Antes de iniciar seu ministério Jesus precisa passar por um teste, e é o Espírito Santo quem o leva ao deserto para ser testado. Enquanto Deus o testa, Satanás o tenta.

Ainda que seja impossível ele fracassar, é importante que Jesus esteja acima de qualquer suspeita, que prove estar moralmente apto para sua missão. O primeiro Adão, o homem natural, o homem da terra, não passou no teste. Jesus é o último Adão, o homem do céu, o precursor de uma nova linhagem espiritual. Passaria ele no teste?

O primeiro Adão sucumbiu diante do fruto proibido, mesmo sem ficar 40 dias em jejum, como Jesus ficou. O fruto era necessário para alimentar o corpo. Jesus não está diante de um fruto, mas de um desafio do Diabo: “Se você é o Filho de Deus, mande que estas pedras se transformem em pães” (Mt 4:3).

A resposta de Jesus vem da Palavra de Deus: “Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus” (Mt 4:4).

O Diabo o transporta a Jerusalém e o coloca no topo do templo: “Se você é o Filho de Deus, jogue-se daqui para baixo, Pois está escrito: ‘Ele dará ordens a seus anjos a seu respeito, e com as mãos eles o segurarão, para que você não tropece em alguma pedra’“ (Mt 4:6).

O Diabo usa a própria Palavra de Deus, o Salmo 91. Esta podia ser a oportunidade de Jesus dar um salto espetacular e ao mesmo tempo provar que os anjos estão ao seu dispor. Pelo menos uns 60 mil anjos ou doze legiões voariam imediatamente para segurá-lo. Mas ele não faria isso.

A primeira tentação visava satisfazer o corpo, igual ao fruto oferecido a Adão. Agora o Diabo tentava despertar em Jesus um sentimento de soberba. O fruto do Éden era bom para dar entendimento a Adão e despertar o sentimento que em outra parte da Bíblia é chamado de “orgulho” ou “soberba da vida” (1 Jo 2:16).

Outra vez a resposta de Jesus vem da Palavra de Deus: “Não ponha à prova o Senhor, o seu Deus” (Mt 4:7). Apesar de ser Deus, na sua condição humana Jesus precisou aprender obediência, como um filho. É aprovado também nesse teste.

O fruto do Éden era agradável à vista, enchia os olhos. Nesta nova versão da tentação Satanás transporta Jesus a uma alta montanha para que seus olhos se encham com todos os reinos do mundo e a glória deles. Todos eles estavam nas mãos do Diabo, o usurpador. Jesus pode ficar com tudo, desde que adore a Satanás. Pela terceira vez a resposta vem da Palavra de Deus: “Adore o Senhor, o seu Deus e só a ele preste culto” (Mt 4:10).

Todas as respostas de Jesus vêm da Palavra de Deus. E você? De onde vem as suas respostas?

No próximo post, saiba por que a fé de um cristão não está em uma religião.

Por Mario Persona

.

Condições de uso: Os textos do blog Leia a Bíblia podem ser copiados e utilizados livremente em correspondência, escolas, blogs e sites pessoais. Vedada a reprodução por empresas, Igrejas, veículos de comunicação corporativos e programas de rádio/TV. Favor citar a fonte.

.

Comentários: Fique à vontade para comentar. Serão publicados os comentários com base bíblica e fundamentação lógica. Opiniões, questões doutrinárias, citações pessoais, assuntos fora do texto bíblico, comentários sem base bíblica, textos copiados de outros sites e blogs bem como assuntos fora do tema do blog e links externos serão deletados. O assunto aqui é SÓ A BÍBLIA ou assuntos diretamente relacionados ao texto bíblico. Obrigado por comentar.

Germano Luiz Ourique


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório