O que você faria se tivesse um bom emprego público para garantir uma vida próspera e uma aposentadoria tranquila? Levi é assim. O problema dele está justamente em sua profissão. Coletar impostos numa nação invadida significa tirar dinheiro de seu próprio povo para entregá-lo ao inimigo romano. Aos olhos dos judeus a profissão de Levi é tão respeitada quando a de uma prostituta.

Mas isso está para mudar. Se Levi pensa que seu emprego é desprezível espere até ele descobrir o que é seguir a Jesus. Ele promove um banquete em sua casa e convida a Jesus, além de outros publicanos, a escória da sociedade aos olhos dos religiosos judeus. Não sabemos quantos deles acabariam seguindo o Salvador, mas é fácil entender que tenham sido até mais desprezados por se associarem a Jesus. E hoje, o que acontece com aqueles que creem em Cristo?

Depois que o imperador Constantino transformou o império romano em um império cristão por decreto, ser cristão ganhou status. As pessoas se tornavam cristãs, ou porque eram obrigadas, ou por outros interesses. Mas, com o tempo os cristãos genuínos passaram a ser vistos como um estorvo, e é por isso que a história está repleta de casos de cristãos perseguindo cristãos. E hoje? Bem, é bom você entender que ser cristão pode implicar perder amigos e ser mal visto. Continue lendo »


‘’Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. ’’ – (Filipenses 4:6)

De modo geral, somos naturalmente inclinados à ansiedade. Nossas limitações enquanto humanos não nos permitem saber como será o futuro e isso se torna motivo de angústia e tortura para muitos.

Estamos constantemente nos questionando a respeito do que acontecerá e permitimos que preocupações tomem conta de nossos pensamentos a todo instante. Tais preocupações nos levam ao passado e pensamos no quão bom seria poder mudá-lo… Não paramos para raciocinar que nada disso faz sentido, não passa de perda de tempo e energia.

Frequentemente esquecemos de que não podemos mudar o passado, e jamais poderemos controlar o futuro. As escolhas que nos são pertinentes que podem influenciar estes dois tempos dizem respeito somente ao presente e é nele que devemos viver. O controle de todo o resto pertence a Deus.

A ansiedade é algo inútil na vida de qualquer indivíduo, ainda mais na de um cristão! Enfrentá-la é uma decisão que podemos tomar conscientemente, desde que mantenhamos em mente que Cristo nos encoraja a confiar nEle. Esta confiança brota de um relacionamento puro e verdadeiro com Ele, através de leitura bíblica e oração, e também de nossas experiências pessoais. Continue lendo »


Até que ponto você chegaria para salvar um amigo? Estou falando com você, que já tem a salvação assegurada pela fé em Jesus e em sua obra na cruz. O que você estaria disposto a fazer para seu amigo não ser condenado a uma eternidade de sofrimento, trevas e isolamento? Esqueça a imagem de um inferno lotado, com o diabo espetando todos com um garfo. Sofrimento, trevas e solidão; sem amigos, parentes e, principalmente, sem Deus. Este é o destino dos perdidos.

Mas o paralítico que encontramos no capítulo 5 de Lucas tem amigos em número suficiente para levá-lo até Jesus. A dificuldade surge quando percebem que há tantos curiosos que é impossível chegar à porta da casa carregando o paralítico na maca. A solução é subir ao telhado, remover umas telhas e baixar a maca por meio de cordas. Que visão aquela: um paralítico sendo baixado bem no meio do cômodo onde Jesus está!

Lucas descreve a reação de Jesus: “Vendo a fé que eles tinham, Jesus disse: ‘Homem, os seus pecados estão perdoados’” (Lc 5:20). Percebe que o texto não diz que Jesus viu a fé do paralítico, mas daqueles homens? Sem excluir a fé do paralítico, que se deixou levar até ali, a fé dos amigos teve um papel importante na salvação e cura daquele homem. Isto é um consolo se você tem amigos e parentes que ainda não estão salvos. Deus está atento à sua oração e intercessão por aqueles que você ama. Jesus sabe até que ponto você é capaz de chegar para levá-los à presença dele para receberem palavras de perdão e cura. Continue lendo »


Germano ali em êxodo quando o povo monto a tenda ali Deus habitava ali na tenda ?

Habitava.

.

A tradução NVI, é boa ?

Todas as traduções são boas, depende para quê. A mais fiel ao texto original é a ACF – Almeida Corrigida Fiel.

.

O que eu faço quando quebro involuntariamente um jejum?

Termina com o jejum. E, quando quiser, começa de novo. Simples.

.

Germano como um pecador miserável pode ser salvo, mesmo ele não acreditando que Deus pode perdoa ele, por que ele é um pecadorzão mesmo, ele é o pior o mais terrível, conspira contra Deus e contra tudo, ele é rebelde, ele ja tentou mudar mas, é dificil pra ele, muito dificil.

Ele não quer ser salvo. Deixa ele e foca nos que querem. Continue lendo »