A Bíblia não se dirige a como achar a “pessoa perfeita”, nem dá instruções muito específicas sobre como podemos achar a pessoa certa para casamento. A Bíblia não chega nem a dizer que Deus escolheu uma pessoa específica para cada um de nós. A Palavra de Deus nos diz que não devemos entrar em jugo desigual com os incrédulos

2 Corintios 6:14 – “Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre Cristo e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel?”

E isso é verdade principalmente no casamento. 1 Coríntios 7:39 nos relembra que quando somos livres para casar, devemos apenas casar com alguém que é aceitável aos olhos de Deus – quer dizer, Cristãos. Além disso, a Bíblia não comenta mais nada sobre como podemos saber que estamos casando com a pessoa “certa”.

Então por que Deus não deixa bem claro o que devemos procurar em um parceiro? Por que não temos instruções mais específicas sobre um assunto tão importante? A verdade é que a Bíblia é tão clara sobre o que ser um Cristão significa e como devemos agir, que especificações não são necessárias. Cristãos devem pensar da mesma forma sobre certos assuntos importantes, e se dois Cristãos são realmente comprometidos ao seu casamento e a obedecer a Cristo, eles já possuem os ingredientes necessários para sucesso. No entanto, porque nossa sociedade agora está inundada com muitos tipos diferentes de “cristianismo”, seria sábio usar discernimento antes de uma pessoa se devotar a um compromisso pelo resto de sua vida. Uma vez que as prioridades de um possível cônjuge são identificadas – se ele ou ela são realmente comprometidos a serem como Cristo – então será fácil identificar e lidar com o resto.

Primeiro, antes de casar, uma pessoa deve ter certeza de que ela está realmente pronta para casar. Tal pessoa deve ter bastante maturidade para olhar além do aqui e agora e poder comprometer-se a uma união com uma só pessoa pelo resto de sua vida. Também é necessário reconhecer que casamento exige sacrifício e abnegação. Antes de casar, o casal deve estudar o papel e dever do marido e da esposa; uma lista específica pode ser achada em Efésios 5:22-31, 1 Coríntios 7:1-16, Colossenses 3:18-19, Tito 2:1-5 e 1 Pedro 3:1-7.

Um casal deve ter certeza de que se conhecem bem o suficiente antes de começar a discutir casamento. Eles devem observar como a outra pessoa reage em situações diferentes, como se comportam quando estão com família e amigos, e que tipo de pessoa seus amigos mais próximos são. O comportamento de uma pessoa é muito influenciado pelos seus amigos (1 Coríntios 15:33). O casal deve concordar sobre assuntos como moralidade, finanças, valores, filhos, com qual frequência irão à igreja e quão envolvidos serão, relacionamentos com parentes e – para as mulheres – se vão trabalhar fora de casa. Essas são áreas comuns de conflitos e devem ser consideradas cuidadosamente antes do casamento.

Finalmente, qualquer casal que está considerando casamento deve fazer parte de um aconselhamento pré-nupcial com seu pastor ou outro conselheiro Cristão bem treinado no assunto. Através disso, eles vão aprender a usar ferramentas importantes para construir seu casamento em um alicerce de fé em Cristo, e a como lidar com conflitos que inevitalmente vão surgir. Depois de seguir todos esses critérios, o casal está pronto para, em oração, decidir se devem ser unidos em casamento. Se realmente estão procurando pela vontade de Deus para as suas vidas, Ele vai guiar os seus caminhos (Provérbios 3:5-6).

Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/esposo-perfeito-esposa-perfeita.html

Deus os abençoe. Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Não é verdade que Deus separa alguém pra nós, e que devemos pedir confirmação sobre alguém que gostamos, para saber se é da vontade de dEle?

  2. Talita disse:

    Adorei o texto! Parabéns ao autor!

  3. Ana Claudia disse:

    Muito bom!

    Parabéns :)

    God Bless

  4. Júlia disse:

    muito bom essa postagem,nos da uma ideia da ”verdadeira pessoa certa’ para casarmos!

  5. Su* disse:

    Pois é… conhecem aquela frase algumas vezes dita lá no fundo da igreja: FALA DEUS!! Foi isso que ouvi no coração, bem baixinho… estou passando por um relacionamento de namoro dentro da igreja, mas anda bem conturbadinho, cheio de dúvidas, confusões. Para mim, o namoro nada mais é do que um “preparatório” para o casamento, onde podemos conhecer a pessoa melhor, nos relacionamentos que tem com outras pessoas, sejam amigos ou parentes, como é a dedicação ao ministério e vida íntima com Deus… essas coisas. Mas muitas vezes quando paro para pensar, acredito que isso pode ser feito antes de iniciar um relacionamento de namoro visando um casamento… ao menos é o que eu queria para mim e hoje que estou conhecendo melhor esta pessoa, já não sei mais (por mais que goste dela) se quero dar continuidade ou não. Deus perdoe este meu desabafo aqui, mas depois de ler o post não deu para segurar!!!

    =,(

  6. Su* disse:

    Quero um casamento abençoado… que não me faça sair do propósito que Deus tem para a minha vida… Parabéns pelo post, abriu meus olhos para algumas coisas que eu havia esquecido!! LEITURA E ORAÇÃO!!!

  7. Denilson disse:

    Parabéns pelo post

    gostei muito!!!!

  8. Olá pessoal, acessem o meu blog onde falo de casamento especificamente, obrigado.

  9. Tiago Lima disse:

    Marcos 10:2-12
    E, aproximando-se dele os fariseus, perguntaram-lhe, tentando-o: É lícito ao homem repudiar sua mulher?
    Mas ele, respondendo, disse-lhes: Que vos mandou Moisés?
    E eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio e repudiar.
    E Jesus, respondendo, disse-lhes: Pela dureza dos vossos corações vos deixou ele escrito esse mandamento;
    Porém, desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
    Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe, e unir-se-á a sua mulher,
    E serão os dois uma só carne; e assim já não serão dois, mas uma só carne.
    Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.
    E em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca disto mesmo.
    E ele lhes disse: Qualquer que deixar a sua mulher e casar com outra, adultera contra ela.
    E, se a mulher deixar a seu marido, e casar com outro, adultera.

  10. ChrystianMIM disse:

    Não é verdade que Deus separa alguém pra nós, e que devemos pedir confirmação sobre alguém que gostamos, para saber se é da vontade de dEle?²
    Tenho essa mesma dúvida.
    Se puderem fazer um post explicando isso, seria uma bênção pra minha vida, e de muitos outros. Paz de Cristo!

  11. Dai disse:

    Como faço para pedir confirmação à Deus se devo continuar com meu namorado ou terminar e procurar outro?
    É errado pedir um sinal claro?

  12. germano disse:

    Dai,
    Procurar outro??? Você nem sabe se quer este. E se você deixar isso pra Deus? Leia a Bíblia, estude as Escrituras. Ore muito e dê testemunho da sua fé. O resto Deus ajeita.

  13. Emanuelle! disse:

    Também gostaria de saber se existe um sinal claro, pois mesmo meu relacionamento sendo cristão, há muitos conflitos familiares, ciúmes da parte dele, briguinhas infantis…

  14. JAQUELINE disse:

    Muito bom…

  15. lucas pires barbosa disse:

    Bom eu estou em um namoro a 9 meses , e ontem eu estava no culto quando e desídi entrar em um propósito de oração pra pedir confirmação de Deus.


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório