaixo do céu NENHUM OUTRO NOME HÁ, DADO ENTRE OS HOMENS, pelo qual devamos ser salvos.” (Atos 4:12)
    E também diz: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos EM MEU NOME, aí estou eu no meio deles.” (Mateus 18:20)
    .
    Isso basta. Não existe nem interpretação nisso. É claro demais. Se der nome, é anti bíblico. Se você não entende, paciência. Eu sinceramente espero que você um dia entenda.

  12. Emanuel disse:

    Em atos 4:12 diz
    E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.
    Errado é dizer que podemos chegar a salvação por outro ”deus”, ou por nossas proprias obras, pois somente em Jesus mediante seu sacrificio podemos ser salvos, pela fé.
    A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Romanos 10:9-10
    Você esta manipulando a escrituras e noovamente generalizando ,dizendo que este texto esta falando sobre denominação?.
    E ainda diz que ”TODAS as denominações ”não reconhecem o Cabeça que é Cristo”.
    Como diz outrora, você crítica tanto elas, que mesmo de uma forma voluntária ou não , esta formando uma, se liga!
    Você devia tomar muito cuidado com que diz, pois dará conta no Tribunal de Cristo.

    Suas exortações através das escrituras realmente tiram muitos crentes do engado deste século, pois muitos querem fazer algo para Deus para garantir seu lado no céu pensando que salvação vem por esforço humano.
    Mas quando descobrem a verdade sobre a graça irresistível , a liberdade que temos em Cristo conquistada no calvario, se deparam com outra realidade, a libertinagem da graça.

    A denúncia de Judas não poderia ser mais explícita: “[Certos homens] transformam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam Jesus Cristo, nosso único Soberano e Senhor” (Jd 4). Em outras palavras: “Eles torcem a mensagem a respeito da graça do nosso Deus a fim de arranjar uma desculpa para a sua vida imoral” (NTLH). A Comunidade de Taizé prefere afirmar que certas pessoas “abusam da graça do nosso Deus para levar uma vida dissoluta”.

    Esse estrago está sendo cometido por alguns intrusos que já se infiltraram sorrateiramente no meio da comunidade e agora participam de suas festas de fraternidade (Jd 12) e usam de desavergonhada bajulação (Jd 16). No decorrer da epístola, Judas chama os prostituidores da maravilhosa graça de “sonhadores” (v. 8), “rochas submersas” (v. 12), “pastores de si mesmos” (v. 12), “nuvens sem água”, “árvores de outono [mas] sem frutos, duas vezes mortas, arrancadas pela raiz” (v. 12), “ondas bravias do mar, espumando seus próprios atos vergonhosos” (v. 13) e “estrelas errantes [a caminho das] mais densas trevas” (v. 13).

    A graça é a manifestação maior do amor, da misericórdia, da compaixão e da paciência de Deus. E a libertinagem é a manifestação maior do pecado, da provocação, da maldade e da baixeza do homem.

    Fica com Deus e aqui encerro!

  13. luiz guilherme disse:

    è ai é que vem a igreja do senhor que não tem nome fixiticio , mais se reunine para louvar o nome do senhor .

  14. Mariah disse:

    Concordo com tudo q foi dito.. e exatamente o q acontece.. hoje existe muitas igrejas corruptas pessoas q se aproveitam da fragilidade, de leigos para enriquecer.. onde tudo se vende.. livros, palestras, em fim.. usam o nome do Senhor Jesus Cristo..


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório