Mardi Gras, palavra francesa para “terça-feira gorda”, é o último dia de um período chamado de Carnaval e o dia anterior ao início da quaresma com a quarta-feira de cinzas. Dependendo da localização, a época de Carnaval pode ser de até duas semanas de duração e é caracterizada por folia, festa, dança, baile de máscaras e libertinagem em geral. O carnaval é tipicamente celebrado por países católicos do sul da Europa e América Latina.

O Carnaval está relacionado com a Quaresma porque a Quaresma é uma época de jejum, penitência e preparação para a Páscoa. Os Cristãos que observam a Quaresma geralmente o fazem ao se abster de certos alimentos ou atividades de que muito gostam com o propósito expresso de se concentrar nesse momento de oração, penitência e caridade. Há também o jejum regular prescrito durante a Quaresma. Já que o Carnaval dá entrada à Quaresma, pode ser justamente considerado como indulgência bem antes do jejum. Pense nisso como uma última “compulsão” antes de abrir mão de algo por 40 dias.

O que a Bíblia diz sobre tudo isso? Não há nada na Bíblia que explícita ou implicitamente sugira que os primeiros Cristãos observaram a Quaresma ou o Carnaval. Vamos dar uma olhada no Carnaval um pouco mais de perto. Seria muito difícil encontrar sustento bíblico para qualquer tipo de indulgência carnal, assim como é praticada durante o Carnaval, especialmente na terça-feira gorda. A Bíblia claramente proíbe a embriaguez, imoralidade sexual e libertinagem de qualquer tipo. O melhor versículo sobre o assunto pode ser encontrado em

Romanos 13:13-14: “Andemos dignamente, como em pleno dia, não em orgias e bebedices, não em impudicícias e dissoluções, não em contendas e ciúmes; mas revesti-vos do Senhor Jesus Cristo e nada disponhais para a carne no tocante às suas concupiscências”.

Somos exortados a sermos sóbrios e alertas, sem qualquer participação em libertinagem. A ideia de pecar compulsivamente bem antes de um momento de consagração ao Senhor é completamente ridícula e totalmente sem base bíblica.

Fonte: http://www.gotquestions.org/Portugues/Carnaval.html

Deus os abençoe. Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Hellane disse:

    O carnaval é uma festa da carne festejada pelos mundanos que não conhecem ao Senhor. Mas nós que obedecemos a palavra de Deus não temos parte nisso, porque o Senhor já tem falada que a obra da carne são a prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, iras, dissenções, bebedices, invejas, homicídios etc. Das quais não agradam a Deus e aqueles que praticam tais coisas não herdaram o Reino de Deus (Gl. 5:19-21)

  2. Thalles disse:

    Vale lembrar também que o carnaval foi criado pelos gregos pra adoração a um demônio chamado Baco (que eles acreditavam ser o dono do vinho, imoralidade sexual e vícios em geral). No período de carnaval as pessoas faziam orgias e se embebedavam em adoração a esse falso deus.

    Logo depois a igreja igreja católica “adaptou” essa festa mundana permitindo que as pessoas pecassem antes da quaresma (que é algo criado pelos católicos). Logo as pessoas acharam normal cair no pecado durante esse período.

    Vale lembrar que Deus quer que nós sejamos separados pra ele em todo tempo, sendo assim os cristãos não devem ter parte com isso! O carnaval é uma desculpa esfarrapada pras pessoas pecarem!

  3. Pablo Gillet disse:

    estou apaixonado por esse blog e todos os dias venho visitar e aprender mais sobre a bíblia, reforçar estudos e procurar uma preparação para poder lidar com vàrias situações difíceis mais tarde. sigo o Twitter de vocês e com 16 anos estou disposto cada dia mais a aprender sobre a palavra de Deus. Parabèns ao blog, obrigado pelo aprendizado e que Deus os abençoe e faça crescer cada vez mais.

  4. Edu Farias disse:

    O carnaval é simplesmente o inferno na terra, enfim é uma festa completamente diabólica. O diabo como é esperto se esconde atrás de dizer que é “cultura”. Criou-se a idéia de se trata de cultura brasileira e isso é uma grande mentira, aliás é o que ele sabe fazer muito bem, ele é o pai da mentira. Esse papo de cultura brasileira é simplesmente um engodo para não dizer que é uma festa do inferno. Uma “festa” completamente carnal que produz mortes, violência, prostituição, todos os tipos de obscenidades e pervesidades, adultérios, porfias, bebedices, orgias, e muitos filhos sem pais, enfim é o inferno na terra.

  5. Tiago Lima disse:

    Crentes de um modo geral comemoram aniversários, natal, páscoa, ano novo, etc… São todas festas pagãs com simbolismos demoníacos e fins lucrativos. Carnaval com certeza é do diabo, mas e os bolos? E as velas de aniversário? Cada coisa…

  6. Isa disse:

    Não tenho conhecimento pleno das origens de festas e manifestações, como o carnaval por exemplo, e imaginava que o carnaval remetesse a passagem bíblica em que Moises foi buscar as tábuas da lei e, ao voltar viu que o povo havia feito um Deus para adorar….

  7. Bethy disse:

    Independente da origem do carnaval ou qualquer festa q venhamos comemorar acho q a maldade está na mente de cada um, se uma pessoa tem a mente poluída isso não quer dizer q outras terão, eu me divirto em todas as festas, respeito e sou respeitada, aprendi: “SUA CABEÇA É O SEU GUIA” e a minha é ser feliz dentro das limitações e do respeito, na Bíblia diz: Mt 7:1-5

    “1 Não julgueis, para que não sejais julgados.

    2 Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.

    3 Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?

    4 Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

    5 Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.”
    Bom pensemos e cada um cuide de sua vida e respeite o próximo, independente de religião, cor, sexo, enfim. Paz e luz a todos.

  8. Roger disse:

    Boa tarde a todos,
    Simples de compreensão humana, qual banefício o Carnaval traz? Várias formas de morte ou estar a caminho dela?
    Se aos olhos humanos é nítido, quanto mais aos olhos de Deus.
    Não devemos usar subterfúgios para uma festa carnal que pelo nome já se auto denomina.
    I João 2:15-17 – “Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.”
    Precisamos de algo mais nítido?

  9. erica disse:

    paz só em Cristo.Jesus diz na sua palavra errais por falta de conhecimento.nao podemos nos estribar no nosso proprio entendimento JESUS É O CABEÇA ,EO ESPIRITO SANTO O NOSSO PROFESSOR. . LEIA A BIBLIA POIS A PALAVRA LIBERTA. DIGA NAO A ESTA FESTA QUE SÓ LEVA A PERDISSAO .

  10. adriana disse:

    O carnaval é a festa da carne e realmente não tem
    nada a ver com os princípios da Palavra de Deus.
    O Senhor Jesus disse: ‘ Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz á perdição, e muitos são os que entram por ela;
    e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva á vida, e poucos há que a encontrem.” Mateus 7:13-14

  11. anônimo disse:

    sim bethy, embora a palavra de Deus esteja afirmando que não podemos julgar ninguem, ninguem estaá julgando o carnaval, mas está se afirmando que realmente o carnaval é uma festa em comemoração ao anivérsário de um demônio chamado Baco e essa festa “é uma adoração a esse demônio” então ninguem está julgando o carnaval só esta mostrando o que ele na realidade comemora já que muita gente não sabe desse histórico que ainda hoje escondem das pessoas!

  12. jane disse:

    O carnaval é uma época onde quem comemora é o diabo,e as pessoas são as os carros alegórico.

  13. cristiano leandro queiroz da silva disse:

    carnaval festa da carne cada cabeça sua sentença eu sei que eu estou fora de carnaval

  14. luisa disse:

    o carnaval e o anivesario do diado as pessos que dis que o carnaval eo anivessario do diabo mais carnaval nao e e uma festa muito daora e dansa pula ta bjssss

  15. marco antonio disse:

    Olá, bom dia! a graça e a paz do senhor jesus! concordo plenamente com os comentários, mas, porém, sabemos que tudo o quanto Deus criou, Ele pôs um limite para cada coisa criada. Não vejo razão para que haja uma discussão em quem serve a Deus ou não. A salvação de cada um é simplesmente individual. Mas além da biblia falar que não julgueis para que não sejes julgado, a biblia fala que devemos fugir, evitar ou; se sei que ali existe prostituição, bebedice, assassinatos, impurezas,discórdia, lascivia, idolatria, feitiçaria e outras coisas mais…a biblia diz: que devemos fugir da aparência do mal. Porque não evitar esses locais que muitos jovens tem-se perdido por conta de drogas e de desobediência quando seus pais tentaram impedir que eles fossem em tal festa? sabemos que cada um de nós goza de uma consciência plena de saber o que é certo ou errado. Pra finalizar: vc que nunca teve um tempo para lê a bibilia, vá na internet pesquise o que é bom, e, vc verá o quanto Deus tem pra te ajudar, te auxiliar, te fazer conhecedor de suas escrituras. um cordial abraço, e que Deus possa dar livramento a cada pessoa que esteja numa festa de carnaval.

  16. Eliz disse:

    O comentario do Talles , esta errado a igreja católica nunca adaptou ao carnaval e nem foi ela quem criou, quem vai pro carnaval nçao sao católicos, mas pessoas que ainda nao se acharam em nenhuma religião. A religião católica segue os mandamentos de Cristo, nao permite farras e bebedeiras. Deveria ter curiosidade para conhecer os mandamentos da igreja católica e não fazer calunia.

  17. Pedro Gospel disse:

    Não sou contra a igreja mundólica digo católica, mas nos carnavais da vida ficam lá milhões e milhões de pessoas fazendo tudo que não agrada a Deus… enquanto nesse periodo nós os EVANGÉLICOS estamos orando e aprendendo de Deus.
    Católicos se libertem e conheça o Jesus verdadeiro!
    Onde eu moro tem uma igreja católica e o pessoal ali cantam adoram seus santos…
    Ai quando chega o fim de semana advinham o que os mesmos fazem…
    Estão todos sem execão tomando cervejas ouvindo músicas mundanas i ai o que achou?

  18. Thaís disse:

    O Pedro Gospel, vc não odeia quando uma pessoa que pensa que sabe tudo julga as outras sem nenhum fundamento e acham que estão certas?? Eu ainda não consigo agreditar que em pleno século 21 ainda exista pessoas tão ignorantes a ponto de falar mal da fé católica sem ao menos conhece-la, assim como vc. Não estou dizendo que a igreja católica é perfeita. As pessoas não são perfeitas, mas o mínimo de respeito pela fé dos outros é bom! Dizer que católicos têm que se libertar é no mínimo ridículo. Acho que quem diz uma barbaridades dessa é que tem que se libertar e procurar algo melhor para fazer, como rezar para que a sua própria alma se liberte de sua ignorância.

  19. é tao doce, e ao mesmo tempo tao amargo ter um amor, mais nao ter ngm do seu lado é dificil intender o verdadeiro motivo de estar aqui…To começando a pensar em abrir mao de existir…Nao , morrer, apenas deixar de existir,renunciar, minhas vontades, meus desejos e viver em prol do bem maior…de maneira que em nos opere morte, mais em vós a vida! o mundo precisa de canais de vida, mais ha um preço a pagar! se alguem deseja levar a vida a outras pessoas, deve , primeiro, operar a morte em si mesmo. Nao ha como ser de outro jeito, ou como inverter a ordem !

    O meu juizo é justo, porque nao busco a minha vontade, mas a vontade do Pai, que me enviou (jo 5.30)

  20. Alexandre disse:

    ! JULGAR DEVEMOS Lv. 19:16,17 ”Não deixarás de repreender o teu próximo” Mateus 9:12 – Não necessitam de médico os sãos, mas, sim, os doentes. Lucas 17:3 Tende cuidado de vós mesmos; se teu irmão pecar, repreende-o; e se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe. Satanaz não pode ser perdoado, pois não se arrepende. I Corintios 6:2 Não sabeis vós que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deve ser julgado por vós, sois porventura indignos de julgar as coisas mínimas?. Não sabeis vós que havemos de julgar os anjos? Quanto mais as coisas pertencentes a esta vida? I Corintios 6:5 Para vos envergonhar o digo. Não há, pois, entre vós sábios, nem mesmo um, que possa julgar entre seus irmãos?

  21. nathalia kewin disse:

    eu tambem sou evangelica e nao gosto desta festa mundana mas eu respeito

  22. Carlos disse:

    Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo o amor do Pai não esta nele.

  23. Willian Fonseca disse:

    Em uma festa ” da carne ” , só podemos esperar atitudes carnais , já sabendo atravéz da palavra que esta carne luta contra o espírito , são opostos , e suas obras levam a caminhos opostos. Fruto do Espírito que leva a vida eterna e obras da carne que nos impedem de entrar no Reino dos Céus. ( Gl. 5 )
    Independente de religião , o carnaval é uma festa PAGÃ , não está nas escrituras e quem a pratica se faz um PAGÃO também , e isto não é julgamento meu , e sim da palavra de DEUS .

  24. evelim kahlyne disse:

    eu querria fazer uma pergunta? como os catolicos comemoras o carnaval

  25. Pedro Santos disse:

    Tais, não tenho nada contra as pessoas da igreja católica, até gosto delas, mas a verdade é que segundo a Palavra de Deus, o diabo usaria uma igreja para pisar, jogar a verdade da Palavra de Deus por terra…

  26. Ana Caroline disse:

    Evelim é simples católicos não comemoram carnaval pq n é uma festa católica e sim mundana
    quem a pratica não é católico são pessoas que n tem religião alguma


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório