Poucas pessoas discutiriam o fato que o Espírito Santo, de alguma maneira, habita no cristão. Paulo escreveu aos santos em Corinto: “Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós” (1 Coríntios 6:19). Ele também escreveu: “E, se alguém não tem o Espírito de Cristo, esse tal não é dele” (Romanos 8:9). Há bastante discordância, porém, sobre a questão de como o Espírito habita num cristão. Não é nosso propósito nesse pequeno artigo tratar aquele assunto, mas queremos sugerir três fatos que precisam ser lembrados quando alguém estuda essa questão.

1. A época de milagres já terminou. As únicas pessoas na época do evangelho que realizaram milagres foram aquelas que receberam o batismo do Espírito Santo (Atos 2:1-4; 10:44-46) ou aquelas que receberam dons espirituais pela imposição das mãos dos apóstolos (Atos 8:5-23; 19:1-7). Ninguém recebe nenhuma dessas duas coisas hoje. O propósito dos milagres foi para revelar e confirmar a verdade (1 Coríntios 2:7-13; Marcos 16:19-20). Uma vez que toda a verdade já tem sido revelada (João 16:13), não há mais necessidade de milagres. A nossa conclusão sobre a maneira que o Espírito Santo habita nos cristãos tem que concordar com esse fato.

2. O cristão é conduzido pelo Espírito por meio das Escrituras, a palavra de Deus (Salmo 119:105; 2 Timóteo 3:16-17; Efésios 3:3-4). Ele não tem alguma voz interna, distinta das Escrituras, que de alguma maneira o guia a conclusões infalíveis em relação à verdade. Também não há nada nas Escrituras que sugere que a providência de Deus funciona através da habitação do Espírito. Conseqüentemente, a pessoa comete um erro grave se ela interpreta seus sentimentos ou pensamentos subjetivos como fossem algum tipo de mensagem dada pela presença do Espírito nela.

3. Afirmações sobre a habitação do Espírito nos cristãos não foram colocadas nas Escrituras como “problemas” para serem resolvidos. Foram colocadas lá para nos assegurar e nos consolar. Um cristão mantém uma comunhão íntima com a divindade – tão íntima que pode se dizer que ele habita na divindade e a divindade habita nele. Nas perseguições, provações, tentações e na morte, seu conhecimento deste relacionamento íntimo o sustém e o ajuda a ser vitorioso em Cristo. Os apóstolos nunca sentiram a necessidade de explicar como essa habitação acontece. Pentecostalismo e outras idéias erradas sobre o Espírito Santo forçam o cristão da nossa época a se preocupar com essa questão. Se, porém, afirmações sobre a habitação do Espírito se tornam principalmente um problema para ser resolvido; se sua preocupação sobre como o Espírito habita nele o cega ao fato que ele realmente habita, ele comete um grande erro e pode não alcançar o gozo e a consolação que deve adquirir através da promessa do Senhor.

Diferenças continuarão, mas se lembrarmos sempre esses três fatos, devemos conseguir evitar conclusões perigosas em relação a esta questão.

Por Bill Hall

Fonte: http://www.estudosdabiblia.net/2000239.htm

Tenham uma ótima semana.

Paz!

Germano Luiz Ourique


Comentários:


  1. Bruna Motta disse:

    Eu acho que esta um pouco distorcido a questão de “Milagres”.
    Creio que quando a Bíblia diz sobre “a era dos grandes milagres terem acabado” se refira a milagres do tipo: Abrir o mar, pragas, fogo do céu, estas coisas mais extraordinárias.

    Pois olha que Jesus diz em João 14:12:
    “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”

    Eu já vi, e testemunhei a cura de pessoas com câncer, cura de paralíticos, de cegos. Por tanto eu creio que por meio do Espirito Santo de Deus e pelo poder que há no nome de Jesus Cristo, realizamos obras iguais e até maiores que Jesus fez, assim como ele disse que seria.

    Por tanto eu creio que Deus faz milagres por intermédio do Espirito Santo sim.

    Só existe um bastimo, que nas águas. Quando aceitamos Jesus como nosso Único e suficiente Salvador, o Espirito Santo passa habitar em nós, e isso é a marca que Deus coloca nos seus, como diz em Efésios 4:30
    “E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual fostes selados para o dia da redenção.”
    Ou em na tradução mais atual (4:30)
    “E não façam com que o Espirito Santo de Deus dique triste. Pois o Espirito é a marca de propriedade de Deus colocada em vocês, a qual é a garantia de que chegará o dia em que Deus os libertará.”

    Ou seja o Espirito Santo de Deus abita em nós, e ele nos consola, nos motiva, intercede a Deus por nos, e da dons a quem ele quer, e manisfesta quando bem entender. Assim como esta escrito em 1 CORINTIOS 12, e 14.

    Que a Graça de Deus esteja com todos vocês!

  2. Junior Oliveira disse:

    Os milagres não terminaram. DEUS É O MESMO
    ontem, hoje e será eternamente. Milagres são de natureza divina, portanto existe sim hoje.

  3. Carlos Ribeiro Jr. disse:

    Não limite o Espírito Santo. Milagres acompanham a pregação do Evangelho (veja a Grande Comissão). Dons foram dados para a edificação da Igreja de Cristo. Hoje a Igreja não precisa ser edificada mais? Sabemos que sim. Bem lembrado pela irmã, João 14:12 “Em verdade, em verdade vos digo que aquele que crê em mim fará também as obras que eu faço e outras maiores fará, porque eu vou para junto do Pai.”

    Deus abençoe este blog!

  4. ivete baista disse:

    bom eu sou evangelica pelo o que eu vi vejo muitas pessoas sendo curada e liberta eu sou testemunha viva porque jesus mi curou de uma mioma desenvolvida hoje estou curada para honra e gloria do nosso senhor jesus cristo amem creia somente no nosso senhor jesuscristo

  5. lourivaldo disse:

    Jesus nos deu autoridade na terra para expulsarmos demonios curarmos enfermos em seu nome. amém

  6. otoniel disse:

    Acredito que o tempo dos milagres não passou. Eles continuam acontecendo. A diferença, segundo minha opinião é que na época dos apóstolos, eles viviam realmente em santidade. Hoje, Deus continua operando milagres, usando de pessoas santificadas que se entregam a ELE.

  7. Leia disse:

    O pior é que usa o texto fora de contexto e ainda posta” o que diz a biblia. “Em nome de Jesus renove a sua mente a luz da palavra . Francamente dizer que existe época para milagre s e pior que já terminou é o fim.!
    Precisa nascer de novo e ser cheio do Espírito Santo.

  8. germano disse:

    Leia,
    .
    Por favor, cite QUAL texto está fora do contexto e explique-o à luz da Palavra para que possamos entender a que exatamente você está se referindo. Antes disso, recomendo que você leia meu post: http://leiaabiblia.blog.br/o-que-e-renovar-a-mente

  9. Norberto Luiz Notari disse:

    Falar que os milagres cessaram, desculpe mais o título do blog não condiz com esta falácia. Que lê a Bíblia entende e não se torna um cessacionista…respeitosamente. Me perdoe

  10. germano disse:

    Norberto,
    .
    Ok, então mostre na Bíblia. Um versículo, uma passagem, uma explicação ou argumentação com um mínimo de coerência… Você consegue? O espaço aqui é para isso. Para que você mostre a falácia para não ser falacioso.

  11. Norberto Luiz Notari disse:

    Dentre alguns, escolhi um mais conhecido…Mc 16:17….estes sinais seguirão aos que crerem em meu nome….etc…., agora eu sei que se arruma fundamentação para qualquer tipo de ponto de vista doutrinário , e sei que haverá uma argumentação divergente neste texto partindo do meu ponto de vista…..porém creio em milagres hoje, pois vivenciei-os, e posso elencar alguns pessoais se tiver espaço …..Paz de Jesus Germano


Comente!

(*)Campos de preenchimento obrigatório