Nessa última semana o formspring “bombou” de perguntas sobre igreja. Vendo que muitas pessoas tinham dúvidas sobre isso oramos ao Senhor sobre o texto relacionado a esse assunto e aqui ele está. Lembrando que nós do Leia a Bíblia não queremos abrir uma “igreja”.

Existem muitos conceitos errôneos sobre igreja, existem pessoas que acham que é um “templo” aonde vão aos dias de domingo ou um lugar que tem poderes. Ainda existem outros que creem que é certa denominação a igreja verdadeira (boa parte delas se intitulam desse modo), mas vemos na Bíblia um exemplo claro que essas divisões por nomes não dão muito certo nas igrejas se assim podemos dizer (I Coríntios 1:12-13).

Mas agora fica a pergunta : Afinal, o que é igreja?

Há quase uns 2.000 anos atrás o Senhor Jesus disse que edificaria sua igreja e ele assim cumpriu. Podemos ver o cumprimento efetivo dessa profecia no livro de Atos e em especial no texto onde fala que o Senhor a cada dia ia acrescentando os salvos à igreja. Esse texto exemplifica muito bem como deveria funcionar uma igreja, para quem quiser conferir, leia Atos 2:38-47.

Biblicamente falando existem dois modos de “classificar” a igreja. Os nomes que foram dados para elas foi igreja local e igreja universal. A igreja local é uma igreja que fica em uma determinada localidade, nela os irmãos se reúnem para louvar, adorar, orar, ler e estudar a Palavra de Deus, cear; para estarem em comunhão. Ela é independente e única.
A igreja universal (não é aquela da TV) é a reunião de todos os santos em Cristo Jesus, pecadores que foram salvos pela Graça que juntos formam o corpo de Cristo. Ela também é conhecida como Noiva de Cristo. A igreja não é um local com muros, ela não é feita de tijolos, não é dominada por regras humanas, pois se o foco e o alvo é Cristo então vão obedecer somente a ele e a sua Palavra.

Em Mateus 18:20 o Senhor Jesus explica o que mais para frente chamaríamos de igreja.

Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.”

Creio que esse simples versículo esclarece tudo, isso é igreja! Porém não são todos que conseguem compreender isso. Semana passada nos foi perguntado no Google + de que igreja o Leia a Bíblia era e então o Jeison (eu) respondi que não era de nenhuma, só se fosse do corpo de Cristo. Aí a pessoa perguntou (não me lembro muito bem como foi a pergunta mais era algo assim): “Como pode ser do corpo de Cristo se não é de nenhuma igreja?”, então enviei a resposta e junto com ela tinha esse versículo : “..mas o Altíssimo não habita em templos feitos por mãos de homens…” – Atos 7:48

O texto deixa claro, Deus NÃO habita em templos feitos por mãos de homens, ele habita dentro de nós! Nós somos o templo do Espírito Santo, Ele habita em nós!

“Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?” – I Coríntios 13:6

Sendo assim não precisamos de lugares especiais ou supostamente poderosos, devemos somente nos reunir para louvar e adorar a Deus em espírito e em verdade.

Mas não criem uma grande expectativa com a Igreja, certo? Lembrem-se que mesmo ela não sendo composta por tijolos e muros, é composta por pecadores falhos, como nós, então se você procura um lugar perfeito ele deixará de ser quando você ou qualquer um de nós entrarmos nele.

Esperamos em Cristo que suas dúvidas sobre igreja (pelo menos a mais básica) tenha sido esclarecida.

Que a graça e a paz do nosso Senhor Jesus Cristo seja com todo aquele que o ama!

Em Cristo,

Jeison e Jones Dias


Comentários:


  1. Caio Magalhães disse:

    Ótima explicação, lembrando que quando formos a casa do Senhor não devemos reparar na conduta dos outros irmãos pois todos nós somos pecadores, quando fazemos isso acabamos nos afastando do nosso foco, devemos ir a igreja somente adorar a Deus.

  2. germano disse:

    Fantástico post! Compreender o que é a verdadeira Igreja é fundamental para os cristãos. Deus os abençoe. Paz!

  3. Jeison Dias disse:

    Amém pessoal! Deus abençoe vocês todos. Espero que todos os que leram possam ter compreendido.

  4. Amém muito boa a postagem , Show ! :)

  5. Devemos fazer o que devemos fazer, adorar a Deus, louvar, orar e tudo o que for fazer que seja para Ele e não devemos fazer o que não devemos fazer! Ou seja, NÃO VÁ PARA IGREJA JULGAR O PRÓXIMO! Vá para louvar, adorar e orar a Deus, se achas que alguém precisa de ajuda vá e ajude-o, NÃO JULGUE!AJUDE QUEM PRECISA!
    Que a graça e paz do Senhor Jesus esteja convosco.

  6. Isaac Rocha disse:

    Muito bom.

  7. Rony Ch disse:

    gostei… Ainda aprofundarei

  8. Rodrigo CMC disse:

    Isso! Somos a Igreja. Nos reunimos num templo para congregar, fortalecer a comunhão. E isso é importante. Deus vem buscar um único povo: Santo, limpo, zeloso e de boas obras!

  9. Francisco Godoes Sobrinho disse:

    A reunião da Igreja de Cristo, foi redirecionada. Por essa razão, muitos entendem que Deus habita alí entre aquelas paredes. E se alguém quer estar na presença do Senhor, tem que estar naquele lugar que eles chamam de Igreja (predio). Ledo engano!!

  10. Jonas disse:

    A minha única duvida em relação a esse assunto e: onde entra o pastor nisso tudo que foi explicado ?
    Digase de passagem excelente explicasao

  11. germano disse:

    Jonas,
    .
    O pastor, segundo a Palavra de Deus, é um dom espiritual individual dado pelo próprio Jesus ressuscitado, e não por ordenação humana ou resultado de um curso de teologia. Assim como o evangelista e o mestre, o pastor é um dom universal, isto é, sua atuação não está restrita a uma congregação local. Ele é pastor onde quer que vá, porque sua função é alimentar e cuidar das ovelhas, não dirigir uma congregação. Leia mais aqui: http://www.respondi.com.br/2011/01/que-pastor-devo-obedecer.html

  12. Pedro Felício dos santos disse:

    Muitos pensam que igreja é o templo de Salomão em são paulo. Tem crente enganado.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório