Em primeiro lugar, independentemente do ponto de vista que se tem a respeito do divórcio, é importante lembrar as palavras da Bíblia em Malaquias 2:16a: “Pois eu detesto o divórcio, diz o Senhor Deus de Israel.” De acordo com a Bíblia, o plano de Deus é que o casamento seja um compromisso para toda a vida.

Mateus 19:6 “Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.”

Entretanto, Deus bem sabe que o casamento envolve dois seres humanos pecadores, e por isto o divórcio vai ocorrer. No Antigo Testamento, Ele estabeleceu algumas leis com o objetivo de proteger os direitos dos divorciados, em particular das mulheres (Deuteronômio 24:1-4). Jesus mostrou que estas leis foram dadas por causa da dureza do coração das pessoas, não por desejo de Deus (Mateus 19:8).

A polêmica a respeito do divórcio e do segundo casamento, se são ou não permitidos de acordo com a Bíblia, gira basicamente em torno das palavras de Jesus em Mateus 5:32 e 19:9. A frase “a não ser por causa de infidelidade” é a única coisa nas Escrituras que possivelmente dá a permissão de Deus para o divórcio e segundo casamento. Muitos intérpretes compreendem esta “cláusula de exceção” como se referindo à “infidelidade matrimonial” durante o período de “compromisso pré-nupcial”. Segundo o costume judeu, um homem e uma mulher eram considerados casados mesmo durante o período em que estavam ainda “prometidos” um ao outro. A imoralidade durante este período em que estavam “prometidos” seria a única razão válida para um divórcio.

Entretanto, a palavra grega traduzida “infidelidade conjugal” é uma palavra que pode significar qualquer forma de imoralidade sexual. Pode significar fornicação, prostituição, adultério, etc. Jesus está possivelmente dizendo que o divórcio é permitido se é cometida imoralidade sexual. As relações sexuais são uma parte muito importante do laço matrimonial: “e serão dois uma só carne” (Gênesis 2:24; Mateus 19:5; Efésios 5:31). Por este motivo, uma quebra neste laço por relações sexuais fora do casamento pode ser razão para que seja permitido o divórcio. Se assim for, Jesus também tem em mente o segundo casamento nesta passagem. A expressão “e casar com outra” (Mateus 19:9) indica que o divórcio e o segundo casamento são permitidos se ocorrer a cláusula de exceção, qualquer que seja sua interpretação. É importante notar que somente a parte inocente tem a permissão de se casar uma segunda vez. Apesar disto não estar claramente colocado no texto, a permissão para o segundo casamento após um divórcio é demonstração da misericórdia de Deus para com aquele que sofreu com o pecado do outro, não para com aquele que cometeu a imoralidade sexual. Pode haver casos onde a “parte culpada” tem a permissão de se casar mais uma vez, mas tal conceito não é ensinado neste texto.

Alguns compreendem 1 Coríntios 7:15 como uma outra “exceção”, permitindo o segundo casamento se um cônjuge não crente se divorciar do crente. Entretanto, o contexto não menciona o segundo casamento, mas apenas diz que um crente não está amarrado a um casamento se um cônjuge não crente quiser partir. Outros afirmam que o abuso matrimonial e infantil são razões válidas para o divórcio, mesmo que não estejam listadas como tal na Bíblia. Mesmo sendo este o caso, não é sábio fazer suposições com a Palavra de Deus.

Às vezes, perdido no meio deste debate a respeito da cláusula de exceção, está o fato de que qualquer que seja o significado da “infidelidade conjugal”, esta é uma permissão para o divórcio, não um requisito para ele. Mesmo quando se comete adultério, um casal pode, através da graça de Deus, aprender a perdoar e começar a reconstruir o casamento. Deus nos perdoou de tão mais. Certamente podemos seguir Seu exemplo e perdoar até mesmo o pecado do adultério (Efésios 4:32). Entretanto, em muitos casos, o cônjuge não se arrepende e nem se corrige, e continua na imoralidade sexual. É aí que Mateus 19:9 pode possivelmente ser aplicado. Muitos também se apressam a fazer um segundo casamento depois de um divórcio, quando Deus pode estar querendo que continuem solteiros. Deus às vezes chama alguém para ser solteiro a fim de que sua atenção não seja dividida (I Coríntios 7:32-35). O segundo casamento após um divórcio pode ser uma opção em alguns casos, mas não significa que seja a única opção.

Causa perturbação que o índice de divórcio entre os que se declaram cristãos seja quase tão alto quanto no mundo não crente. A Bíblia deixa muitíssimo claro que Deus odeia o divórcio (Malaquias 2:16) e que a reconciliação e perdão deveriam ser atributos presentes na vida de um crente (Lucas 11:4; Efésios 4:32). Entretanto, Deus reconhece que divórcios poderão ocorrer, mesmo entre Seus filhos. Um crente divorciado e/ou que tenha se casado novamente não deve se sentir menos amado por Deus, mesmo que seu divórcio e/ou segundo casamento não esteja sob a possível cláusula de exceção de Mateus 19:9. Freqüentemente Deus usa até a desobediência pecaminosa dos cristãos para executar um bem maior.

Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/divorcio-segundo-casamento.html

Deus os abençoe grandemente neste ano de 2011 que se inicia.

A Paz de Cristo!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Arthur disse:

    Eu fico feliz em ler isto e agradeço, quem postou este texto! Desejo um feliz ano novo para todos!

  2. Jéssica disse:

    Texto excelente! Vou guardar, porque é uma questão muito pertinente. Parabéns ao autor!

  3. @Soanen disse:

    Gostei,realmente bem explicado. =)

  4. Nina disse:

    Sou cristã e divorciada, infelizmente meu ex marido não pretendia se corrigir do que fez, então foi melhor me separar dele. Até hoje ele leva uma vida de prostituição. Nosso filho sente vergonha dele e expressa claramente que não quer ser igual a ele quando crescer. Ele ama a igreja e Jesus. Já tem mais de 7 anos que me separei, sou divorciada e não casei. Tenho 25 anos e não tenho pressa para me casar. Infelizmente há preconceito sim, inclusive com alguns cristãos. Fico triste com esses julgamentos, pois não me separei por culpa minha. Alguns dizem que o meu filho não tem família, mas faço o que posso por ele e ele conhece a palavra do senhor, é um bom menino e eu peço a Deus que ele continue seguindo o caminho do Senhor. A paz do Senhor.

  5. VERA disse:

    OBRIGADO PELA SUA EXPLICACAO SOBRE O DIVORCIO DENTRO DA BIBLIA VC ME AJUDOU MUITO

  6. Osias Matos disse:

    Mesmo que fosse verdade o que está escrito, hoje em dia separa-se por qualquer motivo e casam pela segunda vez mesmo sem a suposta exceção de infidelidade (pornéia). Por que os católicos não aceitam este argumento? Pense nisto e pesquise melhor!

  7. Marcio Valle disse:

    Duro é viver do lado de uma pessoa na qual já não se tem mais amor, carinho, atração, companheirismo! Acho que a incompatibilidade de gênios é uma outra causa de separações e que deve ser levada em consideração, afinal, viver infeliz, só porque alguém diz que tem que ser assim porque está escrito ninguém merece!!!

  8. clara disse:

    Que Deus o abençoe grandemente por esta clara postagem,eu sou divorciada,a outra parte alem de sair da presença de Deus ainda continua com td tipo de imoralidades e protituição.Nunca quiz o divorcio,lutei até o fim para se reconciliar e ate ficar com ele,ate Deus concerta-lo.Mas ele não quiz me abandonou e me deu a carta de divorcio sem piedade nem uma. Estou com a opção de me casar novam.pois e só tinha ele,preciso de formar uma familia.Não sou feliz sozinha! Que Deus abençoe O senhor!

  9. lu disse:

    ha 17 anos to divorciada meu ex marido é pastor e casou novamente nos divorciamos porque ele tava saindo com outra mulher nunca admitiu isso e nunca me pediu perdao sofri muito alem de ser traida enganada fui muito mal tratada por ele fiz de td p reatar mas nao teve jeito fico me perguntando e agora como fica essa situaçao sei q eu posso me casar novamente mas e ele como fica diante de Deus é complicado ja li e reli as escrituras mas é dificil aceitar eu tinha esperança q ele c retratac e hovesse uma reconciliaçao mas nao houve porq? grata

  10. Cíntia disse:

    Há sete meses estou separda do meu ex marido, vivemos apenas três anos de casamento, tive dois filhos com ele e agora tomei a decisão de me divorciar. Nossa história já começou toda errada sabe, pois na época em que eu o conheci eu já era evangélica e ele não. Mas quando namorávamos ele até ia as vezes na igreja comigo, minha mãe não gostava dele, não aprovava minha união somente no civil mas eu não dava ouvidos a ela, estava cega de paixão por essa pessoa, doida para casar e ter filhos. Então me casei, grávida do meu filho Davi hoje comm 2 anos e 4 meses e quando Davi nasceu fiquei uma semana na casa da minha mãe e nesta uma semana descobri que ele estava dormindo na casa da amante a mesma me ligou do celular dele e mostrou ele roncando, fiquei revoltada sabe mas ele inventou um monte de mentiras, voltei para casa, não sabendo que foi a maior burrice que eu fiz depois de me casar com ele, daí engravidei da minha filha Ingrid hoje com 1 ano e três meses, a história se repetia, ele nunca foi em nenhuma ultrasonografia comigo, em nenhuma consulta. Como eu trabalhava eu comprei os berços das crianças, fiz o enxoval, fizeram chá de fralda no meu emprego pra mim, a colaboração dele sempre foi mínima. Quando resolvi me separar ele estava indiferente comigo, custava me procurar, usava o emprego noturno como desculpa para chegar tarde em casa sabe, era mto estressante conviver com esta situaçõ de traição, vicio em bebidas e mais tarde descobrir vicio em maconha e o pó branco que não sei o que é, só sei que seu nariz vivia sangrando sem motivo algum. No incio da separação tinha esperança que ele reconhecesse ou pelo menos adimitisse o que fazia na minha ausencia já que eu trabalhava de plantão 12×36, mas a vida dele é uma mentira, ele é um mentiroso. Agora vejo que Deus me livrou de uma vida de infelicidade, infidelidade, traições, vicios e sem expectativas de avanço de vida. Hoje convicta do quee eu realmente quero vou entrar com o pedido de divorcio e depoiss de ler esta postagem tenho a convicçao que é a melhor coisa que faço neste momento.

  11. carla disse:

    A seis meses eu trai meu esposo e decidi partir, ele até queria reconciliar, mas eu estava decidida em partir. Deixando então meu marido e Deus (não fiquei com a pessoa que trai) agora arrependida voltei a Deus, e estou restaurando minha vida, eu não queria a restauração do casamento, porém Deus tem colocado esse desejo em meu coração, mesmo eu arrependida e voltando a Deus meu marido diz não me querer nunca mais. Somos os dois cristão. O divorcio está sendo encaminhado, encaminhamos no tempo que eu estava bem decidida. Enfim, minha duvida é…pago o preço em oração para Deus tocar meu marido e se mesmo assim meu marido não querer, eu como me arrependi fico tbm com respaudo para casar-me novamente?

  12. jose roberto disse:

    porque vcs pastores nunca dão a cara a tapa, sempre enrolando o povo. Casou separou, por qq motivo, não pode mais casar até o traste/a morrer. é isto ou não é?

  13. Alexandre Carneiro disse:

    E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.
    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;
    Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
    Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
    E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
    Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
    E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.
    E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.
    E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.

    Marcos 10:4-12

    Jose Roberto, O texto é muito claro em Marcos 10:11 ” Qualquer” Ou seja não importa quem ou a condição, Não pode!

  14. gil disse:

    minha esposa foi embora de casa falando que o amor acabou ,sou pastor e tenho uma reputaçao a selar ,tentei mim reconciliar mais ela não quer ,disse que não sente nada por mim ,estou muito aflito ,por favor mim dê uma orientaçao

  15. germano disse:

    Gil,
    .
    Me desculpe, mas se você é pastor, tem um Evangelho para pregar e não uma reputação a zelar. Paz!

  16. Alípio disse:

    Carla,
    Procure a liderança da sua igreja para ser aconselhada. Enquanto isso, se é o seu desejo voltar p/seu marido, ore para que Deus resolva a situação.
    Se ainda assim ele nao quiser, peça que Deus cuide do seu futuro. Deus sempre tem o melhor pra nós. Lembre de 1 Joao 1.9

  17. Ana Flávia disse:

    Gostaria de pedir ajuda de vocês, pois não sei o que fazer!
    Me casei na igreja evangelica e no civil, eramos muito felizes servindo o Senhor… Mas com o passar do tempo fui enjoando meu marido, não gostava mais dos beijos, do toque, do cheiro dele, brigavamos por tudo, percebi que não amava mais ele. Quiz me separar, ele não queria, e isso tornou tudo pior. Comecei a me relacionar com outra pessoa pela internet. Ele instalou um detetive virtual no pc e descobri tudo. Mesmo assim não quiz se separar, eu disse que se fosse preciso entraria em adulterio só para conseguir o divorcio. Já estava arrependida do casamento. E toda vez que ele se humilhava pra eu reconsiderar eu ficava com mais raiva dele. Cheguei a trai lo. Não gostei, me senti suja. Me arrependi. Mas mesmo assim não queria continuar com ele. Ele me perduo da traição. Mas viu que não tinha mais jeito e acabou me dando a carta de divorcio. Somos amigos até hoje. Ele me perduo por tudo que fiz. Sei que fui injusta com ele, que o que fiz com ele não era certo. Ele continua na igreja e solteiro.
    Eu estou em um novo relacionamento, estamos juntos a dois anos, moramos juntos. Cheguei a engravidar mais perdi o bebê. Ele tem uma filha do antigo relacionamento, motivo que brigamos muito. Ele quer casar. Estamos frequentando uma Igreja, mas não somos membros fieis.
    Fico preocupada, se estarei agindo em pecado me casando com ele. Amo muito ele, mais estou confusa. Se estou em pecado, se estarei em me casar.
    Alguém pode me ajudar? Será que posso me casar novamente?

    GRATA

  18. mauro disse:

    olá! Eu e minha ex-mulher casamos não na igreja, porque ela estava grávida, mas a cerimonia foi realizada por um pastor. Ela perdeu o bebe e depois o casamento foi se desmanchando. Antes do divorcio eu a trai e acho que tb o fui, embora na epoca ela tenha negado. Bom, hoje ela se casou novamente numa certa igreja tradicional e eu ainda não. A pergunta é: eu me arrepndi e pedi perdão ao Senhor. Isso não me isenta do pecado cometido anteriormente contra ela? Eu aceitei Jesus como meu único e suficiente Salvador e tendo uma vida renovada, pelo fato de te-la traído, não sou digno de um segundo casamento?
    Espero a resposta. A paz

  19. rita disse:

    quero casar com ex marido alguns mezes depois do divorcio ele se arependeu e quer casar dinovocomigo.
    quero saber se poso casar se com ele de novo pois o adultero foi ele be eu o perdoei.

  20. germano disse:

    Rita,
    .
    Vocês já são casados. Diz pra ele voltar, orem, peçam perdão e entreguem o relacionamento de vocês a Jesus.

  21. renata disse:

    Olá… Eu sou crente e casada a dois anos e meu marido não é crente, ou melhor detesta crente, à algum tempo cometi adultério, mas me arrependi e não cometi mais, ninguém nunca ficou sabendo de nada nem mesmo meu marido. Mas recentemente ele tbm cometeu adultério e nosso casamento está de pernas pro ar e ele fala em separação. Mas lembre-se a crise ou o pedido de divórcio não é por causa do meu adultério e sim pq ele cometeu e não quer mais ficar comigo… Então lhe pergunto, se o nosso casamento acabar eu posso algum dia me casar novamente?

  22. Arthur disse:

    O que significa: Freqüentemente Deus usa até a desobediência pecaminosa dos cristãos para executar um bem maior?

  23. eu fui casada com um homen nao crente…nao deu certo nos divorciamos…ele nao e crente e se casou com outra sera que eu posso me casar com outro e nao peco?a paz de deus…

  24. vanessa disse:

    Fui casada por muitos anos, sofri muito, mas mesmo assim quiz lutar por meu casamentoo, muitas traiçoes, agora ele me deixou, nao estou bem!Ele esta com outra e el ja foi casada e traiu seu marido, Deus aprova esta uniao?

  25. tatiane disse:

    Sou solteira e atualmente estou conhecendo uma pessoa, ele é crente eu também porém ele é divorciado e foi traído durante o casamento, a pergunta é: será pecado se eu me casar com ele na igreja? Me responda, por favor.

  26. Elizethe disse:

    Eu nuca tinha sido crente fui mãe solteira e conheci um homem que ja tinha casado, mas estava separado e fui morar cm ele e tive mas 2 filhos com ele ,quando meu casula tinha 1 aninho ,eu aceitei Jesus como unico salvador da minha alma ,fiquei congregada na Igreja durante 10 anos,depois me casei com ele e me batizei hoje sou membra……fis certo ou errado ja tinha uma familia ..me responda?

  27. Cristian disse:

    Pr° Germano
    Estou casado a 2 meses, meu caso é o seguinte:
    Casamos em pecado, caimos durante o namoro, seguimos juntos, noivamos, e casamos. Mais durante essa caminhada, muitas lutas, batalhas, brigas etc… Isso tudo no namoro e noivado. Finalmente casamos e continuaram as mesmas coisas, brigas e mais brigas, fui agredido varias vezes fisicamente por ela mais nunca revidei, pois sei que ela e mulher e é a parti mais fragil. Enfim, estamos casados a 2 meses, e chegamos a um ponto em que estamos quase nos separando, motivos falta de compreensão, incontabilidade de gêneros, desconfiança, falta de respeito etc… Assumi tudo que aconteceu conosco durante essa caminhada, mais cheguei no meu limite… E estou pensando em separa – me. E agora Pastor? O que o senhor tem a me dizer?

  28. germano disse:

    Cristian,
    .
    1) Eu não sou pastor.
    .
    2) Leia a Bíblia e ore. Você saberá o que fazer.

  29. lane disse:

    Aquele que repudiar sua mulher e casar se com outra comete adultério , e quem casar com a repudiada também comete adultério e jesus ainda vai mais longe ” o homem e a mulher estão ligados enquanto vivem , não permitindo de jeito nenhum um segundo casamento , os adúlteros vão para o inferno , então é melhor obedecer.

  30. Amanda R M A disse:

    A paz do Senhor Jesus a todod(a)!
    Li esse texto e fiquei muito aliviada.
    pois eu era casada a dois anos meu ex-marido me traiu com uma moca que era da igreja e tambem casada mae de uma menina nos todos eramos da mesma congregacao meu ex- marido comecou a se envolver com essa mulher praticamente debaixo do meu nariz. Todos tentevam abrir os meus olhos e sou nao percebia nada ele me enganou com essa mulher durante muito tempo, ela se passava por ser minha amiga so para se infiltrar no meu casamento ate na minha casa essa abencoada foi, e foi comendo pelas beiradas ate ela consegui o que quis me separar do meu marido foi horrivel irmaos(a) sofri muito a gente nem se dialogava mais quando se falava era somente para brigar ou ele me insultar , falar coisas que me deixavam tristes que me magova e me faziam chorar muito, passava noites fora de casa deixava papeis de notinhas de motel que ele levava ela em cima da nossa cama pra mim ver chegava tarde em casa.
    eu sofri demais ate hoje ele esta com essa mulher e me deu carta de divorcio pra ficar com ela me sentia a pior mulher do mundo mais hoje sou casada novamente com um homem de Deus que me faz feliz , que me da amor e carinho bem diferente do meu ex- marido que me tanto sofrer esse e meu testemunho Deus nao quer ver seus filhos(a) infeliz pois nao acho que segundo casamento seja pecado para o lado inocente pois e melhor se casar que viver em prostituicao

  31. Amanda R M A disse:

    A paz Lane por acaso vc e casada ? Se e ,vc ja foi traida? Se nao de gracas a Deus peca para ele pra nunca ser vc vai ver o quanto doi , pra quem ta de fora e facil falar queria ver se vc tivesse na pele de quem foi traido vc nao iria falar isso.

  32. Fabiana disse:

    Olá me desculpem, mas não concoedo com o texto plenamente. Também sou divorciada. E a palavra de Deus diz que Ele odeia o divórcio, que o que Deus uniu, não separe o homem. Concordo quando Deus permite o divórcio por adultério, Mas em nenhuma passagem da bíblia fala sobre novo casamento. Pelo contrário, aque que se divorciar e casar novamente estará cometendo adultério. Porque a palavra fala que enquanto o marido ou a mulher forem vivos estarão ligados porque se formaram uma só carne. A única forma que Deus permite um novo casamento é após a morte do conjuge. Porque a família é a base. Está no coração de Deus a restauração da família. Portanto não distorçam nunca o plano inicial de Deus. Sei que temos livre arbítrio, e Deus permite que cada um escolha seu caminho, porém cada um colherá o que plantou e terá consequencias disso. Falo por experiência própria. Me divorciei porque estava tão cega a ponto de distorcer a palavra de Deus. Isso me trouxe consequencias. Hoje me arrependo amargamente e sei que Deus tem o plano de restaurar a minha família como a de todos aqui. Basta que deixem Deus trabalhar o perdão em cada um. Mas antes de tudo busquem na palavra e peçam para que Deus cumpra o plano Dele. Ele sabe o que é melhor pra nós antes de nós mesmos,

  33. Marcela disse:

    Essa lei do segundo casamento quando vai valer

  34. stephanie disse:

    Gostaria que um pastor me tire uma duvida, meu atual namorado já foi casado mais se divorciou,gostaria de saber se,eu me casar com ele vou viver em pecado e não vou ser feliz????

  35. laura disse:

    boa tarde.
    Casados na igreja católica que se divorciam, podem se casar numa igreja evangélica?

  36. Ana vitória dos Santos disse:

    Olá,li todo o conteúdo acima mas mesmo assim ainda fiquei com uma dúvida,conheco um rapaz de 21 anos ,ele hoje atualmente é divorciado,ele se separou da ex esposa ,por que chegava em casa do serviço,nao tinha janta pronta , casa uma bagunça,ou seja ela não compria sua obrigação como esposa ,e por isso ele se divorciou, eles não tiveram filhos,cada um vive pra um lado ,ela tem a vida dela inclusive ela tem até outra pessoa ,mas é se ele quiser se casar novamente , ele pode , É PECADO ? Fiquem com Cristo

  37. Igor morais disse:

    Sou divorciado e minha ex me deu carta de divórcio e ta com uma mulher , e agora estou com uma crista e eu também sou cristão e queremos casar , oque devo fazer me ajudem!!!

  38. Milena Silva disse:

    Tenho a seguinte dúvida, me casei no civil , mas depois de alguns meses meu marido começou a usar muita droga, ficava 3 dias fora de casa, quando voltava achava drogas, papeis de motel dentro do carro, a vida virou um inferno, nos divorciamos e nao sei mais dele….depois de 8 meses conheci um outro rapaz namoramos e engravidei e fomos morar juntos e tivemos 2 filhas ficamos por 4 anos no momento estamos separados, e to lutando pra restaurar esse meu relacionamento com o pai das minhas filhas, estou frequentando a igreja lutando pela restauração desse relacionamento, quero casar com ele e criar nossas filhas nos caminhos do Senhor, mas lendo o texto acima,fiquei com medo de Deus nao permitir ou nao abençoar. Não tive filhos com meu ex.

  39. Thais disse:

    Paz a todos!
    Sou cristã, e pelo que vejo muitos se encontram em uma mesma situação que a minha. Me casei com um divorciado e hoje estou colhendo as consequências deste pecado.Mas,há um detalhe,nunca busquei saber se estava pecando,e achava que não tinha problema algum,mas quando eu passei a conhecer e a entender a palavra de Deus, senti um alivio imenso,porém uma tristeza que me trouxe a uma reflexão profunda sobre minha salvação.
    Vejam bem, a biblia diz,não sou eu,nem pastor nenhum que diz.
    *Nenhum divorciado, a não ser que tenha sido traído tem o direito de se casar novamente.
    *Aquele que se casa comete adulterio contra a antiga esposa, e torna o seu par um adultero.
    *Deus não se agrada de adulteros, e estes não herdarão o Reino de Deus.
    *Aquele que se divorciar,ou reconcilie-se com sua esposa ou fique o resto de suas vidas solteiros,
    *Aquele que está em adultério,deverá se separar de seu par ilegal.
    Por favor, irmãos. Não cometam o mesmo erro que eu cometi,e embora muitos me dizem o contrário eu seguirei o que Deus colocou em meu coração, vou me afastar do pecado para receber o perdão de Deus. Pois casamentos adulteros não são abençoados por Deus,é como se fossemos apenas amantes,atrapalhando a reconciliação do casal. Paz e Graças a todos.

  40. André disse:

    Gente… segundo casamento é adultério, a biblia é clara. Casou separou não case novamente… viva para Deus.

    Vejam Lucas 16:18, Marcos 10:11,12, Romanos 7:2,3.

    A PORTA É ESTREIA, cuidado com pastores que preferem agradar aos homens do que pregar a verdade.

  41. marcia disse:

    fabiana … eu concordo com vc … estou sepaRada a dois anos ele me traiu esta com outra e a mesmA esta gravida. e eu estou ligada a ele ate q a morte nos separe o preco q estou pagando e alto doi mais e melhor pagar o preco do q desagradar a deus … sinto falta da minha familia tenho um filho de 4 anos e meio q tbm.sofre cpm tudo isso


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório